Características e Principais Artistas do Surrealismo


Escrito por Carolina Marcello

Em 1924, André Breton, escritor e poeta francês, escreveu um manifesto em Paris, marcando o nascimento do Surrealismo. Essa manifestação foi consequência da decisão de Breton de cortar relações com o líder do movimento Dadaísta, Tristan Tzara. O Surrealismo é, para muitos, considerado a última das grandes vanguardas.

Manifesto Surrealista - André Breton - 1924

Explorando o Surrealismo

O Surrealismo, iniciado em Paris, foi um movimento artístico que contribuiu para uma significativa renovação estética. Esse impacto não ficou apenas restrito às artes plásticas, mas também se estendeu ao cinema, à literatura e ao teatro.

Salvador Dalí, André Breton, Max Ernst, René Magritte e Joan Miró são considerados os principais representantes do grupo.

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Explorando os Fundamentos do Surrealismo

Em 1924, o Surrealismo surgiu em Paris e se disseminou pela Europa, em meio às consequências da I Guerra Mundial, persistindo até a II Guerra. Contudo, a sua influência é notável até os dias atuais.

Explorando o Surrealismo

O termo surrealismo foi introduzido pela primeira vez por Guillaume Apollinaire (1880-1918), escritor e crítico de arte francês, no prólogo da peça As Tetas de Tirésias, em 1917. Embora o surrealismo seja hoje associado a André Breton e seu manifesto, o termo foi cunhado antes deste.

Principais Artistas Surrealistas e suas Obras

A Vida e a Obra de Max Ernst

Les Hommes n'en sauront rien - óleo sobre tela, 1923 - Max Ernst, Tate

Max Ernst (1891-1976) foi um dos primeiros artistas a abraçar Dadaísmo e Surrealismo. Ele se destacou entre artistas com sua obra de pintura e poesia. Nascido na Alemanha, em Brühl, morrerá na França, em Paris.

Em sua participação na I Guerra Mundial, Ernst deixou marcas profundas em sua vida, que mais tarde influenciou seu trabalho como artista. A experiência alcançada na Alemanha foi um importante divisor de águas para o homem.

The Virgin Spanking the Christ Child Before Three Witnesses: Andre Breton, Paul Eluard, and the Painter (1926)

Apesar do horror que Ernst vivenciou durante a guerra, isso apenas intensificou sua revolta contra a sociedade e os valores vigentes na época.

A obra deste autor é marcada pela exploração do absurdo, com cenários de fantasia e letras de música que nos remetem ao mundo dos sonhos.

Durante sua carreira artística, o artista experimentou diversas técnicas, como colagem e frottage, sendo profundamente influenciado pela arte das tribos indígenas dos Estados Unidos.

A Obra de Salvador Dalí

La persistència de la memòria

Salvador Dalí (1904-1989), nascido na cidade espanhola de Figueres, tornou-se o mais celebrado dos surrealistas, sendo o seu nome sinônimo do movimento.

Em torno de 1937, uma mudança no estilo e as opiniões políticas de Dalí levaram Breton a expulsá-lo do movimento surrealista.

O controverso Salvador Dalí foi profundamente influenciado pelo mundo dos sonhos em sua obra.

Ao longo de sua vida, a expressão de sua arte foi diversificada, incluindo pintura, escultura, bem como outras formas e técnicas experimentais.

A marca deixada por Luis Buñuel (1900-1983), realizador de cinema espanhol, foi sentida até mesmo no cinema, graças à sua colaboração em dois filmes: Un Chien andalou (Um Cão Andaluz) em 1929 e L'Age d'or (A Idade do Ouro) em 1930.

A Girafa

Dalí foi inovador na arte e um gênio ao mesmo tempo na promoção de si próprio. Ele era ativo e dinâmico, encarnando o verdadeiro artista-espetáculo.

As obras de arte criadas por ele se concentram em três temas principais: universo e experiências humanas, simbolismo sexual e figuras ideográficas.

Através de exercícios para a mente, ele foi capaz de conectar seu consciente com o subconsciente, permitindo que pudesse remover sua inspiração de lá. A maior parte de seu trabalho é a representação de um sonho em sequência.

Para Dalí, sonhos e imaginação eram essenciais para o seu processo criativo, assim como ele defendia uma variante do automatismo, caracterizada como paranoia.

Neste processo de paranoia, o artista deveria abandonar sua racionalidade e mergulhar em um estado de alucinação criativa, mesmo estando consciente desse fato.

A Obra de Joan Miró

O Caçador (Paisagem Catalã) - óleo sobre tela, 1924 - Joan Miró, MoMa, NY

Joan Miró (1893 - 1983), nascido em Barcelona, Espanha, foi um dos mais influentes artistas do século XX. Suas obras mais famosas foram pinturas, mas ele também produzia esculturas, design e cerâmica. Miró faleceu em Palma de Maiorca, Espanha.

Miró foi um artista que passou por, foi influenciado e deixou sua marca em diversos movimentos artísticos, desde o Fauvismo até o Abstracionismo. Durante esse trajeto, ele também experimentou o Dadaísmo e o Surrealismo.

Ele se afastou dos padrões convencionais na pintura e buscou praticar o automatismo. Dessa forma, também teve a intenção de criticar os preceitos burgueses impostos.

Joan Miró – Harlequin’s Carnival, 1924. Albright-Knox Art Gallery

Sobretudo, as suas pinturas são formas biomórficas suaves, sem contraste. Esteticamente, elas remetem para uma mistura entre o mundo imaginário e os sonhos.

O trabalho inovador de Miró inspirou não só os artistas da sua época, mas também aqueles de gerações futuras. Suas composições foram de grande influência para muitos artistas.

A Obra de René Magritte

Les amants (os amantes) - óleo sobre tela, 1928 - René Magritte, MoMa, NY

René Magritte (1898-1967), um artista belga, passou a ser reconhecido internacionalmente como um dos mais célebres representantes do Surrealismo a partir de meados dos anos 50 do século XX. Ele nasceu em Lessines, Bélgica, e faleceu em Bruxelas, também na Bélgica.

Magritte é um dos artistas mais ligados ao Surrealismo, mas suas obras não têm nada a ver com o ilusionismo de Dalí ou com as pinturas fortemente influenciadas por Miró.

Para Magritte, o fundamental não eram os elementos visíveis que suas obras apresentavam, mas sim o que elas escondiam ou as intenções não explícitas nelas contidas.

Ele buscava representar o mistério em suas obras; muitas delas continham figuras humanas com o rosto oculto por tecidos, despertando a curiosidade do espectador, que jamais teria a chance de descobrir quem se escondia por baixo desses panos.

Ao longo de sua carreira, Magritte recorreu frequentemente ao mesmo tema e revisou algumas obras de artistas anteriores, dando-lhes uma versão surrealista.

Ceci N'est Pas une Pipe (A Traição das Imagens) - óleo sobre tela, 1929 - René Magritte, LACMA, LA

O humor desempenhou um papel significativo na obra de Magritte. Um exemplo deste é A Traição das Imagens, no qual um cachimbo foi pintado com extrema realismo, seguido da frase do artista "Isto não é um cachimbo".

Nem a imagem nem a palavra que a descreve são um cachimbo em si. São apenas abstrações que representam o cachimbo, que está ausente.

Magritte parece ter sido muito habilidoso ao obrigar o espetador a pensar e a questionar mediante suas obras aparentemente simples. Embora ele próprio se tenha autodenominado um "pensador" que expressava suas ideias através de imagens, ainda assim, ele era inegavelmente um talentoso pintor.

Uma Viagem Surrealista através do Desenho

L'Évadé

Não tendo a mesma eficácia com a pintura, como ocorria em outras formas de expressão artística, outros métodos foram empregados para conquistar o automatismo artístico.

O frottage foi uma técnica criada por Max Ernst: consistia em passar um lápis sobre uma superfície áspera, resultando assim em formas no suporte. A partir destas, era possível criar uma obra de arte.

A Arte da Decalcomania

A decalcomania é um método usado por artistas para criar obras. Consiste em uma técnica na qual uma quantidade de tinta é atirada contra uma tela ou papel, que depois é dobrada ao meio. Dessa forma, é obtido um padrão de tinta que servirá de inspiração para a criação da obra.

Diferentes formas de expressão artística foram exploradas sempre com a intenção de buscar a liberdade criativa ao máximo.

Exemplo de um Cadavre Exquis dos artistas Yves Tanguy, Joan Miró, Max Morise e Man Ray.

Explorando o Surrealismo

Explorando o Poder do Inconsciente

Le Guéridon dans l'atelier

Andre Breton foi influenciado pelo livro A Interpretação dos Sonhos, de Freud. Nele, o intelectual explora a ideia de que a mente humana possui um nível não acessível à consciência, o inconsciente. Segundo Freud, a maior parte do tempo não temos consciência da existência deste nível. Essa ideia foi determinante para a criação do manifesto de Breton.

O Surrealismo queria ultrapassar o limite do consciente, para que o subconsciente pudesse se manifestar por meio da arte.

A Automatização

O Surrealismo defende a expressão artística sem restrições ou o controle da razão, sendo o automatismo uma de suas principais características.

A fim de atingir essa metas, os artistas chegaram ao ponto de produzir obras de arte em transe e hipnose.

“La mer se retire” (O mar se recolhe, 1941) André Masson,

O automatismo consistia em transpor, diretamente do subconsciente, para o papel, tela ou qualquer outro modo de expressão artística, um pensamento ou sonho, sem interferência estética ou preocupação moral.

O automatismo foi a tentativa de criar algo artístico automaticamente, assim como respiramos ou pestanejamos sem pensar. Era uma reação às normas estabelecidas, tanto na arte quanto na vida social.

Explorando Outras Culturas através do Aprendizado

Muitos artistas do Surrealismo usavam imagens e objetos de outras culturas, principalmente das culturas mais primitivas, incorporando-os em suas obras.

A intenção por trás desta ação era anti-colonialista e anti-racista.

Explorando a Criatividade

O Cadavre Exquis era um divertimento criativo que envolveu a colaboração de vários artistas. Cada um deles contribuía com seus desenhos ou poemas para formar um trabalho artístico único.

A obra foi passando de uns para outros, e cada artista contribuiu adicionando seu pedaço, até que a obra chegou ao seu resultado final.

Téléphone - Homard (Telefone-lagosta) - metal, gesso, borracha, resina e papel, 1936 - Salvador Dalí, MoMa, NY

Marcel Duchamp (1887-1968), um pintor, escultor e poeta francês, foi um dos principais nomes do Dadaísmo. Ele inventou o objet trouvé (objeto encontrado), um processo alternativo de criação artística.

Explorando o Subconsciente com os Surrealistas

Os surrealistas acreditavam que a criatividade proveniente do subconsciente era mais autêntica e poderosa do que aquela produzida pelo consciente. Estavam também curiosos em investigar a linguagem dos sonhos que achavam expressar sentimentos e desejos escondidos.

A ideia era expressar-se de forma espontânea, o que foi relativamente simples com a escrita e o desenho, mas mais complicado com a pintura, uma técnica mais elaborada que não permite o mesmo grau de improviso.

Objetos Encontrados

Objet Trouvé significa a reutilização de objetos cotidianos para um propósito diferente do seu original. Estes objetos são retirados do seu ambiente e propósito originais e são transformados para se adequar à nova função.

O Surrealismo adiciona à sua premisa um toque de absurdo, combinando elementos estranhos e bizarros. Por exemplo, juntando uma lagosta a um telefone, ou no caso de Meret Oppenheim, que usou o pelo para cobrir uma xícara e uma colher.

Meret Oppenheim Object Paris, 1936

Ao reunir objetos do cotidiano, normalmente distantes entre si, e colocá-los juntos, essa forma de construção artística buscava provocar perturbação, trazendo ao inconsciente uma estimulação.

O familiar encontrado era confrontado com o imprevisto e bizarro; um novo uso, contexto ou combinação imposta a ele.

O Surrealismo no Brasil

Apesar de não ser organizado no Brasil, o Surrealismo teve influência sobre alguns artistas. Estes se sentiram tocados pela obra que estava sendo realizada fora do país.

Talvez os mais próximos ao surrealismo entre os artistas brasileiros tenham sido Maria Martins, Ismael Nery e Cícero Dias.

A Escultura de Maria Martins

Maria Martins (1900-1973) viveu a maior parte da vida nos Estados Unidos e aderiu ao movimento surrealista. Ela estabeleceu grandes relações, como a de amizade com André Breton e Max Ernst.

Maria Martins

A Obra de Ismael Nery

Ismael Nery (1900-1934), um artista plástico brasileiro, tinha contato com os principais nomes do movimento surrealista durante o período em que estudou em Paris. Esta influência se nota em sua carreira no Brasil.

Ismael Nery

Obras de Ismael Nery

Quando Cícero Dias se mudou para Paris (1907), ele também teve contato com o surrealismo, igualmente a Ismael Nery.

Ele se aproximou dos principais expoentes do grupo surrealista em 1937, e essa proximidade teve um grande impacto em sua obra.

Cícero Dias

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.