Princípios do Futurismo e suas Obras Principais


Escrito por Sónia Cunha

Qual foi o Impacto do Futurismo?

O Futurismo surgiu como um movimento artístico e literário na primeira década do século XX, sendo uma das vanguardas europeias que procuravam desbravar novas formas de expressão, desafiando assim as tradições vigentes.

Em 20 de fevereiro de 1909, o poeta italiano Filippo Marinetti divulgou o Manifesto Futurista no jornal francês Le Figaro, assim iniciando oficialmente o movimento.

Manifesto futurista no jornal Le Figaro.

O escritor estava ciente dos tempos modernos e de suas mudanças; com isso, ele ignorava o passado e aplaudia as novas tecnologias, destacando características como sua energia e velocidade.

o Tio de Zeus, a estátua de Zeus realizada pelo artista grego Fídias. Marinetti foi além do que se esperava dele: ele afirmou que um carro poderia ser mais bonito que o Tio de Zeus, a magnífica obra de arte de Fídias da Antiguidade Clássica. Ele era um verdadeiro ícone da provocação.

Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.

O Futurismo foi disseminado por diversas formas de arte por todo o mundo e teve grande impacto em vários artistas do movimento modernista.

O Futurismo estava intrinsecamente conectado ao seu ambiente histórico e foi diretamente influenciado pela ideologia fascista que crescia na Europa.

Desde o primeiro manifesto, o movimento Futurista exaltava a guerra, a violência e a militarização. Alguns dos artistas e escritores envolvidos nesse movimento ingressaram até mesmo no Partido Fascista.

Após a Primeira Guerra Mundial, o movimento perdeu força, mas encontrou eco mais tarde nas ideias e práticas dadaístas.

Explorando as Características do Futurismo

  • Valorização da tecnologia e das máquinas;
  • Valorização da velocidade e do dinamismo;
  • Exploração de ideias relacionadas à vida urbana e contemporânea;
  • Abandono do passado e do conservadorismo;
  • Exploração de novas técnicas e estilos artísticos;
  • Busca de novas formas que representem e simbolizem o futuro;
  • Investigação de temáticas como a violência, a guerra e a militarização;
  • Integração entre a arte e o design;
  • Rejeição dos posicionamentos de ideologia fascista.

Os futuristas se tornaram conhecidos por promoverem a propaganda através da tipografia. Utilizaram a linguagem vernácula para transmitir suas mensagens e incluíram onomatopeias nos seus escritos. A poesia desta época se caracterizou pelo verso livre, pelas exclamações e pelas frases fragmentadas.

Na pintura, os futuristas expressavam o dinamismo através de cores vibrantes e contrastes acentuados, bem como imagens sobrepostas para retratar os objetos em movimento.

Os elementos não eram apenas definidos por seus contornos e limites; eram dinâmicos, parecendo flutuar no tempo e espaço.

Principais Obras Futuristas da Arte Visual

A Dinâmica de um Carro

O Dinamismo de um Automóvel (1912).

A obra de Luigi Russolo, criada em 1912, retrata um automóvel em movimento nas ruas de uma cidade. Ela exprime não só o estilo de vida daquele momento, marcado pelo surgimento de novas máquinas, mas também a paixão do artista pelos avanços tecnológicos e os novos mundos que estavam se abrindo.

A obra de arte apresenta um ambiente de metrópoles vibrantes, com cores fortes e contrastes, que captam a sensação de velocidade e dinamismo típicos do movimento artístico Futurista.

Movimento de Um Cão na Coleira

Dinamismo de Um Cão na Coleira (1912)

A obra de arte de Giacomo Balla, datada de 1912, é muito conhecida por sua exaltação do movimento e da velocidade na arte futurista.

O artista consegue capturar o entusiasmo do cachorro enquanto passeia na arte que cria. O corpo do animal parece vibrar, e as patas, orelhas e cauda trepidam e balançam ao redor. A corrente que prende o cachorro movimenta-se, intensificando a expressão de alegria do animal.

Ainda é possível observar os movimentos do proprietário ao lado. No trabalho, é possível encontrar a influência da cronofotografia, uma técnica fotográfica desenvolvida durante a Era Vitoriana, que capturava as diversas etapas de um movimento.

Bal Tabarin: Uma Dinâmica Hieróglifo

Hieróglifo dinâmico do Bal Tabarin (1912).

A obra “Bal Tabarin”, de Gino Severini, realizada em 1912, retrata uma cena típica do cabaré parisiense. O quadro vibrantemente colorido mostra vários corpos e formas humanas, representando a vida boêmia da cidade.

Os indivíduos dançam de forma a se sobrepor, materializando assim a obra que relaciona o movimento, a dança e a música. É possível observar algumas influências do cubismo francês, como a técnica de colagem usada para ornamentar as vestes.

O Cavaleiro de Vermelho

Quadro Cavaleiro Vermelho.

A obra de 1913 de Carlo Carrá é inspirada em uma ação cotidiana comum: as corridas de cavalos. As patas e os cascos do animal nos permitem visualizar sua ação: está no meio de uma corrida.

A tela sugere com imponência que o animal se desloca a grande velocidade. Isto é notável especialmente na postura curvada do cavaleiro, que faz um vigoroso esforço para se manter firme.

Explorando a Continuidade no Espaço de Formas Inovadoras

Formas Únicas de Continuidade no Espaço (1903),  Umberto Boccioni

Em 1913, Umberto Boccioni criou a escultura Formas Únicas de Continuidade no Espaço, um dos trabalhos mais conhecidos do Futurismo. O exemplar original, feito de gesso, está disponível para visitação no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo.

A obra de Umberto Boccioni, intitulada "Movimento di stato", tornou-se indispensável devido ao movimento tão exaltado pelos futuristas. As cinco versões posteriores, feitas de bronze, estão espalhadas em diferentes partes do mundo.

Boccioni criou um trabalho único ao retratar um sujeito que se desloca, impulsionado por forças invisíveis. Ao apresentar a dualidade entre os movimentos de avanço e recuo de seu corpo no tempo e no espaço, o artista evoca as sensações de força e leveza.

Os Mestres do Futurismo

O Futurismo teve um grande impacto entre os criadores italianos. Começou com um texto, mas logo se tornou um movimento expressado por meio de diversas produções artísticas, principalmente nas áreas de pintura e escultura.

Após o Manifesto Futurista de Marinetti ser publicado, vários artistas começaram a criar trabalhos que seguiam seus ideais. Dois anos depois, os pintores italianos Carlo Carrà, Russolo, Severini, Boccioni e Giacomo Balla confirmaram suas crenças ao assinarem o Manifesto dos Pintores Futuristas (1910).

Retrato dos pintores futuristas em 1912.

Luigi Russolo (1885 — 1947) foi um notável pintor, compositor e teórico. Suas obras-primas na arte e na música tornaram-no um nome famoso. Ele misturou sons de máquinas e da vida urbana nas suas composições musicais, destacando-se A arte do ruído (1913).

Carlo Carrà (1881 — 1966) foi um grande artista, sendo um dos principais nomes do movimento futurista. Posteriormente, passou a trabalhar com a pintura metafísica, um estilo que o fez ser muito reconhecido e admirado pelo público.

Umberto Boccioni (1882 — 1916) é amplamente considerado o nome mais destacado entre os signatários do manifesto de 1910. Sua morte precoce, no ano de 1916, ocorreu enquanto se encontrava servindo no exército, após ter caído do seu cavalo durante um treino militar.

Retrato de Umberto Boccioni em 1914.

Gino Severini (1883 - 1966) foi uma figura essencial para a divulgação do Futurismo no exterior da Itália. Além de pintor, professor e escultor, ele também se destacou pelo seu trabalho com o cubismo, apresentando obras repletas de formas geométricas a partir de 1915.

Giacomo Balla (1871 - 1958) foi um destacado artista do Futurismo. O pintor, poeta, escultor e compositor foi também caricaturista durante muitos anos, e suas obras chamaram a atenção pela forma como usava luzes e movimento.

Retrato de Amalda Negreiros em 1917.

Em Portugal, o movimento futurista alcançou destaque, em especial através de Almada Negreiros (1893 — 1970). Ele foi uma figura emblemática entre os pioneiros do Modernismo, sendo um pintor, escultor, escritor e poeta. Entre suas obras mais famosas, destaca-se o Retrato de Fernando Pessoa (1954).

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Autores Principais do Futurismo Literário

O Futurismo iniciou-se na literatura e, posteriormente, ganhou força no campo das artes visuais.

Filippo Marinetti (1876-1944) foi um grande incentivador do movimento futurista. O escritor, poeta, teórico e editor foi responsável pela criação deste movimento ao publicar o Manifesto Futurista em 1909.

O autor, de origem italiana, nasceu na cidade egípcia de Alexandria. Depois, mudou-se para Paris para fazer os seus estudos e já publicou trabalhos em diversas revistas literárias.

Retrato de Filippo Marinetti

A Rússia foi palco de expressão do Futurismo, principalmente através de sua literatura. Vladimir Maiakovski (1893 — 1930) é destacado como o maior poeta desse movimento. Além disso, ele também foi um importante escritor, teórico e dramaturgo.

Ele foi membro de um grupo de intelectuais que estabeleceu o cubo-futurismo, imprimindo obras significativas, como A Nuvem de Calças (1915) e Poética: Como fazer versos (1926).

Retrato de Vladimir Maiakovski.

Além de Almada Negreiros, outro grande nome marcou o movimento literário português: Fernando Pessoa (1888 — 1935). Pessoa foi companheiro de Negreiros e se destacou na literatura portuguesa.

Continua sendo aclamado como um dos maiores autores portugueses, o poeta, dramaturgo, tradutor e publicitário.

Álvaro de Campos foi um dos principais nomes do Modernismo português. Ele foi um dos autores responsáveis pela publicação da revista Orpheu, e publicou poemas futuristas como a Ode Marítima e a Ode Triunfal.

Retrato de Fernando Pessoa.

Visão Futurista do Brasil

Em 1909, após a publicação original do Manifesto Futurista, ele chegou ao Brasil em dezembro. O advogado e escritor Almachio Diniz traduziu e publicou o manifesto no Jornal de Notícias de Salvador.

Em 1912, Oswald de Andrade e Anita Malfatti descobriram o movimento Futurista durante as suas visitas ao continente europeu. Esta descoberta trouxe o caráter inovador para o Brasil, mas ainda assim a publicação não alcançou uma grande parte do país. Só nessa altura, é que o Futurismo começou a ser reconhecido e a ganhar forma no Brasil.

Durante a Semana de Arte Moderna de 1922, o movimento Futurista e as ideias nacionalistas foram fortemente destacados. O evento foi uma busca por criar uma identidade brasileira inovadora.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.