É um amante de literatura? Às vezes, gosta de reler alguns clássicos? Ou então, resolveu que é hora de começar a conhecer os grandes nomes da literatura universal?
Estamos aqui para que os leitores tenham a oportunidade de encontrar grandes obras de autores renomados. Para atender às necessidades de todos, preparamos uma lista completa desses escritores e suas obras mais famosas. Aproveite e faça uma ótima leitura!
1. A Vida e Obra de José Saramago (1922-2010, Portugal)
José Saramago, o único escritor português que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, era filho e neto de camponeses da região da Azinhaga, no Ribatejo, Portugal. Aos um ano, ele e seus pais se mudaram para a capital, Lisboa.
Com origem humilde e passando por dificuldades financeiras, Saramago teve que deixar de lado os estudos para trabalhar cedo. Seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, seguido por um posto de funcionário público, na área da saúde e da previdência social.
O amor pela língua levou Saramago a se tornar um jornalista, editor e tradutor. Ao visitar o Brasil em 2003, ele concedeu uma entrevista que pode ser conferida na íntegra.
Em 1947, o escritor lançou o seu primeiro romance, Terra do Pecado. Após isso, permaneceu 19 anos sem publicar novas obras. Porém, quando deu o seu retorno na literatura, Saramago publicou algumas das maiores obras da literatura portuguesa contemporânea.
José Saramago é conhecido por suas obras famosas, como Memorial do convento (1982), O ano da morte de Ricardo Reis (1984) e Ensaio sobre a cegueira (1995).
2. A Vida e Obra de Clarice Lispector (1920-1977)
Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, e foi batizada de Haia. Ainda criança, ela se mudou para o Brasil ao lado dos pais e das irmãs, para fugir da perseguição antissemita. Assim, a família Lispector decidiu estabelecer-se definitivamente no nosso país.
Clarice cresceu no nordeste e, após a morte de sua mãe, em 1934, partiu para o Rio de Janeiro. Nessa cidade, ela se formou em Direito, em 1941, e começou a trabalhar escrevendo redações.
Clarice era talentosa em diversas áreas, inclusive na escrita. Seu primeiro trabalho, Perto do coração selvagem, foi lançado em 1944 e foi recebido de forma muito positiva. Além disso, ela escreveu diversas obras ao longo da sua carreira, tanto para adultos quanto crianças, como contos, romances e crônicas.
Clarice Lispector foi uma das mais importantes e influentes escritoras da literatura brasileira. Uma entrevista dada por ela se tornou uma das mais representativas no mundo da literatura. Durante a entrevista, ela abordou questões diversas, sendo que o foco foi o processo criativo e o significado da escrita em sua vida. Essa entrevista também mostrou o quanto Clarice Lispector era uma mulher ciente de si e de seu tempo.
3. Vida e Obra de Edgar Allan Poe (1809-1849, Estados Unidos)
Sem hesitar, qualquer crítico dirá que Edgar Allan Poe é um dos maiores nomes da literatura norte-americana. Ele foi além de autor, também sendo crítico, redator e editor.
Edgar, o precursor da literatura policial moderna, teve uma origem tumultuada. Ele era filho de um casal de atores de uma companhia viajante, mas nunca conheceu seu pai - seja porque ele abandonou a família ou porque faleceu. Além disso, ele também ficou órfão de mãe em 1811.
Poe foi acolhido por uma família adotiva, no entanto, ele não possuía boas relações com aqueles próximos a ele. Além disso, viveu como um boêmio revoltoso, tendo problemas com as drogas e as apostas.
Em 1927, seu trabalho literário começou a se desenvolver com a publicação de seus poemas e o lançamento de seu primeiro livro, financiado por suas próprias economias. Dois anos depois, seu segundo título foi lançado e a partir do terceiro livro, ele decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura.
. Publicado em 29 de janeiro de 1845, The raven (O corvo) tornou-se um dos mais influentes clássicos da literatura norte-americana.
Saiba mais
- 30 Livros Incríveis Recomendados pela Goodreads
- 19 Clássicos Literários Mundiais com Resumo Detalhado
- 25 Livros Essenciais para Ler Antes de Partir
4. A Vida e Obra de Fiódor Dostoiévski (1821-1881, Rússia)
Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski é conhecido como um dos maiores gênios da literatura russa. Infelizmente, ele teve uma infância difícil, perdendo sua mãe quando tinha 16 anos e seu pai aos 18.
Formado em Engenharia Militar, ele já exerceu diversos cargos públicos quando começou a escrever em 1844. Dois anos após, o seu primeiro romance (Gente pobre) foi publicado.
Após cinco anos, ele foi preso acusado de conspirar contra o Czar. Condenado à morte, teve a pena revista e foi forçado a trabalhar na Sibéria por cinco anos.
O ano de 1861 foi determinante para a carreira literária de Dostoiévski, pois foi quando ele publicou o romance Humilhados e ofendidos, que o consagrou entre os grandes escritores. Sua escrita é densa e levanta inúmeras questões filosóficas, principalmente a respeito da culpa.
5. A Vida e Obra de William Shakespeare (1564-1616, Inglaterra)
William Shakespeare, nascido em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, é considerado um dos maiores nomes da literatura mundial. Filho de um subprefeito, teve acesso à melhor educação de sua época.
Depois de ter vindo do interior, Shakespeare alcançou sua fama em Londres quando se juntou à Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, em 1594. Ele foi tão bem-sucedido que se tornou sócio do Globe Theatre após isso.
O autor produziu inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, consistindo em cerca de 40 peças de teatro e diversos poemas.
6. Marcel Proust: Uma Vida em França (1871-1922)
Adrien Proust, filho de Jeanne Weil e de família abastada, teve acesso às melhores escolas francesas durante sua criação. Na adolescência, ele fez aulas de Direito e Literatura.
Em 1896, Proust lançou a sua primeira obra literária, chamada Les Plaisirs et les jours, que reúne curtas narrativas.
Depois da morte dos pais de Marcel Proust (o pai em 1903 e a mãe em 1905), ele se sentiu inspirado o suficiente para enfrentar o seu maior desafio na vida: escrever um romance extraordinário. Em 1905, Marcel começou a trabalhar na sua grande obra.
Após muitos rejeições de diferentes editoras, Proust não desistiu de seu projeto e resolveu pagar pela publicação com seus próprios recursos. Seu primeiro volume, Du côté de chez Swann, foi concluído em setembro de 1912.
Após a primeira contenção, com o livro já disponível, Proust encontrou editores dispostos a investirem na publicação das suas obras subsequentes.
Victor Hugo, o maior escritor francês, foi vitimado pela pneumonia que o levou a óbito, mas deixou como herança cultural uma das mais importantes obras literárias da ocidente.
A obra-prima de Marcel Proust, Em Busca do Tempo Perdido (1913-1927), é um dos mais importantes romances da literatura mundial. Esta obra de sete volumes conta a história de um jovem narrador, tendo como pano de fundo a sociedade francesa de finais do século XIX.
7. Vida e Obra de Miguel de Cervantes (1547-1616, Espanha)
Miguel de Cervantes, o maior escritor da literatura espanhola, é o precursos do realismo na Espanha. Seu Dom Quixote de La Macha (1605/1615) é considerado a primeira novela moderna e é a obra literária mais traduzida do mundo.
Miguel de Cervantes, o famoso escritor, teve sua vida marcada pela adversidade desde o início. Seu pai era cirurgião surdo e, por causa disso, a família enfrentou problemas financeiros durante toda a vida. Em 1569, Miguel começou a escrever, mas a carreira foi interrompida apenas um ano depois quando ele foi alistado e enviado para uma base espanhola na Itália.
Ele voltou para casa em 1580, e foi nessa mesma época que começou a desenvolver o que viria a ser o seu maior trabalho literário. Sua jornada de muitas aventuras em terras distintas havia terminado, e ele começou agora a canalizar sua energia na produção da obra.
Em 1585, a primeira publicação de Miguel de Cervantes não foi bem recebida. Os escritos que ele lançou nos anos posteriores também não obtiveram a devida atenção. No entanto, em 1605, o reconhecimento veio com a primeira parte do Dom Quixote, que acabou por consagrá-lo como autor. A segunda parte foi lançada dez anos após.
8. Vida e Obra de Gabriel García Márquez (1927-2014, Colômbia)
Gabriel García Márquez é considerado um dos principais nomes do realismo fantástico. Suas obras já foram traduzidas para mais de 30 idiomas, o que o tornou um dos poucos laureados da América Latina a receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.
Aos 17 anos, Gabriel, que vinha de uma família com onze filhos nascida em Aracataca, decidiu seguir a carreira de escritor, após a leitura de A Metamorfose, obra clássica de Franz Kafka.
Gabo sempre sonhou em escrever. Em 1947, ele realizou este sonho ao ter seu primeiro conto publicado. No ano seguinte, Gabo começou a trabalhar como jornalista para o periódico El Universal, apesar de ter se matriculado no curso de Direito.
O enterro do diabo: a revoada, o primeiro romance de Gabriel García Márquez, foi lançado em 1955. Entretanto, sua obra mais famosa, Cem anos de solidão, só foi publicada em 1967.
Veja a entrevista completa de Gabo de 1995!
As principais obras de Gabriel García Márquez são: Cem anos de solidão (1967), Crônica de uma morte anunciada (1981) e O amor nos tempos do cólera (1985).
9. Vida e Obra de Franz Kafka (1883-1924, Alemanha)
Nascido em Praga, filho de um rico comerciante judaico, Franz Kafka se formou em Direito em 1906 e é considerado um dos maiores nomes da literatura moderna.
Kafka, apesar de ter se tornado advogado, sempre sentiu que tinha vocação para escrita. Esta escolha o desagradou muito a seu pai Hermann, que era um homem de negócios e desejava que seu filho seguisse o mesmo caminho.
Kafka usou uma abordagem realista para retratar com exatidão os sentimentos de ansiedade, culpa e injustiça, algo que muitos de nós conseguimos reconhecer até os dias de hoje.
10. A Vida e Obra de Jorge Luis Borges (1899-1986, Argentina)
Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu na cidade de Buenos Aires, onde foi criado, mas também passou um curto tempo na Suíça. Posteriormente, partiu para a Espanha, o que o ajudou a evoluir ainda mais em seu estilo literário.
Durante a década de 1920, Borges publicou sua primeira obra na Argentina, uma coleção de poemas. Após isso, ele passou a compor contos e livros de ficção.
Em 1937, Jorge Luis Borges obteve um emprego na Biblioteca Municipal Miguel Cané e, após 18 anos, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional.
Jorge Luis Borges foi professor de literatura americana e inglesa na Universidade de Buenos Aires além de ser um renomado escritor.
Com vários prêmios recebidos durante sua carreira, o argentino se tornou uma das principais personalidades da literatura latino-americana. Reviva uma das entrevistas concedidas pelo autor:
Entre as principais obras de Jorge Luis Borges estão História da Eternidade (1936), Ficções (1944) e Aleph (1949).