Conheça a Si Mesmo


Escrito por Laura Aidar

No original grego transliterado, a frase é "gnōthi seauton", que se traduz para o português como "conhece-te a ti mesmo".

A autoria da célebre inscrição encontrada na entrada do Santuário de Delfos, da Grécia Antiga, é incerta. A frase foi atribuída a Sócrates, a Tales de Mileto e a Pitágoras, entre outros. No entanto, não se tem certeza do verdadeiro autor.

Descobrindo a Origem da Expressão "Conhece-te a ti mesmo

A porta do Templo de Delfos ostentava a sabedoria "Conhece-te a ti mesmo", fomentando a reflexão dos gregos da Antiguidade.

O Templo de Delfos, localizado na Grécia, foi dedicado a Apolo, o deus da luz, da razão e da verdadeira sabedoria. O culto a este deus se tornou o patrono da sabedoria da cidade.

Oráculo de Delfos.

A frase "nosce te ipsum" é uma tradução para o latim que significa "conhece a si mesmo". Uma outra variação desta expressão é "know thyself" em inglês.

O autor da famosa frase "Conhece-te a ti mesmo" é incerto. Algumas pessoas acreditam que ela foi dita por Sócrates, Pitágoras, Heráclito ou Tales de Mileto.

Compreender o Significado da Frase "Conhece-te a ti mesmo

Ao orar, o leitor é instigado a sair em busca de um autoconhecimento e a estudar as suas próprias profundezas para o ajudar a lidar consigo e com o que o cerca de forma mais eficaz.

Segundo Sócrates, nenhuma pessoa consciente age com maldade; se alguém o faz, é porque não compreende suas próprias motivações. Esta ideia tem sido corroborada ao longo dos anos.

Explorando Significados da Frase

A máxima "Conhece-te a ti mesmo" pode ter diversas interpretações. Ela pode ser usada para alertar sobre a necessidade de manter cautela e ter consciência de suas limitações, mas também pode ser vista como um convite para aprender mais sobre si mesmo, a fim de tornar suas relações com os outros mais saudáveis.

É dito que a frase "conhece a ti mesmo" possua significados que vão além de conhecer a si mesmo. Ela também pode ser interpretada como uma convocação para recordar quem você é, usando sua memória do passado para afirmar sua identidade.

Reconheça que você tem um lugar no Cosmos e que é apenas uma parte de um sistema maior. Compreenda que o universo funciona com você, mas também pode seguir seu curso mesmo sem a sua presença.

Resumidamente, a oração pode ser vista tanto como um ato individual como algo que atende a um propósito maior.

A célebre frase "conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses" adquire um significado ainda maior quando contextualizada à filosofia.

Mēdén Ágan: Um Novo Lema no Santuário de Delfos

Além de gnōthi seauton - frase inscrita no Santuário de Delfos -, também se encontra Mēdén ágan, que significa "Nada em excesso" na língua portuguesa. Platão, em Protágoras, elogiou os dois valiosos ensinamentos encontrados em Delfos.

As duas instruções filosóficas curtas fornecem diretrizes sobre como os gregos deveriam viver suas vidas.

"Conhece-te a ti mesmo" pode ter várias interpretações e "Nada em excesso" fornece uma lição prática: mantenha-se distante de qualquer vício e não permita que se torne dependente de um hábito.

Interessante? Leia também

O Oráculo e Sócrates

Na Grécia Antiga, era comum o uso do oráculo para obter a verdade. Os gregos costumavam consultar uma mulher especialmente habilitada para tal, conhecida como sibila.

Sócrates, conhecido como o pai da Filosofia devido à sua vasta sabedoria, caminhou até o Templo em Atenas. Ele desejava saber o que se definia como sábio e se ele próprio poderia ser classificado como tal.

Ao ser questionado pelo oráculo sobre o que sabia, Sócrates respondeu que não sabia nada. O oráculo, então, comprovou a sabedoria de Sócrates, afirmando que ele era o único homem que compreendia que nada sabia.

Busto de Sócrates.

Uma Frase do Filme Matrix

Aqueles que viram o primeiro filme da saga Matrix, estreado em junho de 1999, certamente se recordam da cena em que Neo se reúne com o Oráculo pela primeira vez.

Morpheus (Laurence Fishburne) conduz Neo (Keanu Reeves) até o oráculo (Gloria Foster) para ouvir o importante conselho "Conhece-te a ti mesmo".

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.