Análise e Sinopse do Filme A Cabana


Escrito por Laura Aidar

Lançado em 2017, A Cabana (The Shack) é um filme hollywoodiano dirigido por Stuart Hazeldine com roteiro de John Fusco.

O livro "The Shack", escrito pelo canadense William P. Young, tornou-se um best-seller ao ser publicado em 2007. Seu sucesso foi o suficiente para que fosse produzido um drama baseado no livro de mesmo nome.

Talvez seja pela história de superação, redenção e fé que a narrativa tenha tido tanto sucesso. Estas ideias estão alinhadas às crenças dos seguidores do cristianismo, o que facilmente explica o motivo da popularidade desta narrativa.

AVISO: este artigo possui revelações!

Visão geral e prévia do filme

Mackenzie Allen Phillips (Sam Worthington), um pai de família, viveu o seu pior pesadelo: sua filha foi raptada. Apesar das buscas, a criança nunca voltou.

Após o descobrimento de que a criança sofreu violência e perdeu a vida em uma cabana nas montanhas, o protagonista ficou desolado, sendo assolado por uma profunda tristeza e perguntando-se sobre a presença de Deus.

Uma vez, a caixa de correio de Mackenzie conteve uma carta que o convidava a retornar à cabana onde ele havia perdido sua filha. O medo de Mackenzie era grande, mas a curiosidade foi maior e ele voltou. Ele encontrou pessoas extraordinárias e viveu experiências inimagináveis que definitivamente o impactaram para sempre.

Veja o trailer oficial do filme abaixo:

Veja mais

Examinando A Cabana

Introdução

O espectador é apresentado ao início da história com a trajetória do personagem principal, bem como sua personalidade.

Mackenzie tem traumas marcantes de sua relação com seu pai. Determinado a ser um tipo de figura paterna diferente da que ele teve, ele se esforça para mudar a dinâmica da sua própria história.

O protagonista está prestes a embarcar em uma jornada espiritual, e o público é preparado para compreender e vivenciar essa jornada junto com ele.

O Mistério do Acampamento Desaparecido

Mack foi com a família até um acampamento no fim de semana, sem saber da tempestade que se aproximava. Em um instante, a filha de 6 anos desapareceu. Mais tarde, foram encontradas algumas pistas que revelaram que ela havia sido cruelmente assassinada.

filme A cabana

O "problema do mal" é abordado nesse filme, trazendo à tona a discussão acerca da existência de Deus quando se enfrenta a maldade presente no mundo. Esta discussão é comumente abordada por aqueles que não possuem crenças religiosas. Diante da tragédia retratada no filme, esse dilema se torna ainda mais relevante.

Devido a isto, Mack experimenta uma profunda negação, culpa e raiva, o que o afasta da religião e o faz duvidar da fé. Tal sentimento é refletido na simbologia do jardim de sua casa, que está bastante desorganizado, demonstrando o estado despedaçado de sua vida e de sua saúde mental/emocional.

A Jornada de Volta à Cabana da Santíssima Trindade

Ao voltar à cabana onde sua filha perdeu a vida, o protagonista tem uma experiência mágica. No caminho, ele encontra um homem tranquilo e acolhedor, que é interpretado pelo israelense Aviv Alush e que desempenha o papel de Jesus.

Durante o caminho, Mack experimenta um forte símbolo da jornada espiritual que ele vai enfrentar. O clima frio com neve e uma atmosfera gelada logo se transforma em uma tarde bonita e ensolarada.

O protagonista começa a experimentar uma mudança profunda em seu estado mental: a vida ganha nova luz para ele.

filme a cabana

Ao alcançar seu destino, Mack é bem recebido por Deus, a quem é representado por uma mulher negra (Octavia Spencer).

A maneira como Deus foi retratado no filme, contrariando a tradição da representação do divino em forma de mulher negra, provocou uma grande polêmica entre alguns cristãos. Essa surpreendente mudança de perspectiva acabou gerando desacordos e discordâncias.

A atriz asiática Sumire Matsubara dá vida à figura do Espírito Santo. Dessa maneira, o "trio santo" é formado por um grupo étnico variado, o que ajuda a demonstrar a intenção de apresentar representatividade e diversidade de raças.

Aprendizados na Cabana

Passando alguns dias na cabana, o protagonista experimenta um processo de aprendizado e reflexão. Estes são centrado nos ensinamentos bíblicos. Além disso, tantos elementos simbólicos são usados ao longo da trama do filme.

Mack realiza muitos questionamentos durante suas longas conversas com Deus e outras figuras santas. Ao longo do processo, começa a compreender melhor suas dores e traumas, como um meio de encontrar a paz e exorcizar seu sofrimento.

Alice Braga, brasileira, faz uma pequena aparição na trama, interpretando Sophia, personagem que carrega a sabedoria. Confira um trecho desse momento.

A Recepção Crítica do Filme

Essa produção destina-se a um público muito particular, podendo ser classificada como um filme gospel. Por isso, foi bem recebida pela maioria dos espectadores, que já haviam lido o best-seller de William P. Young.

Alguns cristãos, principalmente os pentecostais e neo-pentecostais, se manifestaram contra o filme, pois a figura de Deus foi representada como uma mulher negra e Jesus foi retratado como um homem de origem árabe, contrariando a visão bíblica.

A imprensa não foi gentil com a produção: as interpretações foram criticadas por serem superficiais e sem sentimento.

Informações Técnicas e Cartaz Publicitário

" "Revisitando a Moda dos Anos 70

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.