A Netflix e o Filme "A Casa"


Escrito por Sónia Cunha

O suspense espanhol "Casa" é dirigido pelos irmãos David e Àlex Pastor. Escrito por eles, o filme tem uma trama envolvente.

No mês de março de 2020, a produção espanhola foi lançada na Netflix, e vem desfrutando de um enorme sucesso internacional. Comparado ao filme de terror O Poço, também disponível na mesma plataforma, ganhou grande popularidade rapidamente.

A temática do filme parece estar relacionada com referências atuais presentes no imaginário coletivo. Um exemplo desta relação é o filme Coringa, com seu retrato intenso de uma pessoa desequilibrada.

O vencedor do Oscar de Melhor Filme, o angustiante e genial Parasita, originário da Coreia do Sul, conquistou fãs ao redor do globo.

Conheça o Filme A Casa: Sinopse e Trailer

Após perder seu emprego, Javier Muñoz foi forçado a se mudar devido à incapacidade de arcar com o aluguel.

À medida que a sua situação financeira e familiar vai piorando, ele passa a nutrir uma obsessão pelos recém-chegados, e seu comportamento se torna cada vez mais ameaçador.

Veja o trailer aqui!

Aviso: a partir deste momento, há a possibilidade de revelação de detalhes importantes!

Aprenda mais

Análise do Desfecho de A Casa: Interpretação e Significado

Com um retrato estereotipado e comercial da harmonia familiar, as cenas finais do filme apresentam um paralelo com as iniciais. Javier, agora em uma nova mansão, vive com Lara e Mônica, e como antes, olha pela janela.

Tudo parecia indicar que o assassino alcançaria seu final feliz, ao roubar a vida de Tomás. Porém, o último instante do filme foi ainda mais impactante, pois um simples detalhe – a torneira da cozinha pingando – desencadeou uma avalanche de incertezas e indagações na mente do espectador.

Final do filme: A Casa, torneira pingando.

Numa cena ideal, algo revoltante perturba a tranquilidade. Aquilo que ouviu no passado, volta a ecoar no apartamento suburbano. A sequência final, parece ser uma comparação ao estado psíquico de Javier que desliza cada vez mais para um estado de ansiedade e desequilíbrio.

Apesar de Javier ter destruído Tomás e alcançado seus objetivos, ele ainda mantém suas mesmas características. Levando isso em consideração, podemos prever que o tédio e a rotina diária desencadearão novos ataques de agressividade do personagem, que mostra sinais de psicopatia.

Explorando os Temas Principais do Filme A Casa

Uma Perigosa Aventura de Stalking

A Casa segue um clássico formato de filme de suspense: contando a história de um stalker. É narrada a partir dos olhos de Javier, um homem que perde a sanidade e decide perseguir um desconhecido.

Frame do filme A Casa.

Ao início do filme, vemos o retrato de um homem na meia-idade sofrendo de uma crise em todas as áreas de sua vida. Sem trabalho, sem dinheiro e com sua família distantes, sua saúde mental vai ficando cada vez pior.

O antigo publicitário, completamente desanimado, está preso a uma rotina destrutiva em seu novo apartamento suburbano. Ele passa os dias assistindo a comerciais na televisão e ouvindo a goteira da cozinha, e gradualmente vem se convencendo de que tem que alcançar o sucesso de qualquer maneira.

A partir da raiva, inveja e frustração, Javier muda drasticamente de ser um pai de família para se tornar um assassino sem nenhum escrúpulo.

O Significado da Casa como Indicador de Estatuto Social

Javier recusa-se a aceitar que as suas circunstâncias mudaram, uma vez que para ele a casa luxuosa em que vivia simbolizava o seu poder e o seu status como um vencedor. Ele sentia-se bem e confortável naquela posição.

Fazendo parte da sua identidade, o homem não consegue deixar o local após ter tudo perdido. O filho também se sente frustrado por ter que se mudar e conta que os seus amigos da escola zombam da situação do seu pai.

Frame do filme A Casa: Mara e Javier

Mesmo tendo que se mudar para um apartamento menor, Mara, a esposa, consegue dar a volta por cima rapidamente afirmando que são "apenas quatro paredes". Ela consigue um emprego e tenta estimular o marido, no entanto, Javier não aceita a sua nova situação.

Não é se adaptar, é se render...

Frame do filme A Casa.

O protagonista tentou encontrar qualquer maneira possível de recuperar o que tinha perdido. Ele começou a agir como se ainda morasse na antiga casa, a fim de manter viva a ilusão de que nada havia mudado.

Javier e Tomás: Uma Perseguição Doentia Pela Inveja

Javier começa a desenvolver uma obsessão pela casa e seus residentes, principalmente o pai da família, Tomás. É como se ele enxergasse nesse homem a sua própria figura paterna, ou a imagem idealizada do que ele desejava para si mesmo.

Tomás é o mais jovem, com o alto cargo de Vice-Presidente de uma grande transportadora. Possui estabilidade financeira e tem uma família unida, aparentando ser feliz. Ao contrário de Javier, que lida friamente com os relacionamentos.

Observando o computador do desconhecido, ele é motivado pela inveja. Ao descobrir os pontos fracos da outra pessoa, ele logo estabelece uma amizade fingindo ser igualmente um alcoólatra em recuperação.

Frame filme A Casa.

Tomás é muito ingênuo, e deseja ajudar os outros. Porém, ele expõe suas fraquezas e vulnerabilidades de forma rápida: trabalha para seu sogro, já correu o risco de seu casamento acabar por causa de problemas com álcool e tem uma alergia fatal a amendoins.

medo. Assim que conhece Lara, a esposa do protagonista, ele não consegue mascarar o medo que sente. É isso que parece necessário para que o ladrão de identidade arruíne tudo.

Admiro a sua força e invejo a sorte dele!

É claro que Javier roubar a vida de Tomás, assumindo sua posição na casa e na família. Ele chama isso de seu "projeto secreto" e diz que foi o que o tirou da estagnação anterior.

Após sua apatia inicial, a ansiedade de Javier aumenta gradativamente, culminando em uma explosão de violência. A imagem de Javier sorrindo com a boca coberta de sangue simboliza esta mudança de humor.

Frame do filme A Casa.

O criminoso tentou diversas estratégias para obter o afastamento de Tomás de Lara e da filha, e para promover a sua intenção, foi até o local onde Tomás trabalha, causando uma grande confusão.

Ele ri como se estivesse sendo alvo da desforra de alguma violência passada. A raiva do antagonista cresce a cada momento, envolvendo o espectador em um sentimento de temor e inquietação.

A GANÂNCIA DE JAVIER: MATAR POR DINHEIRO E PODER

Ao tentar chantagear Javier, o jardineiro Damian aciona a sua fúria assassina. O protagonista consegue então sabotar o equipamento dele, causando um "acidente" fatal.

Com ânsias de vitória, ele arquiteta um plano para que Tomás recaia e Lara fique receosa do seu marido. Para isso, compra latas de spray de pimenta e, de forma intencional, sabotagem uma delas, o que causa uma reação alérgica extremamente dolorosa ao seu rival.

Javier quase consegue matar Tomás sem sujar as próprias mãos, pois é Lara que despeja o líquido sobre ele. No entanto, ao perceber que Tomás ainda está vivo, o protagonista conclui sua tarefa sufocando-o.

No final do ato, Tomás não foi tratado como merecia depois de matar o dono da casa. O stalker, então, correu para abraçar a esposa e a filha do outro, como se fosse um herói ou salvador.

Frame do filme: Javier com Lara e Monica.

Javier deixou claro que a carência não o levou ao crime. Momentos antes, o protagonista despediu-se da mulher e do filho, sem dar qualquer justificação ou demonstrar carinho. Tudo indicava que ele queria se livrar da vida a que pertencia.

Javier, casado com Lara, é um pai presente na vida de sua criança. Ele levou a criança a escola e conseguiu um bom trabalho graças ao sogro.

Quando Marga descobre o assassinato, a ameaça de Javier de deixar os dois desabrigados e sem comida torna ainda mais evidente que ele não se importa com coisas valiosas, como amor e família, mas sim com dinheiro, aparência e poder.

Análise do Filme A Casa

Começo do Filme

Ao chegar em casa, o pai abraçou com carinho a mulher e os filhos, retratando a harmonia presente na família.

O espectador logo identifica que está assistindo a um comercial feito por Javier, um publicitário de meia idade, que está mostrando seu portfólio durante uma entrevista para um novo trabalho.

No momento da entrevista, o homem revelou que havia sido demitido de sua empresa anterior e que já se passara um ano desde então. Porém, os jovens empresários humilharam a sua condição, afirmando que ele era velho e ultrapassado, rejeitando-o de forma desmotivadora.

Javier Ficou Sem Emprego e Sem Casa

Apesar de sua resistência inicial, Javier acabou a cedendo à sugestão de sua esposa, Marga, e acabou se mudando para uma casa com aluguel mais barato em meio à crise. Assim, a família se mudou para um apartamento menor.

O filho adolescente do protagonista estava cada vez mais distante e zangado com ele, pois sofria bullying devido à sua demissão. Quando se mudaram, o protagonista ofereceu carona para a empregada doméstica e, em seguida, a demitiu. A mulher ficou muito zangada e atirou as chaves da antiga casa contra ele.

Marga e seu filho começaram a seguir com suas vidas em um apartamento suburbano. O menino começou a estudar em uma nova escola, enquanto sua esposa começou a trabalhar como vendedora em uma loja de roupas. No entanto, Javier se sentia profundamente deprimido e apático.

Fascinação pelos Recém-Chegados

Ao achar a chave no chão do seu veículo, o homem resolve espiar a casa antiga e, pelas janelas, avista uma família vivendo em harmonia. À medida que o dia se passa e a família sai, ele usa a chave para adentrar na residência e realizar uma investigação.

Tomás, o novo morador, ao ter acesso ao computador, descobre o seu passado como alcoólatra. Decide, então, frequentar o mesmo grupo de apoio, e narra uma história muito similar à sua, com o propósito de manipular os presentes.

Passado um tempo, um vínculo de amizade surge entre Tomás e Javier. Para ajudá-lo a resolver seus problemas, Tomás convida Javier para jantar em sua casa e conhecer as pessoas mais importantes em sua vida: sua esposa Lara e sua filha Mônica.

Em suas conversas, Tomás expõe detalhes sobre sua existência, admitindo que trabalha para o sogro, que anteriormente a sua conexão passou por dificuldades e até mesmo que tem uma alergia fatal aos amendoins.

Ao sair, Javier é visto pelo jardineiro, que imediatamente começa a exigir dinheiro dele. Então, para se livrar dele, o protagonista sabota o cortador de grama, o que resulta em uma explosão nas mãos do homem.

Renascendo após Perseguição e Morte

O protagonista começa a colocar seus planos maléficos em ação. Primeiro ele bate com o carro, pede ajuda a Tomás e aproveita a ocasião para enviar um e-mail falso via celular, tentando incriminá-lo. Tomás fica com roupa com cheiro de álcool.

Depois de encontrar-se com Lara, Javier revelou a ela que Tomás havia recaído; para provar isso, ele mostrou o e-mail que o empresário havia escrito. Javier foi além e foi até o trabalho de Tomás para provocá-lo, o que resultou em uma briga que acabou causando um alvoroço.

Antes de partir, Javier compra duas latas de spray de pimenta, encher uma delas com óleo de amendoim e a entrega para Lara, garantindo sua segurança. No entanto, ele decide partir repentinamente, sem qualquer motivo ou explicação.

Tomás tenta entrar em casa, causando pânico em Lara, sua esposa. Ela lança o spray de pimenta em seu rosto, fazendo-o desmaiar. Lara acredita que matou o marido e desesperadamente pede ajuda para Javier por telefone.

O criminoso aparece e, sem que a mulher perceba, liga para emergência e troca a lata por uma que não está adulterada. Quando nota que Tomás ainda está vivo, ele o sufoca usando suas próprias mãos.

No final, Javier e Lara se casam, criando juntos uma nova família. Javier consegue um excelente emprego e a família se muda para uma nova casa.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.