11 Ótimos Filmes de Suspense Disponíveis na Netflix


Escrito por Laura Aidar

Quem gosta de solucionar quebra-cabeças adora assistir filmes de suspense e mistérios. O melhor deles consegue prender o público a trama, criando emoções que vão desde o medo à surpresa.

Por isso, escolhemos as melhores produções do catálogo da Netflix para que você possa aproveitar o melhor que o gênero tem a oferecer.

1. A Ilha do Terror (2010)

O diretor Martin Scorsese dirigiu o longa-metragem norte-americano de 2010, intitulado Ilha do Medo (Shutter Island, no título original), contando com Leonardo DiCaprio como ator principal.

O motivo para conferir a história, ambientada na década de 50 em um hospital psiquiátrico, é o fato de ter dois nomes de peso na produção.

O agente Teddy Daniels viaja até uma ilha remota para descobrir o paradeiro de um paciente desaparecido. À medida que a investigação avança, um clima de suspense e misticismo cresce no ar, com vários elementos de cinema noir. O público mergulha cada vez mais no clima psicológico criado.

A obra de Dennis Lehane, lançada em 2003, é a base para a narrativa. É importante salientar isso.

2. Neste Mundo Não Me Sinto Mais em Casa (2017)

Dirigido por Macon Blair, o drama policial de suspense Ja não me sinto em casa nesse mundo estreou em 2017. Esta marca a estreia de Blair como diretor.

A obra foi exibida no Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos, obtendo uma grande aceitação. Ela conta a história de uma personagem melancólica que, para descobrir quem roubou sua casa, se une à sua vizinhança e se mete em encrencas.

A personagem, com seu lado psicológico conturbado, é retratada no filme com passagens leves e ensolaradas, mas também com acontecimentos sombrios. A mistura de comédia e suspense dá corpo à complexidade de seu universo interno.

3. O Poço: Uma História de 2020

Em 2020 foi lançado na Netflix o filme O poço, dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia. Esta produção se tornou uma das mais comentadas da época, por conseguir impactar o seu público.

A cena apresenta uma ambientação distópica com os prisioneiros presos em uma cadeia vertical tendo que se contentar com as migalhas que caem das refeições dos que se encontram no topo.

Esta narrativa chocante usa uma metáfora para mostrar a estrutura da sociedade. Ela levanta preocupações sociais, como a desigualdade causada pelo capitalismo e explora o comportamento humano em situações de extrema pressão.

4. Convite para o Ano de 2015

Cena de filme O convite exibe pessoas à mesa de jantar

Em 2015, a diretora de cinema independente Karyn Kusama dirigiu O convite, um filme de suspense e terror que foi filmado nos EUA. O filme tinha o título original de The invitation.

A obra tem como trama um jantar que se transforma em um convite ao inferno, prendendo o público do começo ao fim. Além disso, aborda temas sérios como a depressão e a solidão. O longa-metragem foi muito elogiado: tanto pela crítica quanto pelos espectadores.

5. Origem (2010) - Uma Revisão

Leonardo Dicaprio estrela A origem (Inception), que foi dirigido por Christopher Nolan e lançado em 2010. Nolan também dirigiu Amnésia, outro filme bem-sucedido.

Dom Cobb é o protagonista da história, cujo objetivo é extrair segredos das pessoas através de seus sonhos.

Esta produção de ficção científica de suspense foi recebida de forma positiva pelo público e crítica devido à sua narrativa sofisticada, trilha sonora cativante e performances convincentes. Tão bem-sucedido que foi comparado à Matrix, este filme é muito importante e mereceu todos os elogios recebidos.

6. Compartilhando o Tempo (2018)

cena de filme Tempo compartilhado exibe um casal a noite à beira da piscina

Comédia, drama e suspense se unem em Tempo Compartilhado, longa-metragem mexicano de 2018 dirigido por Sebastián Hoffman. O filme foi premiado como Melhor Roteiro no Festival de Sundance (EUA) e é considerado um dos melhores filmes mexicanos de seu ano de produção.

Pedro e sua família viajaram ao resort com a intenção de relaxar e se divertir. No entanto, o clima de férias foi interrompido quando estranhos acontecimentos passaram a ocorrer. Pedro percebeu que algo muito mais sinistro estava por trás de tudo e começou a acreditar que estava sendo alvo de um plano assustador.

7. Ponderações sobre o Fim de Tudo: Ano de 2020

Charlie Kaufman, cineasta responsável por filmes aclamados como Brilho eterno de uma mente sem lembranças e Quero ser John Malkovich, dirigiu Estou pensando em acabar com tudo, adaptado do livro de mesmo nome de Iain Reid.

Esta produção de suspense psicológico gera várias reflexões e cenas complexas. Ao final da visualização, provavelmente ainda existirão algumas questões sem resposta.

O fato não prejudica, mas ao invés, beneficia a produção, pois seu objetivo é possibilitar ao espectador uma imersão na mente confusa dos seus personagens.

A narrativa fragmentada e labiríntica deixa o leitor intrigado com o mistério e as cenas improváveis, explorando tópicos como a identidade e o tempo.

8. Caixa de Pássaros (2018)

Cartaz do filme Bird Box

Em 2018, o filme Bird Box, baseado no livro de Josh Malerman, foi lançado pela Netflix e gerou grande comoção entre o público. Dirigido por Susanne Bier, o suspense atraiu muita atenção e deu à Netflix um sucesso duradouro.

Malorie Hayes (Sandra Bullock) se vê obrigada a fugir com seus filhos de uma criatura sobrenatural aterrorizante. Esta jornada, não só coloca-os em perigo, mas também exige que eles tenham os olhos vendados, o que torna tudo ainda mais sinistro.

9. A Tormenta de 2019

O suspense de ficção científica "Durante a Tormenta" foi dirigido pelo espanhol Oriol Paulo em 2019.

Vera Roy, uma pessoa comum com um marido e uma filha, tornou a salvar a vida de um garoto que ela havia acolhido a 25 anos. Infelizmente, isso significou a inexistência da filha dela.

A protagonista desta angustiante saga é confrontada com duas realidades temporais - passado e presente - e precisa recuperar sua vida original. A trama é meticulosamente construída para apresentar essa jornada.

O filme foi muito bem recebido, pois conta uma história envolvente e repleta de surpresas. A atmosfera criada possui um toque nostálgico e encanta quem assiste.

10. Um Desencontro (2016)

O suspense policial "Um Contratempo", do diretor Oriol Paulo, foi lançado em 2016. O título original é "Contratiempo".

Em 2017, o filme de Adrian Doria foi premiado com os Gaudí Awards como melhor montagem e foi escolhido como o melhor filme do público no Portland International Film Festival. A história envolve Adrian Doria, um homem de sucesso que leva uma vida feliz com sua família e amante.

Adrian acorda num quarto de hotel com um grande choque: sua amante está morta. Como resultado, ele contrata uma advogada para descobrir quem foi o responsável. O que se segue é uma história cheia de giros inesperados, que mantém o espectador preso até a última página.

Interessante? Leia também

11. Refletindo com um Liquidificador: Uma Viagem em 2010

Para encerrar, André Klotzel dirigiu Reflexões de um liquidificador em 2010, um filme brasileiro.

A produção foi fonte de reconhecimento em festivais nacionais, tendo sido premiada na categoria de melhor atriz (Ana Lúcia Torre), além de destacar-se em edição, roteiro e direção.

Esta comédia possui um humor ácido, criando um clima de suspense ao longo da narrativa.

Elvira, uma dona de casa, vai à delegacia para denunciar o desaparecimento de seu marido. Ao longo da trama, ela desenvolve uma estranha amizade com seu liquidificador, que ganha vida na voz interpretada por Selton Melo.

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.