Histórias Curtas com Moral sobre Animais


Escrito por Sónia Cunha

Os clássicos da literatura de fábulas são aqueles que incluem personagens animais.

As narrativas curtas têm uma longa história, e são usadas como mecanismo para espalhar conhecimentos e transmitir as ideologias de uma cultura. Estes contos são capazes de ensinar lições morais e passar adiante os valores de um grupo social.

Esopo, um escritor da Grécia Antiga, desempenhou um papel fundamental na elaboração de narrativas protagonizadas por animais. Seculos mais tarde, La Fontaine, um francês do século XVII, também contribuiu para a criação de diversas histórias maravilhosas com personagens principais de diferentes espécies animais.

Contar histórias é uma ótima maneira de ensinar crianças, pois pode ser divertido e ainda levar à reflexão e à troca de ideias.

Escolhemos 10 fábulas de animais - algumas não muito famosas - para contar. Essas histórias são curtas e têm uma lição a ser aprendida no final.

1. O Lobo e a Porca

fábula de animal

Naquela manhã, uma porca estava ansiosa por ver sua ninhada de porquinhos. Ela precisava encontrar um lugar seguro para dar à luz, onde ela pudesse ter tranquilidade.

Assim que ela se deparou com o lobo, ele mostrou seu apoio e ofereceu-lhe assistência durante o parto.

A porca desconfiou das intenções do lobo e preferia parir sozinha. Ela disse que era muito envergonhada e não precisava de ajuda. Aparentemente, a porca não era tão boba assim.

Ao ver o lobo, a porca teve a certeza de que não seria seguro para ela parir ali, então seguiu seu instinto e foi em busca de um lugar mais seguro. Desse modo, o lobo não teve o que fazer e foi embora. A porca, então, encontrou um lugar tranquilo para dar à luz seus filhotes.

A lição a ser aprendida aqui é: mantenha-se alerta diante dos interesseiros, pois nunca se sabe o que eles estão tramando.

Conteúdo similar

2. A Carga de Sal do Asno

o asno e o sal

O asno andava carregando uma pesada carga de sal em suas costas. Ao chegar a um rio, ele foi obrigado a atravessá-lo.

Com cuidado, ele adentra no rio. Infelizmente, porém, acaba perdendo o equilíbrio e caindo na água. A salvação vem com o sal que ele carregava, que acaba derretendo e aliviando a carga. Isso fez com que ele ficasse extremamente satisfeito e seguisse adiante com um grande sorriso no rosto.

Ao levar a carga de espumas, o asno relembrou o que tinha acontecido antes e decidiu cair na água de propósito. Infelizmente, a água encharcou as espumas, tornando a carga muito pesada. Como resultado, o asno ficou preso no rio e acabou morrendo afogado.

A lição a ser aprendida aqui é que devemos ter cautela para que não nos prejudiquemos com as nossas próprias ideias. Muitas vezes o que buscamos como "esperteza" pode se transformar em um grande problema.

3. A Aventura do Cão e o Osso

o cão e o osso

Ao caminhar com um grande osso, o cachorro sentia-se bastante satisfeito. A sua tranquilidade foi interrompida quando, ao chegar perto de um lago, viu a sua imagem refletida na água.

. Ao achar que se tratava de outro cão, o animal desejou o osso que viu e, impetuoso, abriu a boca para abocanhá-lo. Infelizmente, seu próprio osso caiu no lago e, por isso, não teve nenhum.

A lição a ser aprendida com esta história é: aqueles que exigem demais acabam ficando com nada.

4. A Cegonha e a Raposa

a raposa e a cegonha

O sol já começava a se pôr enquanto a raposa extendia o convite para a cegonha para jantarem juntos em sua casa.

A cegonha chegou no horário certo, tudo animada. No entanto, a raposa quis brincar e serviu a sopa em um prato raso, o que impediu que a cegonha a tomasse. Ela conseguiu, no máximo, molhar o bico.

Ao ser indagada pela "amiga" sobre se não havia gostado do jantar, a cegonha desconversou e foi embora sem ter comido.

No dia seguinte, a cegonha convida a raposa para um jantar. Quando ela chega, percebe que a refeição está servida em uma jarra grande e alta.

A cegonha conseguia tomar a sopa enfiando seu bico na jarra, mas a raposa não conseguia acessar o líquido e só conseguia lamber a parte de cima.

A conclusão a ser tirada é: "Trate as outras pessoas como gostaria de ser tratado."

5. A Mosca e o Doce Aroma do Mel

moscas e mel

Um pote de mel estava sobre a mesa, e algumas gotas dele tinham caído ao lado.

A mosca foi atraída pelo aroma do mel e começou a lamber o doce alimento. Estava encantada, pois empanturrou-se do alimento açucarado.

A mosca passou um bom tempo se deliciando no melado, mas, infelizmente, acabou presa. Quando seu corpo ficou preso, ela não conseguiu mais voar e, por fim, morreu.

A lição a ser aprendida é que é necessário ter cautela ao se permitir a indulgência nos prazeres, pois isso pode levar à destruição.

6. A Fábula das Rãs e o Poço

as rãs e o poço

No calor intenso de um dia de verão, o sol secou a água do pântano, obrigando duas amigas rãs a procurarem um novo lugar para morar.

Após uma longa jornada, as amigas encontraram um poço com água. Uma delas exclamou:

Ao chegar a este lugar, ficamos admirados com a água fresca e relaxante que encontramos. Seria ótimo se pudéssemos viver aqui!

A Segunda Respondeu:”

Eu não acho que seja uma boa ideia. O que aconteceria se o poço secar? Não seria possível sair dali. A melhor opção é procurar outro lago para usar.

A lição desta história é: tomar decisões deve ser feito com cautela e consideração. É importante considerar todas as consequências antes de tomar uma atitude.

7. Uma Viagem com o Urso

os viajantes e o urso

Quando caminhavam pelas estradas há muitos dias, dois amigos avistaram um urso se aproximando.

No mesmo instante, um dos homens escalou ágilmente uma árvore e o outro simulou que havia falecido, acreditando que os predadores não atingem os já mortos.

O urso, aproximando-se do homem deitado, farejou seu rosto e logo se afastou.

O amigo desceu da árvore e perguntou: "O que o urso te disse?". O homem respondeu:

O urso me aconselhou a não me associar mais com aqueles que abandonam seus amigos em tempos de necessidade.

A lição desta história é clara: é quando enfrentamos os maiores desafios que os verdadeiros amigos se revelando.

8. A Amizade entre o Leão e o Ratinho

o leão e o ratinho

Ao sair de sua toca, o ratinho se deparou com um enorme leão, ficando imediatamente paralisado de medo. O pequeno animal imaginou que seria engolido de uma vez por aquele grande felino e, desesperado, pediu:

Ó, por favor, leão, não me engula!

"Estou bem, obrigado". O felino respondeu suavemente: "Estou bem, obrigado".

Não há motivo para se preocupar, meu amigo. Você pode seguir em frente com tranquilidade.

O rato, satisfeito e agradecido por ter sido libertado pelo leão no passado, foi direto ajudar o grande felino quando o encontrou em apuros. Ele estava caminhando quando de repente foi surpreendido por uma armadilha, ficando preso com cordas.

O ratinho, ao ouvir os urros do seu amigo, precipitou-se à cena. Ao ver o desespero do animal, teve uma ideia que, esperava, resolvesse o problema.

Leão, meu amigo, estou vendo que você está preso. Vou usar meus dentes para roer uma das cordas e libertá-lo.

Após realizar a tarefa, o ratinho havia salvo o rei da selva, que estava eufórico.

A lição a ser aprendida: seja gentil, pois isso trará gentilezas de volta.

9. Reunião dos Ratinhos

assembleia dos ratos

Habitantes pequenos e felizes da antiga casa, os ratos, se viram desafiados quando um grande gato passou a residir lá.

O bichano era implacável com os ratos. Eles sempre estavam na mira dele, e, por causa disso, desenvolveram um medo terrível de sair de suas tocas. A situação ficou tão crítica que os ratos começaram a passar fome.

Depois de muito conversarem, os animais decidiram reunir-se em assembleia para tentar solucionar o problema. Uma ideia brilhante foi apresentada por um dos membros da comunidade: "

— Achei uma solução! É bem simples: vamos pendurar um guizo no pescoço do gatinho. Assim, quando ele chegar perto, o som vai nos avisar a tempo de corridas.

Todos estavam contentes com o que parecia ser a solução, mas então um rato falou:

A ideia de colocar o guizo no gato é boa, mas quem se disponibilizará a ser o voluntário?

Nenhum dos ratinhos quis se comprometer, não se dispondo a colocar suas vidas em risco. Dessa forma, o problema permaneceu sem solução.

A lição a ser aprendida aqui é que é muito mais fácil falar do que agir. O que realmente conta no final das contas são as atitudes que tomamos.

10. A Galinha que Produzia Ovos de Ouro

" "Aumentando a Qualidade de Vida

Ao chegar no galinheiro naquela manhã, o fazendeiro ficou maravilhado ao encontrar uma quantidade incrível de ovos. Suas galinhas, como de costume, tinham botado seus ovos durante a noite.

Uma de suas galinhas tinha posto um ovo de ouro!

O fazendeiro, muito satisfeito, foi até a cidade e conseguiu obter um bom preço pela venda do ovo.

No dia seguinte, a galinha botou outro ovo de ouro e, a cada dia, o homem ficava mais rico. A ganância foi aumentando, e o homem se deixou cegar por ela.

Ele teve uma ideia: investigar o que havia no interior da galinha. Por isso, ele a levou até a cozinha e a abriu com um machado. Porém, seu sonho de encontrar um tesouro foi destruído quando ele viu que a galinha era comum por dentro, como todas as outras.

O homem percebeu o terrível erro que havia cometido ao matar o animal que lhe trazia imensa riqueza. Por todos os dias que lhe restavam, ele lamentava a sua estupidez.

A lição a ser aprendida é: não se deixe levar pela avidez. A avareza pode acabar em uma decisão imprudente e no caos.

Outras áreas que podem despertar o seu interesse são:

Como Citar Referências Bibliográficas

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.