10 Obras de Roy Lichtenstein que Não Podem Ser Perdidas


Escrito por Sónia Cunha

Roy Lichtenstein (1923-1997) ficou conhecido como um dos grandes nomes da pop art. Ele estava interessado em levantar o que era considerado comum, dando destaque para o que normalmente era ignorado.

O artista plástico norte-americano empregou em muitas de suas telas a técnica pontilhista com o propósito de que as obras parecessem mecanicamente reproduzidas. O uso dos pontos Ben Day era frequente nos processos de impressão em massa e outra característica peculiar do pintor era imitar com cuidado a aparência das imagens comerciais.

A obra de Roy Lichtenstein é reconhecida por seu estilo que remete às histórias em quadrinhos e por seus temas que retratam a cultura de massa.

Descubra as dez obras mais celebradas de um dos mais destacados artistas da pop art!

1. Golpe!

whaam

O trabalho Whaam!, criado por Roy Lichtenstein em 1963, foi feito com tinta acrílica e óleo baseada em uma imagem de 1962 da revista de quadrinhos All American Men of War, da DC Comics. Esta obra destacou-se pela utilização de imagens comerciais, como as presentes nos quadrinhos e anúncios, e que conquistaram um grande número de leitores.

Whaam!, uma peça que se tornou famosa como um dos símbolos da pop art, é considerada memorável.

Veja a imagem que inspirou o pintor norte-americano abaixo.

Imagem presente na revista All American Men of War (da DC) que serviu de inspiração para a composição de Whaam!

O interesse de Lichtenstein por conteúdos estava baseado em assuntos ligados ao amor ou à guerra, que eram retratados de forma fria e impessoal. Esta abordagem é notável em Whaam!, que descreve uma ação militar.

No trabalho, vemos um avião militar disparando um foguete na parte esquerda e o alvo explodindo em chamas na parte direita. O título é uma referência à onomatopeia representada na obra.

Whaam!, uma obra de Roy Lichtenstein, tem raízes profundas relacionadas à vida do artista. Lichtenstein serviu no exército durante a Segunda Guerra Mundial, realizando atividades relacionadas ao antiaéreo. O tema da guerra, principalmente devido à experiência militar, era algo muito importante para o artista, que produziu trabalhos relacionados entre 1962 e 1964. Whaam! é um deles.

Em 1963, Whaam foi exibida pela primeira vez na Galeria Leo Castello (Nova Iorque). Desde 1966, a obra faz parte do acervo da Tate Modern (Londres).

2. Mulher Afogando

Drowning Girl

A obra de 1963 Drowning Girl foi pintada sobre tela e traz consigo convenções típicas do mundo dos quadrinhos, tal como o uso de bolhas de pensamento para expressar o que está ocorrendo na mente da protagonista.

A obra "Drowning Girl" foi inspirada na história "Run for Love", publicada em forma de quadrinhos pela DC Comics em 1962 na revista Secret Love, na edição número 83.

Em "Mulher em Sofrimento" de Lichtenstein, é possível ver uma mulher segurando um telefone e um texto escrito acima dela. A obra foi baseada numa história real, porém a imagem foi editada pelo artista, apagando o afogamento e o namorado. A capa da revista que serviu como inspiração para o trabalho também pode ser conferida abaixo.

Capa da revista DC Comic que serviu de inspiração para Drowning Girl.

Drowning Girl é reconhecida pela sua abordagem melodramática e foi uma das primeiras obras de Lichtenstein. Esta pintura marcou o início de uma série de trabalhos que representavam mulheres em situações dramáticas.

A obra Drowning Girl, considerada uma das mais representativas do movimento pop art, foi criada usando a técnica pontilhista. Desde 1971, ela é parte do acervo permanente do Museu de Arte Moderna.

3. Oh, Jeff!

Oh, Jeff...I Love You, Too...But...

Este quadro, pintado em 1964, foi influenciado pelas histórias em quadrinhos. A tela foi denominada com o título da bolha de diálogo que aparece na imagem.

O close da protagonista retratava um misto de ansiedade e drama, enquanto ela segurava o telefone com as duas mãos.

O trabalho de Lichtenstein parodia muitos quadrinhos românticos populares da época, os quais davam destaque a conflitos emocionais, cujo desfecho era previsível para o grande público.

Jeff...Eu Te Amo, Também...Mas... tornou-se famoso por apresentar as principais características típicas de Lichtenstein. A técnica pontilhista é utilizada claramente aqui. A imagem é cortada muito próxima ao rosto da mulher, mesmo eliminando parcialmente a cabeça, e a bolha de diálogo é apertada e cortada na borda direita. Esta compressão aumenta a sensação de pressão e evidencia o melodrama presente na cena.

4. Olhe para o Mickey

Look Mickey

O quadro “Look Mickey” foi criado em 1961, tomando como base o livro infantil "Pato Donald: Achados e Perdidos" de 1960. A pintura apresenta dois personagens icônicos da Disney: o Pato Donald e o Mickey Mouse, pescando em um píer.

O quadrinho, do livro do bebê, tem um toque de humor - Pato Donald diz ao amigo que pescou um grande peixe, mas, na verdade, o anzol ficou preso em sua roupa. Mickey, percebendo a confusão, segura o riso, cobrindo a boca, para não ofender o amigo.

Muitos consideraram a decisão de Lichtenstein de reproduzir uma cena de um livro infantil em vez de criar uma obra de arte própria como uma ofensa. As críticas acusavam-no de "enganar" imagens comerciais, embora tais imagens originais frequentemente fossem modificadas, muitas vezes adicionando humor e ironia.

A obra Look Mickey, que é parte do acervo permanente da Galeria Nacional de Arte, em Washington, foi criada por Walt Disney.

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5. Obra-Prima

Masterpiece

Em 1962, Masterpiece foi projetada com dois personagens: um homem e uma mulher. Ela está diante da tela (invisível para o espectador) e conclui que o trabalho foi bem-sucedido.

A partir da frase dita pela bela loira, o quadro foi intitulado como 'Masterpiece'. O personagem principal, Brad, foi escolhido pelo artista ao afirmar em uma entrevista que o nome soava "clichê e heroico", alinhado à pop art e à cultura de massa que Lichtenstein pretendia dar vida.

Masterpiece apresenta os elementos característicos de Lichtenstein: o uso dos pontos Ben Day, as cores vibrantes e o uso da linguagem visual da cultura dos quadrinhos.

O Quadro Masterpiece, do acervo do pintor norte-americano, é até hoje o mais vendido. Em janeiro de 2017, o quadro foi arrematado por 165 milhões de dólares.

6. A Vida de Popeye

Popeye

Popeye foi um dos pioneiros trabalhos Pop criados por Lichtenstein, pintado como óleo sobre tela em 1961, visto na parte inferior esquerda da tela. É deste período, que vemos a reprodução de personagens icônicos como Mickey Mouse.

O norte-americano Lichtenstein transformou o personagem ficcional Popeye de "baixa cultura" em uma obra de arte. No passado, o artista tinha se dedicado a retratar figuras mais populares, mas agora ele se voltou para temas que eram facilmente identificáveis por todos.

Nesta tela, Popeye confronta Brutus, o seu inimigo mortal, que anda a flertar com a sua amada, a Olívia Palito. Alguns críticos leram aqui a vontade do pintor de se insurgir contra os pintores expressionistas abstratos. Estes supostamente são simbolizados por Brutus, enquanto Popeye representaria o novo, os artistas Pop.

7. Duas Nudes

two nudes

A obra acima foi produzida em 1994 e faz parte de uma série de pinturas e gravuras de nus femininos criadas por Roy Lichtenstein ao longo dos anos 1990. Interessante é que foi na maturidade da carreira dele que o artista norte-americano decidiu se dedicar ao tema tão pertinente para a história da arte.

A história Girls Romance serviu de inspiração para a criação de boa parte das imagens por Roy Lichtenstein. Ao contrário das personagens que apareciam vestidas nos quadrinhos, Lichtenstein as despiu e, com sua técnica pontilhista, converteu as imagens em traços mais simples.

8. Sanduíche e Refrigerante

Sandwich and Soda

A gravura "Sandwich and Soda" foi originalmente criada em 1964. Uma edição de 500 exemplares da obra foi produzida.

Feita em plástico, esta é a primeira gravura de Lichtenstein a usar uma superfície que não seja papel. Esta obra pioneira destaca-se pelo uso de técnicas inovadoras e materiais experimentais pelo artista.

O pintor usou uma técnica conhecida como screenprinting. Esta técnica foi originalmente inventada para criar etiquetas em bens de consumo, em vez da prática artística. A superfície em que a imagem foi impressa não era o tradicional papel de impressão; trata-se de uma folha de acetato sem qualquer ligação com materiais artísticos.

O artista, trabalhando com um estilo realista, decidiu simplificar os detalhes dos objetos e reduzir suas cores a apenas azul e branco. A imagem representada é diretamente relacionada ao cotidiano da cultura ocidental, retratando um sanduíche e um refrigerante. O título do trabalho, Sandwich and Soda, se refere aos dois itens artísticos presentes na obra.

Um dos exemplares de Sandwich and Soda, desde 1996, faz parte da coleção permanente do Tate (Londres).

9. Pinceladas

Brushstrokes

Durante a década de 1960, Roy Lichtenstein começou a se concentrar na produção de gravuras de forma mais significativa. Entre 1965 e 1966, ele criou a gravura Brushstrokes, que representava pinceladas ampliadas. Esta obra foi inspirada na história em quadrinhos The Painting, publicada em Strange Suspense Stories (outubro de 1964).

História em quadrinhos que serviu de inspiração para a série Brushstrokes.

a pincelada poderia transmitir algo mais profundo. A técnica pontilhista foi usada por Lichtenstein para criar o trabalho Brushstrokes. Ele visava explorar a capacidade da pincelada carregada de transmitir sentimentos mais profundos do que aqueles defendidos pelos adeptos do expressionismo abstrato.

"As pinceladas reais são tão pré-determinadas quanto as pinceladas dos desenhos animados"

"Brushstrokes", literalmente, significa "pinceladas". O artista americano rejeitava o objetivo abstracionista e zombava do fato de o grupo se intitular contra a comercialização.

10. Mulher com Bola

Girl with ball

Girl with Ball, de 1961, é uma pintura a óleo sobre tela de Roy Lichtenstein inspirada em um anúncio para um hotel em Pocono Mountains, Pensilvânia. Esta obra de arte pertence atualmente ao acervo permanente do MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).

O pintor norte-americano tomou uma fotografia como inspiração para sua obra de arte, que foi transformada em uma imagem feita com linhas simples e colorida com tonalidades vibrantes, características da linguagem dos quadrinhos.

Anúncio de onde derivou a tela Girl with ball.

Explorando a Obra de Roy Lichtenstein

Roy Fox Lichtenstein nasceu em Nova York, no dia 27 de outubro de 1923. Seus pais eram um corretor de imóveis bem-sucedido e uma dona de casa entusiasta na área da cultura. Beatrice Werner Lichtenstein, mãe de Roy, se esforçou para influenciar seus filhos levando-os para o seu universo de exposições, concertos e a prática de piano.

Roy Lichtenstein demonstrou interesse na arte desde cedo, pois pintava, desenhava e fazia esculturas, além de tocar piano e frequentar shows de jazz. Em 1940 ele se matriculou na Escola de Belas Artes da Ohio State University.

Retrato de Roy Lichetsntein.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Roy Lichtenstein serviu no Exército Americano por três anos.

Nos Estados Unidos, nos anos 60, Andy Warhol, Jasper Johns e James Rosenquist se juntaram para liderar o movimento pop art. Roy Lichtenstein descreveu a pop art como "uma pintura não 'americana', mas industrial" e tornou-se uma das principais figuras deste movimento.

Por mais de uma década, Lichtenstein exerceu o cargo de professor de arte nas universidades Ohio State, Estadual de Nova York e Rutgers.

Em 1963, ele deixou a vida acadêmica para trás e se dedicou à pintura em tempo integral. Suas obras eram fortemente influenciadas por histórias em quadrinhos e contavam com paródia e ironia como principais características.

O trabalho de maior sucesso comercial deles foi "Masterpiece". Em janeiro de 2017, ele foi vendido por 165 milhões de dólares.

O pintor partiu no dia 29 de setembro de 1997, aos setenta e três anos de idade.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.