11 Incríveis Obras de Andy Warhol que Você Não Pode Perder!


Escrito por Carolina Marcello

Andy Warhol (1928-1987) é considerado um dos principais nomes da pop art. Ele foi um artista polêmico e inovador, cujas obras ficaram gravadas na memória do Ocidente.

Descubra as onze obras mais emblemáticas de hoje!

1. A Estrela Marilyn Monroe

Marilyn

Em 5 de agosto de 1962, a estrela de Hollywood Marilyn Monroe faleceu. Não muito tempo depois, em homenagem à diva, Warhol criou sua obra mais famosa, uma serigrafia.

A fotografia original de Marilyn, que foi usada para a divulgação publicitária do filme Niagara, lançado em 1953, foi submetida a vários experimentos com cores vivas por Andy Warhol. O resultado desse trabalho tornou-se um símbolo da pop art.

2. Mao Zedong

Mao Tse Tung

Em 1972, após Richard Nixon, o presidente dos Estados Unidos, fazer sua primeira visita à China, Warhol começou a desenvolver um interesse na figura de Mao Tsé-Tung. Nesse mesmo ano, o artista norte-americano começou a desenhar caricaturas do líder chinês.

A mais célebre caricatura da autoridade chinesa de Mao Tsé-Tung foi criada em 1973. Esta obra de arte foi feita com pinceladas fortes e preenchida com muita cor, chegando a dar a impressão de que o líder usava maquiagem.

O contraste entre a fotografia a preto e branco e os destaques da maquilhagem, bem como o fundo rosa e a roupa amarelo fluorescente, chamam a atenção quando a imagem é observada. O batom e a sombra nos olhos são particularmente preservados pelo contraste criado.

3. Saboreando a Banana

Banana

Em 1965, Andy Warhol juntou-se à The Velvet Underground, tornando-se empresário do grupo nos anos seguintes. Essa associação foi marcada pela criação do icônico álbum inaugural da banda, cuja capa foi feita com uma banana amarela. A ligação de Warhol com a música foi então iniciada.

Considerado “o álbum de rock mais profético de todos os tempos” pela revista Rolling Stone, o disco que apresenta a banana na sua capa é um dos maiores álbuns da história. A conhecida banana se destacou da imagem da banda e do álbum, tornando-se uma das representações mais icônicas da arte pop.

4. Aventuras de Mickey Mouse

Mickey Mouse

Em 1981, Andy Warhol lançou uma série de dez serigrafias intituladas Myths, cujo tema eram personagens fictícios famosos da cultura ocidental. Dentre eles, o mais popular sem dúvida foi o Mickey Mouse.

Interessante, todos os trabalhos da série foram decorados com os pós de diamante, uma técnica que garante que eles brilhem!

5. A Deliciosa Coca Cola

Coca cola

Bem como outros artistas, Warhol foi fascinado pelo ícone americano que representava a sociedade de consumo. Escolheu, então, a Coca-Cola, um ícone da cultura de massa, e o elevou ao status de obra de arte. Uma série de representações da garrafa foi criada por Warhol, com a imagem acima nomeada como Número 3.

Em 1962, a Coca Cola 3 foi criada manualmente e foi arrematada em um leilão por 57,2 milhões de dólares, tornando-se uma das obras de arte mais valiosas já negociadas.

6. Autorretrato

Self-Portrait

Ao longo da vida, Warhol produziu uma série de autorretratos, sendo o mais famoso deles datado de 1986, um ano antes de sua morte. Essa sequência se baseou em cinco versões de uma mesma imagem, sendo elas: verde, azul, roxo, amarela e vermelha.

Ao observar a série de imagens, fica evidente o efeito do passar do tempo. Uma obra de arte que o artista escolheu para retratar a si mesmo foi consagrada como um dos ícones do século XX. Ele parece mais cansado e idoso do que antes.

7. Latas de Sopa Campbell's

Campbells soup cans

Em 1962, Andy Warhol criou o conjunto de 32 telas intitulado Campbell's Soup Cans, que consiste em homenagens aos rótulos das 32 variedades de sopas vendidas pela empresa norte-americana Campbell.

O conjunto de produto que tornou-se um ícone da cultura pop foi considerado algo de massa, mas quando foi transformado, ganhou o estatuto de obra de arte. Hoje, o MOMA (Museum of Modern Art) de Nova Iorque o inclui em seu acervo permanente.

8. Cadeira Elétrica Grande

Big eletric chair

Em 1963, Nova Iorque realizou suas duas últimas execuções com cadeira elétrica. Nesse ano, Andy Warhol obteve uma imagem da câmara de execução, mostrando a cadeira vazia.

Depois disso, o artista concebeu uma série de imagens em série e com cores vibrantes para simbolizar o ato de morrer, o que desencadeou uma discussão acerca da polêmica sentença de morte.

9. Oito Elvis

Eight Elvises

Em 1963, Andy Warhol criou a icônica pintura Eight Elvises, que mostra oito imagens em sequência do famoso cantor Elvis Presley, vestido de cowboy. Esta obra única mescla fotografias e pintura de maneira peculiar.

Em 2008, Eight Elvises, obra considerada uma das mais importantes de Andy Warhol, foi vendida por 100 milhões de dólares, um recorde para uma pintura do artista. Após ajustes de inflação, esse ainda é o maior preço já pago por uma obra do famoso artista.

10. Marilyn Monroe em Ouro

Gold Marilyn Monroe

A trágica e prematura morte de Marilyn Monroe, ícone do cinema norte-americano, em agosto de 1962, motivou Wahrol a criar uma série em sua homenagem.

A peça acima foi inspirada no retrato de Marilyn presente na publicidade de Niagara (1953). O artista deu um toque de ouro ao fundo e, por cima disso, serigrafou o rosto dela. Para realçar melhor as suas feições, ele ainda pintou alguns elementos em preto.

A obra serigráfica de Warhol faz uma referência a ícones religiosos bizantinos. Em vez de retratar um santo ou um Deus, Warhol apresenta o retrato de uma mulher famosa que morreu tragicamente cedo. Esta obra comenta a glorificação de celebridades no Ocidente, que pode ser comparada à reverência dos ícones religiosos. Marilyn Monroe, cuja morte por overdose foi um acontecimento trágico, é usada como um exemplo desta cultura.

11. Caixa Brilhante

Brillo boxes

Em 1964, utilizando a técnica de silkscreen, Andy Warhol criou réplicas exatas de produtos comuns encontrados nos supermercados. O silkscreen foi feito em compensado de madeira com o objetivo de reproduzir a caixa de sabão de uma marca americana popular.

Ao escolher o Brillo Box como protagonista de sua obra de arte, Warhol desafiou o mundo da arte conservador e o estatuto do artista-criador. Brillo Boxes se tornou uma das suas obras mais polêmicas e consagradas: são peças empilháveis que formam idênticas esculturas, podendo ser dispostas de várias maneiras na galeria ou no museu.

Explorando a Obra de Andy Warhol

Andy Warhol, o icônico artista de origem eslovaca, nasceu em Pittsburgh, EUA, no dia 6 de agosto de 1928. Seus pais, Andrei e Julia Warhola, eram imigrantes que vieram da Eslováquia para escapar do recrutamento militar austro-húngaro. Conhecido como a principal figura do movimento Pop Art, Warhol tornou-se uma primeira geração nascida nos Estados Unidos.

Após concluir o curso de design no renomado Instituto de Tecnologia Carnegie, Warhol mudou-se para Nova York. Lá, exerceu a função de publicitário e também fez ilustrações para os jornais e revistas mais importantes, como a Vogue, a Harper's Bazaar e o New Yorker.

Em 1952, Andy Warhola realizou a sua primeira exposição individual, apresentando quinze desenhos influenciados pela obra de Truman Capote. Naquela época, o artista ainda assinava seus trabalhos com seu nome de batismo.

Em 1956, Andy Warhol começou a assinar seus trabalhos com o seu nome artístico e conseguiu exibir esses desenhos no MOMA, em Nova Iorque. A partir daí, Warhol começou a investir na representação de objetos americanos icônicos, celebridades, personagens fictícios e temas tradicionais como flores. A abordagem colorida, polêmica, bem humorada e despojada deu ao gênero da pop art um novo aspecto.

"Farinha da Mitra" e "Dias de Mel". Wahrol trabalhou como artista plástico e também se destacou como cineasta. Seus principais trabalhos cinematográficos incluem "Farinha da Mitra" e "Dias de Mel".

  • Milk (1966)
  • The Andy Warhol Story (1967)
  • Bike Boy (1967)
  • Tub Girl (1967)
  • I'm a Man (1967)
  • Lonesome Cowboys (1968)
  • Flesh (1968)
  • Blue Movie (1969)
  • Trash (1969)
  • Heat (1972)
  • Blood of Dracula (1974)

Em 1968, aos 40 anos, Andy Warhol foi alvo de um atentado. Valerie Solanis, criadora e única membra da Society for Cutting Up Men, entrou em seu estúdio e efetuou vários disparos. Apesar de sobreviver, Warhol ficou com graves consequências.

Apesar da cirurgia na vesícula biliar ter corrido bem, o artista não resistiu e faleceu no dia seguinte, aos 58 anos de idade, em 1987.

Retrato de Andy Warhol.

Celebrando a Amizade com Jean-Michel Basquiat

Segundo a lenda, Basquiat e Warhol se conheceram durante um jantar num conhecido restaurante, juntamente com o curador Henry Geldzahler. Estes dois artistas logo se encantaram, e essa foi a origem de uma relação simbiótica de mutualismo. Percebeu-se que Basquiat se beneficiou da fama de Warhol, e que Warhol foi alimentado pelo "sangue novo" trazido pelo jovem Basquiat. Por fim, Basquiat deu a Andy uma imagem rebelde que foi muito importante para a carreira de Warhol.

Retrato de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat.

Basquiat desfrutou de uma relação de grande amizade com Wahrol, bem mais velho que ele. Esta ligação foi tão forte que muitos especularam sobre uma possível união romântica entre os dois, contudo, Wahrol sempre se declarou gay enquanto Basquiat manteve várias relações amorosas, inclusive com a cantora Madonna.

A trágica história de Jean-Michel Basquiat, conhecido como Basquiat, é retratada no filme autobiográfico Basquiat - Traços de uma vida. Sua amizade com Warhol terminou abruptamente com a inesperada morte deste, o que o deixou em profundo luto. Em seguida, Basquiat caiu no vício das drogas, abusando da heroína e falecendo de overdose aos 27 anos de idade.

The Velvet Underground Band

Andy Warhol, artista plástico versátil, foi o mentor de uma das bandas de rock mais importantes dos anos 60: The Velvet Underground. Formado em 1964, o grupo foi idealizado para ser um conjunto experimental e inovador, cuja influência na música contemporânea ainda é sentida hoje. O elenco contava com Lou Reed na voz e guitarra, Sterling Morrison na guitarra, John Cale no baixo, Doug Yule (que substituiu Cale em 1968), Nico na voz, Angus MacAlise na bateria e Maureen Tucker (que substituiu Angus MacAlise).

Ao ouvir o trabalho apresentado pelos The Velvet Underground, Wahrol decidiu empresariar o grupo em 1965. Esta banda foi considerada uma das mais importantes da história do rock'n roll, sendo que Wahrol foi responsável pela icônica capa do primeiro álbum dela, contendo a banana amarela.

Capa do primeiro álbum da banda Velvet Underground.

Museu Andy Warhol

Situado em Pittsburgh, na Pennsylvania (EUA), o Museu Andy Warhol dedica-se inteiramente às obras deste renomado artista plástico. Com sete andares, é o lugar onde se concentra grande parte de seus trabalhos e também proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco da vida e obra do artista.

No museu, o primeiro andar tem exposições temporárias e a preservação do acervo. Os demais pisos são dedicados às obras produzidas nos anos iniciais, 1960, 1970 e 1980, respectivamente.

Mais sobre o assunto

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.