11 Obras Fundamentais de Leonardo da Vinci


Escrito por Sónia Cunha

Leonardo da Vinci foi um grande artista renascentista, sendo conhecido por sua talentosa pintura, escultura, arquitetura e engenharia militar. Seu nome se destacou na História graças à pintura, e a seguir apresentamos 11 de suas obras fundamentais em ordem cronológica.

1. Anunciando a Anunciação

A Anunciação é um óleo sobre madeira produzido entre os anos 1472 a 1475. Esta obra representa os primeiros passos de Leonardo na arte da pintura, embora muitos não concordem com a autoria atribuída ao artista.

O quadro de "Adoração dos Magos" foi descoberto em um mosteiro em 1867 e foi levado para a Galleria degli Uffizi, em Florença. É atribuído a Domenico Ghirlandaio, um pintor contemporâneo de Leonardo que também foi aluno na oficina de Verrocchio.

A Anunciação - 0,98 m × 2,17 m - Uffizi

Estudos e análises posteriores à obra deram fundamento à teoria de que essa pintura é um dos primeiros trabalhos de Leonardo. Uma análise mais detalhada da obra revelou que a base e a Virgem foram executadas pelo mestre Verrocchio, sugerindo que a pintura foi realizada por esses dois artistas em conjunto.

A execução do Anjo, do Tapete de Flores e do Fundo (o Mar e as Montanhas) deve ser atribuída a Leonardo da Vinci, conforme a precisão científica com que foram pintadas as asas do Anjo e a descoberta de um desenho preparatório para as mangas do mesmo, atribuído também a Leonardo.

A delicadeza do anjo contrasta com a majestade quase fria da Virgem, destacando-se o uso de claro-escuro e sfumato.

Neste momento bíblico, o anjo foi enviado para anunciar à Virgem que ela daria à luz o Messias, o Filho de Deus.

2. Ginevra de’ Benci: Um Retrato

Retrato de Ginevra de’ Benci

Entre os anos 1474 e 1476, Leonardo da Vinci pintou o retrato de Ginevra de' Benci. Esta obra é um óleo sobre madeira, que retrata Ginevra, uma jovem aristocrata de Florença, famosa por sua inteligência e admirada por seu encanto.

A jovem tem a sua cabeça enquadrada pelas folhas de um arbusto de zimbro, e ao fundo pode-se desfrutar da bonita paisagem natural.

Ginevra exibia uma expressão severa e altiva, característica das mulheres daquela época. Ela havia seguido o costume de raspar as sobrancelhas.

A obra foi encurtada, pois era originalmente maior, indo até abaixo da cintura, com a representação de suas mãos descansando no colo.

3. A Beleza da Rocha Virgem

Virgem das Rochas - 1,90 m x 1,10 m - Louvre, Paris

Cerca de 1485, a Virgem das Rochas foi criada em óleo sobre madeira. As figuras encontram-se à frente de uma gruta, envolvidas por uma bruma criada pelo sfumato, dando-lhe um aspecto surreal.

Essa obra de Leonardo é um grande exemplo do seu domínio no uso do claro-escuro e do sfumato.

Nesta pintura, temos representado o enigmático e único tema de São João em menino adorando Jesus na presença da Virgem e de um anjo.

A definição do significado desta composição não é tarefa simples, mas pode ser que o segredo esteja na expressão do gesto (que é um elemento-chave para o artista).

O anjo está apontando para São João com seu dedo indicador, como é mostrado nesta pintura e como em outras obras de arte. Esta figura exibe um gesto diferente, pois aponta na direção de São João, ao invés de para cima.

A Virgem Maria está oferecendo proteção, São João apresenta uma atitude de reverência e o Menino Jesus está abençoando.

4. O Homem de Vitrúvio

Homem Vitruviano

Aproximadamente em 1487, Leonardo desenvolveu o Homem Vitruviano, um desenho em uma folha de papel com tinta, mostrando duas figuras masculinas empilhadas, com braços e pernas separadas, contidas dentro de um círculo e um quadrado.

A famosa obra de Leonardo da Vinci, baseada na obra do arquiteto Vitruvius Pollio, é considerada um estudo das proporções, sendo a perfeita combinação entre ciência e arte. É também um dos trabalhos mais emblemáticos do artista, cientista e inventor.

5. A Dama e o Arminho

Dama com Arminho - 54 cm x 39 cm - Museu Czartoryski, Cracóvia, Polónia

Leonardo, que trabalhou para o Duque de Milão, Lodovico Sforza, retratou sua alegada amante, Cecilia Gallerani, cerca de 1489-1490, na pintura a óleo sobre madeira chamada A Dama com Arminho.

Ao longo dos séculos, o fundo original da pintura desapareceu e foi totalmente escurecido devido a diversas intervenções. Além disso, parte do vestido foi acrescentada, assim como o cabelo ao redor do queixo.

Uma investigação na pintura revelou uma porta no fundo original. Estudos mais aprofundados revelaram que Leonardo da Vinci teria mudado de ideia durante o processo de pintura e que inicialmente a posição dos braços da figura seria diferente. O arminho, entretanto, foi adicionado ao quadro posteriormente.

Diferentes versões da Dama com Arminho

Esta pintura é uma verdadeira sobrevivente. Desde que foi adquirida por um príncipe polonês em 1800, ela sofreu várias repinturas, exílio e esteve a salvo de invasões e guerras. Em 1939, após a invasão nazista, a pintura foi encontrada com uma pegada de um soldado das SS. Sua supervivência é quase um milagre.

6. A Bela Ferronière

La Belle Ferronière

O quadro La Belle Ferronière foi pintado entre 1490 e 1495. O óleo sobre madeira representa uma mulher desconhecida, que possivelmente era uma filha ou esposa de um ferreiro.

Esta obra é uma das quatro pinturas do artista, ao lado da Mona Lisa, A Dama com Arminho e do Retrato de Ginevra de’ Benci.

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7. A Ceia Final

A Última Ceia - 4,6 m x 8,8 m - refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie, Milão

Leonardo da Vinci executou a pintura mural conhecida como a Última Ceia entre 1493-1498. A obra foi criada na parede do refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie, situado na cidade de Milão.

A obra de Leonardo poderia ter lhe dado notoriedade, mas, desafortunadamente, foi pintada com uma técnica de têmpera de óleo em vez da têmpera de ovo tradicional. Como resultado, a obra começou a se deteriorar pouco depois de sua conclusão.

É quase um milagre que ainda possamos desfrutar da pintura original, uma vez que demanda um grande esforço imaginar a sua beleza e esplendor.

A pintura tem como tema a Última Ceia entre Jesus Cristo e os seus discípulos. O Salvador encontra-se claramente no centro, com um ponto de fuga no plano posterior, atrás da sua cabeça.

A cabeça de Cristo é adornada por um frontão, que se destaca como uma espécie de auréola. A arquitetura desta pintura funciona como elemento de apoio à figura central que carrega o foco principal da obra.

Ao anunciar que um dos seus discípulos o trairia, Cristo mostrou-se calmo e passivo, enquanto as figuras ao seu redor expressavam gesticulação agitada. Esse momento foi captado para que ficasse para sempre na memória.

8. Salvador do Mundo

Salvator Mundi - 45.4 cm × 65.6 cm

A obra de arte "Salvator Mundi" é uma pintura a óleo sobre tela, atribuída ao artista Leonardo da Vinci, possivelmente pintada durante o início do século XVI. Foi dito que foi produzida para o Rei Luís XII de França e sua consorte, Ana, Duquesa da Bretanha.

Entre 1763 e 1900, acreditou-se que a pintura havia sido destruída. Contudo, ela foi descoberto posteriormente, restaurada e atribuída a Leonardo. No entanto, muitos especialistas consideram essa atribuição equivocada.

Em novembro de 2017, uma obra de Leonardo foi leiloada e vendida para um comprador anônimo, estabelecendo um novo preço recorde na história da arte: 450.312.500 dólares.

Cristo, o salvador do mundo, é representado na composição com trajes tradicionais da Renascença. Segurando um globo de cristal com a mão esquerda e abençoando com a direita, Ele é mostrado como aquele que salvará a humanidade.

9. A Mona Lisa

Mona Lisa - 77 cm x 53 cm - Louvre, Paris

A Gioconda, também conhecida como Mona Lisa, é uma pintura a óleo sobre madeira criada por Leonardo entre 1503 e 1506. Esta obra de arte retrata a jovem esposa de Francesco de Giocondo, segundo o relato de Giorgio Vasari (1511-1574), pintor, arquiteto e biógrafo de vários artistas da renascença italiana.

Em 1515, Francisco I ascendeu ao trono da França, tornando-se rei até 1547. Infelizmente, em 1911, a pintura adquirida por ele foi roubada. Por sorte, foi recuperada dois anos depois, em 1913.

Incontáveis teorias e especulações cercam esta obra, mas o verdadeiro encanto não está somente no sorriso misterioso, mas na técnica empregada.

Neste retrato, Leonardo destaca a figura colocando-a em primeiro plano e pintando-a com grande nitidez. Por sua vez, a paisagem é representada de forma suave e progressivamente desfocada, fornecendo uma introdução à perspetiva atmosférica que irá influenciar tanto o Barroco quanto Velázquez mais tarde.

Koré - Escultura em Mármore - Cerca de 550-540 A.C.- 63 cm x 36 cm - Atenas

Ao olharmos para a pintura, temos a ilusão de que a figura feminina está próxima de nós, enquanto a paisagem parece se afastar. O sfumato e a perspetiva atmosférica (aérea) criam o efeito de que o olhar se perde no horizonte, onde as formas quase não se distinguem. Esta característica torna a obra realmente perfeita.

A célebre figura de Leonardo da Vinci apresenta um sorriso que pode ser notado em outros trabalhos do artista, como Santa Ana e São João Evangelista na Última Ceia. Esta expressão têm sido um símbolo de história e arte ao longo dos tempos.

O sorriso da modelo pode ter sido uma representação precisa da sua disposição. Por outro lado, foi também uma influência do sorriso arcaico da arte grega da época clássica, como o exemplo da imagem de Koré. Esta influência também se estende à arte da renascença.

10. A Virgem Maria e o Menino Jesus com Santa Ana

A Virgem e o Menino com Santa Ana

Em 1510, Leonardo criou uma pintura em óleo sobre madeira que retratava três figuras bíblicas: Santa Ana, a Virgem Maria e o menino Jesus. O menino aparece segurando um cordeiro em suas mãos.

Em frente a um fundo rochoso e sfumato, as figuras foram representadas em forma piramidal. Parte dos contornos de Santa Ana se perdem na paisagem, dificultando a identificação.

A pintura tem uma composição iconográfica comum, porém, o que a torna estranha é a posição de Maria, que está sentada no colo de Santa Ana.

11. Vida de São João Batista

São João Batista - 69 cm x 57 cm - Louvre, Paris

O óleo sobre madeira "São João Batista" é considerado a última obra de Leonardo da Vinci, criada na transição entre a Renascença e o Maneirismo, nos anos 1513 a 1516.

São João, nesta pintura, expressa o gesto de apontar o dedo indicador da mão direita para o céu - repetido frequentemente nas obras do artista -, demonstrando a importância do batismo para a salvação da alma.

Essa imagem de São João Batista é diferente de todas as outras até então, pois retrata o santo de forma magra e feroz.

Ele é representado sobre um cenário tenebroso e enigmático, com traços mais femininos que masculinos. Sua postura, revestida com uma pele de cordeiro, é carregada de sensualidade, lembrando os sátiros da mitologia grega.

A obra de Leonardo impressiona pela sua qualidade inquietante e perturbadora. O seu estilo andrógino e o domínio da técnica do claro-escuro estão presentes nesta representação de São João Batista, a qual, assim como outras figuras pintadas pelo artista, possui o característico sorriso.

Ao aceitar o convite de Francisco I para se mudar para França em 1517, Leonardo levou consigo algumas de suas obras mais famosas, como a Mona Lisa, A Virgem e o Menino com Santa Ana e curiosamente também esta pintura.

Vida de Leonardo da Vinci

Nascido em Vinci, localidade próxima à Florença, Leonardo (1452–1519) era filho ilegítimo de um notário e de uma mulher que se acredita ter sido escrava. Aos 5 anos, foi separado de sua mãe, sendo aos 14 anos admitido na oficina de Verrochio como aprendiz.

Auto-retrato de Leonardo da Vinci

Com o nome completo de Leonardo di ser Piero da Vinci, derivado de seu pai, Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci, ele passou a ser conhecido simplesmente como Leonardo da Vinci. Esta é a forma como a maioria dos historiadores e fãs se referem a ele.

Embora o nome de Michelangelo seja associado principalmente à pintura, atualmente são conhecidas apenas cerca de duas dezenas de obras atribuídas a ele, pois ele não foi um artista muito produtivo.

Com uma mente curiosa, interessado em tudo, mas sem mergulhar plenamente em nada, seu impacto na pintura e na arte é indiscutível e ainda é sentido nos dias atuais.

Para Leonardo, a pintura era a arte por excelência, pois o pintor utilizava seu intelecto para concluir suas obras, enquanto o escultor demandava esforço físico para o acabamento.

Desentendimentos entre Leonardo e Michelangelo duraram por anos devido a ideias divergentes. Michelangelo achava que a escultura era a maior forma de arte e que pintar a óleo era algo apropriado para mulheres.

Davi de Verrocchio

Leonardo frequentou a oficina de Verrochio enquanto jovem. Embora não haja nenhum retrato seu, acredita-se que a escultura de Davi de Verrochio contenha traços do jovem Leonardo, que aparentava ser muito atraente.

Em 1476, enquanto estava na oficina de Verrocchio, Leonardo foi acusado de sodomia, porém foi liberado da acusação.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.