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Escrito por Laura Aidar

O movimento estético conhecido como Nouvelle Vague surgiu na França, no final da década de cinquenta, e influenciou significativamente o cinema.

A Nouvelle Vague da França trouxe uma nova perspectiva para o audiovisual, desafiando muitos dos princípios cinematográficos da época e introduzindo novos elementos tanto na forma quanto no conteúdo. Esta revolução acabou influenciando o audiovisual em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Agnès Varda é uma cineasta de extrema importância e relevância para a Nouvelle Vague. EmboraFrançois Truffaut e Jean-Luc Godard sejam considerados seus principais nomes, ela também foi uma precursora, produzindo anos antes do movimento autoral, um cinema que seguia a mesma linha do que viria mais tarde.

A Nouvelle Vague na História

Na década de 1950, a famosa revista Cahiers du Cinéma foi fundada na França com o objetivo de realizar críticas cinematográficas. Ela contava com grandes nomes da crítica, como Eric Rohmer, Jacques Rivette, Claude Chabrol, François Truffaut e Jean-Luc Godard, que integravam seu corpo editorial.

Avaliações feitas por jovens críticos costumavam ser bem severas, acusando as obras daquela época de serem ultrapassadas, monótonas e sem inovação.

André Bazin, um dos responsáveis pela fundação da revista, desafiou os cineastas a produzirem seus próprios filmes. Foi nessa perspectiva que Claude Chabrol criou Nas garras do vício (1958), que foi amplamente reconhecido como um marco na época.

nas garras do vício nouvelle vague

Com produções inovadoras e cheias de energia, surgia então a nouvelle vague (ou "nova onda", em francês), um movimento de renovação do cinema.

O ineditismo e a importância da cineasta Agnès Varda são inegáveis. Ela produziu La Pointe Courte, em 1954, que foi considerado como precursor da nouvelle vague.

Godard e Truffaut, os ícones do movimento cinematográfico de 1959, lançaram dois filmes que alcançaram grande destaque - Acossado e Os Incompreendidos.

Explorando o Cinema Nouvelle Vague

A Importância do Cinema de Autor

Essa "nova onda" propôs várias novidades. Os criadores de cinema desejavam realçar a direção, o roteiro e o desempenho dos artistas, de modo a criar um filme autoral.

Neste cenário, surge a expressão "cinema da autor".

Explorando a Deslinearização Narrativa

A Nouvelle Vague desafiou os elementos tradicionais de linearidade na narrativa. Não houve preocupação em contar uma história de acordo com a cronologia dos acontecimentos, criando assim uma ruptura na forma de contar histórias.

"O cinema é um pensamento em movimento". Jean-Luz Godard costumava dizer que o cinema era "um pensamento em movimento".

Uma história deve ter um começo, um meio e um fim, mas não necessariamente nessa ordem.

A Importância dos Ambientes Externos

As locações externas têm sido amplamente utilizadas. A luz natural e os ambientes do cotidiano têm sido valorizados, dando um significado totalmente diferente em relação ao que era realizado antes, quando as cenas eram gravadas em espaços fechados e controlados.

Os cineastas tinham como intenção captar a pulsação da vida nas ruas, bem como os passantes e o cotidiano, utilizando-os como cenário para as tramas apresentadas.

Explorando o Cotidiano

Os temas abordados eram questionamentos corriqueiros, desafios cotidianos e reflexões triviais sobre a vida. Por isso, a atuação era fundamental, sendo destacado o improviso e a espontaneidade.

Outros temas como liberdade amorosa e sexual e pacificação pós-guerra aparecem com frequência.

Explorando novos métodos de Cinematografia

Quanto às técnicas, a nouvelle vague apresentou novos enquadramentos e movimentos de câmera, além de explorar novas formas de montagem de cenas.

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Cinematógrafos e Clássicos da Nouvelle Vague

La Pointe Courte

O primeiro filme de Agnès Varda (1928-2019) foi uma produção fora dos padrões. Uma mistura de documentário e ficção, recheada de elementos peculiares, que a tornou um dos precursores do movimento cinematográfico conhecido como nouvelle vague.

la pinte courte agnes varda

Localizada na França, a pequena vila de pescadores conhecida como Pointe Courte serviu de cenário para o filme dirigido e escrito por Agnès Varda. A diretora usou a vila para registrar o ambiente, seus personagens reais e suas nuances, bem como para dar vida à história contada.

A trama deste filme extrapola as fronteiras do convencional, abordando a história fictícia de um casal.

Claude Chabrol's 'In the Clutches of Addiction' (1958)

Muitos consideram Nas Garras do Vício - título original Le Beau Serge - como o primeiro filme a marcar o início do movimento nouvelle vague.

nas garras do vício nouvelle vague

A estreia como diretor de Claude Chabrol (1930-2010) foi realizada por ele mesmo, que já escrevia críticas de cinema para a revista Cahiers du Cinéma antes disso.

O jovem retorna à sua cidade natal à procura de sossego, mas é surpreendido pela mudança que a passagem do tempo trouxe. Uma narrativa que conta como o cenário e as pessoas mudam ao longo do tempo.

O Acossado (1959) de Jean-Luc Godard

Acossado, o primeiro filme de Jean-Luc Godard (1930-), é amplamente reconhecido como uma obra-prima cinematográfica. Realizado em 1959, o filme ainda causa surpresa por conta da inovação criada pelo diretor.

nouvelle vague acossado

O filme apresenta recursos de montagem inovadores para a época, tal como cortes e enquadramentos com objetivo estético.

O casal protagonista encena de forma única uma narrativa combinando romance e caça, falas triviais e o frenesi das ruas.

François Truffaut e o Filme "Os Incompreendidos

Em 1959, a produção de estreia do diretor François Truffaut (1932-1984), Os incompreendidos, ganhou fama como parte da icônica nouvelle vague. O filme foi tão bem recebido que Truffaut recebeu o prêmio de melhor diretor na edição do Festival de Cannes daquele ano, além de uma nomeação à Palma de Ouro.

No longa, Jean-Pierre Léaud interpreta um adolescente de 15 anos cuja relação com seus pais é complicada. A consequência disso é que ele é expulso de casa. Veja abaixo o trailer do filme.

Jacques Rivette's 'La Religieuse' (1966)

Embora Jacques Rivette (1928-2016) tenha também se originado da revista Cahiers du Cinéma, ele não alcançou o mesmo nível de sucesso que Godard e Truffaut.

a religiosa de jacques rivette

Um dos trabalhos cinematográficos mais famosos de Jacques Rivette é A religiosa, baseado na obra de Diderot. O filme oferece uma narrativa ousada e aborda temas considerados tabu pela sociedade, fazendo com que o público reflita sobre questões até então evitadas.

A obra gerou polêmica e foi censurada em alguns países. Após alguns anos, o diretor começou a exercer suas atividades na televisão.

A Nouvelle Vague e sua Influência

A nouvelle vague foi um grande marco na história cinematográfica, promovendo uma renovação no modo de narrar histórias e inspirando diversos artistas. Por isso, muitos profissionais do audiovisual buscaram na essa "nova onda" soluções criativas para o seu trabalho.

Ao longo da década de 60, o Brasil foi impactado por duas das principais tendências cinematográficas europeias: a nouvelle vague e o neo-realismo italiano. Essa influência deu origem ao movimento conhecido como "Cinema Novo". Famosos diretores brasileiros como Cacá Diegues e Glauber Rocha foram grandes nomes desta vertente.

Há grande influência da corrente francesa nos Estados Unidos. A vertente serviu como referência para diversos filmes de cineastas reconhecidos internacionalmente, tais como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Steven Spielberg e Brian de Palma.

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.