A Arte do Futuro O Futuro da Arte: Cubismo


Escrito por Laura Aidar

O Cubismo surgiu na França a partir de 1907 e teve seu fim em 1914. Trata-se de um movimento artístico de vanguarda que se destacou na história da arte.

Durante o circuito europeu, Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Fernand Léger e o escritor Guillaume Apollinaire fundaram uma nova estética, tornando-se grandes nomes da história.

O Cubismo buscou atingir um objetivismo, representando a realidade por meio de geometrização, em vez da representação comum de apenas um ângulo.

O Cubismo, que se dividiu em três fases (Cezaneano, Analítico e Sintético), revolucionou a arte praticada até então.

Explorando a História do Cubismo

Em 1907, a obra Les Demoiselles d'Avignon, idealizada por Pablo Picasso, marcou o início do Cubismo.

Les demoiselles d'Avignon

Cinco prostitutas de um bordel localizado na rua de Avignon em Barcelona podem ser vistas na tela. Seus corpos estão nus e com ângulos estilhaçados, fazendo com que elas se aproximem mais do espectador que observa a cena em um único plano.

Na tela é possível observar máscaras africanas e uma natureza morta na parte inferior, como uma forma de homenagear Paul Cézanne.

A vanguarda cubista foi influenciada pela arte africana. Os artistas exploraram culturas de outros lugares, unindo características estéticas "primitivas" e incomuns.

Allan de Botton, o teórico, declarou a respeito do quadro:

Essa obra, além de quebrar as leis da perspectiva, instaura algo nunca antes pensado na pintura que seria a multiplicidade de pontos de vista, processo em que se pode perceber o objeto simultaneamente de lado, de frente e de costas.

"Picasso é a maior imaginação que a arte já conheceu". Guillaume Apollinaire, o escritor do grupo, certa vez declarou que Pablo Picasso era a maior imaginação que a arte já conheceu. Além de Picasso, Georges Braque também foi um nome importante nessa época.

Sem ignorar os talentos de todos os tipos que se manifestam no Salon d'Automne, eu sei que o cubismo é o mais alto da arte francesa hoje.

Mais tarde, Juan Gris e Fernand Léger se juntaram ao movimento, dando assim um grande impulso à sua notoriedade.

A obra de Paul Cézanne (1839-1906) foi uma grande inspiração para Picasso. O artista pintava cenas exteriores e realizou pinturas carregadas de diversos ângulos, como Mont Sainte-Victoire Seen From Bellevue.

paul cézanne mont sainte-victoire seen from bellevue

Liderado por Pablo Picasso, um movimento tinha como objetivo suprimir o sentimentalismo e dar um olhar diferente para as imagens, como a criação de múltiplos planos e perspectivas.

Paul Cézanne, considerado o pai da arte moderna, já havia realizado o exercício anteriormente.

Os artistas investiram na destruição da forma, reunindo os fragmentos de uma maneira valente e decidida.

Explorando o Cubismo

Abordagem Multidimensional da Representação

Durante o Cubismo, a representação de apenas um ângulo foi descartada.

A arte ganhou maior variedade graças à incorporação de diferentes pontos de vista e formas geométricas, principalmente cubos e cilindros.

Os múltiplos ângulos formavam uma figura tridimensional que dava a impressão de uma escultura pintada.

A pintura possui ângulos variados, criando assim, diferentes perspectivas da cena.

Na obra Les Demoseilles D’Avignon, a mulher destacada apresenta-se de um jeito peculiar: enquanto parece estar de frente, também pode ser vista de costas, o que torna impossível definir qual a sua postura exata.

quadro As senhoritas de Avignon, de Picasso, exibe grupo de mulheres nuas em composição cubista

Descobrindo Novos Materiais

Os artistas davam vida às suas criações, recorrendo a recortes e colagens para criar pinturas-esculturas.

Os artistas se sentiam incompatíveis com o que a arte já tinha apresentado até então, e se esforçaram para criar algo novo. Para isso, eles usaram materiais diferentes para provocar reações estéticas no observador.

colagem cubista de Picasso exibindo recortes de jornal e desenho de garrafa

Picasso incorporou elementos criativos ao seu trabalho de 1913, Garrafa de Vinho Marc, Copo, Guitarra e Jornal, ao utilizar papéis e fragmentos de jornal.

Explorando a Perspectiva

em uma só imagem. Os artistas do grupo desenvolveram exercícios de geometrização da realidade, abrindo mão de uma única perspectiva. A sobreposição de planos em uma única imagem se tornou comum entre os cubistas.

O cubismo busca alcançar o máximo objetivismo, distanciando-se assim de qualquer sentimentalismo piegas.

Nesta obra, Georges Braque criou uma perspectiva fragmentada com sua tela Garrafa e Peixes (1910). Esta representação mostra os objetos dispostos de forma descontínua, com múltiplos ângulos de visão.

quadro cubista de Braque em tons de marrom e ocre exibindo garrafa e peixes

Saiba mais

Explorando o Cubismo

O Cubismo passou por três etapas principais: o Cezaneano, o Analítico e o Sintético.

O Cubismo de Cézanne (1907 a 1909)

Influenciado pela obra do pintor francês Paul Cézanne (1839-1906), o Cezaneano era a primeira fase do movimento.

Laudado por aqueles que ganharam o título de cubistas, Paul Cézanne revolucionou a arte ao desenvolver telas com diversos ângulos - um gênero que foi aprimorado por Pablo Picasso (1881 - 1973) e seus colegas de vanguarda.

No período em questão, os principais assuntos tratados foram a natureza-morta e as paisagens representadas por meio de uma geometrização um pouco suave.

No cubismo, a fragmentação foi o que motivou os pintores. Com o objetivo de criar obras com várias faces, eles examinaram vários aspectos diferentes.

Durante esse tempo, os artistas se esforçaram para simplificar a forma.

Ao dar uma olhada na tela Fruteira com Peras, de origem do período histórico em questão, você pode observar o cuidado e o carinho que o artista usou para criar esta obra.

Fruteira com Peras

Explorando o Cubismo Analítico (1909-1912)

A partir de um estudo aprofundado dos novos ângulos, o cubismo analítico passou a se debruçar sobre uma fragmentação mais intensa.

Durante essa época, os artistas basicamente usaram apenas três cores: marrom, cinza e preto. O número de tonalidades utilizadas foi muito limitado.

Nessa fase, o foco foi a desestruturação: os artistas se propuseram a desmembrar cada elemento da tela, apresentando-os em pedaços parcialmente sobrepostos.

Durante esse período, a geometrização foi vista de forma bem clara e aprofundada. A ideia por trás disso era mostrar um elemento de uma maneira única e particular, formando diferentes ângulos.

A obra Ma Jolie, de Picasso, pintada entre 1911-1912, é um exemplo do cubismo analítico, um movimento que se radicalizou até se tornar difícil de identificar. Picasso, como pai do movimento, conduziu sua criação para seus extremos.

Ma Jolie

A Estética do Cubismo Sintético (1911)

Durante a 3ª fase, os artistas começaram a introduzir elementos da vida real nas suas pinturas, tais como papel de embrulho, parede, cartões, cartolina, parafusos, areia e cordas.

Os materiais usados no dia-a-dia foram trazidos para as peças, gerando uma transformação estética. Esta mudança foi feita para criar novas sensações no público, seja por meio do tato ou da visão.

Em contraste com a fase anterior (Cubismo analítico), os artistas do período sintético buscaram criar obras que o grande público pudesse identificar. Além disso, eles também se esforçaram para introduzir um conjunto diversificado de cores em seus trabalhos. A intenção era reavivar a representação em suas obras.

Algumas pessoas consideram o cubismo sintético como um resultado da associação das duas etapas anteriores.

Uma obra-prima da época foi a escultura de um violão feita por Picasso em cartolina entre os anos de 1912 e 1914.

Guitar Picasso

O Cubismo e as Obras Notáveis de Seus Principais Artistas

Vida e Obra de Pablo Picasso (1881 - 1973)

Ao lado de Georges Braque, Pablo Picasso foi o pioneiro do movimento Cubista. Buscando criar uma nova estética, ele explorou as formas ao seu redor e criou obras únicas e inovadoras.

O pintor buscava ir além da visão literal do mundo, indo para além do que os olhos viam. Ele queria criar algo que explorasse todos os ângulos possíveis de um elemento.

O trabalho artístico de Picasso foi marcado por uma variedade enorme de estilos e técnicas. Estas foram divididas pelos críticos em diferentes fases, que abrangem desde a sua primeira etapa como artista infantil até às suas últimas obras no final da sua vida.

guernica picasso

Guernica, de Pablo Picasso, comumente reconhecida como a obra mais icônica do cubismo, foi pintada para representar os terríveis efeitos da guerra na cidade de Guernica em 26 de abril de 1937.

Com dimensões expressivas, este mural destaca a participação dos aviões alemães no bombardeio da cidade espanhola durante a guerra civil, iniciada em 1936. A obra retrata o fato histórico em preto e branco, usando formas geométricas para compor o seu conteúdo.

A Vida e a Obra de Georges Braque (1882 - 1963)

Braque foi um dos primeiros representantes do Fauvismo, tendo apresentado em 1906 no Salão Independentes obras de arte que se destacaram pela simplicidade de suas formas e pela utilização de cores primárias. Atuando na pintura e na escultura, ele foi um precursor do grupo cubista.

Braque e Picasso foram apaixonados pela exposição de Cézanne, exibida em 1907, o que os levou a fundarem o cubismo. Desde então, eles trabalharam em sintonia e desenvolveram o mesmo movimento artístico.

Picasso e Braque trabalharam juntos até 1914, mas essa parceria foi momentaneamente suspensa, pois Braque precisou partir para lutar na Primeira Guerra Mundial.

O viaduto de estaque (1908), de Georges Braque

Nesta obra de Georges Braque vemos uma paisagem rural, com elementos característicos da vida campestre, composta principalmente de dois tons.

Marcada pela geometria, O viaduto de Estaque nos oferece uma visão única das formas delineadas do telhado das casas e do próprio viaduto. Estas são as grandes protagonistas da tela.

A imagem da pintura parece estar sobreposta e foi concebida para enfatizar os diferentes ângulos da paisagem. Esta obra é característica da estética cubista.

Biografia de Juan Gris (1887 - 1927)

Juan Gris demorou a aderir ao movimento cubista, somente fazendo isso em 1912.

Contrariamente aos seus colegas, Juan dava mostras de uma certa dificuldade em criar elementos muito distanciados da realidade, de maneira que fossem difíceis de serem identificados. Ele se manteve firme, ao manter sua composição mais formal e rígida.

Ele trouxe uma nova perspectiva espacial para o grupo, abrindo novas possibilidades e caminhos.

Guitarra diante do mar, de Juan Gris (1925)

Nesta obra de Juan Gris, Guitarra diante do Mar, vemos formas geométricas em toda a tela. É possível observar elementos reais, como um pedaço de papel e uma guitarra, dividindo o foco de atenção com o horizonte. Gris é um dos expoentes do cubismo e aqui ilustra uma paisagem que tem como destaque a guitarra.

A Vida e Obra de Fernand Léger (1881 - 1955)

Após o Salão dos Independentes, que expôs algumas de suas obras marcantes como o quadro Nus na floresta, ele passou a ser conhecido em seu círculo de amizades como um cubista.

Em 1914, após ser convocado para se unir ao exército e lutar na Primeira Guerra Mundial, seu trabalho foi interrompido.

Ao regressar à sua vida cotidiana, ele recordou uma série de imagens e experiências presenciadas durante o confronto.

Nus no floresta

Léger tornou-se conhecido pelo seu uso de formas curvilíneas, produzindo contornos inéditos.

Ele foi contrário às formas retas usadas pelos fundadores do cubismo - Braque e Picasso.

A Vida e Obra de Guillaume Apollinaire (1880-1918)

Guillaume Apollinaire foi um incansável divulgador do cubismo; como um escritor e crítico de arte, ele contribuiu para que as obras deste movimento fossem exibidas em grandes eventos públicos desde o primeiro momento.

Picasso e Braques não se mostraram tão abertos em relação à sua arte, recusando-se a participar do Salão dos Independentes. Apollinaire, por outro lado, decidiu difundir a mensagem do cubismo para além de seu meio.

Guillaume era, na época, um crítico de arte reconhecido por jornais e revistas de destaque de Paris, como L'Intransigeant, Le Temps e Les Jornal.

Guillaume Apollinaire foi o responsável pela primeira publicação de elogio à obra de Picasso. Ele reuniu os trabalhos e lançou o livro Les Peintres Cubistes em 1913, o qual foi o primeiro material escrito sobre o grupo.

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.