Análise e Explicação do Filme Hereditário


Escrito por Sónia Cunha

Lançado em 2018, Hereditário é um filme de terror americano dirigido por Ari Aster que foi recebido com grande êxito pela crítica e pelo público. Apontado por muitos como um dos filmes mais arrepiantes dos últimos tempos, o longa-metragem deixou seu marco na história do gênero.

A morte da avó abala a família. Ela era uma mulher cheia de segredos, e a partir desse momento, todos passam a enfrentar acontecimentos assustadores, especialmente a neta mais nova.

Cuidado! A partir daqui, conteúdos que revelam o desfecho da história estarão presentes!

Análise do Filme Hereditário

Os espectadores ficaram chocados com o desfecho do filme e buscam respostas para tudo o que acabaram de ver.

Peter, o filho mais velho, abriu os olhos. Ele procurou por toda a casa e encontrou seu pai infelizmente morto na sala. Quando seu olhar se voltou para a mãe, ele foi surpreendido por ela, que estava sendo possuída por uma entidade maligna.

Ele resolve se esconder na casa da árvore, e lá é surpreendido por um ritual macabro, seus retratos espalhados pelo cômodo e vários desconhecidos ajoelhados. Após ver a brutal morte de sua mãe, ele desvia o olhar e, desesperado, se joga do alto, crendo que tudo não passava de um pesadelo.

Peter é coroado depois do ritual

Percebemos Peter caminhando de volta para o local, como se fosse guiado por um espírito. A escuridão do jardim revelou incontáveis pessoas, todas sem roupa, observando-o em silêncio.

“Ele é o nosso líder!” O rosto de Peter se encheu de alegria enquanto ele começou a emitir o som que Ellen, sua irmã falecida, costumava fazer. Sua avó, Ellen, com uma fotografia na parede, foi testemunha da coroação de Peter como líder do culto. Joan, outro membro do grupo, gritou: “Ele é o nosso líder!”

Charlie, você está bem agora. Você é Paimon, um dos 8 reis do Inferno.

Assim, descobrimos que Charlie é o espírito que invade o corpo de Peter. Contudo, à luz dos livros mágicos de Ellen, conseguimos encaixar as peças do enigma e compreender melhor esse ritual estranho. Em Invocações, Annie lê um trecho detalhadamente sublinhado pela mãe que fala a respeito do Rei Paimon.

livro - passagem sobre Paimon

Por anos, a idosa líder de um culto lutou para trazer de volta à Terra um espírito maligno e poderoso. Por isso, quando Charlie nasceu, Paimon foi colocado dentro dela, pois ela era vulnerável. Contudo, como não conseguia usar os seus poderes, Paimon buscava um "hospedeiro" saudável e do sexo masculino.

Os membros do culto, acreditando que o ritual lhes traria prosperidade, conspiraram juntos para concluí-lo. Nas fotografias que Annie encontrou, eles estavam radiantes de prazer com a perspectiva de um futuro repleto de honra e riqueza.

Charlie estava sendo preparada para o que estava por vir desde o começo, através dos treinamentos e encantamentos de sua avó. No princípio da história, ela descobre um bilhete de Ellen, que parece confuso. Porém, ao final da narrativa, nós damos por certo que se trata de uma confissão.

Bilhete da avó com confissão

Ellen planejou tudo isso há muitos anos e, ciente da fatalidade, pediu desculpas por tudo o que não contou. Ela acredita que "o sacrifício será pequeno em vista da recompensa" e contou com o empenho de seus seguidores para colocar o plano em ação.

De acordo com o diretor do longa-metragem Ari Aster, o final devastador é uma questão de perspectiva.

Em última análise, o filme é uma história de sucesso do ponto de vista da avó e do seu covil de bruxas.

Explorando os Principais Temas e Simbologias

Depois de assistirmos o desfecho, somos capazes de elucidar o enredo misterioso de Hereditário. Durante toda a exibição, o público se pergunta incessantemente acerca da maldição que causa o terror à família e qual poderia ser a origem daqueles horripilantes acontecimentos.

Nosso ponto de vista se aproxima dos protagonistas da trama, que observam cenas cada vez mais desconcertantes, sem entender o motivo por trás delas. Annie, a mãe, se comporta de forma estranha, o que nos faz desconfiar dela.

Assim, o filme é visto através dos olhos de aqueles que são destinados ao sacrifício, indo para um ápice trágico sem nem mesmo perceberem isso.

Contudo, o filme de Ari Aster possui inúmeras dicas e símbolos que merecem uma análise cuidadosa.

Livre-Arbítrio x Destino: Uma Discussão Central

Hereditário nos mostra uma tragédia inevitável, questionando nossa capacidade de escolher nosso destino. O filme reflete sobre a nossa liberdade e sua limitação em controlar o próprio caminho.

Em sua aula de literatura, Peter e os demais alunos estudam as peças trágicas da Antiguidade, usando como exemplo o semideus Héracles. Discutem sobre como a arrogância dele o levou a acreditar que poderia controlar seu próprio destino. Ao fim, a conclusão é de que talvez seja essa a maior tragédia de todas: os heróis não têm o poder de escolher o que ocorrerá no futuro.

Miniaturas e Annie

A história sugere que as personagens são meras marionetes do destino, algo reforçado pelas miniaturas que Annie cria para simbolizar todos eles.

Enquanto Charlie estava na escola, um pombo bateu na janela da sala e caiu no chão. A garota foi atrás do animal e, depois de cortar sua cabeça, guardou-a no bolso. O gesto serviu como um sinal muito triste para a tragédia que estava por vir.

Ela desenhou o pombo com uma coroa na cabeça, mostrando que ela entende o seu destino e como irá reencarnar depois.

Charlie vê o fantasma da avó.

Após alguns dias, Peter foi a uma festa, mas sua mãe o obrigou a levar sua irmã, apesar da objeção de ambos. Durante a volta, o veículo do garoto bateu e a irmã foi instantaneamente decapitada.

Annie, desesperada com a morte de Charlie, busca todas as maneiras de trazê-la de volta. É assim que ela conhece Joan e se aprofunda nos rituais de invocação de espíritos dela.

Ao perceber que as coisas pioravam, a protagonista decidiu deixar de lado as atividades paranormais, e pediu para o marido queimar o caderno onde a filha costumava desenhar. Mesmo assim, a resistência a maldição se mostrou inútil e o parceiro acabou falecendo.

Traumas e Complexidades nos Laços Familiares

No início do filme, o comportamento de Charlie parece anormal, devido à morte da avó. No entanto, por trás do que parecia ser uma reação ao luto, há um mal ancestral herdado pela família.

Família na mesa do jantar

No discurso de Annie durante o velório, fica claro que ela não mantinha uma relação próxima e amorosa com a mãe. Pelo contrário, torna-se óbvio que Ellen era uma mulher repleta de mistério, com a qual Annie se manteve distante ao longo da vida.

Numa sessão de grupo de apoio para aqueles que sofreram a perda de um familiar, ela revelou que a sua mãe era controladora e só reapareceu na vida dela com o nascimento da sua neta.

Durante um pesadelo a protagonista revela que jamais desejou ser mãe e tentou abortar Peter diversas vezes, no entanto foi obrigada por Ellen a prosseguir com a gravidez.

Annie em pânico

Annie ficava cada vez mais consciente da verdade que seus poderes ocultos lhe haviam imposto durante seus episódios de sonambulismo. Isto explica a sua tentativa de incendiar o quarto de Peter e Charlie, anos antes, num gesto de tentar protegê-los. Em desespero, ela gritou: "Eu estava tentando salvar vocês!"

No início da história, a neta menciona que sua avó desejava que ela tivesse nascido menino. Mais tarde, quando Annie conta sua história em um grupo de apoio, ela menciona que teve um irmão, Charles, que infelizmente cometeu suicídio. Ele era classificado como esquizofrênico e acreditava que sua mãe estava tentando colocar outras pessoas dentro de seu corpo.

Após toda a investigação, chegamos à conclusão de que Charles tinha dito a verdade. Ele havia sido o primeiro sujeito a participar das experiências sinistras de sua mãe, visando invocar o espírito de Paimon.

Sem contato com Peter na infância, Ellen esperou a chegada da neta para ter a oportunidade de voltar a interagir com ele.

Investigação sobre o Desaparecimento de Peter e seu Possível Vínculo com o Culto

Através da história, tem-se a clara percepção de que os personagens estão sendo vigiados e, inclusive, perseguidos, por alguma força desconhecida e aparentemente invisível.

No entanto, os membros do culto estão presentes desde o início, representando o perigo latente: eles aparecem no velório em grande número para se despedir.

Colar do culto

Pelas figuras esquisitas com colares dourados com um símbolo misterioso, que também era usado por Ellen, a família toda é assombrada nos momentos menos esperados. Estas figuras estão presentes em todos os aspectos da vida cotidiana.

Os personagens anônimos têm o objetivo de enterrar o corpo de Ellen e ocultá-lo no sótão da casa sete dias após a sua morte. Eles se deslocam pelo local, deixando sinais místicos, como triângulos e inscrições nas paredes.

O acidente fatal que vitimou Charlie provocou ainda um culto. Annie, desesperada e frágil, conseguiu aproximar-se da família. Joan, que supostamente participava de um grupo de apoio para pessoas em luto, começou a ser amiga da mãe abalada e fingiu estar ajudando-a.

Joan e Annie

Alegando que descobriu uma maneira de contatar seu filho e neto que supostamente tinha perdido, Joan convence a protagonista a realizar o ritual de invocação, sem que ela tenha consciência disso.

Depois da trágica morte da irmã, Peter entra em um estado quase catatônico, tendo ataques de pânico e asfixia, além de alucinar com o seu próprio reflexo. Aproveitando-se da manipulação e da falsa empatia, ela convence a mãe de Peter a invocar o espírito para dentro de casa.

Peter deitado na cama

Ele começa a ouvir o som habituado de Charlie, como se ela o estivesse perseguindo. O ritual está quase no fim quando o jovem ouve Joan, ordenando-lhe que saia de seu próprio corpo. Ele é então expulso.

Após se tornar o "hospedeiro" de Paimon, a alma do indivíduo é engolida pelo vazio.

Informações Técnicas do Filme

Título Revisado

é um filme brasileiro de 2019 baseado na história de um grupo de pessoas que descobrem que algo misterioso e maligno corre na sua família. O filme conta com uma trama envolvente e intensa que aborda temas como herança, origem e destino. Hereditary (no Brasil) é um filme de 2019 que explora os temas de herança, origem e destino. A trama conta a história de um grupo de pessoas que descobrem que há algo misterioso e maligno na sua família. Esta obra traz uma narrativa envolvente e intensa.

2 horas e 6 minutos

Atores como Toni Collette, Alex Wolff, Milly Shapiro, Ann Dowd e Gabriel Byrne são alguns dos talentosos artistas desta produção.

Aprenda mais

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.