8 Gêneros Cinematográficos e Seus Respectivos Exemplos


Escrito por Carolina Marcello

O cinema é uma das mais celebradas formas de arte no mundo. Com numerosos gêneros à escolha, há para todos os gostos e cada um leva ao público sensações únicas.

A indústria cinematográfica desenvolveu essas categorias de modo a simplificar processos envolvendo a produção, distribuição e avaliação de filmes.

Ao conhecermos diversos estilos, podemos escolher aquelas histórias que mais reflitam nossa personalidade, ou qualquer estado de humor que estamos vivendo. Assim, podemos aproveitar ao máximo as narrativas que mais se encaixam em nossos gostos e desejos.

No cinema norte-americano, a divisão de gêneros é mais marcada do que em outras partes do mundo, no entanto, também existem alguns títulos que mesclam mais de um gênero. Por exemplo, as chamadas comédias românticas e filmes de ação e aventura.

1. Agir

O gênero ação é muito popular. Com uma narrativa bem desenvolvida, ele apresenta um embate entre o protagonista e o antagonista.

O cinema de ação apresenta cenas dinâmicas em pouco tempo, despertando interesse nos espectadores. Devido às cenas perigosas, é necessário o uso de dublês. Além disso, os efeitos especiais também são bem presentes.

Lançado em 2015, Mad Max: A estrada da fúria, dirigido por George Miller, é um clássico filme de ação e parte da franquia Mad Max. A trama se passa em um contexto pós-apocalíptico com escassez de água e combustível, onde um grupo de guerrilheiros luta para sobreviver.

cena do filme Mad Max

2. Rir e Se Divertir com a Comédia

Desde a primeira ficção produzida - O regador regado, dos irmãos Lumière, exibida em 1895 - a comédia tem sido considerada a primeira categoria de filme surgida no cinema. Esta produção marcou o início de um novo estilo de entretenimento.

Com uma abordagem humorística, essas narrativas têm o objetivo de divertir o público com piadas irresistíveis que o surpreendem, mesmo que ele espere por elas.

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), do espanhol Pedro Almodóvar, é um clássico exemplo. A trama mostra um grupo de mulheres que lutam para resolver seus problemas amorosos e de polícia de formas inusitadas.

cena de Mulheres à beira de um ataque de nervos

Conteúdo interessante

3. Um drama emocionante

No gênero dramático, as narrativas costumam ser mais ricas e profundas, conduzindo o público a acompanhar a evolução emocional do personagem principal e vivenciar seus dramas.

Os planos fechados são frequentemente usados em cenas comoventes, a fim de destacar as expressões dos atores e aumentar a conexão e a proximidade dos espectadores.

Central do Brasil (1998), de Walter Salles, é um premiado filme brasileiro de drama que narra a história de Dora, uma professora aposentada solitária, e Josué, um menino que acabou de perder a mãe. Estes personagens se unem e embarcam em uma jornada pelo sertão nordestino em busca do pai do menino.

cena de filme Central do Brasil

4. Um Amor para Recordar

Ao assistir a filmes de romance, é inevitável não suspirar. O tema central aqui é o amor entre dois indivíduos ou o desejo de encontrar o amor.

Muitas histórias costumam ser leves e inspiradoras, oferecendo ao leitor um final feliz. No entanto, não há uma regra que obrigue o autor a seguir esse caminho; por vezes, essas narrativas podem não ter um desfecho satisfatório.

Em muitos filmes, há momentos cômicos que os enquadram como "comédias-românticas".

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) é um filme de grande sucesso de bilheteria, que conquistou uma legião de fãs e se tornou cult. Produto de Jean-Pierre Jeunet, ele mostra a trajetória de Amelie, uma jovem tímida e curiosa que encontra o amor de uma maneira incomum.

cena de filme O fabuloso destino de Amelie Poulain

5. Explorando a Beleza do Documentário

Os documentários são filmes cujo objetivo é mostrar aspectos verídicos da vida, retratando um pedaço específico da realidade sob um determinado olhar.

Hoje em dia, existe um híbrido entre ficção e realidade conhecido como "docudrama". Embora a maioria dos documentários seja de não-ficção, esses docudramas misturam os dois tipos de conteúdo.

Geralmente, as discussões envolvem tópicos relevantes para a sociedade, o que geralmente resulta em críticas e análises a respeito de um assunto social.

Produções que possuem uma estrutura pré-definida, no entanto, precisam lidar com o acaso, pois são construídas durante o processo, levando em conta a participação e as reações das pessoas envolvidas.

O filme de documentário Nostalgia da luz, de Patricio Guzmán, foi vencedor de importantes premiações, como o festival de Cannes de 2010. O deserto do Atacama é o cenário de partida para criar um elo entre assuntos aparentemente desconectados, como o universo e os desaparecidos durante a ditadura de Pinochet. Vale a pena ser visto.

cena do documentário Nostalgia da luz

6. Mistério e Suspense

Suspense, também conhecido como "thriller", é a categoria de filmes que incita fortemente variadas emoções, como ansiedade, tensão, medo e agitação. Um bom suspense também levanta dúvidas na mente do espectador, que o mantém no limite até o final.

Nestas histórias mais assustadoras, o protagonista encontra-se em uma posição de risco, sem sequer imaginar o que está por vir.

O gênero cinematográfico que provoca no público um estado emocional de aflição tem uma ligação com o terror.

Alfred Hitchcock, britânico, entrou para a história do cinema com suas produções icônicas de suspense. Muitas delas são consideradas obras-primas até hoje.

O filme Psicose (1960) é um dos mais famosos da época. Conta a história de Marion Crane, uma jovem que, numa noite de tempestade, busca abrigo em um antigo hotel, sem saber o que a espera.

cena clássica do filme Psicose

7. Aterrorizante

Existem aqueles que adoram e aqueles que detestam este gênero. Isto porque seu propósito é estimular sentimentos ruins entre o público, causando medo e provocando diversos sustos durante a trama.

Muitos filmes de terror apresentam temas macabros e mistérios sobrenaturais, como a aparição de entidades malignas.

O campo literário do terror é muito produtivo para quem produz esse tipo de trama, muitas adaptações de obras famosas já foram feitas ao longo dos anos, como o livro Carrie, a Estranha, escrito por Stephen King em 1974.

Em 1976, Brian De Palma dirigiu a versão cinematográfica de 'Carrie'. Esta trama conta a história de uma jovem que, após ser constantemente humilhada na escola e em casa, descobre forças mágicas que lhe permitirão vingar-se de todos os seus algozes.

cena de filme Carrie, a estranha, de 1976

8. Aventuras na Ciência Ficção

Categoria literária, a ficção científica, também conhecida como sci-fi, é caracterizada por obras que usam a ciência como fonte para construir uma narrativa muitas vezes "fantástica" e especulativa.

No gênero da ficção científica, são abordadas tramas ligadas a seres extraterrestres, viagens espaciais, inteligência artificial, mundos paralelos e outras narrativas de cunho fantástico.

Matrix (1999), dirigido pelas irmãs norte-americanas Lily e Lana Wachowski, é um filme que marcou época.

No filme, é mostrado um futuro distópico com dois diferentes "mundos". Um é apenas uma ilusão, onde a humanidade está condicionada, enquanto o outro é a verdadeira realidade.

cena de Matrix, com Keanu Reaves

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.