Os 23 Maiores Filmes de Drama de Todos os Tempos


Escrito por Rebeca Fuks

Quem é fã de emoções intensas deve dar uma olhada nos filmes dramáticos, pois eles permitem que os telespectadores se identifiquem com a trama e entendam o que as personagens estão passando.

O cinema desse gênero costuma apresentar histórias que abordam questões existenciais, provocando emoções intensas nos espectadores.

1. Favorito de 2019: A Favorita

Cena de filme A favorita

Yórgos Lánthimos, um cineasta grego, dirigiu A Favorita, um filme de época. Estrelado por Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone como principais personagens, o longa é um grande sucesso.

Com lançamento em 2019, o drama é considerado um dos melhores de todos os tempos, devido a sua trama incisiva e comovente, somadas à talentosa atuação da vencedora do Oscar de melhor atriz, Colman.

A história, ambientada no século XVIII na Inglaterra, apresenta a rainha Ana debilitada pela doença crônica que a afeta. Nesse contexto, duas mulheres disputam a atenção e influência da soberana no reino.

Assista no Telecine Play! O serviço oferece uma grande variedade de títulos para você curtir. Desde filmes clássicos e longas-metragens até as séries do momento, tudo está à disposição com o Telecine Play. Aproveite para passar os seus momentos de lazer da melhor maneira possível! Aproveite o seu tempo livre com o Telecine Play! Aqui você encontrará um amplo acervo de títulos, desde clássicos até as obras mais recentes. Séries, filmes e documentários, tudo para você curtir com qualidade e comodidade. Não perca a chance de passar bons momentos de lazer!

2. A Odisséia de Nomadland (2021)

Cena do filme Nomadland

Lançado em 2021, este filme apresenta uma proposta inovadora. A narrativa é ficcional e conta com atores experientes, mas também tem a presença de personagens "reais". Estes não-atores fazem parte do contexto abordado e interpretam papéis baseados na própria experiência.

Com a direção da chinesa Chloé Zhao, "Nomadland" foi lançado no início de 2021. O filme mostra a difícil e, ao mesmo tempo, livre realidade das pessoas que vivem em trailers nos Estados Unidos.

A viúva de Frances McDormand escolhe enfrentar o luto de maneira nômade. Ela tem momentos memoráveis ao longo da jornada, onde conhece e interage com outras pessoas.

Um filme vencedor de Oscar que recebeu o prêmio de Melhor Filme e Melhor Atriz.

Assista a Star Plus! Esta emissora oferece entretenimento emocionante, entre séries, filmes e muito mais.

3. A Estação Central do Brasil (1998)

Central do Brasil, realizado em 1998 por Walter Salles em conjunto com a França, foi um dos mais emocionantes e bem-sucedidos filmes brasileiros. Foi muito aclamado pela crítica e levou muitos prêmios para casa.

Fernanda Montenegro, Marília Pêra e o jovem estreante Vinícius de Oliveira compõem o elenco de peso.

O filme recebeu muito elogios tanto do público quanto da crítica, sendo aclamado como um verdadeiro êxito cinematográfico nacional. Sua qualidade foi reconhecida com indicações ao Oscar e também com o prêmio no Globo de Ouro.

No Rio de Janeiro, no Brasil, a história começa na Estação Central de Trem. Dora, uma mulher amargurada, tem como meio de subsistência a escrita de cartas para aqueles que não sabem ler.

Quando a vida colocou Josué em seu caminho, ele estava a lutar com a perda de sua mãe. Juntos, eles iniciaram uma aventura pelo Brasil para encontrar o pai do menino.

Esta obra criada há muito tempo é considerada um clássico, que ilustra a vida de brasileiros de maneira humana e comovente.

Assista ao Globoplay

4. Daniel Blake: Eu (2016)”

Daniel Blake, um filme co-produzido pelo Reino Unido, França e Bélgica, estreou em 2016 sob a direção do cineasta britânico Ken Loach.

Dave Johns interpreta a personagem Daniel Blake, um senhor de 59 anos. Após passar por algumas complicações de saúde, seu médico lhe aconselhou a se afastar do trabalho.

Apesar dos esforços, Daniel não recebe a autorização do emprego para se afastar e não tem acesso ao benefício financeiro. Isso o impulsiona a seguir em uma jornada em busca de seus direitos.

O filme foi um grande sucesso de bilheteria no Reino Unido, sendo alçado ao topo dos rankings. Ainda, o longa-metragem recebeu o reconhecimento máximo do Festival de Cannes, vencendo a Palma de Ouro.

Assistir a Netflix: Onde?

5. Esperando por um Milagre (1999)

Cena de filme Á espera de um milagre

Dirigida por Frank Darabont, À Espera de um Milagre é uma produção norte-americana de 1999 que mescla os gêneros drama, policial e fantasia. Ela é baseada no livro homônimo de Stephen King.

Tom Hanks é o ator principal de 'The Green Mile', que apresenta a história de Paul Edgecomb, ex-empregado de uma prisão. Edgecomb acompanhou presos que estavam prontos para serem condenados à morte, e viu acontecimentos improváveis e incríveis durante esse tempo.

A trama tem o poder de trazer à tona a empatia do público e oferecer uma profunda experiência emocional.

O longa foi elogiado por críticos, tendo recebido inúmeras indicações ao Oscar e prêmios de destaque.

e YouTube Você pode assistir este filme nos seguintes serviços: Google Play Filmes e YouTube.

6. Fritura de Tomates Verdes (1991)

A famosa produção norte-americana Tomates Verdes Fritos, dirigida por Jon Avnet e lançada na década de 90, foi um sucesso. Desfrutando de um caráter dramático e por vezes bem humorado, a obra conquistou o coração de muitos telespectadores.

Ninny, uma senhora que vive em um lar de idosos, conta sua história. Ela faz amizade com Evelyn, uma dona de casa que está passando por um momento difícil em seu casamento.

Esta narrativa trata de diferentes temas sensíveis, como a despedida de um ser amado e a violência de gênero. No entanto, o foco principal é exaltar a união entre mulheres, também conhecida como sororidade.

Você pode assistir ao filme no Google Play Filmes.

7. A Narrativa de um Casamento (2019)

Em 2019, Noah Baumbach dirigiu a produção da Netflix, História de um casamento, com Adam Driver e Scarlett Johansson nos papéis principais de Nicole e Charlie. A trama e a performance dos atores descrevem a dificuldade de uma separação.

Neste filme, vemos o lado positivo e o negativo de um divórcio, que era inicialmente planejado para ser um acordo amigável, sem a necessidade de contar com advogados. No entanto, com o ambiente complicado e a carga emocional, as coisas não seguem de acordo com o previsto.

Neste filme, vemos a calma desintegração de um relacionamento amoroso, que outrora fora importante para ambos. Eles, ainda assim, devem encontrar um meio de manter um vínculo de amizade para criar seu filho de modo cooperativo.

Ela foi indicada a prêmios importantes em diferentes categorias, e foi vencedora do Oscar e do Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante.

Assistir na Netflix: Onde?

8. Dançando na Escuridão (2000)

Cena de filme Dançando no Escuro

Se prepare para se emocionar com o drama musical Dançando no Escuro, lançado em 2000. Björk, a grande estrela dessa produção, nos oferece uma apresentação carregada de sensibilidade e interpretação, que certamente fará você chorar.

Lars von Trier, cineasta dinamarquês de renome, é responsável pela direção de Selma, filme que conta a história de uma imigrante tcheca que vive na pobreza nos Estados Unidos na década de 1960. Ela tem um único filho.

Selma trabalha arduamente na fábrica para guardar dinheiro necessário para a cirurgia de seu filho, pois teme que ele desenvolva a mesma condição visual que ela. Ao longo de sua vida, o problema de visão de Selma só tende a piorar. Ela luta para evitar que seu filho enfrente o mesmo destino.

A protagonista enfrenta momentos difíceis durante sua vida, caracterizados por alucinações em que pessoas cantam e dançam coreografias. As músicas dessa cenário são da icônica cantora e compositora Björk.

O longa-metragem foi tão bem-sucedido que foi indicado e premiado com a honrosa Palma de Ouro, e é lembrado como um dos mais tristes e impactantes filmes de todos os tempos.

9. As Mariposas Falam: Um Filme de 1999

Cena do filme A língua das mariposas que exibe um grupo de crianças com um professor idoso

O filme espanhol "Mariposas" foi lançado em 1999, dirigido por José Luiz Cuerda e conta com o nome original de "La lengua de las mariposas".

No interior da Espanha, na década de 1930, o cenário era de tensão à medida que se aproximava a Guerra Civil Espanhola.

Nesta história, Mocho tem a oportunidade de conviver com o professor Don Gregório, um homem de espírito amável e atencioso. A sua didática ensina aos alunos a importância de respeitar os outros. Don Gregório adota a democracia, como também os pais do garoto.

Na pequena cidade, os dias eram tranquilos e as pessoas viviam tranquilamente, até que o fascismo invadiu as ruas. A vida do menino, então, mudou drasticamente.

Esta é uma história emocionante que aborda questões políticas e sociais através do olhar inocente e sensível de uma criança.

10. Retornar (2006)

Pedro Almodóvar, espanhol conhecido por seus filmes dramáticos e intensos, assina o longa-metragem Volver.

Em 2006, foi lançada a produção que mostra a vida de Raimunda (Penélope Cruz), uma mulher que precisa trabalhar em vários empregos para sustentar sua filha adolescente, enquanto enfrenta os problemas de alcoolismo do marido e os abusos que a garota sofre. A trama também acompanha outras personagens femininas da família de Raimunda e atrai o público com seus segredos e intrigas.

A atmosfera vibrante e colorida que marca o cinema de Almodóvar é retratada nesta obra genial que aborda temas como perdão e a confiança entre mulheres.

O filme foi muito bem recebido pelos críticos e o público, o que o levou a ser exibido em diversos festivais e a concorrer a prêmios.

"O Google Play Filmes é o lugar para assistir."

11. Liberdade - Um Sonho Vivido (1994)

cena de filme Um sonho de liberdade

Em 1994, o cineasta Frank Darabont dirigiu a produção "The Shawshank Redemption", que foi baseada em uma obra do renomado escritor Stephen King. A obra, intitulada "Um sonho de liberdade", foi uma grande sensação nos cinemas.

No filme, acompanhamos a jornada de Andy Dufresne, um jovem banqueiro que é injustamente condenado à prisão pelo resto de sua vida por acusações de homicídio de sua esposa e amante.

Na Penitenciária Estadual de Shawshank, Andy Davies se aproxima de Ellis Boyd "Red" Redding (Morgan Freeman), um contrabandista que, igualmente, está cumprindo prisão perpétua. Ambos se tornam grandes amigos.

Embora o filme não tivesse sucesso nas bilheterias na época de seu lançamento, o público e a crítica o receberam positivamente e, como resultado, ele foi indicado a sete categorias do Oscar e também ao Globo de Ouro.

Esse filme é reconhecido como um dos mais significativos da sua geração e tem destaque entre o público como um dos melhores dramas já produzidos.

, Netflix, Amazon Prime Video Você pode assistir a isso em: Google Play Filmes, Netflix, Amazon Prime Video.

12. Escravidão: 12 Anos (2013)

Em 2013, a direção de Steve McQueen rendeu 12 anos de escravidão, fruto de uma co-produção entre EUA, Reino Unido e Luxemburgo.

Inspirado na autobiografia de Solomon Northup, o filme conta a história real de um negro liberto nos Estados Unidos do século XIX que, infelizmente, foi raptado e escravizado por mais de uma década.

O longa produzido teve uma reação muito positiva do público e foi aclamado pela crítica. Os prêmios que recebeu foram muitos, incluindo os três Oscars em que foi indicado para melhor filme.

Você pode assistir na Google Play Filmes.

Artigos semelhantes

13. A História de um Pianista: O Filme (2003)

O filme de 2003 do célebre cineasta polonês Roman Polanski, O pianista, é uma parceria entre França, Alemanha, Reino Unido e Polônia.

No final da década de 30, Władysław Szpilman, um pianista judeu da Polônia, testemunhou a invasão de seu país e o início da Segunda Guerra Mundial.

"Władysław: A história de como Ele Enfrentou a Guerra" é baseada no livro autobiográfico de Władysław. É uma narrativa impressionante de como ele precisou resistir a humilhações e torturas para conseguir fugir da guerra, se escondendo em prédios arruinados da cidade.

O filme foi indicado em sete categorias para o Oscar e conquistou três delas. Além disso, foi reconhecido em diversos festivais de cinema como uma obra prima do gênero dramático.

Você pode assistir no Prime Vídeo.

14. A Incompreensão dos Anos 1959

cena do filme Os incompreendidos

O drama cult de 1959, assinado pelo celebrado cineasta François Truffaut, é um filme francês.

O filme "Os 400 Golpes" tem a duração de 99 minutos e conta a história de Antoine Doinel, um adolescente de 14 anos que enfrenta dificuldades na escola, rebelde diante da rigidez e do autoritarismo de seus pais.

O filme, que foi indicado ao Oscar e vencedor do Festival de Cannes, se ergueu como um dos clássicos do cinema francês e é um exemplo perfeito do estilo cinematográfico desenvolvido nos anos 60, a nouvelle vague.

Assista ao Telecineplay

15. Motorista de Táxi (1976)

Em 1976, a produção norte-americana dirigida por Martin Scorcese contou com Robert De Niro no papel principal, sendo uma das suas melhores interpretações.

Travis Bickle, ex-soldado da Guerra do Vietnã, tem 26 anos e vive solitariamente em Nova York. O retorno à vida civil não foi nada fácil para ele, tendo se tornado um homem profundamente desequilibrado.

Travis, que sofre de insônia, decide trabalhar como motorista de taxi durante a noite. Ele percorre as ruas da cidade, presenciando injustiças e tomando decisões provocativas que geram controvérsias.

A exibição do longa-metragem foi vista com admiração pelos críticos, e recebeu indicação ao Oscar e o prêmio de Palma de Ouro no Festival de Cannes.

, Netflix e Amazon Prime Video Os seguintes locais são opções para assistir: Google Play Filmes, Netflix e Amazon Prime Video.

16. Paris, Texas: O Ano de 1984

Paris, Texas, um filme co-produzido entre França e Alemanha, foi lançado em 1984 e foi assinado por Wim Wenders, que se destacou na carreira do reconhecido cineasta alemão.

O protagonista Travis sofreu uma perda de memória e, consequentemente, ficou preso em um hospital psiquiátrico por quatro anos. Foi somente quando seu irmão o descobriu que ele foi libertado.

Ao chegar à casa do irmão, Travis reencontra o filho, que havia sido abandonado pela mãe. Então, os dois unem forças e empreendem uma jornada pelo deserto do Texas, com o objetivo de localizar Jane, a mãe do garoto.

"O filme foi um dos maiores sucessos dos anos 80, conquistando a Palma de Ouro em Cannes e muitos outros prêmios internacionais."

17. Café de Bagdá (1988)

Cena do filme Bagdad Café exibe duas mulheres em paisagem desértica

Com seu lançamento em 1988, o filme Bagdad Cafe (originalmente intitulado Out of Rosenheim) do cineasta alemão Percy Adlon recebeu aclamação tanto do público quanto da crítica e se tornou um filme cult devido à sua abordagem sensível e artística.

Jasmin Münchgstettner, alemã, teve uma briga com o marido enquanto viajavam a Las Vegas. Resolvendo não ficar com ele, ela saltou do carro e saiu de lá, sem que ele olhasse para trás.

Jasmim começou sua aventura ao caminhar pela estrada empoeirada até chegar ao Bagdad Cafe. Uma pequena e mal cuidada estrutura à beira do caminho, que abrigava Brenda e outras pessoas com vidas complicadas. E foi através da presença de Jasmim naquele lugar que a vida de cada um ali, assim como a sua própria, começou a mudar para melhor.

A trilha sonora do filme é fascinante, principalmente a canção Calling You, de Jevetta Steele.

Você pode ver Prime Video. Esta plataforma de streaming está disponível para uso no computador, tablet, smartphone e muitos outros dispositivos. Oferece aos usuários uma vasta gama de filmes, programas de TV e outros conteúdos para serem desfrutados. Se você quiser desfrutar de filmes, programas de TV e outros conteúdos, então Prime Video é a melhor opção. Esta plataforma de streaming está disponível para computadores, tablets, smartphones e vários outros dispositivos, permitindo que usuários explorem uma grande variedade de conteúdos.

18. Um Estranho no Lar (1975)

Cena de filme Um estranho no ninho exibe Jack Nicholson

Milos Forman dirigiu o filme Um estranho no ninho em 1975, com base no livro homônimo de 1962 escrito por Ken Kesey. O título original é One Flew Over the Cuckoo's Nest.

Randall McMurphy (Jack Nicholson) é o protagonista da história. Preso, ele finge ter problemas psicológicos para evitar o trabalho forçado e acaba cumprindo pena em uma instituição psiquiátrica. Porém, seu percurso nessa instituição não é nada fácil.

A produção foi muito bem recebida e indicada a nove categorias no Oscar de 1976, vencendo em cinco delas. Além disso, teve muitos prêmios no Globo de Ouro.

Você pode visualizar o filme no Google Play Filmes.

19. Visões Invisíveis: Uma Jornada em 2019

Karim Aïnouz é o diretor de um drama brasileiro de 2019 que vem fascinando o público: A vida invisível.

No filme, baseado no livro A vida invisível de Eurídice Gusmão, da pernambucana Martha Batalha, ambientado na década de 50, vemos a história de duas irmãs que, infelizmente, se vêem separadas devido às ações do machismo e opressão.

Esta narrativa emocionante toca em temas delicados como a violência psicológica, a violência sexual no casamento, a maternidade e a amizade entre mulheres, bem como o amor entre irmãs.

O filme foi extremamente bem recebido pelo público e chegou a se tornar indicado ao prêmio mais desejado da indústria cinematográfica: o Oscar de 2020.

. Onde assistir: Telecine Play e o Google Play Filmes são as plataformas disponíveis para visualização.

20. O Impacto de 'Machuca' (2004)

cena de filme Machuca exibe crianças em um protesto

Andrés Wood, cineasta chileno, lançou o longa-metragem Machuca em 2004.

Na década de 70, em Santiago do Chile, Pedro Machuca e Gonzalo desenvolvem uma relação próxima, apesar de suas diferentes classes sociais. Pedro, um garoto de origem humilde, consegue uma vaga em um colégio de elite, onde faz amizade com Gonzalo, e a amizade entre os dois é fortalecida, mesmo com o abismo social que os separa.

O filme aborda o trágico passado da ditadura militar chilena, desde a transição do governo de Allende para Pinochet, através de uma narrativa comovente, com um olhar infantil.

Venceu inúmeros prêmios e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

21. Explorando as Profundezas do Mar: 'Mar Adentro' (2004)

Mar Adentro, do diretor chileno-espanhol Alejandro Amenábar, é um filme emocionante e sensível que aborda o tema da vida e o direito de escolha.

Em 2004 foi lançado um filme que contava a história real de Ramón Sampedro e sua luta pelo direito à eutanásia.

Após um acidente trágico, Ramón se tornou tetraplégico. Desde então, passou toda a vida à procura de um meio de deixar este mundo de forma digna.

O filme foi tão bem-sucedido que obteve o Oscar de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

22. Paradiso do Cinema (1988)

Cena de filme Cinema Paradiso exibe menino olhando negativos de cinema

O filme "Nuovo Cinema Paradiso" é uma co-produção entre a França e a Itália de 1988, como é conhecido originalmente.

Dirigido por Giuseppe Tornatore, este filme provou ser uma linda homenagem à arte do cinema. Sucesso entre o público e a crítica, foi premiado com o Oscar, Globo de Ouro e Festival de Cannes.

Ao ouvir que Alfredo faleceu, as memórias de Salvatore Di Vita, um cineasta renomado, tomaram conta.

Alfredo foi uma figura importante na infância do garoto e os dois se tornaram amigos. O projetista era responsável pelo cinema da cidade e foi a principal fonte de inspiração para o garoto que desenvolveu um grande amor pelo cinema.

23. Horas (2002)

Cena de As horas exibe Nicole Kidman

Dirigida por Stephen Daldry, "As Horas" foi uma produção conjunta entre o Reino Unido e o EUA. Baseada no livro de Michael Cunningham com o mesmo nome, a história de 2002 mostra a vida de três mulheres de épocas distintas que são unidas pelo romance "Mrs. Dalloway", de Virginia Woolf.

Uma obra que se aprofunda no estudo da psique de mulheres diversas, mesmo assim possuindo muitos elementos em comum.

Nicole Kidman foi premiada com o Oscar de melhor atriz por sua interpretação de Virgínia Woolf no filme, que também ganhou diversos outros prêmios.

Você pode assistir no Telecine Play. Esta plataforma oferece uma variedade de filmes, séries e programas para o seu entretenimento.

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).