Uma Viagem Através dos 50 Filmes Clássicos Mais Imperdíveis


Escrito por Rebeca Fuks

Há contos cuja força resiste ao avanço do tempo e filmes cujos sucessos aumentam ao longo dos anos.

Vários filmes antigos e inesquecíveis tem conquistado admiradores ao redor do mundo desde seu lançamento e continuam a fazer sucesso até os dias de hoje. Estes filmes tiveram grande impacto na época e permaneceram na memória de muitos até hoje.

Referências incontestáveis entre os diversos gêneros, desde o drama até o romance, incluindo terror e suspense, esses filmes são considerados entre os melhores de todos os tempos no cinema.

1. Aclamada Obra-Prima: Casablanca (1942)

Casablanca

Casablanca é um clássico do cinema norte-americano, dirigido por Michael Curtiz e considerado um dos melhores filmes de amor de todos os tempos.

A ação do filme desenrola-se na cidade de Casablanca, Marrocos, durante a Segunda Guerra Mundial. O enredo mostra Rick e Ilsa, amantes de outrora, que se reencontram em circunstâncias que os envolvem em segredo e risco. Uma vez mais, a chama do amor volta a arder no coração dos dois.

2. "Impacto da Mídia na Vida dos Indivíduos

E Tudo O Vento Levou (1939)

Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood dirigiram um dos filmes mais conhecidos internacionalmente, o drama histórico situado no Sul dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil Americana.

O filme destaca o relacionamento turbulento entre Scarlett O'Hara e Rhett Butler, este último apaixonado pela mulher que luta para preservar a plantação de algodão. Ambos giram no meio dos acontecimentos e contrastes sociais.

3. A Grandiosa Jornada de Don Corleone (1972)

O Poderoso Chefão (1972)

Dirigido por Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão é considerado um dos mais importantes filmes de gângster da história. Marlon Brando interpreta Don Vito Corleone e traz aos espectadores um retrato realista do submundo da máfia.

Na ocasião do casamento da filha, o patriarca da família se mostra disposto a atender as solicitações de quem necessita e a conceder algumas gentilezas.

4. A Magia de Oz (1939)

O Mágico de Oz (1939)

Esse clássico de fantasia já cativou espectadores de muitas gerações e ainda se mantém como um dos nossos favoritos! A história gira em torno de Dorothy, uma pequena garotinha do Kansas que é transportada para Oz por um tornado.

Acompanhada pelo seu inseparável cão, Totó, ela se lança numa incrível viagem, e acaba conhecendo personagens peculiares como um espantalho, um leão e um homem feito de lata.

Veja mais

5. Uma Odisseia no Espaço - 2001 (1968)

2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)

Uma obra indispensável para todos os amantes e curiosos sobre ficção científica, o filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick é uma das maiores obras da história do cinema. Seus efeitos visuais e a trilha sonora carismática são os principais destaques da obra.

Com frequência ambientada no universo, o enredo abrange milênios, abordando assuntos tais como viagens interestelares, existência extraterrestre, progresso da humanidade e computação artificial.

6. Hiroshima: O Meu Amor (1959)

Fotografia em preto e branco de um casal num bar, bebendo cerveja, frente a frente

Dirigido por Alain Resnais, o longa-metragem de drama e romance é uma produção franco-japonesa baseada na obra homônima de Marguerite Duras.

Considered controversial at the time of its release, the work became highly influential, being pointed out as a landmark of the Nouvelle Vague. The protagonist of the story is a French actress who is about to leave the city of Hiroshima.

quando estava em um campo de prisioneiros na Indonésia. Na última noite, ela se envolveu com um homem japonês casado. Ela sentiu-se submergida em lembranças de um passionista amor do passado, quando vivia em um campo de prisioneiros na Indonésia durante a guerra.

7. A Estranha Carrie - 1976

Carrie no baile da escola, recebendo flores e uma faixa de rainha do baie

Baseado no clássico de Stephen King, o filme de terror sobrenatural de Brian De Palma, segue a jornada da adolescente Carrie White, uma estudante do ensino médio que é rejeitada pelos seus colegas. Em casa, ela vive numa atmosfera hostil, devido ao controle de sua mãe.

Quando a jovem descobre que tem habilidades paranormais e consegue controlar objetos com a mente, tudo muda. Ela ganha a chance de se vingar de todos aqueles que lhe fizeram mal no passado.

8. Silêncio Noturno (1950)

Imagem em preto e branco, com um homem falando no telefone e, no fundo, uma mulher escutando atrás da porta

Nicholas Ray teve a responsabilidade de dirigir o impactante filme norte-americano combinando romance, drama e mistério. Dixon, o protagonista, é um roteirista de cinema que se vê envolvido em um caso policial envolvendo uma atriz com quem passou a noite, que desapareceu misteriosamente.

Como principal suspeito da investigação, ele só tem uma aliada: Laurel, a vizinha que viu a vítima saindo do local no meio da madrugada. Conforme o tempo passa, o casal começa a se apaixonar, mas a dúvida da inocência do rapaz faz com que ela duvide.

9. Fazer a Escolha Certa (1989)

Grupo de homens, com expressão de choque. Um deles está vestindo o uniforme de uma pizzeria.

"Do The Right Thing", a obra que elevou Spike Lee à fama, é uma importante fonte de reflexão sobre os problemas e as questões enfrentadas pela sociedade norte-americana. O filme se passa durante o dia mais longo e quente do ano, no bairro de Brooklyn, em Nova York.

Sal, imigrante italiano, é o proprietário de uma pizzaria local enfeitada por fotos de celebridades de seu país. Entretanto, um cliente habitual reclama, apontando a ausência de artistas afro-americanos entre as imagens. Esta queixa desencadeia uma grande discussão e expõe as tensões raciais pre-existentes.

10. Nenhum Lugar é Seu Lar: Terra de Ninguém (1973)

Casal jovem, sentado no banco de trás de um carro, abraçado

Dirigido por Terrence Malick, este drama de crime conta uma história de amor capaz de desencadear devastação. Holly, uma adolescente que vive com seu pai conservador, é transformada quando conhece Kit, o rapaz rebelde da região.

Indecisa sobre o que fazer, a moça decide que não aceitará mais o comportamento agressivo do seu parceiro, e decide que não irão mais para Montana. Assim, ela decide não prosseguir o namoro e termina o relacionamento para que possa voltar para casa, livre da ameaça de seu parceiro e do medo de enfrentar o desapontamento do seu progenitor.

11. A Aventura dos Cinco em 1985

Clube dos Cinco (1985)

Com direção de John Hughes, o filme que mistura drama e comédia foi direcionado para o público jovem, se consolidando como um retrato icônico da década de 80.

À primeira vista, os cinco adolescentes pareciam não ter nada em comum. Mas, quando foram obrigados a passar o sábado juntos, fazendo uma tarefa escolar, descobriram que havia um laço entre eles. Esta narrativa fala sobre amizade e reforça a importância de julgar alguém não só pela aparência, mas pela profundidade da sua personalidade.

12. A Psico

Psicose (1960)

Psicose, uma das obras-maestras de Alfred Hitchcock, é considerada um dos filmes de suspense mais icônicos da história e passou a ser referência na cultura popular.

Marion Crane cometeu um crime e precisa de um lugar para se esconder. Ela acaba encontrando o Motel Bates, um local remoto gerido por Norman Bates, um homem com uma relação profundamente estranha com sua mãe.

A medida que os crimes se tornam mais frequentes, a tensão aumenta e você sente a necessidade de encontrar o verdadeiro culpado!

13. Luxo de Boneca (1961)

Bonequinha de Luxo (1961)

Dirigido por Blake Edwards, a comédia romântica, inspirada na obra de Truman Capote, foi um grande passo para a carreira de Audrey Hepburn, que interpretou a protagonista.

Holly Golightly veio para Nova Iorque em busca de riqueza e glória. Seus planos, no entanto, são desfeitos quando conhece Paul Varjak, seu vizinho escritor. Ao longo dos seus relacionamentos com homens mais poderosos, ela vai trilhando seu caminho para alcançar seus objetivos.

14. A Juventude Desviada (1955)

Juventude Transviada (1955)

O filme de Nicholas Ray tornou James Dean um ícone de beleza masculina para muitas gerações. No papel de Jim Stark, Dean interpretou um adolescente rebelde, que ganhou fama intemporal.

A partir de seu envolvimento com a polícia e gangues, o protagonista se encontra com Judy, uma jovem que luta contra os problemas em sua família.

15. Calor Extra: O Ano de 1959

Quanto Mais Quente Melhor (1959)

Ambientado nos anos 20, o longa dirigido por Billy Wilder acompanha as aventuras de dois músicos de jazz que presenciam um crime.

Eles precisavam proteger suas identidades, então se disfarçaram como mulheres e juntaram-se a um grupo musical feminino indo para outra cidade. O filme foi um dos maiores sucessos da carreira de Marilyn Monroe, que interpretou a cantora Sugar Kane.

16. Cidadão Kane: Uma Obra-Prima de 1941

Cidadão Kane (1941)

O filme de Orson Welles marcou a história do cinema com seu caráter inovador. O enredo do filme começa com a morte misteriosa de Charles Foster Kane, uma figura importante do meio jornalístico.

O jornalista é seguido enquanto investiga a vida de Kane, buscando por respostas para os acontecimentos passados.

17. Doze Homens e uma Sentença (1957)

Homens reunidos em volta de uma mesa.

Sidney Lumet dirigiu o drama norte-americano que foi exaltado por várias gerações de espectadores. O enredo gira em torno de um julgamento onde um jovem de Porto Rico é acusado de assassinar seu próprio pai.

Após um longo processo, os 12 jurados precisam avaliar o caso e chegar a um veredito unânime: o réu é culpado ou inocente. Esta decisão é trabalhosa e exaustiva a todos.

18. A Assombração de Nosferatu (1922)

Nosferatu (1922)

O alemão Friedrich Wilhelm Murnau dirigiu um dos primeiros filmes de terror, que pertencia à era silenciosa do cinema. Esta obra foi uma grande referência para o gênero.

Esta adaptação memorável de Drácula, obra do escritor irlandês Bram Stoker, ajudou a tornar o vampiro um dos personagens mais populares em nosso imaginário coletivo.

19. Dançando na Chuva

Cantando na Chuva (1952)

Cantando na Chuva é um filme marcante que definiu o gênero de comédia musical. Dirigido e coreografado por Gene Kelly e Stanley Donen, a história se passa no cenário glamouroso de Hollywood durante os anos 20.

Don e Lina são um casal de profissionais de sucesso no cinema. Eles precisam se ajustar às mudanças contínuas que ocorrem na sua área de trabalho. A narrativa acompanha os desafios aos quais eles enfrentam enquanto buscam o sucesso.

20. A Maldade (1950)

A Malvada (1950)

Joseph L. Mankiewicz dirigiu um filme de drama que acompanha a grande rivalidade entre Margo Channing e Eve Harrington, duas estrelas da Broadway.

Eve começou como fã de Margo, porém possuía grandes ambições. Enquanto Margo parece estar no final de sua carreira, Eve está subindo, alcançando o ápice de sua trajetória. Aos poucos, vemos essa jornada de duas atrizes com destinos diferentes.

21. A Janela Inquieta (1954)

A Janela Indiscreta (1954)

Dirigido por Alfred Hitchcock, o filme de mistério conta a história de L. B. Jeffries, um fotógrafo que se machuca em um acidente, resultando em uma fratura na perna e tendo que usar uma cadeira de rodas.

Enquanto ele está preso em seu apartamento, ele começa a espiar os vizinhos que ficam em casa com as janelas abertas. Ele espera presenciar um crime, tentando juntar os fatos para descobrir o que realmente aconteceu.

22. A Intriga Internacional de 1959

Casal abraçado com expressões preocupadas.

Alfred Hitchcock dirige esse longa de suspense e aventura que é obrigatório para os entusiastas de histórias de espionagem. Roger Tornhill é o protagonista da trama e é confundido com um agente secreto, o que o faz começar a ser perseguido.

Após isso, seu nome foi ligado a um caso de assassinato, mas ele tinha que provar a sua inocência, lutando para fugir da polícia e do verdadeiro assassino.

23. A Queda dos Deuses (1950)”

Crepúsculo dos Deuses (1950)

O Crepúsculo dos Deuses, um clássico de Hollywood, é dirigido por Billy Wilder. Joe Gillis, roteirista em dificuldades financeiras, é o protagonista da narrativa e acaba conhecendo Norma Desmond, uma antiga estrela do cinema mudo.

Norma decide voltar à sua carreira de atriz e contrata Joe para aprimorar o roteiro de Salomé. A partir daí, inicia-se uma série de manipulações que podem trazer consequências bastante arriscadas.

24. A Noviça Desobediente (1965)

A Noviça Rebelde (1965)

Robert Wise dirigiu um dos musicais mais marcantes de todos os tempos - contando a história de Maria, uma noviça que se recusa a seguir as regras do convento onde está.

Ao chegar na casa da família Von Trapp, formada por um viúvo e os seus 7 filhos, Maria trouxe música e alegria, mudando assim os destinos de todos. Como governanta, ela foi responsável por trazer vida e cor para a casa.

25. Uma Conversa com o Meu Apartamento (1960)

Casal conversando no sofá.

Billy Wilder dirigiu o filme de comédia premiado com cinco Oscars em 1961, que aborda um divertido retrato da sociedade norte-americana da época.

Bud Baxte é um trabalhador assíduo e determinado, que não mede esforços para agradar ao seu chefe e progredir na carreira. Assim, ele decide ceder o seu apartamento para que o patrão possa realizar encontros clandestinos com a sua amante. Porém, há um obstáculo: a mulher por quem ele está apaixonado.

26. O Que Aconteceu com Baby Jane? (1962)

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962)

Dirigido por Robert Aldrich, o filme de drama e suspense contou com a presença de Bette Davis e Joan Crawford, duas grandes estrelas da época.

O sucesso foi quase imediato para o longa-metragem, que retratou a decadência e a rivalidade na vida de duas irmãs, Jane e Blanche. Elas costumavam ser estrelas, mas tudo mudou depois de um acidente.

27. A Iluminação (1980)

O Iluminado (1980)

O Iluminado, outra obra-prima de Stanley Kubrick, é uma obrigação para os fãs de terror psicológico. A trama centra-se em Jack, um escritor problemático que aceita o emprego de cuidar de um hotel situado numa localização remota nas montanhas.

A família de Jack mudou-se para o local, porém o hotel parecia encobrir algo sinistro, tendo efeito sobre o comportamento do rapaz.

28. A Princesa e o Pobre (1953)

Férias em Roma (1953)

William Wyler dirige a comédia romântica, com Audrey Hepburn e Gregory Peck nos papéis principais, ambientada na Itália.

Ann, uma princesa europeia, visitou Roma com o objetivo de se divertir sem ser reconhecida. Foi aí que ela conheceu Joe, um repórter que buscava a oportunidade de escrever sobre sua história.

29. A Épica de Sete Samurais (1954)

Os Sete Samurais (1954)

Akira Kurosawa, um dos diretores mais influentes do Japão, criou um clássico filme passado durante a época feudal do século XVI. Sua obra tornou-se uma grande referência do cinema universal.

Nesta narrativa, conhecemos uma vila de agricultores que, para se defender de constantes ataques de ladrões, contratou sete samurais implacáveis.

30. A Paixão de um Bonde: Um Chamado Desejo (1951)

Um Bonde Chamado Desejo (1951)

Elia Kazan dirigiu o filme de drama que foi baseado na obra homônima de Tennessee Williams. O lançamento desse filme contribuiu para o início da carreira do ator Marlon Brando.

Ao chegar na casa da irmã e do seu marido, Blanche, professora de profissão, logo se depara com as ações violentas do cunhado. O embate entre os dois se torna inevitável, contudo, ela mantém segredos sobre seu passado a sete chaves.

31. Lawrence da Arábia: Uma Jornada Inesquecível (1962)

Lawrence da Arábia (1962)

Dirigido pelo diretor inglês David Lean, o filme épico é muito reconhecido no gênero. Ele é uma adaptação da autobiografia de T. E. Lawrence, arqueólogo e agente secreto do Reino Unido.

A narrativa descreve diversos feitos heróicos que ele realizou enquanto lutava como guerrilheiro na Arábia durante esse período.

32. Amor Sublime: 1961

Amor, Sublime Amor (1961)

Robert Wise dirigiu o filme inspirado na história de Romeu e Julieta, que foi transportada para a década de 1950. O filme foi baseado em um musical da Broadway.

Passado na zona oeste de Nova Iorque, o drama musical conta a história de Tony e Maria, um casal de jovens que se apaixonam apesar de seus familiares pertencerem a gangues rivais. A paixão deles é proibida, mas eles não se abatem.

33. Terceiro Homem, 1949

O Terceiro Homem (1949)

Chegando a Viena, Holly Martins está pronto para encontrar o seu amigo, Harry Lime, com quem planejava trabalhar. É então que ele descobre que o amigo morrera em um acidente. Mas o que era para ser uma triste descoberta se torna a trama de um filme noir inglês dirigido por Carol Reed, intitulado O Terceiro Homem, que foi considerado um clássico do suspense.

Ao chegar na cidade, ele logo descobre que o amigo Harry faleceu subitamente devido a um acidente de trânsito. Movido pela perda, ele decide investigar a morte de Harry.

34. Vivendo nos Tempos Modernos (1936)

Tempos Modernos (1936)

O icônico filme mudo Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, foi um grande sucesso. Misturando elementos dramáticos e cômicos, a história mostra as adversidades de um trabalhador fabril submetido a uma forte opressão.

Com lançamento na década de 30, o filme ainda é relevante ao abordar temas que persistem até os dias atuais, tais como o capitalismo, a exploração dos trabalhadores e governos autoritários.

35. A Metrópolis de 1927

Metrópolis (1927)

Dirigido pelo austríaco Fritz Lang, o clássico do Expressionismo Alemão Metrópolis é uma obra-prima de ficção científica. A narrativa acontece em uma cidade distópica, onde a população vive separada, em realidades distintas.

A classe política se vê estruturada acima do nível do solo, enquanto a classe trabalhadora é forçada a habitar numa cidade subterrânea, segregada e isolada. No entanto, uma história de amor se desenrola entre membros de classes opostas, mesmo diante de tamanha diferença social.

36. Noite Memorável de 1934

Aconteceu Naquela Noite (1934)

Um dos mais famosos papéis de Clark Gable, Aconteceu Naquela Noite é uma comédia romântica dirigida por Frank Capra. Ellie Andrews é uma jovem milionária que não aceita os planos de seu pai de forçá-la a se casar com alguém que ela não ama, então ela foge de casa para escapar desse destino.

Ao longo do caminho, ela se deparou com um jornalista, chamado Peter, que desejava contribuir para ajudá-la e, até mesmo, escrever um artigo sobre o caso.

37. A Queda de um Corpo (1958)

Um Corpo que Cai (1958)

Um antigo detetive, aposentado após um acidente, é o protagonista desta obra-prima de suspense dirigida por Hitchcock, o filme noir.

Depois, ele começa a ter vertigens e medo de altura. Sua vida muda completamente quando é contratado para acompanhar Madeleine, a esposa de uma pessoa que ele conheceu na faculdade.

38. Laura - Ano 1944

Laura (1944)

O cineasta austríaco Otto Preminger dirigiu o longa-metragem de suspense, considerado uma das maiores obras do gênero.

McPherson foi designado como detetive responsável pela investigação no caso de Laura, uma mulher que foi brutalmente assassinada. À medida que o caso se desenrola, o investigador sente-se cada vez mais atraído pela vítima.

39. Aeroporto de 1975 (1974)

Mulher pilotando avião

Jack Smight criou um longa repleto de drama e suspense baseado no livro de Arthur Hailey. Esta obra é o segundo filme de uma trilogia cinematográfica.

Os pilotos de um avião sofreram um acidente e ficaram gravemente feridos. Não havendo outra opção, uma aeromoça precisou tomar o controle da aeronave e foi auxiliada por instruções por rádio.

40. Frankenstein's Bride (1935)

A Noiva de Frankenstein (1935)

James Whale dirigiu o filme de ficção científica e terror que serviu de sequela a Frankenstein (1931). Dr. Pretorius, um vilão, sequestra a esposa do cientista para o obrigar a partilhar os seus conhecimentos.

O propósito de seu criador era gerar uma nova existência e construir um ser para acompanhar o monstro.

41. Escândalo nas Núpcias (1940)

Núpcias de Escândalo (1940)

O diretor George Cukor adaptou para o cinema um musical de mesmo nome de Broadway. A trama gira em torno de Tracy, uma mulher da aristocracia, que está se preparando para se casar com George, um político.

Às vésperas da cerimônia, a situação se torna tensa com a presença de seu ex-marido, Dexter, e de uma dupla de repórteres que estão de olho nas ações de todos.

42. Roubo de Bicicletas (1948)

Ladrões de Bicicleta (1948)

Vittorio De Sica dirigiu o filme italiano, que pertence ao estilo neo-realista, e conquistou a atenção internacional. A trama mostra a vida pobre dos cidadãos no período pós-guerra, exemplificada através de Antonio, um trabalhador empenhado em sustentar sua família.

O pai precisa da bicicleta para trabalhar e, quando é roubada, ele decide procurar por ela em todos os lugares.

43. Doutor

Dr. Strangelove (1964)

O filme de Kubrick, que misturava guerra e comédia, causou grande impacto na audiência ao retratar uma possível guerra nuclear entre Estados Unidos e Rússia.

O General, que havia enlouquecido, era o protagonista da narrativa. Ele acreditava que os seus atos, bombardeando o território russo, o ajudariam a combater o comunismo.

44. A Vida Doce (1960)

A Doce Vida (1960)

"8 1/2" de Federico Fellini, é considerado uma das obras-primas da década de 60. Filmado em Roma, a história segue Marcello, um repórter de celebridades que desenvolve uma obsessão por Sylvia Rank, uma atriz norte-americana.

A obra do diretor foi vista como uma crítica à sociedade italiana da época e aos costumes destas pessoas. Ele mostrou como elas viviam e o que ocorria em seu cotidiano.

45. Show de Imagem 'Rocky Horror' (1975)

The Rocky Horror Picture Show (1975)

Dirigido por Jim Sharman, o musical inglês de comédia e terror gerou controvérsias, mas acabou se tornando um filme cult adorado por várias gerações.

Viajando de carro durante uma madrugada tempestuosa, o casal teve uma surpresa desagradável quando o veículo começou a dar problemas. Procurando por ajuda, eles acabaram bater à porta de um castelo próximo, e o que encontraram lá foi uma festa muito peculiar.

46. A Sete Portas: O Sétimo Selo (1957)

O Sétimo Selo (1957)

A Idade Média devastada pela peste negra é o cenário escolhido pelo cineasta sueco Ingmar Bergman para seu filme. Antonius Block, o protagonista, é um cavaleiro que regressa de uma cruzada e se depara com um cenário devastado pela doença.

Ele duvidava de sua fé quando encontrou uma figura que representava a morte e a desafiou para um jogo de xadrez.

47. A Sociedade dos Poetas Mortos - 1989

Professor dando aula de pé, em cima da mesa.

Peter Weir dirigiu o emocionante drama norte-americano que marcou gerações. A trama conta a história de John Keating, um professor de inglês único que começa a ensinar em uma escola exclusivamente masculina.

Ele desafiou as normas conservadoras da região, o que o levou a criar lindos laços de amizade com os jovens. Esses últimos o olhavam como alguém que os inspirava.

48. Rosemary's Baby (1968)

O Bebê de Rosemary (1968)

Rosemary, uma jovem casada, muda para uma nova cidade. O que ela não imaginava é que engravidaria em circunstâncias misteriosas. Dirigido por Roman Polanski, o filme de terror psicológico e suspense dos anos 60 é um clássico arrepiante.

Ela começou a questionar sua própria saúde mental, e acreditava que sua gravidez fosse consequência de um culto maligno existente na região.

49. Scarface: O Clássico de 1983

Homem vestido de preto, com expressão zangada.

Scarface é uma obra-prima do cinema dirigida por Brian De Palma. É um drama policial que não pode ser ignorado. A narrativa conta a história de Tony Montana e é necessário que seja assistida pelo menos uma vez.

Tony, um refugiado cubano que chegou aos Estados Unidos, tem um grande ambição e não hesita em usar a violência para alcançar seu objetivo. Ele começa uma carreira no crime e consegue construir um vasto império baseado no tráfico de drogas.

50. Dança Suja - Ritmo Ardente (1987)

Dirty Dancing

Dirigido por Emile Ardolino, Dirty Dancing é o típico filme musical dos anos 80. Sua fama se deve principalmente às frases marcantes, ao som poderoso e às coreografias incríveis.

Baby, uma adolescente, e Johnny, seu professor de dança, protagonizam um relacionamento proibido que é retratado no longa-metragem.

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).