15 Incríveis Filmes Cult para Assistir na Netflix (em 2022)


Escrito por Sónia Cunha

Filmes cult ou de culto são aqueles que conquistaram o coração dos espectadores e a aprovação da crítica, mesmo anos depois de sua estréia. Estas obras cinematográficas geram um intenso fervor entre seus fãs, tornando-as clássicos intemporais.

Abrangeremos uma compreensão mais ampla sobre o termo. Reunimos algumas dicas de filmes existentes no catálogo da Netflix que têm sido bem sucedidos entre os espectadores.

1. Motorista de Táxi (1976)

Robert de Niro em Taxi Driver

Neste filme, acompanhamos a transformação radical de um personagem, tornando Taxi Driver uma experiência incrivelmente intensa.

Martin Scorcese assina esse clássico, no qual Robert De Niro interpreta Travis, um ex-combatente da Guerra do Vietnã que luta contra a insônia. Ele consegue emprego como taxista.

Travis tinha como hábito andar pelas ruas de Nova Iorque, onde viu miséria e prostituição. Isso o inspirou a ajudar uma garota de programa a fugir do cafetão. Uma vez que tomou essa iniciativa, ele assumiu um lado justiceiro que o acompanharia até o fim.

2. Mulheres Prontas para Explodir (1988)

mulheres-a-beira-de-um-ataque-de-nervos-almodovar

Em 1988 foi lançado um dos grandes trabalhos do consagrado cineasta espanhol Pedro Almodóvar. O filme descreve a vida complexa de quatro mulheres que sofrem desafios e dificuldades.

Localizada em Madri, a adaptação cinematográfica da peça teatral A voz humana, de Jean Cocteou, escrita em 1930, merece destaque.

Almodóvar mistura drama e comédia em suas obras, e o filme em questão não é diferente. A fotografia, os cenários e os figurinos ajudam a dar ao longa um tom surreal, mas ao mesmo tempo irreverente.

3. Explorando o Outro Lado do Vento (2018)

Cartaz do filme O outro lado do vento

Após 40 anos desde o início das gravações, O Outro Lado do Vento, filme de Orson Welles, foi finalmente finalizado e estreou em 2018. Infelizmente, três décadas após a morte do diretor, falecido em 1984.

Durante uma comemoração de aniversário, J.J. Jake Hannaford, um cineasta em crise, apresentou a seus amigos o que já havia produzido de seu filme, que estava sem o protagonista, já que ele havia abandonado o projeto no meio.

"Hollywood Boulevard é um filme metalinguístico que oferece uma visão única e interessante sobre os bastidores do show business e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que trabalham na indústria cinematográfica."

4. Retornar (2006)

cena do filme Volver

A Netflix tem o filme Volver, lançado em 2006, da direção de Almodóvar. É um drama de humor sutil, que conta a história de Raimunda (Penélope Cruz) e sua família: irmã, filha e mãe.

A situação de Raimunda é particularmente difícil após descoberta do marido falecido em sua cozinha. Por outro lado, a irmã Sole viaja para o interior para lidar com as consequências do falecimento da tia, e durante a jornada lá, ela descobre um grande segredo.

O cineasta está numa de suas melhores fases e seu filme mais aclamado recebeu inúmeros prêmios.

5. Brian: Uma Vida (1979)

A Vida de Brian (1979)

Monty Python é sem sombra de dúvidas um grupo de comédia cult. Seu legado de sátiras inteligentes é incontestável, e o longa Vida de Brian é a prova disso. Esta obra de tema bíblico foi tão polêmica que foi proibida em diversos países.

Brian, o protagonista, nasceu ao mesmo tempo que Jesus e acaba sendo confundido com o filho de Deus. Esta produção foi considerada extremamente ousada e polêmica para a época em que foi lançada, o que acabou gerando acusações de blasfêmia aos seus criadores.

Após um período de desfinanciamento, o projeto foi salvo por George Harrison, ex-integrante dos Beatles, e obteve um grande êxito entre a audiência. Assim, foi possível superar todos os obstáculos.

Artigos relacionados

6. A Amizade de Meu Amigo Totoro (1988)

Meu Amigo Totoro (1988)

Meu Amigo Totoro, o filme animado japonês de Hayao Miyazaki, é considerado um clássico do gênero e é uma obra imperdível. Esta história de fantasia, ambientada no Japão do pós-guerra, narra as aventuras de duas irmãs, Mei e Satsuki.

As meninas, de 4 e 11 anos, foram morar com o seu pai para uma vila rural. Lá elas conheceram os espíritos da floresta, entre eles destacou-se Totoro, uma criatura semelhante a um coelho cinzento que se locomovia em um ônibus-gato chamado Nekobasu.

O Studio Ghibli cativou o coração dos fãs de todo o mundo com seu universo estranho e mágico, tornando-se assim em verdadeiros seguidores ao produzir o seu longa.

7. A Jornada de Chihiro (2001)

Cena de A viagem de Chihiro

Um dos filmes mais populares de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli é esse aqui. Aclamado por críticos e público, tem sido um grande sucesso.

Em 2001, uma menina de 10 anos embarcou em uma aventura inesperada. Durante a viagem com seus pais, ela acabou encontrando-se em um lugar mágico mas perigoso, onde os humanos não eram bem-vindos.

No Festival de Berlim, a primeira longa-metragem de anime a receber o Urso de Ouro foi extremamente elogiada e reconhecida posteriormente com diversos prêmios, entre eles o Oscar, o BAFTA e outras premiações importantes.

Uma obra magnífica que merece ser apreciada por todos.

8. A Obra-Prima de Akira (1988)

Homem vestido de vermelho, andando de moto.

Dirigido por Katsuhiro Ôtomo, o filme japonês de animação e ficção científica impressionou pela sua qualidade e foi responsável por influenciar muitas obras ao longo das décadas subsequentes.

Ambientado num futuro distópico, a cidade de Tóquio é mostrada como um lugar devastado pela violência. Tetsuo e Kaneda são amigos de infância e membros de uma gangue de motoqueiros. Juntos, eles enfrentam os perigos e rivais das ruas deste ambiente cyberpunk.

9. Eterna Luminosidade de uma Mente Sem Memórias (2004)

cena de Brilho eterno de uma mente sem lembranças mostra casal deitado no gelo

A direção de Michel Gondry dá vida a uma produção que combina ficção científica, romance e humor.

Joel estava cansado de sofrer pelo seu recente término. Desesperado para esquecer os momentos que viveu com sua ex-companheira, ele descobre um serviço que promete apagar as lembranças.

Depois de começar o processo de apagamento de sua memória, ele se arrepende e tenta interrompê-lo.

10. O Estômago de 2007

Cena de Estômago filme

Dirigido por Macos Jorge e estrelado por João Miguel e Fabiula Nascimento, Estômago é um filme brasileiro de 2007 extremamente popular entre os espectadores mais alternativos.

Raimundo Nonato, um migrante nordestino, chegou à metrópole com o objetivo de melhorar sua vida. Logo que chegou, conseguiu um emprego como ajudante de lanchonete, onde descobriu sua habilidade para culinária.

Após conseguir um emprego como cozinheiro, ele tem a chance de ter estabilidade financeira. No entanto, seu destino se cruzará com o de Iria, uma prostituta, e isso trará tristes consequências para os dois.

Esta é uma narrativa sobre desespero, ardor e retribuição.

11. O Fantasma do Passado (1995)

Ghost In The Shell (1995)

O filme japonês de animação intitulado Ghost in the Shell, dirigido por Mamoru Oshii, ainda é reverenciado nos dias de hoje.

Inspirado no mangá homônimo de Masamune Shirow, o enredo de ação e ficção científica se passa no ano de 2029. No futuro cyberpunk imaginado neste contexto, a tecnologia permite modificar o corpo dos indivíduos, transformando-os em androides.

Major Motoko, a comandante do Esquadrão Shell, precisa capturar um hacker que tem a habilidade de infiltrar e manipular a mente humana. O famoso anime se tornou uma grande influência para o cinema, inspirando obras-primas como Matrix.

12. Monty Python e o Santo Graal (1975)

Grupo de cavaleiros olhando algo com uma expressão de medo.

A lenda do Rei Artur foi alvo de uma sátira na comédia britânica produzida pelo grupo Monty Python, disponível na plataforma. Dirigido por Terry Gilliam e Terry Jones, o filme traz essa abordagem inovadora.

Ainda muito querido entre os amantes do gênero, o longa-metragem é considerado até hoje um dos mais divertidos. A história acompanha Artur e seus cavaleiros desajeitados em sua busca pelo mítico objeto mágico, o Santo Graal, contando com cenas divertidas e momentos cômicos.

13. A Vontade dela Tudo (1986)

Mulher rodeada por três pretendentes.

Lançado em 1986, o filme "Ela Quer Tudo" foi o projeto de estreia do cineasta norte-americano Spike Lee e o catapultou para o estrelato mundial. Apesar de seu orçamento limitado e filmado em preto e branco, a comédia romântica encontrou sucesso entre os críticos.

A protagonista Nola Darling é uma mulher de mentalidade aberta e progressista que busca a realização profissional. No entanto, ela tem três pretendentes diferentes - Jamie, Greer e Mars - que a amam e esperam que ela tome uma decisão, algo que não estava nos seus planos.

14. Uma Viagem a Roma (2018)

Roma (2018)

Alfonso Cuarón dirigiu este drama de longa-metragem como uma homenagem ao México dos anos 70, baseada nas recordações que ele possui de sua infância, vivida no bairro de Roma.

Filme em preto e branco, para captar ideias de saudade e recordação, a história se passa na casa de uma família rica e acompanha o destino de Cleo, uma criada que trabalha lá.

A cidade de Roma impressiona não apenas pela sua beleza, mas também pela sua riqueza histórica. O que é ainda mais notável é que ali estão expostos contrastes sociais gritantes que persistem no México e nos quatro cantos do mundo.

15. Regressando ao Futuro (1985)

cena do filme De volta para o futuro

Neste clássico que se tornou também cult, acompanhamos as aventuras de Marty McFly que viaja no tempo em um carro especial construído pelo Dr. Brown, amigo dele.

Ao retornar aos anos 50, Marty se depara com seus pais, o que cria um caos na linha do tempo e ameaça sua própria existência.

Robert Zemeckis dirigiu o longa, com Steven Spielberg na produção, e recebeu grandes elogios da crítica.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.