Filmes Inteligentes na Netflix para Agradar a Todos


Escrito por Laura Aidar

Filmes inteligentes nos dão a oportunidade de descobrir e aprofundar nos temas que desconhecemos ou aqueles que já conhecíamos, despertando nossa atenção.

Produções aclamadas pela crítica e amadas pelo público, tais grandes obras-primas do cinema agora estão disponíveis na Netflix.

1. Pensando em Terminar Tudo em 2020

cena de Estou pensando em acabar com tudo mostra jovem com roupa de frio na neve

"I'm Thinking of Ending Things", o suspense psicológico de Charlie Kaufman, foi lançado na Netflix em 2020 e deixou muitos espectadores boquiabertos. A história começa em um contexto comum, com a protagonista Lucy encontrando o namorado Jake, e juntos indo visitar sua família.

O que, a princípio, parecia ser uma situação corriqueira, se revelou ser uma jornada dentro da mente, mostrando uma trama muito mais complexa.

O filme inspirado no livro de Iain Reid foi muito bem avaliado tanto pela crítica quanto pelo público.

O diretor Charlie Kaufman criou um suspense psicológico com duração de 134 minutos.

2. A Procurada Filha (2021)

cena do filme A filha perdida

The Lost Daughter (A Filha Perdida) foi lançada na Netflix em 2021 e trouxe consigo alguns temas profundamente significativos, incluindo o feminismo, a maternidade, a exploração do desejo, os conflitos enfrentados na vida e outras questões existenciais.

Maggie Gyllenhaal é a diretora do primeiro filme estrelado por Olivia Colman na premiada papel de Leda, uma professora de universidade que decide descansar em uma costa grega. Lá, ela encontra uma jovem mãe e sua filha e, ao observar sua relação, ela revive toda sua própria história.

Baseado no livro de Elena Ferrante, "My Brilliant Friend", este filme é um tocante drama que tem o poder de afetar profundamente aqueles que têm alto senso de inteligência e sensibilidade.

Maggie Gyllenhaal é a diretora deste drama de 121 minutos.

3. Filme Mank (2020)

cena em preto e branco do filme Mank

A criação do clássico do cinema norte-americano Cidadão Kane (de Orson Welles) foi trazida à tona novamente por David Fincher, diretor do filme, e Jack Fincher, o pai dele e autor do roteiro.

Nos anos 30 e 40, o cinema atingiu o seu auge ao longo da "Era de Ouro" de Hollywood. O personagem principal deste cenário é o roteirista Herman J. Mankiewicz, cuja obra mais famosa foi o filme Cidadão Kane, dirigido por Orson Welles. Nesta era, Herman teve de lidar com seu problema de alcoolismo e os magnatas da indústria do cinema.

A produção foi elogiada e recebeu críticas positivas.

O drama dirigido por David Fincher dura 131 minutos.

4. Revisitando o Cinema Novo: Um Olhar em 2016

cena do documentário Cinema Novo

O documentário de Eriky Rocha nos mostra os caminhos do "cinema novo" no Brasil, cujos principais nomes foram Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues.

Nesta produção são mostradas entrevistas, fragmentos de filmes e reflexões sobre os cineastas que mudaram a história do cinema latino-americano, com um olhar crítico e poético sobre a realidade.

Eryk Rocha é o diretor deste documentário com duração de 90 minutos.

5. Mãe - Ano 2017

cena do filme Mãe!

O polêmico Mãe! (Mother!), dirigido e escrito por Darren Aronofsky, estreou em 2016, contando com as performances de Jennifer Lawrence e Javier Barden.

O casal acaba de se mudar para uma casa de campo isolada. A jovem esposa dedica seu tempo para restaurar o local, enquanto o marido, um escritor com problemas de criatividade, tenta trabalhar em um livro de poesias.

Convites inesperados foram sendo recebidos lentamente, como uma onda que abalou a vida dessa dupla de maneira significativa.

Esta produção cinematográfica foi selecionada para participar de diversos eventos significativos e oferece uma perspectiva inovadora sobre a origem do universo.

Dirigido por Darren Aronofsky, 'Drama' é um filme de 115 minutos.

Conteúdo similar

6. A Fé de Lazzaro Felice (2018)

cena do filme Lazzaro Felice mostra rapaz em meio a folhagens

Dirigido pela talentosa Alice Rohrwacher, este drama italiano conta uma história emocionante e sensível sobre questões de justiça, inocência, passagem do tempo e bondade.

Baseado na história de Lazzaro, um rapaz humilde mas de bom coração, acompanhamos sua jornada de descoberta de si mesmo após uma tragédia. Os vizinhos do protagonista passam por cima dos seus direitos, mas após tal acontecimento, ele se vê obrigado a buscar um lugar no mundo.

A produção conquistou o primeiro lugar na premiação da categoria "Melhor Roteiro" no Festival de Cinema de Cannes.

Alice Rohrwacher dirige este drama, que dura 130 minutos.

7. J'ai perdu mon corps (Perdi meu corpo, 2019)

A premiada animação francesa J'ai perdu mon corps desafia a curiosa premissa: E se uma mão se perdesse do próprio corpo?

Com uma produção técnica irrepreensível, a narrativa misteriosa prende os espectadores à história daquela mão que abandonou seu proprietário e agora circula pelas ruas, suscitando muitas perguntas.

Perdi meu corpo, vencedor de prêmios, aborda uma narrativa inédita, com um protagonista humanizado que nos encoraja a acompanhá-lo em uma profunda jornada de descobertas. Repleto de poesia e de minúcias, o filme consegue despertar em seus espectadores empatia e curiosidade.

Jérémy Clapin é o diretor da animação com duração de 1h 21min.

8. A Narrativa do Casamento: 'Marriage Story', 2019

Quantas histórias de amor você já viu? As comédias românticas têm sido recorrentes na indústria cinematográfica há muitos anos e História de um casamento é um filme inovador que traz a tona um tema pouco explorado em filmes: o divórcio.

Noah Baumbach narra os últimos momentos de um casamento destinado a acabar. Os pontos de vista do marido, da mulher e do filho do casal são discutidos com um tom realista e honesto, bem como as consequências da decisão de rompimento no cotidiano de todos.

"Marriage Story" trata sobre as difíceis questões que envolvem relações amorosas, tais como a ruptura e as consequências emocionais, práticas e financeiras que isso pode trazer para ambos os membros do casal.

Noah Baumbach dirigiu o drama de 2h17min.

9. Desafiando o Tabu: Uma Perspectiva de Longo Prazo

Absorvendo o tabu

A Netflix exibiu um documentário vencedor de prêmio que relatava a transformação real que o lançamento de uma máquina de absorventes causou em vilarejos da Índia. Esse documentário foi premiado com o Óscar.

Rayka Zehtabchi nos oferece uma visão penetrante do estigma imposto às garotas indianas que vivem nas aldeias quando elas entram no ciclo menstrual. Muitas vezes, elas se sentem envergonhadas e têm que deixar a escola, tornando-se dependentes financeiramente de homens.

Quando o inventor Arunachalam Muruganantham introduziu sua criação nas comunidades menores, houve uma mudança drástica. Sua máquina que produz absorventes biodegradáveis a baixo custo, proporcionou dignidade e liberdade a essas mulheres que antes não tinham acesso a esses produtos.

Aqueles interessados em questões feministas e com curiosidade para conhecer novas culturas não devem deixar de assistir ao filme Absorvendo o tabu.

Rayka Zehtabchi é a diretora de um documentário de 26 minutos.

10. O Papado Duplo (Two Popes, 2019)

Dois papas

A renúncia do papa Bento XVI, autoridade máxima da religião católica, uma das maiores e mais tradicionais religiões do mundo, deixou o mundo surpreso.

Um longa premiado de Fernando Meirelles narra a mudança entre a renúncia do papa antigo, que escolheu se aposentar, e a ascensão do mais improvável novo líder, o argentino Jorge Mario Bergoglio.

O diretor brasileiro consegue misturar realidade e ficção com um olhar preciso. Seu filme, "inspirado em fatos reais", humaniza os sacerdotes mostrando sentimentos naturais que todos nós podemos entender, como a ansiedade, o medo e a culpa.

O diretor Fernando Meirelles dirige o drama com a duração de 2h06min.

11. Roma: Um Filme de 2018

Roma

Roma, um retrato delicado e duro em preto-e-branco do México na década de 70, poderia ser descrito em uma frase.

O filme, que lida com a realidade da vida de uma família da classe média, que mora na Rua Tapeki, mostra a infância, suas dificuldades e dilemas, o que faz dele uma narrativa com um caráter universal, relacionável a todos nós.

A obra-prima foi indicada para o Oscar em dez categorias, conquistando três estatuetas, sendo elas de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção. Não foi por acaso que ela conquistou o reconhecimento da Academia.

Assistindo ao longa, somos estimulados a refletir sobre questões como a desigualdade social, os conflitos entre classes e as diferenças étnicas. Além disso, também somos convidados a compreender a posição da mulher na sociedade.

Alfonso Cuarón é o diretor do filme de drama com duração de 2h15min.

12. A Fábrica Americana (American Factory, 2019)”

A fascinante história de Indústria americana mostra o choque de culturas entre americanos e chineses que trabalham juntos em uma fábrica em Dayton, Ohio.

Com o fechamento da General Motors, mais de 10 mil trabalhadores locais se viram desempregados. Porém, a Fuyao, uma empresa chinesa de vidros, comprou o galpão e contratou muitos desses funcionários.

Narrando o caso de um único indivíduo, o documentário aborda um drama universal da falta de compreensão entre povos diferentes. Ele discute a imigração, xenofobia, e os desafios de adaptação por parte dos imigrantes e dos que os recebem.

O contexto da globalização requer que sejamos cada vez mais abertos para encontros com pessoas de outras culturas. O exemplo da antiga General Motors é um bom exemplo disso. Ao assistirmos o filme, somos instigados a refletir sobre quem somos e quais são nossos relacionamentos com o outro, assim como sobre como desejamos ser tratados.

Steven Bognar e Julia Reichert são os diretores de "American Factory", um documentário com duração de 1h55min.

13. The 13th Amendment (The 13th, 2016)

A 13ª emenda (The 13th, 2016)

O racismo é assunto de constante discussão e A 13ª emenda é imprescindível para aqueles que querem entender melhor o cenário social dos Estados Unidos.

Referenciando a histórica Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que libertou os escravos, o documentário oferece uma abrangente e aprofundada análise da segregação que continua nos dias atuais.

Após uma investigação profunda, o filme nos dá acesso a diversos dados, estatísticas e informações que nos permitem compreender como chegamos ao conflito social atual.

O diretor Ava DuVernay produziu um documentário com duração de 1h40min.

14. A Sonoridade ao Redor (2013)

O som ao redor

O único filme de ficção da lista, O som ao redor, se passa no Nordeste brasileiro e trata da questão da desigualdade social no país. O longa-metragem mostra como é o cotidiano de um país com profundas desigualdades sociais.

Quando uma milícia de seguranças chega ao condomínio de uma região rica do Recife, a reação dos moradores é diversa. Enquanto alguns se sentem protegidos, outros experimentam o medo em relação à intervenção externa.

Após esse encontro, surgiram vários conflitos entre personagens de diferentes classes sociais, revelando assim a extrema divisão social existente no Brasil.

Kleber Mendonça Filho é o diretor deste drama/suspense de 2h11min.

15. O Efeito Borboleta (2004)

Cena do filme Efeito Borboleta mostra rapaz lendo um livro

Efeito Borboleta, um clássico dos anos 2000, conta com direção e roteiro de Eric Bress e J. Mackye Gruber, além de Ashton Kutcher como protagonista.

"Bugou" a mente de muitos espectadores quando foi lançado em 2004, esse filme com seu enredo complexo e cheio de reviravoltas deu o que falar.

O protagonista do enredo é um jovem marcado por eventos passados de sua juventude, que consegue acessar o passado para mudar seu destino. Porém, ele não prevê que tais alterações são capazes de mudar completamente o rumo de seu futuro, e que elas podem acarretar novos problemas para ele.

Eric Bress e J. Mackye Gruber são os diretores deste drama/ficção científica com duração de 113 minutos.

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.