16 Filmes Incríveis da Netflix que Você Não Pode Perder


Escrito por Rebeca Fuks

Com o passar do tempo, as produções originais da Netflix têm se destacado cada vez mais no cenário cinematográfico. A plataforma de streaming tem se empenhado em concorrer com grandes produtoras, criando filmes de qualidade e ganhando prêmios, elogios e boa repercussão.

A Netflix tem excelentes produções que todos deveriam assistir. Por isso, selecionamos algumas delas.

1. Cães em Ação (2021)

Ataque dos Cães, dirigido por Jane Campion, foi uma das maiores produções de 2021, lançada pela Netflix. O filme aborda temas delicados, dentro de um contexto desafiador.

Protagonizado por Benedict Cumberbatch, este faroeste ambientado na década de 1920 mostra como a masculinidade tóxica afeta as relações humanas de maneira negativa.

O filme foi recebido com louvores por público e crítica - sendo classificado com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes - e indicado a 12 categorias do Oscar, no qual foi vencedor da melhor direção. Além disso, arrebatou vários outros festivais.

2. A Busca pela Filha Perdida (2021)

A Filha Perdida, um sucesso da Netflix, foi lançado na plataforma em 2021.

O talentoso trabalho de Olivia Colman combinado com a excelente direção de Maggie Gyllenhaal tornaram a narrativa da autora italiana Elena Ferrante em uma incrível obra cinematográfica.

Leda, uma professora acadêmica de meia-idade, resolveu tirar férias para aproveitar a tranquilidade do litoral da Grécia. Uma jornada que ela acredita que se estenderá para uma viagem através de sua história e memórias.

Ao chegar lá, ela ficou surpresa ao ver uma família numerosa e bem-ajustada. Ela conheceu Nina e sua filha pequena, e foi atormentada pela ligação íntima entre elas.

Leda tem muitos aspectos desencadeantes que remontam às memórias dolorosas do seu passado. Estas recordações são ligadas à suaparentalidade e à sua relação com as suas filhas. Ela tem de lidar com tudo isso enquanto enfrenta situações que lhe provocam emoções intensas.

"Rompendo com os ideais tradicionais, este filme trata da maternidade de maneira crua, sem romantizações. Muito aclamado, foi indicado a várias categorias no Oscar, além de vencer diversos prêmios importantes. Aprovação do público também garantida, com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes."

3. Não Olhe para o Céu (2021)

Dirigido por Adam McKay, Não Olhe Para Cima tem Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence como protagonistas, e conta também com a maravilhosa interpretação de Meryl Streep.

O filme, que venceu vários prêmios importantes, narra a história de Randall Mindy e Kate Dibiasky tentando convencer as pessoas de sua descoberta assustadora.

Como astrônomos, eles identificaram a ameaça de um meteoro próximo à Terra e buscam convencer o governo sobre o perigo iminente. Porém, é preciso enfrentar a lógica que coloca o lucro financeiro acima da vida e o negacionismo.

4. Eu Não Me Sinto em Casa Nesse Mundo Mais (2017)

I Don't Feel at Home in This World Anymore é um filme de 2017 que narra a história de Ruth, uma mulher em depressão. Ela vive em um estado monótono, mas decide tomar as rédeas de sua vida e investigar o roubo de sua casa.

Depois que a casa dela foi invadida por assaltantes que roubaram seu computador e coisas com significado sentimental, ela pede ajuda ao vizinho para tentar recuperar seus pertences. Essa aventura se torna perigosa e empolgante.

Dirigido por Macon Blair em seu estreante trabalho como diretor, este drama que mistura comédia e investigação criminal foi aclamado no Festival Sundance de Cinema, premiando produções independentes. Recebendo boas críticas, o filme foi bem recebido pela crítica.

5. O Toque Divino (2021)

Esta obra de arte italiana dirigida por Paolo Sorrentino retrata a vida de um menino de Nápoles durante os anos 80. O drama de sua adolescência é narrado de maneira sensível e profunda.

Fabietto vem de um lar desordenado e possui poucos companheiros, encontrando consolo no seu afeto por futebol e um ídolo: Diego Maradona (daí a alusão ao nome do filme).

Após viver uma tragédia familiar, o garoto estava abalado. Ele precisava encontrar algo que o ajudasse a se recuperar, então decidiu dedicar sua vida ao cinema.

A Mão de Deus é uma obra digna de nota, com uma trama envolvente, lindas imagens e excelentes atuações. Para aqueles que apreciam o cinema, essa produção traz homenagens à arte de Federico Fellini, um mestre da sétima arte. Está disponível na Netflix para que todos possam conferir essa obra de qualidade.

6. A Fera Branca (2021)

Ramin Bahrani escreveu e dirigiu o drama policial, "The White Tiger", baseado no livro de mesmo nome do indiano Aravind Adiga.

A história acontece na Índia e mostra a jornada de Balram, um rapaz humilde que usa sua inteligência e astúcia para escalar os níveis sociais.

Esse filme abordou temas sérios, como desigualdade, injustiças e a maldade humana, e foi aclamado pela crítica. Ele obteve indicações ao Oscar no ano seguinte.

7. A História de Dois Papas (2019)

Dois Papas, indicado ao Oscar e Globo de Ouro de 2020, baseia-se em fatos reais dos bastidores da alternância do cargo de papa em 2013. O filme oferece uma visão íntima do processo de renúncia e nomeação do Papa Francisco.

Em uma ocasião histórica, Bento XVI abdicou de seu papado, sendo substituído pelo cardeal Jorge Mario Bergoglio, que se tornou o Papa Francisco.

No longa-metragem, o encontro entre os papas é retratado com diálogos profundos acerca da direção da Igreja Católica e as razões que levaram à mudança de liderança.

Embora não tenham acontecido de fato, o filme ilustra de maneira bela e significativa um importante evento histórico do século XXI.

Anthony Hopkins e Jonathan Pryce oferecem interpretações excelentes e escolher Fernando Meirelles para dirigir foi uma ótima decisão.

8. Tique-taque

Como diretor, Lin-Manuel Miranda estreia neste drama-musical de 2021, inspirado na peça de Jonathan Larson, dramaturgo do fim dos anos 90.

Jon, um jovem ambicioso, está prestes a completar 30 anos quando sua vida começa a se desenrolar de forma diferente. Desejando se tornar um escritor de teatro de grande renome, ele enfrentará desafios que exigirão que ele assuma as consequências de suas escolhas.

O lançamento da produção foi marcado por um destaque significativo, culminando com prêmios importantes como o Globo de Ouro e indicações ao Oscar.

9. Uma Visão sobre o Casamento: História de um Casamento (2019)

Noah Baumbach é o diretor de Marriage Story, um filme que conta com as notáveis atuações de Scarlett Johansson e Adam Driver. A trama centra-se em um casal recém-separado que precisa lidar com o luto da ruptura da relação.

O casal, com um filho pequeno, deverá encontrar formas de viver em harmonia, apesar dos ressentimentos e cicatrizes que ficaram de tudo que aconteceu. A narrativa explora seus sentimentos e problemas.

A produção foi indicada a seis categorias no Oscar devido ao fato de retratar o amor de forma simples e humana. A ligação entre as personagens é capaz de aproximar o público e gerar identificação, o que tornou o filme tão bem sucedido.

10. A História de 'O Irlandês' (2019)

O Irlandês, lançado na Netflix em 2019, conta com um elenco de peso formado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci. Com o roteiro escrito por Charles Brandt e Steven Zaillian, e dirigido por Martim Scorcese, o filme é inspirado no livro autobiográfico Heard You Paint Houses de Charles Brandt.

Frank, apelidado "O irlandês", vê sua própria morte se aproximando e começa a refletir sobre as escolhas que fez e os acontecimentos que marcaram sua carreira como mafioso.

O filme foi altamente elogiado, tendo até mesmo concorrido ao Oscar, além de receber 95% de aprovação no famoso site Rotten Tomatoes.

11. Eu Sou o Dolemite (2019)

Dirigido por Craig Brewer, o filme norte-americano acompanha a vida do talentoso comediante, ator, cantor e produtor artístico Rudy Ray Moore.

Eddie Murphy foi indicado ao Globo de Ouro como melhor ator de comédia por sua performance como artista, o que foi elogiado pela crítica.

A obra-prima "Dolemite" homenageia o personagem icônico de Rudy, que foi o mote de quatro filmes protagonizados pelo astro, além de ter brilhado em apresentações de stand-up.

12. Filme Mank (2020)

"Cidadão Kane" (1941) é retratado neste drama biográfico de 2020, que revela os desafios e as dificuldades enfrentadas durante a produção deste clássico do cinema.

David Fincher é o responsável pela produção de "Mank", que conta a história conturbada de Herman J. Mankiewicz, um roteirista marcado pelo alcoolismo. O filme também aborda o cenário hollywoodiano do início dos anos 30 até meados dos anos 40.

O filme foi muito bem recebido pelo público, tendo obtido uma aprovação de 84% no Rotten Tomatoes.

13. O Maior Exponente do Blues (2020)

O brilhante desempenho de Viola Davis em "Ma Rainey's Black Bottom" foi uma das agradáveis surpresas do cinema de 2020. Em seu papel, ela interpreta a icônica cantora norte-americana de blues, Ma Rainey, dos anos 20.

Chadwick Boseman é outro destaque no filme, tendo sua última aparição antes de sua trágica morte em agosto de 2020.

Dirigido por George C. Wolfe, a produção se desenrola na cidade de Chicago e nos leva por trás das câmeras para mostrar como o blues se tornou popular nos Estados Unidos. O filme se passa em um estúdio de gravação e dá destaque à criação desta música.

Enquanto Ma Rainey e sua banda lutam para afirmar seus talentos, os conflitos e as reflexões sobre o racismo estão claros.

14. Uma Visita à Roma em 2018

Aclamado mundialmente, o filme mexicano de Alfonso Cuarón, "Roma", foi lançado em 2018 e recebido com grande sucesso. No ano seguinte, levou o Oscar de melhor direção, melhor filme estrangeiro e melhor fotografia, entre outros prêmios relevantes, como o Globo de Ouro.

A série de TV se passa nos anos 70, retratando o cotidiano de uma família da classe média/alta. A história se concentra na relação entre os membros da família e sua empregada, Cleo, que é a protagonista do programa.

A trama aborda contrastes sociais, racismo e machismo, sendo retratados por uma belíssima fotografia em preto e branco.

Interessante? Leia também

15. A História de Lazzaro Felicce (2018)

Esta obra cinematográfica, peculiar e interessante, narra a vida de um jovem humilde e compassivo que trabalha como agricultor para uma família de fazendeiros na Itália.

Aqui, a submissão e a exploração dos trabalhadores são retratadas claramente, escoando da realidade para a fantasia e a imaginação, ao longo do tempo.

O personagem Lazzaro tem o poder de transpor a barreira do tempo, trazendo consigo uma forte carga dramática, além da simbologia da inocência. Através desse recurso, ele consegue mostrar a fragilidade e a crueldade inerentes à natureza humana, independentemente do contexto.

Alice Rohrwacher, reconhecida cineasta italiana, foi muito elogiada pela crítica e premiada em diversos festivais, devido à direção do longa.

16. Bestas Sem Nação (2015)

Em 2015, a Netflix lançou seu primeiro longa-metragem, Beast Of No Nation, baseado no livro de mesmo nome de Uzodinma Iweala, escritor nigeriano. O filme teve um grande impacto no público e na crítica.

Cary Fukunaga idealizou o filme que conta a história de Agu, um jovem que habita em um país africano sofrendo com a guerra. Depois de perder seus pais, ele se vê forçado a seguir o caminho dos guerrilheiros.

Este filme oferece excelentes interpretações, fotografia e conta uma história comovente e forte.

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).