Roma - Um Filme de Alfonso Cuarón


Escrito por Sónia Cunha

Roma, o filme dirigido por Alfonso Cuarón, foi inspirado na infância do diretor na classe média mexicana dos anos 1970. É um filme autobográfico feito em preto e branco com uma abordagem poética e intimista.

O projeto mais pessoal do diretor, indicado ao Oscar 2019, foi um grande sucesso, pois venceu três categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção e Melhor Fotografia. Além disso, concorreu a outras sete categorias, como Melhor Filme, Melhor Filme em Língua Estrangeira, Melhor Direção e Melhor Atriz.

É a primeira vez que um filme em espanhol (e mixteca) é indicado ao Oscar de Melhor Filme, nunca anteriormente foi dado um prêmio desta categoria a algum filme que não seja falado em inglês.

A produção, focando especialmente nas questões raciais e sociais, destacou-se ao ser o primeiro filme de uma plataforma de streaming a conquistar a aclamação tanto de público como de críticos.

Roma foi premiada com o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza como Melhor Filme, além de duas estatuetas dos Globos de Ouro, sendo uma de Melhor Diretor e outra de Melhor Filme Estrangeiro.

Em fevereiro de 2019, o filme foi premiado com o BAFTA em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia e Melhor Direção.

Atenção, leitor! O conteúdo abaixo possui revelações importantes da história.

Principais Pontos do Resumo

A narrativa se passa dentro de um ano, em um cenário específico – a residência da família na Rua Tapeji. Os personagens visitam outros locais, como a vizinhança dos namorados das empregadas, uma casa de campo e a praia, mas as principais ações acontecem dentro daquela casa.

Roma

Cleo (Yalitza Aparicio), a protagonista do longa de Cuarón, é uma das duas empregadas de uma família de classe média alta.

Localizada no bairro de Roma, a casa abriga a avó, o casal, quatro crianças, duas empregadas e o cão Borras.

Cleo é a narradora desta história. Ela é uma empregada/babá sigilosa, responsável por cuidar da casa e por executar as tarefas domésticas.

Aceitando a condição de empregada, Cleo circula por entre os ambientes domésticos recebendo e transmitindo muito carinho, especialmente das crianças. No entanto, por vezes ela é humilhada por esta condição.

O filme apresenta contrastes sociais significativos, como o da família que mora em uma grande casa em contraste com o minúsculo quartinho de Cleo nos fundos. Esta discrepância é ainda mais acentuada quando ela sai do bairro de Roma para se encontrar com o pai de sua filha na periferia da cidade.

Narrativas Principais do Enredo

A história de Cleo inicia-se com a gravidez; ao mesmo tempo, o patrão e pai da família deixa a casa para se juntar à sua amante. Estas duas grandes narrativas desenvolvem-se em paralelo.

Com três meses de gravidez, Cleo descobre que está grávida. Contudo, assustada com a possibilidade de se tornar mãe e com medo de ser demitida, a moça fica ainda mais angustiada ao descobrir que o pai da criança havia desaparecido ao ser informado da notícia.

Depois de juntar coragem para falar sobre o seu estado ao patrão, Cleo ficou surpresa ao receber a atenção e o cuidado da senhora Sofia. Ela a levou para o hospital, e Cleo passou a ter a assistência adequada.

Durante a gestação tudo correia bem até que, numa ida à loja de móveis para comprar um berço para o bebê, a bolsa de grávida rompeu e a família teve que se apressar para o hospital.

Com o distanciamento cada vez maior do marido, a esposa começa a notar o afastamento crescente. Em uma dessas viagens, ele infelizmente não volta, abandonando a família. Nessa situação, o pai das crianças decide se mudar com a sua amante.

Muito sofridas, Sofia e Cleo são obrigadas a lidar com o abandono de homens que escolheram deixá-las de lado. Contudo, aos poucos, elas vão conseguindo reerguer suas vidas e seguir em frente.

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Explorando Roma: Uma Análise

A Respeito do Título

O título Roma, aparentemente enigmático, se refere ao bairro onde acontece a história do filme que retrata a realidade do México na década de 70.

Desde a primeira década do século XX, o local tem sido conhecido por abrigar a elite mexicana. Até os dias de hoje, tem servido como residência da classe média alta mexicana, mantendo suas características peculiares.

Roma, o título do filme, faz uma referência ao bairro onde estava situada a casa da família.

É interessante notar que o nome de um produto de limpeza frequentemente usado no México é "Roma".

Durante os créditos iniciais do filme, a cena mostra Cleo lavando o chão da casa. Esta é a primeira cena do filme.

A primeira cena de Roma é da calçada da casa sendo lavada por Cleo.

A presença dos baldes e das vassouras, a rotina diária da casa e a execução dos afazeres domésticos são muito bem destacadas pela câmera.

Em Roma, o produto de limpeza não é mencionado diretamente, mas a lavagem da garagem é uma cena que aparece frequentemente, particularmente devido às ações do cão Borras. Essa é uma curiosa escolha feita pelo diretor mexicano para o título do filme.

O título do filme de Cuarón pode ser polissemico e também fazer referência a um produto de limpeza muito usado no México.

Explorando as Desigualdades Sociais

A família desfruta de um lar confortável, com amplo espaço, enquanto as empregadas têm de se contentar com um quarto minúsculo e apertado, cheio de camas e armários no fundo da casa.

Na cena noturna, as empregadas desconfiam que a patroa as esteja observando. A conta de luz sendo algo preocupante para ela, elas apagam a lâmpada e acendem uma vela como alternativa de iluminação.

Ao procurar o homem que lhe inseminou, Cleo descobriu as condições precárias do bairro. O cenário era de ruas sem asfalto encharcadas de água, com tábuas de madeira no chão e casas improvisadas construídas com telha.

Cleo (interpretada por Yalitza Aparicio) e Adela (interpretada por Nancy García García) possuem origem indígena, enquanto a família dona da casa possui traços caucasianos. Além destas duas, outras empregadas também são vistas durante o filme, todas apresentando características indígenas.

Quando se trata de linguagem, Cleo é fluente em mixteca, o dialeto indígena da aldeia de seu e Adela's nascimento, enquanto ela se comunica com a família em espanhol.

Ao assistir ao filme, fica evidente a divisão social e a relação com a etnia.

As diferenças sociais ficam bastante evidentes no longa metragem de Cuarón.

Uma Autobiografia em Forma de Filme

Alfonso Cuarón, o diretor/roteirista, foi criado na Roma, mais especificamente em uma residência localizada na Rua Tepeji.

A casa em que Cuarón cresceu é destaque em uma das cenas de seu filme. No entanto, não é a morada da família que aparece no longa.

A casa usada para filmagens foi alugada nos arredores da residência de Cuarón na infância. Pequenos detalhes e acessórios foram adicionados para se aproximarem o máximo possível do lar original do diretor.

No decorrer do filme, Cleo leva as crianças para assistir Sem Rumo no Espaço (1969), um dos filmes favoritos do diretor desde a infância. Esta obra traz para ele uma reminiscência de sua infância.

A última cena do filme traz uma dedicatória autobiográfica: Para Libo. Após uma série de pesquisas, descobrimos que Libo era a empregada/babá de Cuarón, que serviu de inspiração para a criação da personagem Cleo.

A última cena do filme carrega uma dedicatória misteriosa: Para Libo.

Quem é o Dr. Zovek?

No filme, o Professor Zovek desempenha o papel do professor de artes marciais do homem que engravidou Cleo, o que serve como uma referência autobiográfica.

O Professor é uma figura reconhecida pelo grande público mexicano nos anos 1960 e 1970, mas infelizmente é desconhecido pelo resto do mundo. No entanto, essa figura teve um grande impacto na infância de Cuarón e de outras crianças mexicanas.

Ele aparece apenas duas vezes no filme: em uma curta cena em que é visto na TV de um restaurante em um programa chamado Siempre en Domingo - muito popular entre as famílias - e outra em que treina um grupo de jovens no campo de uma periferia, incluindo o pai do bebê de Cleo.

Francisco Xavier Chapa del Bosque, mais conhecido como Professor Zovek, nasceu em uma família de alto status na cidade de Torreón. Ficou famoso nacionalmente entre os anos de 1968 e sua morte misteriosa, em 1972, durante as filmagens de um projeto.

O Professor era quase como um super-herói para as crianças, pois não só aparecia na televisão, mas também se apresentava em shows públicos com números que exibiam a sua força incomum.

Famoso por sua aparição no show Siempre en Domingo, Zovek mostrava sua habilidade fenomenal de sair de situações difíceis. No programa Domingos Espectaculares, ele foi capaz de estabelecer um recorde mundial ao realizar 8.350 abdominais em cinco horas.

Após seu período de fama, a memória de Cuarón foi esquecida por algum tempo, mas agora está sendo recuperada.

O professor Zovek é uma referência à infância de Cuarón passada no México dos anos sessenta.

Reflexões sobre a Dedicatória Final

No final do filme, lemos uma dedicatória especial: Para Libo. O apelido de Liboria Rodrígues, empregada que trabalhou com a família de Cuarón desde seus nove meses de idade, foi veiculado através dessa homenagem.

Em homenagem à Liboria, Cuarón inseriu seu nome na última cena de seu filme, que teve a sua vida como inspiração para a história de Roma.

Desde a infância, Libo, a empregada indígena, foi uma importante presença na vida da família. Seu cuidado e carinho com as quatro crianças era notável. Ela as acordava, dava banho, contava histórias antes de dormir, e muitas vezes era mais importante que a própria mãe.

Alfonso Cuáron com Libo, a pessoa real que inspirou a criação da personagem Cleo.

Celebrando as Mulheres

Esta longa metragem é uma bela homenagem às mulheres, particularmente retratadas por meio das personagens de Cleo e da mãe.

Em um ambiente extremamente desigual de gênero, duas mulheres, desiguais em seus respectivos estratos sociais, são deixadas pelos seus parceiros.

Cleo, temendo a reação do primo do namorado de Adela, se entregou pela primeira vez. Quando descobriu a gravidez, o rapaz desapareceu. Incansavelmente, ela se aventurou até o bairro afastado em que ele morava para confrontar a realidade e encontrá-lo.

Ao encontrar o sujeito depois do treinamento de artes marciais, Fermín ficou incandescente. "O que você pensa que está fazendo?", perguntou ele com raiva.

- É que eu estou grávida.

- E eu com isso?

- O pequeno é seu.

- Nem pensar.

- Juro que é.

- Já disse, nem pensar. Se não quiser que eu quebre você e seu "pequeno", não repita o que disse e nunca mais me procure. Faxineira de merda!

Fermín aproveita a ocasião para ameaçar e humilhar a mulher com quem teve momentos íntimos, ao invés de assume-se responsável.

A mãe da família, patroa de Cleo, também foi abandonada pelo homem que ela considerava ser seu. O marido passava pouquíssimo tempo em casa e, de repente, um dia decidiu partir, abandonando os seus quatro filhos.

Ele retornou à sua casa depois de algum tempo para buscar seus pertences e nunca mais enviou qualquer tipo de ajuda para a família que ele formou e posteriormente abandonou.

Numa das sequências mais emocionantes do filme, a desigualdade entre as duas mulheres - patroa e empregada, branca e índia, rica e pobre - é esquecida e ambas partilham de um sentimento de dor em comum.

"Eu não me entendo". Sofia, em meio a uma crise de choro, expressou amargamente: "Não consigo me entender".

"no final, nós mulheres estamos sempre sozinhas"

Embora Roma retrate a solidão que envolve as duas mulheres, elas demonstram como é possível superar o sentimento de desamparo em que se encontram.

Cleo sofreu a perda de sua filha - a trágica notícia de que o bebê nascera morto - mas, aos poucos, conforme a família ia retomando a rotina, ela começou a se recuperar.

Apesar da ausência do marido, Sofia se esforça para sustentar a família e transmitir para seus filhos uma sensação de segurança. Ela se empenha para que eles continuem a ter boas experiências e aventuras.

O Massacre de Corpus Christi no Contexto Histórico

O filme foi meticulosamente planejado para reproduzir a época, incluindo os figurinos, os cenários e os hábitos.

Uma referência ao massacre de Corpus Christi, também conhecido como El Halconazo, surge no filme realista de 1971 que ocorreu em 10 de junho.

Segundo o registro oficial, 120 estudantes perderam a vida no conflito. No entanto, rumores informais apontam que o número de vítimas foi ainda maior.

Inicialmente, o protesto foi organizado por estudantes que exigiam liberdade para presos políticos e maior investimento em educação. No entanto, o governo reagiu com violência que transformou a marcha pacífica em um banho de sangue.

Registro real do massacre de Corpus Christ.

Descobrindo o Processo de Produção Cinematográfica

Cuarón decidiu modernizar sua forma de filmar em Roma. Os atores que trabalharam no longa foram fornecidos com a sequência somente no dia das gravações, com o objetivo de tornar a composição mais espontânea e natural.

Yalitza Aparicio foi descoberta em uma vila rural e fez sua estreia no cinema com o filme do mexicano diretor. Ela foi escolhida para protagonizar a produção.

Yalitza Aparicio estreou no cinema em Roma.

Qual é a Popularidade da Imagem dos Aviões?

No filme é possível ver vários aviões voando entre as paisagens. Esta cena é realista pois o bairro de Roma está nas proximidades das rotas aéreas.

A paixão de Cuarón por aviões é possivelmente a explicação por trás da cena em que um dos meninos conta à Cleo que vai ser piloto quando crescer. Isso porque é algo que o diretor sonhou quando criança.

O desejo do diretor de transmitir o simbolismo do avião, indicando que todas as situações são passageiras e provisórias, é uma terceira razão para a presença destes na obra.

Os aviões cruzam o céu do México ao longo de todo o file de Cuarón.

Informações Técnicas

A película foi premiada com Globo de Ouro (2019) de Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro, Leão de Ouro 2019 (Festival de Cinema de Veneza) de Melhor Filme, BAFTA (2019) em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia e Melhor Direção, e Óscar 2019, ganhando em três categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção e Melhor Fotografia. Além disso, foi indicada a dez nomeações ao Óscar 2019.

Cartaz do filme Roma.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.