Análise do Filme Garota Exemplar


Escrito por Sónia Cunha

"Garota Exemplar", de 2014, dirigida por David Fincher, é um suspense psicológico e drama policial baseado no romance de Gillian Flynn, também responsável pelo roteiro.

Após cinco anos de união amorosa, Amy e Nick Dunne viram sua vida mudar drasticamente quando Amy desaparece inexplicavelmente. Enquanto as buscas para encontrá-la se iniciam, Nick passa a ser considerado principal suspeito de seu desaparecimento.

Tenha cuidado! A partir desta seção, você pode descobrir informações que podem revelar detalhes importantes da história.

A Busca por Desaparecidos e o Tesouro Perdido

No dia do aniversário de casamento de Nick, ele regressa a casa e encontra tudo revirado, sem sinais de Amy, sua esposa. Suspeitando de um sequestro, ele aciona a polícia, que inicia as investigações. Em poucas horas, grupos de voluntários foram organizados para procurar pela esposa e Nick foi convocado para uma coletiva de imprensa.

Desde o início, o comportamento do protagonista não atendeu às expectativas de quem o observava com interesse. Com isso, acumulou a desaprovação da mídia, dos comentaristas de televisão e do público que acompanhava o episódio.

Amy desaparecida

Nick despertava suspeitas devido ao seu comportamento, sorrindo demais e se aproximando das voluntárias. Quando seu encontro em segredo foi revelado, ficou claro que o professor universitário mantinha um relacionamento extraconjugal com uma aluna há mais de um ano.

Nick e Amy estão cada vez mais distantes: ele não tem conhecimento de seus gostos, ocupações ou companhias. Isso dificulta ao detetive conseguir respostas durante o interrogatório. Para progredir com a investigação, eles terão que seguir as pistas deixadas por Amy, que desapareceu.

Tradição de aniversário: caça ao tesouro

Amy costumava realizar uma "caça ao tesouro" para os aniversários de Nick. Ela deixava cartas com rimas e enigmas para ele desvendar, que o conduziam até ao seu presente. Contudo, a diversão foi-se esvaindo, pois Nick não conseguia ultrapassar as charadas.

A polícia conseguiu unir os pedaços e localizar um diário escrito pela vítima, no qual ela relatava os problemas na relação com o marido, contando que se sentia sozinha e com medo da violência que sofria. Uma vizinha muito próxima dela corroborou todos esses fatos.

Leia mais

Uma Vingança Doentia

Os detetives voltaram ao local para encontrar vestígios de sangue, que pareciam ter sido limpos. Nick, determinado a desvendar a pista final, foi sozinho até o galpão de casa da irmã e descobriu que o lugar estava abarrotado de produtos de luxo comprados em seu nome. No entanto, o maior presente estava na forma de uma carta que insinuava que ele seria preso.

Nos surpreendemos pela primeira vez ao escutar o monólogo de Amy, revelando como ela tinha planejado incriminar seu marido enquanto fugia de carro. A protagonista passou de vítima a vilã da história em questão de segundos, deixando-nos ainda mais surpresos.

Apesar de se sentir afastada de Nick, Amy afirma que está fazendo justiça pelas próprias mãos. Ao se mudar para a cidade-natal de seu marido, ela se viu na tarefa de carregar a responsabilidade de sustentar a vida dos dois.

Amy fugindo de carro

Eu estou tão mais feliz agora que estou morta. Tecnicamente, desaparecida...

Ao descobrir a traição, Amy começou a pensar em vingança. Ela escreveu um diário falso, fez amizade com a vizinha e até limpou o próprio sangue do chão. A conduta dela assusta o espectador ainda mais, pois Amy não dá sinais de parar.

A protagonista da saga literária escrita pelos pais sempre foi confrontada pela figura "Incrível Amy" e depositou todas as suas esperanças de futuro no romance. A consequente rejeição desencadeou o agravamento de um transtorno pré-existente, tendo algumas interpretações sugerido que ela seja possivelmente psicopata.

Amy contou que fingiu ser uma outra pessoa para agradar seu marido. Ela sorria, evitava brigas e fingia gostar das mesmas coisas que ele. Ela estava tentando controlá-lo dizendo: "Criei o homem dos meus sonhos".

Desi e Amy

Após sofrer um assalto e ficar sem nada, a vilã não conseguia prosseguir com sua viagem. Então, ela pediu ajuda a Desi, seu ex-namorado da adolescência que ainda estava apaixonado. Ele desconfiava que Amy estava se escondendo de um marido abusivo e, então, ofereceu seu lar, um lugar isolado, para que ela se abrigasse.

Ao examinar a história de vida da mulher, Nick descobre que existe um padrão: é comum que, logo depois de términos de relacionamentos, ela faça acusações infundadas contra os ex-parceiros, destruindo assim as suas vidas.

A Mídia como Ferramenta de Manipulação para o 'Final Feliz'

Nick recorre a Tanner Bolt, um conhecido advogado, com a intenção de se defender do processo por homicídio, e até mesmo da pena capital. O profissional lhe explica que deveria começar por mudar a imagem que as pessoas tinham dele. Se antes era odiado, ele precisava ganhar o carinho das pessoas.

Ele resolveu conceder uma grande entrevista de TV, para a qual se preparou e se treinou por dias. Tudo para manipular Amy, já que ele sabia que ela assistiria. Na entrevista, ele confessou a traição, disse ser um mau marido e até fez uma declaração de amor.

Nick dá uma entrevista na TV

Em instantes, Nick era venerado publicamente. Sua esposa, acreditando que ele estava falando a verdade, decidiu voltar para ele e arquitetou outro plano sinistro. Após fabricar provas, ela mata Desi de novo e foge em seu carro.

Quando chegou em casa, Amy apareceu coberta de sangue, sendo cercada por repórteres. Ela abraçou seu marido e desmaiou em seus braços. Ao contar sua história a polícia, Amy explicou ter sido sequestrada por seu ex-namorado e que teve que matá-lo para poder escapar. Não demorou para que Amy e seu marido, Nick, se tornassem celebridades. Ela se tornou uma espécie de heroína enquanto Nick foi visto como seu companheiro leal.

Amy engana a polícia e a mídia

Após o arquivamento das investigações, ele ficou ao seu lado para se proteger dos ataques dos que o condenariam por ter abandonado uma mulher em suposta debilidade. Foi nesse momento que ela revelou que estava grávida de seu filho, por meio de inseminação artificial, e que eles formariam uma família.

Nos momentos finais, o marido e a esposa seguravam-se fortemente pela mão durante a sua aparição na TV, com grande contentamento, ele dizia que o casamento estava ainda mais firme do que antes. Eles expressavam a sua vontade de estar juntos, abertos e honestos com o outro.

Após o ocorrido, o casal revela a gravidez, surpreendendo a todos. Assim, é possível perceber que Nick deseja preservar o casamento e sua imagem, apesar de suas recorrentes traições.

Baseado em Uma História Real?

A autora do romance Garota Exemplar contou em diversas entrevistas que se inspirou em alguns casos reais que receberam grande destaque na mídia ao escrever seu enredo ficcional.

Em 2002, a norte-americana Laci Peterson desapareceu de sua casa, deixando um grande seguro de vida, com seu marido sendo o único beneficiário. Esta narrativa foi rapidamente notada por fãs e espectadores e confirmada pela escritora Gillian Flynn.

Depois que sua traição foi revelada, Scott Peterson foi considerado o principal suspeito do assassinato de sua esposa. Posteriormente, ele foi condenado ao crime.

A figura de Marie McDonald foi associada à Amy Dunne. Ela foi uma antiga atriz de Hollywood que ficou conhecida por seus numerosos escândalos na imprensa. Em 1957, para tentar recuperar a fama que havia perdido, ela fingiu um sequestro e culpou seu marido.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.