5 Obras de Arte Cinematográficas Inspiradas em Obras de Arte que Você Precisa Ver


Escrito por Rebeca Fuks

É clara a influência que a linguagem do cinema tem sobre as artes plásticas e vice-versa. Não há dúvida de que essas duas áreas artísticas caminham lado a lado, complementando-se e influenciando-se mutuamente.

Escolhemos 5 cenas de filmes que foram baseadas em pinturas, fazendo uma ligação direta entre esses dois meios de expressão artística. Estas releituras produziram resultados maravilhosos. Veja abaixo!

1. Architeture au Clair de Lune de Magritte e O Show de Truman de Peter Weir

show de truman e magritte

Dirigido por Peter Weir em 1998, O Show de Truman ganhou grande destaque nos anos 2000. Com uma cenografia e figurino muito bem elaborados, essa obra conta a história de um homem cuja vida desde o nascimento é transmitida em rede nacional, sem que ele saiba.

O encerramento do filme é um dos seus momentos mais marcantes e foi inspirado na famosa pintura de René Magritte, intitulada Architeture au Clair de Lune, e criada em 1956.

2. Labirinto: A Magia do Tempo de Jim Henson e Relatividade de Escher

cena do filme Labirinto e obra de Echer

Dirigido por Jim Henson, Labirinto: a magia do tempo é um clássico infanto-juvenil lançado em 1986. Apresentando David Bowie como o rei dos duendes, o filme conta a história de uma terra encantada e assustadora. Tornou-se rapidamente cult e continua a encantar as crianças de todas as idades.

No decorrer da narrativa, Sarah se depara com um labirinto de escadarias, enquanto Jareth (Bowie) faz o possível para confundi-la com provocações. A jovem, à procura do irmão bebê, precisa superar esse desafio.

Maurits Cornelis Escher é um artista holandês, conhecido por seus desenhos que apresentam construções intrigantes e incomuns. Uma de suas obras mais conhecidas, Relatividade (1953), foi transformada em uma cena para revisitar o passado.

3. Estudo de Lady Macbeth de Gustave Moreau Inspirado no Filme 'Carrie, a Estranha' de Brian De Palma

Carrie a estranha e inspiração em obra de arte de Moreau

O filme "Carrie, a estranha", de Brian De Palma, é extremamente conhecido como um dos clássicos do terror. Baseado no romance de Stephen King de mesmo nome, ele foi lançado na década de 70, fazendo com que muita gente tivesse medo ao assisti-lo.

A cena de Carrie no meio das chamas lembra muito a obra Study for Lady Macbeth, criada pelo artista Gustave Moreau em 1851.

Artigos relacionados

4. O Beijo, de Klimt e Ilha do Medo, de Scorsese

cena de Ilha do medo e a tela O beijo, de Klimt

Dirigido por Martin Scorsese e lançado em 2010, Ilha do Medo é baseado no romance de Dennis Lehane.

Leonardo DiCaprio é o protagonista de um suspense psicológico com toques de cinema noir. Em um momento do filme, o personagem principal tem uma alucinação na qual se imagina abraçando sua esposa.

A obra de arte de Gustav Klimt intitulada O Beijo, de 1908, foi retratada nesta cena.

5. A Comparação entre Melancolia, de Lars Von Trier, e Ofélia, de John Everett Millais

filme Melancolia e Ofélia, de John Everett Millais

Melancolia (2011), um dos filmes de maior sucesso de Lars Von Trier, conta a história de duas irmãs que sentem a possibilidade da chegada do fim do mundo e reagem de modos díspares.

O filme contém cenas esteticamente belas e notavelmente simbólicas que, embora não tenham ligação direta com a trama, dão ao enredo um valor artístico significativo.

A atriz Kirsten Dunst inspirou-se na obra Ofélia, pintada por John Everett Millais em 1852, para interpretar a cena em que ela vai vestida de noiva, flutuando em um lago de plantas.

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).