Interpretação da história de Cachinhos Dourados


Escrito por Laura Aidar

Cachinhos Dourados, às vezes referida como Cachinhos Dourados e os Três Ursos ou Cachinhos de Ouro, é uma história infantil que é creditada ao escritor inglês Robert Southey. Esta foi publicada pela primeira vez em 1837 em seu livro.

Ao longo do tempo, esse conto antigo foi sendo modificado, até que se tornou uma versão mais adequada para a infância, tornando-se assim conhecido em todo o mundo.

História de Cachinhos Dourados

Cachinhos Dourados Visita a Floresta

Havia uma menina que morava perto de uma floresta. Ela era muito bonita, com seus cabelos loiros e cacheados, então era conhecida como Cachinhos Dourados.

A garota, entediada, resolveu empreender um passeio na natureza e descobriu uma casa pelo caminho.

A Vida na Família de Ursos

Esta casa era lar de uma família de ursos, constituída pela mamãe Ursa, papai Urso e seu filhote. Todo dia, a mamãe Ursa preparava três tigelas de mingau e as servia na sala, deixando-as esfriarem.

Eles saíram para dar uma volta, a fim de que, ao voltarem, a refeição já estivesse pronta para comer sem queimarem a língua.

Cachinhos Dourados Visita a Casa dos Ursos

Ao se aproximar da casa, Cachinhos de Ouro sente um aroma intenso de comida acabada de preparar. Seu instinto a leva a descobrir o que teria lá dentro.

A garota, faminta, bateu na porta e, ao girar a maçaneta, descobriu que ela estava destrancada.

Cachinhos Dourados

Quando Cachinhos entrou na casa, percebeu que haviam três tigelas. A garota foi diretamente para a maior, que pertencia ao Papai Urso. Ao experimentar a comida, ela sentiu que estava fria e sem sabor.

Experimentou a comida da mamãe Ursa na tigela média, mas não gostou por estar muito quente.

Por fim, sirva-se da tigela menor e saboreie por completo sua refeição, pois a temperatura estará agradável e o sabor, delicioso.

A menina viu três cadeiras. Primeiro ela tentou subir na mais alta, mas não conseguiu. Então, tentou sentar na média, mas era muito mole e desconfortável. Por fim, optou por sentar na menor, que parecia perfeita, mas se quebrou devido à fragilidade.

Cansada, Cachinhos Dourados foi verificar os quartos. Ela viu três camas, mas a que ela mais gostou foi da cama menor, a do filhinho Urso. Aí, a fadinha se deitou e adormeceu.

A Volta dos Ursos do Passeio

Ao chegar à sua casa, os ursos ficaram chocados ao verem tudo revirado. Parecia que alguém tinha invadido seu lar. Após o longo passeio, eles descobriram que alguém tinha estado ali.

"Eu acho que vou comer aquele bolo de mel primeiro"! Papai Urso olhou para sua tigela e disse: "Vou começar com esse bolo de mel"!

Alguém tocou no meu mingau!

"Eu sinto muito por isso!" Mamãe Ursa notou que a comida estava mexida. Filhinho Urso então disse chorando: "Sinto muito por isso!"

Eles comeram absolutamente todo o meu mingau!

Vendo as cadeiras, o pequeno ficou triste ao ver que sua cadeirinha estava destruída.

O filhinho foi até sua cama e começou a soluçar. Surpresos, mamãe e papai descobriram que as camas estavam bagunçadas. Tentando entender o que havia acontecido, os pais ficaram extremamente irritados. O pequeno, chorando, tentou explicar o ocorrido.

Há alguém na minha cama dormindo!!!

Acorda Cachinhos Dourados

Cachinhos de Ouro foi despertada abruptamente pelo choro do pequeno urso, o que a deixou constrangida, pois os três ursos estavam bastante irados.

Antes de sair correndo, a mamãe Ursa disse à menina que não é certo entrar na casa de alguém sem ter sido convidado.

A garota retornou à sua casa envergonhada, mas ela havia aprendido uma lição importante: nunca mais cometer o mesmo erro.

Análise da História

Famoso entre as crianças, este conto tem sido usado como ferramenta educacional. A narrativa apresenta uma alegoria que aborda um marco importante no desenvolvimento das crianças: o processo de crescimento.

Cachinhos de Ouro aborda temas como a jornada pelo autoconhecimento, ao mostrar a personagem vagando pela floresta sem um destino certo.

A curiosidade, teimosia e impulsividade de Cachinhos frequentemente o levam a invadir o espaço dos outros e a se colocar em situações que o colocam em perigo.

A inadequação é experimentada pela criança quando ela é apresentada aos papéis de cuidador, como mamãe Ursa e papai Urso. Esta criança ainda quer manter a visão de si mesma como "filhinho", apesar de saber que seu crescimento é inevitável.

Interessante? Leia também

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.