Análise de V de Vingança: Um Resumo e Explicação


Escrito por Sónia Cunha

Baseado na história em quadrinhos de 1988, V de Vingança é um filme de ação cujo título original é V for Vendetta, escrito por Alan Moore e David Lloyd.

James McTeigue dirigiu essa obra que é uma colaboração entre os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido. Ela estreou em 2006, apresentando a narrativa de um futuro distópico cujo governo é dominado por um tirano fascista.

No meio de um regime opressor, surge um homem mascarado sob o codinome "V". Seu objetivo é desafiar a tirania do Estado, e para isso ele realiza ações que visam derrubar o governo.

Devido à sua semelhança com os processos autoritários a que as sociedades estão sujeitas, o filme ganhou grande popularidade e a figura de V se tornou um símbolo de resistência à opressão.

Atenção! Este artigo contém spoilers!

Análise da Obra V de Vingança

Ambientando o início da história

No início do filme, é mostrada a prisão e o fim do líder rebelde Guy Fawkes, condenado por tentar detonar o Parlamento Ingles no começo do século XVII.

A narrativa prossegue no final da década de 2020, mostrando a Inglaterra em um tempo futuro.

Adam Sutler é um líder autoritário que preside uma sociedade controlada por seu governo opressor. Possui muitas características comuns de ditadores fascistas, exibindo um comportamento extremamente autoritário.

A Guerra trouxe consigo profundas alterações no mundo e uma pandemia assolou a Europa, causando a morte de inúmeros indivíduos.

Sob o liderado de Sutler, o partido Fogo Nórdico usa o medo e a ameaça para manter um governo autoritário e inflexível.

É notável como os criadores da trama se fundamentaram nos eventos reais da história.

V é Conhecido por Evey

Natalie Portman dá vida à personagem Evey, que trabalha numa empresa de televisão estatal. Certa noite, enquanto caminhava pelas ruas, ela foi surpreendida pelos "homens dedo" – funcionários governamentais – que estabeleceram o toque de recolher.

Os homens ameaçam a vítima com violência sexual, mas então um indivíduo encapuzado surge, pronto para enfrentar os agressores e usando sua grande habilidade para salvá-la.

v de vingança

Quando Evey o interpela sobre sua identidade, o sujeito simplesmente diz que seu codinome é V. Ele então pega uma espada e traça sua marca em um cartaz colado na parede.

Atualmente, é possível identificar a fantasia presente na obra e a referência ao herói mascarado Zorro, que é conhecido por ser um justiceiro.

Uma Explosão na Old Bailey

V convidou Evey a subir ao topo de um prédio para testemunhar um evento que ele havia planejado: a explosão do importante edifício de Londres, conhecido como Old Bailey.

v de vingança filme

Adam Sutler, o ditador, ficou furioso com o acontecimento, que foi relatado pela BTN, o canal de televisão estatal, como sendo uma medida do governo, alegando tratar-se de uma implosão de emergência em razão de um problema na estrutura da construção.

V é a Autoridade por trás do Atentado

, para reivindicar a volta de uma sociedade mais justa e livre. V consegue penetrar nas instalações do canal e faz uma declaração ao vivo para o povo, reivindicando a responsabilidade do ataque. Ele ainda pede que eles compareçam na frente do parlamento britânico no próximo dia 5 de novembro para lutar por uma sociedade mais justa e livre.

Quando V estava prestes a sair do canal de TV, uma grande confusão começou. Evey quase foi capturada, então V a salvou, mas ela sofreu um forte ataque na cabeça. Para manter Evey segura, V a levou para o seu lar.

A Vingança de V

É necessário destacar que a identidade de V continua um mistério, mas é conhecido que ele foi uma vítima de crimes pérfidos cometidos por agentes do estado e sofreu experiências biológicas dolorosas, o que resultou no surgimento de um vasto sentimento de justiça e vontade de retaliação.

O justiceiro persiste em dar cabo do trabalho, cada vez deixando uma rosa vermelha, como prova de seus sentimentos humanos.

Gordon proporciona refúgio a Evey.

Após um período de tempo, Evey conseguiu fugir do abrigo de V e buscou refúgio na casa de Gordon Deitrich, um comediante e apresentador de rádio.

Evey e Gordon V de vingança

Gordon é extremamente receptivo e lhe apresentou um conjunto de peças que haviam sido confiscadas pelo governo, mas que ele conseguiu recuperar, como diversas obras de arte.

Ele convida Evey para assistir seu programa de TV, cujo conteúdo é focado em satirizar a figura de Adam Sutler, demonstrando seu desdém por ele de forma bem humorada.

Ao tomar a decisão de Gordon de desafiar o ditador, sua casa foi invadida por membros do governo. Gordon foi levado e Evey conseguiu se esconder, mas não por muito tempo, pois foi capturada em seguida. A ação provocou a ira do ditador.

O Renascimento de Evey Após a Prisão

Evey é levada e, como consequência, seus cabelos são raspados. Ela é vítima de diversas formas de tortura. No cárcere, ela encontra pequenas mensagens escritas por outra prisioneira.

Evey em V de vingança

Nas suas cartas, Valerie - uma atriz - narrou a sua experiência de ter sido detida por ser lésbica.

Neste contexto, fica evidente a repressão homofóbica do sistema, que exclui e violenta todas as pessoas que desafiam o conceito de "normalidade" imposto. É mostrada a cena macabra de centenas de pessoas jogadas em uma vala comum, como ocorreu, por exemplo, durante o regime nazista.

Apesar de grandes pressões, Evey opta por não revelar o local onde se encontra V. Ela está preparada para aceitar as consequências e enfrentar a morte caso seja preciso.

Após ser libertada, a jovem entendeu que V havia lhe aprisionado para que ela compreendesse o seu próprio potencial e a sua profunda capacidade de resistência.

Ela estava furiosa com V, no entanto, ao mesmo tempo, percebeu que estava se sentindo mais determinada e corajosa. Por isso, ela decidiu que iria encontrá-lo no dia 5 de novembro.

Finch revela os abusos do governo

O investigador Eric Finch, encarregado de prender V, desenterra diversos delitos cometidos pelo partido de Adam Sutler, inclusive a propagação de um vírus letal que provocou a morte de 80 mil seres humanos.

O Partido Fogo Nórdico e o seu líder conseguiram o apoio do povo ao construírem um sentimento de medo e caos.

A V está incentivando a população a utilizar máscaras de Guy Fawkes, com o intuito de estimular o pensamento crítico.

5 de novembro Chega

No dia 5 de novembro, Evey foi ao encontro de V, como haviam combinado. Ele a levou para o trem que tinha o vagão carregado de explosivos com destino ao Parlamento inglês. Porém, deixou a cargo dela a decisão de seguir com o plano.

V se dirige a um encontro com o alto comissário da polícia secreta do governo e oferece-se para se entregar, desde que o agente cumpra a missão de executar Adam Sutler.

V se recusou a se render quando viu que Sutler havia sido morto. Apesar de baleado, o justiceiro conseguiu lutar contra a polícia graças à armadura que vestia. Ele acabou vencendo a batalha e executando todos os policiais.

v de vingança adam sutler

V está seriamente ferido, e volta para o trem onde Evey está. Com um momento de despedida, eles se declaram apaixonados.

Morrendo nos braços da sua amada, V se mantém incógnito, pois ela entende que o que realmente importava não era a sua identidade, mas seus atos. Por isso, a máscara foi mantida.

A Detonação no Parlamento Britânico

V se encontra no vagão do trem, cercado por rosas vermelhas. Nisso, surge Eric Finch, dando a V a oportunidade de levar adiante o plano de envio do trem ao Parlamento. Por saber da verdade sobre as mentiras e atrocidades que o governo é capaz de cometer, Eric Finch segue em apoio a V.

v de vingança

Milhares de pessoas compareceram ao Parlamento vestindo as máscaras de Guy Fawkes, um ano depois de ter sido convocada. Todos presenciaram a destruição do prédio no espetacular espetáculo de fogos de artifício.

Reflexões sobre V de Vingança

A necessidade do anonimato do protagonista é notável, pois ele simboliza o sentimento de insurgência de diferentes grupos sociais ao longo dos tempos, ao enfrentarem regimes autoritários e suas ações abusivas.

No filme, é destacado que as ideias não têm fim. Elas continuam a existir ao longo dos séculos, como se o personagem da história fosse uma representação destas ideias, presentes na mente das pessoas, e que precisam ser despertadas.

A graphic novel (história em quadrinhos) possui um caráter anárquico bem presente em seu enredo.

Citadas Memoráveis do Filme

Algumas das frases ditas pelo personagem principal, V, se tornaram destacadas entre o público. Dentre elas, as seguintes:

  • A anarquia apresenta duas facetas. Por um lado, temos os Destruidores, que abatem impérios e, com os escombros, os Criadores que constroem Mundos Melhores. O povo não deve medo do governo, ao contrário, é o governo que deve temer seu povo. Os artistas usam a mentira para desvendar a verdade, enquanto os políticos usam a mentira para a encobrir. Não há somente corpo físico nas ideias; elas são incontestáveis.

Artigos relacionados

Máscara da Vingança V

David Lloyd, um dos autores da HQ que deu origem ao filme, criou a máscara que aparece na história.

Ela é a representação de uma figura histórica real, o soldado inglês Guy Fawkes.

Desde 2003, o acessório tornou-se o símbolo do grupo ciberativista Anonymous, formado por pessoas anônimas. Estas realizam ações coordenadas, com o objetivo de contribuir para o bem social.

máscara de v de vingança

Desde 2011, as máscaras de Guy Fawkes passaram a ser usadas em movimentos sociais por muitos indivíduos.

Apesar de exaltar uma filosofia diferente da das grandes empresas, o adereço tornou-se muito rentável para a Time Warner, empresa de entretenimento que possui os direitos autorais.

A História de Guy Fawkes

Guy Fawkes foi um revolucionário britânico famoso por sua envolvimento na "Conspiração da Pólvora". Esta conspiração tinha como objetivo detonar o parlamento britânico durante a presença do rei James I para discursar.

Em 1605, o soldado católico Guy Fawkes foi preso por tramar contra a coroa. Por isso, o dia 5 de novembro tornou-se um acontecimento memorável e é lembrado anualmente na Inglaterra como a "Noite das Fogueiras".

Informações e Imagem do Filme

cartaz de v de vingança

Atores como Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea e John Hurt têm trabalhado juntos em vários grandes projetos.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.