Tudo sobre a Incrível Franquia Toy Story


Escrito por Carolina Marcello

A saga Toy Story nos acompanha desde 1995 com seus divertidos brinquedos que ganharam vida. O astronauta, o xerife e toda a turma nos ensinam diversas lições, sendo a mais importante a de aceitar o passar do tempo. Ao longo dos quatro filmes, fica bem claro que é necessário se reinventar.

Buzz e Woody vêm encantando o imaginário coletivo há mais de 24 anos, desde o lançamento do primeiro filme da série até a sua última aventura.

Não há dúvidas de que certas animações conquistaram o coração da geração passada, assim como de gerações atuais. Estas quatro animações, em especial, se tornaram parte da memória de pais e filhos.

Atenção! Este artigo contém informações que podem revelar detalhes do enredo.

Toy Story: O Primeiro Filme (1995)

Toy Story 1

Principais Pontos do Resumo

Woody está ansioso com o aniversário de Andy se aproximando, pois teme que algum outro brinquedo possa roubar seu lugar de destaque no coração do jovem. O xerife teme que algo mais interessante que ele possa ser entregue para o menino.

Woody teme, assim como os outros bonecos, a chegada dos novos. Por isso, ele lidera uma força tarefa para descobrir o que Andy irá ganhar de presente de aniversário.

O menino recebeu um novo brinquedo, o astronauta Buzz Lightyear, e logo ele passou a receber mais atenção do que o cowboy que já era seu brinquedo favorito. Tanto o menino quanto os outros brinquedos estavam empolgados com o novo astronauta.

Ciumento, Woody tenta empurrar Buzz para que ele caia atrás da mesa, mas acaba falhando e o astronauta é lançado pela janela.

Woody assume a culpa e então vai salvar Buzz Lightyear para que todos os outros bonecos vejam que ele não tinha a intenção de destruir o astronauta.

Após longo tempo, Buzz e Woody finalmente conseguiram se entender e estabeleceram uma forte amizade. Ambos estão comprometidos com a missão de voltar juntos para a casa de Andy.

Reviva o primeiro filme da franquia Toy Story em apenas quatro minutos. Acompanhe a jornada de Woody e Buzz Lightyear, desde a briga entre eles até a grande amizade que se desenvolve. Não perca a aventura do grande clássico da Disney•Pixar!

Examinando a Análise

Toy Story nos ensina que precisamos aprender a conviver com o ciúme. Isso é algo que Woody sabe muito bem, pois ele tem que lidar com o sentimento de não ser o favorito.

No final do filme, durante o Natal, todos sentem o mesmo sentimento de medo: o de ser esquecido. Isso é algo compartilhado pelo xerife, os outros brinquedos e até mesmo por Buzz. A ocasião do Natal faz com que eles tenham a sensação de que vão cair no esquecimento, igual do que todos sentiram no passado.

Assim que Andy e Buzz se conheceram, a intimidade inicial logo se transformou em afeto. A rivalidade que existia não demorou a se dissipar e os dois personagens notaram logo que era das suas diferenças que iriam surgir o aprendizado. As suas personalidades totalmente distintas eram o que os unia.

Buzz e Woody

Buzz (e também nós) aprendemos com Woody o significado de se sacrificar pelo outro: o xerife põe sua vida em risco por um boneco que ele mal conhecia e já não gostava.

Andy tem um favorito que mostra sua lealdade incondicional, tanto aos brinquedos quanto a ele. Esta forte ligação é expressa na famosa música que marcou a película, "You've Got a Friend in Me".

A primeira franquia Toy Story aponta dois temas fundamentais para os filmes que se seguiram. Primeiro, o desafio de se adaptar às novas realidades: outros brinquedos surgem, recebemos menos amor em diferentes fases da vida, etc. Esta sabedoria tão preciosa encontra ressonância igualmente em adultos e crianças, que muitas vezes têm problemas para aceitar o avanço da idade.

A questão da identidade é abordada na segunda reflexão: Buzz acredita seriamente que é um patrulheiro espacial, entretanto, descobre que é apenas um brinquedo, o que o deixa muito triste. No entanto, é Woody quem restaura sua autoestima, mostrando que é de grande importância para Andy.

Assista ao Trailer da Primeira Parte de Toy Story

Toy Story 2: Uma Aventura Inesquecível (1999)

Toy Story 2

Principais Pontos do Resumo

Andy brincava com o seu cowboy favorito, mas acidentalmente o braço foi danificado. O xerife foi para a prateleira dos consertos enquanto Andy seguiu para um acampamento de férias.

Ele conheceu o pinguim Wheezy na prateleira do descarte. Em tentativa de salvá-lo, acabou caindo nas mãos do colecionador de brinquedos Al McWhiggin.

McWhiggin, dono de uma loja, queria muito vender Woody para um museu japonês. Isso porque Woody possuía um valor especial, pois ele havia sido parte de um antigo programa de televisão chamado Woody's Roundup.

O cowboy, a princípio, gostou da ideia de ir ao museu, mas logo percebeu que não haveria nenhuma criança com quem ele pudesse brincar.

Buzz e seus amigos embarcam em uma jornada para salvar o xerife.

? Você gostaria de assistir a um resumo de Toy Story 2 em menos de cinco minutos?

Examinando a Análise

Toy Story 2 oferece ainda mais aprendizado do que seu predecessor. O personagem Woody demonstra dedicação ao salvar Wheezy, o pinguim, arriscando sua própria vida. Esta atitude reforça a lição que a saga nos ensina: nunca desista e lute por aquilo em que acredita.

A união da turma de brinquedos se torna evidente durante o filme. Por exemplo, Buzz e os outros fazem o possível para salvar Woody da casa do colecionador de brinquedos, mostrando o quanto são unidos e como podem alcançar mais juntos do que separados.

A fidelidade é muito importante, quer seja em termos de amizade ou do vínculo afetivo que surge entre a criança e seus brinquedos.

Bota de Buzz

À medida que a história se desenrola, Woody é confrontado com a possibilidade de ser enviado para o museu no Japão. Isso nos mostra que todos nós temos um propósito, e Woody aprende que o propósito dos brinquedos é ser brincado pelas crianças e não ficar isolado em uma vitrine. Essa descoberta só é possível graças ao auxílio de Buzz.

A aventura chegou ao fim e todos saíram incólumes, mas não sem antes receberem novas lições de sabedoria. Essa lição foi comprovada quando Jesse e o cavalo foram rapidamente acolhidos por Andy ao voltar de seu acampamento. É importante acolher sempre mais um.

Toy Story 2 - Trailer

Está gostando? Leia também

Toy Story 3 - Ano de Lançamento (2010)

Toy story 3

Principais Pontos do Resumo

Andy tem 17 anos e está entrando na faculdade. Como parte disso, ele está se desfazendo dos seus antigos brinquedos, e os bonecos estão preocupados com o que o futuro lhes reserva.

Com o adolescente se preparando para a faculdade, alguns brinquedos vão para o sótão, outros para o lixo, mas Woody, o xerife especial, irá junto com Andy nessa nova jornada.

Woody é testemunha de um grande engano quando a mãe de seu dono desprevenidamente joga seus brinquedos para o lixo. Apesar disso, ele não desiste e faz de tudo para consertar o erro, conseguindo encaminhar os brinquedos para a creche Sunnyside. Lá, encontram Lotso, um urso cor de rosa que parece ser fofinho, mas na verdade é um terrível vilão.

Os brinquedos de Andy passam por uma verdadeira agonia durante a temporada na creche, pois são manipulados por crianças muito pequenas e brutas. Porém, o destino de Woody é diferente, pois ele acaba sendo encontrado accidentalmente por Bonnie, uma encantadora menina.

Após inúmeras dificuldades, Andy finalmente consegue ajudar os bonecos a escapar da creche e encontrar um lar com Bonnie.

Gostaria de reviver seus momentos favoritos de Toy Story 3? Repasse os acontecimentos em apenas alguns minutos com a nossa resenha do filme.

Examinando a Análise

Neste terceiro filme da série, é possível identificar como os brinquedos representam nossas preocupações com o temor de sermos abandonados e descartados.

Ao chegar à hora de Andy ir para a faculdade, os brinquedos ficam apreensivos quanto ao seu futuro incerto. Entretanto, quando são adotados por Bonnie, uma nova dona amável, eles conseguem compreender que todos merecem uma segunda chance. Esse é um dos temas principais de Toy Story - o direito à oportunidade de recomeço.

Ao longo da narrativa, é perceptível que a passagem do tempo exige que nos reinventemos. Bonnie não vive os mesmos momentos de ligação com os brinquedos que Andy vivia, e estes também têm por ela um carinho distinto daquele que tinham com o seu primeiro proprietário.

Andy e Bonnie

Em Toy Story, existe uma noção de reciprocidade de amor, tanto entre Andy e seus brinquedos, quanto entre Bonnie e seus brinquedos. O afeto não é umidirecional, mas sim é estabelecido em ambas as direções. Andy amava seus brinquedos e, por sua vez, eles o amavam de volta. Da mesma forma, Bonnie nutria um carinho especial por seus brinquedos, e vice-versa.

A personagem de Woody incentiva-nos a não aceitar passivamente quando vemos algo de errado. Embora o xerife tinha um destino feliz (ele ia para a faculdade com Andy), Woody encontra-se com os erros da mãe e o destino trágico dos outros bonecos e determina-se a mudar isso.

No final, a mensagem transmitida é que o verdadeiro tesouro é a amizade, que vimos sendo reforçada quando todos os brinquedos se uniram.

Existe uma inegável união entre os brinquedos, que se tornam uma verdadeira família devido à sua afinidade. É impossível ignorar a solidariedade que estes demonstram uns para com os outros.

Assista ao Trailer de Toy Story 3

Toy Story 4: Uma Nova Aventura (2019)

"Crie um Site em Poucos Passos: Aprenda agora!

Principais Pontos do Resumo

Bonnie teme seu primeiro dia na escola. Apesar de não estar permitido, Woody consegue passar despercebido na mochila da menina.

Sentindo-se solitária e abandonada, Bonnie encontra alegria ao criar Forky, um brinquedo feito a partir de resíduos. Ele é um grande refúgio de apoio e carinho para ela.

Ao grande espanto de Woody, Forky ganha vida e se recusa a considerar-se um brinquedo, tentando voltar ao lixo constantemente.

Woody percebe que Forky é o brinquedo favorito de Bonnie e entende que ela precisa dele para se sentir segura e confiante. Dessa forma, ele faz de tudo para mantê-lo perto da menina, resistindo às suas tentativas de voltar para o balde do lixo.

Examinando a Análise

Toy Story 4 aborda alguns temas apresentados nas outras produções da série e, ao mesmo tempo, oferece novas reflexões.

Os brinquedos destacam-se pela sua inabalável solidariedade: Woody vai ao encontro de todos os medos para defender os seus amigos. Tal como os filmes anteriores, esta temática de ser deixado para trás e esquecido é o que faz andar a história.

Toy Story

Em Toy Story 4, a noção de que o que é insignificante para alguém pode significar muito para outro é destacada. Por exemplo, Gaby Gaby, a boneca, era sem importância para a menina do antiquário, mas se tornou indispensável para a menininha perdida na feira.

Aqui Woody aprende a lidar com a passagem do tempo: ele entende e aceita que já não é mais o brinquedo preferido de Boony e se esforça para manter Forky a salvo e próximo à menina.

O brinquedo conhecido como Forky nos ensina a aceitar a imperfeição. Ele é um boneco improvisado, cujas peças frequentemente caem. Exige-se paciência e perseverança para lidar com as tentativas dele de fugir para o lixo.

Forky está em um conflito interno, não sabendo se é um brinquedo ou lixo. Ao longo da trama, ajudado pelos outros personagens, ele descobre qual é a sua verdadeira função no mundo.

bonnie forky

A partir do momento em que Bonnie viu Forky, uma pergunta pairou no ar: como ele se transformou de um simples resto em um brinquedo? A criação de Forky é um mistério que ainda não foi desvendado.

O novo filme da franquia Toy Story destaca o debate sobre a emancipação da mulher. Bo Peep, a namorada de Woody, não quer mais pertencer a uma criança e prefere ter a sua liberdade e independência, ainda que isso signifique se expor aos riscos da vida sem ter um proprietário para a proteger.

Assista ao Trailer de Toy Story 4

Informações Técnicas

A História de Brinquedo 1

Original, foi destaque da temporada de premiações. O filme foi indicado ao prêmio de Melhor Roteiro Original do Oscar e teve destaque durante a temporada de premiações.

, este filme é extremamente aclamado. Esta produção cinematográfica conquistou uma indicação para o Oscar de Melhor Trilha Sonora, alcançando grande aclamação.

de Filme de Animação de 2018, "Coco" é um filme aclamado pela crítica. Indicado ao Globo de Ouro como Melhor Comédia ou Musical de Filme de Animação de 2018, "Coco" foi recebido de forma elogiosa pela crítica.

Original, o filme “La La Land” possui uma trilha sonora repleta de emoção e energia. "La La Land" foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original, e sua trilha sonora é cheia de emoção e energia.

A História dos Brinquedos 2

: O Globo de Ouro de Melhor Filme Cômico ou Musical de 2000 foi conferido ao filme “Erin Brockovich”. Esta produção dramática conta a história da luta de uma mulher contra a empresa de energia que estava contaminando a água de uma pequena cidade da Califórnia. "Erin Brockovich" foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Filme Cômico ou Musical de 2000. Esta produção dramática conta a história de uma mulher que luta contra uma empresa de energia que está contaminando a água de uma pequena cidade californiana.

, foi premiada com o Oscar de Melhor Canção Original do ano. A canção nomeada ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original em 2000 foi premiada com o Oscar de Melhor Canção Original do ano.

, “My Funny Friend and Me” foi uma das mais populares canções do filme "O Mágico de Oz". Aclamado pela Academia como Melhor Canção Original de 2000, “My Funny Friend and Me”, da trilha sonora de "O Mágico de Oz", tornou-se uma das canções mais populares da época.

A História dos Brinquedos 3

foi entregue ao filme Rango. O filme Rango foi premiado com o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2011.

O Filme de Animação de 2011 que recebeu o prêmio BAFTA foi "Rango". O filme conta a história de um lagarto que se mudou para o deserto e se tornou o herói de uma pequena cidade. Esta aventura divertida e emocionante foi saudada pela crítica como um filme de animação excepcional, e foi premiado com o BAFTA de Melhor Filme de Animação de 2011. Em 2011, o longa-metragem de animação "Rango" foi o vencedor do prêmio BAFTA de Melhor Filme de Animação. Esta épica e divertida aventura conta a história de um lagarto que se muda para o deserto e se torna o herói de uma pequena cidade. A obra foi saudada pela crítica como um filme de animação de extrema qualidade e foi galardoado com o BAFTA de Melhor Filme de Animação de 2011.

O filme vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação em 2011 foi "Rango". Esta divertida aventura conta a história de um camaleão, interpretado por Johnny Depp, que foge da sua vida confortável para encontrar seu verdadeiro destino. Em 2011, o filme "Rango", estrelado por Johnny Depp, foi o grande vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação. A história conta a divertida aventura de um camaleão que abandona sua vida tranquila em busca de seu verdadeiro destino.

Uma Aventura na História dos Brinquedos: Toy Story 4

Ouça a Música de Toy Story no nosso Spotify

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.