Explorando a Arte de Oscar Niemeyer


Escrito por Sónia Cunha

Oscar Niemeyer foi um grande nome da arquitetura brasileira, cujos traços se espalharam por todo o Brasil e por diferentes partes do mundo.

Oscar Niemeyer caracteriza-se por deixar sua marca arquitetônica em suas obras. Estes traços são marcantes, como a presença de curvas, a liberdade das formas e o uso de materiais leves, que resultam em construções ousadas e modernas.

“as linhas curvas são mais apropriadas para estas regiões pois lembram o movimento de ondas e a natureza”. O uso de curvas é recorrente na arquitetura da região, dando ao resultado final a sensação de leveza. O arquiteto explicou que elas são mais apropriadas por lembrarem o movimento das ondas e a natureza.

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível... o que me atrai é uma curva libre e sensual.

O trabalho de Le Corbusier teve profunda influência nos traços modernistas de seus projetos.

Apesar de beber muito da arquitetura estrangeira, nos trabalhos do arquiteto é possível identificar também elementos característicos da arte colonial brasileira, como o uso de azulejos, como exemplo notável.

As obras de Oscar eram feitas com muito uso de concreto armado, e sua maior preocupação era a originalidade.

Características das principais obras

A Catedral de Brasília

Catedral de Brasília

O projeto denominado Oscar é singular, pois apresenta uma edificação religiosa modernista constituída por dezesseis colunas de concreto armado interligadas a um círculo central.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi projetada pelo arquiteto e dedicada à padroeira do Brasil. O templo tem este nome oficial para homenagear a Nossa Senhora Aparecida.

O edifício da igreja, inaugurado em 1970, foi construído com curvas suaves, além de vitrais e quatro sinos característicos.

O Edifício Copan em São Paulo

Edifício Copan

Construído na década de cinquenta na cidade de São Paulo, o renomado Edifício Copan foi inspirado em uma onda e pretendia trazer um toque de dinamismo à capital. Feito em concreto armado, o projeto tornou-se um símbolo da cidade.

O prédio residencial de seis blocos em forma de S, situado na Av. Ipiranga 200 (no centro da cidade), possui um centro de arte no seu piso térreo.

Visite o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer

O "Olhão", apelido dado ao museu do olho, foi inaugurado em 1978 para abrigar diversas secretarias estaduais da cidade de Curitiba.

Em 2002, o que era apenas um espaço para construção ganhou novo significado quando o olhão foi adicionado. A partir daí, o local se tornou também um museu de arte e design.

Atualmente, o complexo contém diversos documentos ligados à vida do arquiteto Oscar Niemeyer, incluindo maquetes, fotos e registros de suas obras.

Sambodromo do Rio de Janeiro

Sambódromo

A Passarela Professor Darcy Ribeiro é a construção idealizada por Oscar Niemeyer, mas é mais conhecida como sambódromo.

Inaugurado em 1983, o edifício tem diversas funções. Além de funcionar como um estabelecimento de ensino, abriga anualmente o desfile das escolas de samba cariocas e conta com uma série de shows ao longo do ano.

A obra no Marquês de Sapucaí, executada em concreto armado, alterou o seu aspecto e traz para destaque o grande arco que adorna a Praça da Apoteose.

Explorando a Arte Contemporânea no Museu de Niterói

Museu de Arte Contemporânea

Inaugurado em 1991, o edifício cultural situado na região de Niterói, na praia do Ingá, com uma linda paisagem natural, foi criado para abrigar diversas exposições de arte contemporânea.

O prédio parece ter sido inspirado em uma nave espacial, flutuando na margem da Baía de Guanabara. Seu convite é para que o visitante desfrute da linda paisagem.

Edifício Capanema do Ministério da Educação e Saúde - Rio de Janeiro

Ministério da Educação e Saúde (Edifício Capanema)

Le Corbusier, um dos maiores nomes da arquitetura modernista, foi o responsável pela criação do edifício. Quando o projeto foi erguido, Oscar Niemeyer ainda era jovem e trabalhava no escritório de arquitetura de Carlos Leão e Lucio Costa.

Em 1936, o icônico Edifício Capanema, casa do Ministério da Educação e Saúde, foi inaugurado no coração da cidade do Rio de Janeiro.

A Pampulha de Belo Horizonte

Conjunto da Pampulha

Em 1940, o Conjunto da Pampulha foi inaugurado como um complexo lúdico, compreendendo igrejas, restaurantes e locais para a interação social. O propósito era fornecer um amplo espaço de lazer para a população.

Juscelino Kubistchek, prefeito de Belo Horizonte na época, convidou o arquiteto para projetar o espaço e dar o seu toque pessoal tão característico. A imagem acima mostra a Igreja do complexo.

Explorando o Parque do Ibirapuera em São Paulo

Ibirapuera

Em 1954, o parque público situado no centro da capital paulista foi inaugurado, tendo a primeira proposta apresentada já em 1951 pelo arquiteto responsável, sendo essa proposta modificada nos anos subsequentes.

Por causa dos 400 anos de São Paulo, Oscar foi convidado para celebrar na cidade.

Local da Sede do Partido Comunista Francês - Paris

Sede do Partido Comunista Francês (Paris)

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer era comunista e teve a honra de ser convidado para projetar a sede do Partido Comunista na capital francesa.

O edifício, inaugurado em 1965, foi planejado pelo arquiteto com curvas marcantes, características do seu estilo. Foi prevista a criação de um espaço aberto na frente do edifício, para incentivar a convivência social.

A Vida de Oscar Niemeyer

Descobrindo a Origem

Em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, nasceu Oscar Niemeyer Soares Filho.

Oscar Niemeyer

Aprendendo e Crescendo na Formação

Em 1934, Niemeyer se graduou como Engenheiro Arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes.

Comece sua Carreira

Logo nos primeiros anos de trabalho, Oscar Niemeyer foi convidado a se juntar ao escritório do grande arquiteto Lucio Costa, ao lado de Carlos Leão e Affonso Eduardo Reidy.

O grupo teve a oportunidade de participar da construção do Edifício Capanema, também conhecido como Ministério da Educação e Saúde. O projeto foi idealizado pelo arquiteto modernista Le Corbusier, que se deslocou até o Rio de Janeiro para traçar os primeiros contornos. O projeto serviu de inspiração para o grupo, que contribuiu para a sua execução.

Oscar Niemeyer e Lucio Costa

Em 1937, o primeiro projeto de Niemeyer, a Obra do Berço, foi construída no Rio de Janeiro. Dois anos mais tarde, Jucelino Kubitschek, prefeito de Belo Horizonte, o convidou para criar o Conjunto Pampulha.

O arquiteto foi sendo cada vez mais requisitado conforme os anos foram passando. Seus trabalhos mais famosos são, por exemplo, a sede do Banco Boavista, no Rio de Janeiro (1946), os edifícios em Hansa, Berlim (1954), o Museu de Arte Moderna de Caracas (1954), as construções públicas de Brasília (1956) e a Universidade de Constantine, na Argélia (1969).

O próprio Niemeyer projetou sua residência na Estrada das Canoas, no Rio de Janeiro.

Celebrando os Vencedores

o Prêmio Nacional de Arquitetura, o Prêmio Estadual de Arquitetura, o Prêmio de Melhor Projeto de Estrutura Metálica, o Prêmio de Melhor Projeto de Arquitetura Sustentável e o Prêmio de Arquitetura Comercial. Durante sua carreira, o renomado arquiteto acumulou cinco prêmios de destaque: o Prêmio Nacional de Arquitetura, o Prêmio Estadual de Arquitetura, o Prêmio de Melhor Projeto de Estrutura Metálica, o Prêmio de Melhor Projeto de Arquitetura Sustentável e o Prêmio de Arquitetura Comercial.

  • 1. Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza (1949)
  • 2. Prêmio Lênin da Paz, da URSS (1963)
  • 3. Prêmio Pritzker de Arquitetura (1988)
  • 4. Prêmio Príncipe das Astúrias de Arte (1989)
  • 5. Medalha do Mérito Cultural do Brasil (2007)

Política da Vida

Durante todo esse tempo, Oscar foi um membro fiel ao Partido Comunista Brasileiro, aderindo à sua causa em 1945.

R. Oscar Niemeyer foi o projetista da sede do Partido Comunista em Paris.

Sede do Partido Comunista em Paris

A Agonia do Exílio

Em 1965, devido aos protestos contra a invasão militar, o arquiteto renunciou à sua posição de professor na Universidade de Brasília. Ele se juntou a cerca de duzentos profissionais que tomaram a mesma decisão por motivações políticas.

Após dois anos, o impedimento de exercer sua profissão no Brasil o levou a se mudar para a França. Lá, recebeu autorização do general De Gaulle para continuar trabalhando.

Em 1972, o escritório deLe Corbusier foi inaugurado na notável avenida Champs Elysées, localizada em Paris. Quando ele estava na França, conduziu o projeto Bolsa do Trabalho de Bobigny e o Centro Cultural de Le Havre.

Publicação de Livros

Ao longo de sua vida, Oscar Niemeyer publicou diversas obras, como:

  • A Forma na Arquitetura (1978)
  • Rio - de Província a Metrópole (1980)
  • Minha Experiência em Brasília (1961)
  • Conversa de Arquiteto (1993)
  • Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1997)
  • As Curvas do Tempo - Memórias (1998)
  • Casas Onde Morei (2005)
  • Minha Arquitetura - 1937-2005 (2005)
  • E Agora? (2003)
  • ? (2004)
  • Universidade de Constantine: Universidade dos Sonhos (2007)
  • O Ser e a Vida (2007)
  • Crônicas (2008)

A Arquitetura de Brasília e o seu Projetista

Quando Juscelino Kubitschek era prefeito de Belo Horizonte, ele já tinha convidado o arquiteto para desenhar o complexo da Pampulha. Mais tarde, ele se tornou presidente.

Oscar foi convidado pelo político que havia se tornado presidente da República para realizar obras entre 1957 e 1958, incluindo o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Organizando a Vida Pessoal

Oscar se casou duas vezes. Seu primeiro matrimônio foi com Annita Baldo em 1928, e desfrutou de uma longa união de 76 anos até que se tornou viúvo em 4 de outubro de 2004.

Annita Niemeyer teve uma única filha, chamada Anna Maria Niemeyer (1930-2012), que também seguiu os passos de sua Mãe, tornando-se arquiteta e designer.

Em 2006, o arquiteto selou o casamento com Vera Lúcia Cabreira, que permaneceu ao seu lado durante toda a existência.

Atrás das Portas da Morte

Niemeyer, que sofria de insuficiência respiratória, faleceu no dia 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Mais sobre o assunto

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.