Os 10 Melhores Livros para Principiantes


Escrito por Carolina Marcello

Não sabe por onde começar a ler ou quer recomeçar? Não se preocupe, fizemos uma seleção com dez obras incríveis de vários gêneros para você: fantasia, romance, poesia e conto.

Anote as dicas e aproveite para ler o seu livro predileto!

Introdução à Fantasia: Livros para Iniciantes

Cassandra Clare - Cidade dos Ossos

Cidade dos ossos

Em 2007, Cassandra Clare lançou seu best seller, que foi muito elogiado pela crítica e pelo público. Esta obra de sucesso deu origem a uma saga com seis livros.

Clairy, de 15 anos, é uma menina baixinha, ruiva e sardenta. Juntamente com o seu melhor amigo Simon, ela resolve sair para uma boate da moda em Nova Iorque. Esta saída marca o início da história: enquanto estão lá, Clairy presencia o assassinato de alguém.

De um momento para o outro, a menina passou a ser a única testemunha de um terrível delito. O evento teve um grande impacto na vida dela, mudando-a radicalmente da noite para o dia.

O leitor iniciante não conseguirá resistir à atmosfera de mistério e aventura criada por Cassandra, e terá enorme satisfação em devorar cada exemplar escrito por ela.

Os Romances de Gelo e Fogo de George R. R. Martin

As crônicas de gelo e fogo

A coletânea de George R.R.Martin é indicada para quem curte fantasia. Você conhece o nome do autor? Ele é o responsável por aquela história que se tornou em uma das séries mais populares do mundo: Game of Thrones, produzida pela HBO.

Em 1991, George R. R. Martin começou a escrever As Crônicas de Gelo e de Fogo. Após cinco anos, a obra foi publicada e, em 2010, ganhou versão para o Brasil.

Martin conta sobre a luta que envolveu três grandes famílias pelo Trono de Ferro. Os Targaryen, os Stark e os Lanister eram os principais contendores. Quem conseguisse vencer a disputa teria a chance de sobreviver ao longo inverno que é esperado durar 40 anos.

Aproveite a chance de se aprofundar na imersão literária se você curtiu a série.

Victoria Aveyard e a Rainha Vermelha

A Rainha Vermelha

A obra A Rainha Vermelha, escrita pelo talentoso autor norte-americano Victoria Aveyard, foi publicada para 37 idiomas diferentes e se tornou a peça-chave para o início da série. Esta obra foi responsável por gerar o restante dos títulos da saga.

Victoria nos conta uma história que nos envolve em um mundo onde existem dois grupos: os de sangue vermelho e os de sangue prateado. Os últimos têm acesso a privilégios inconcebíveis, bem como poderes sobrenaturais, ao passo que os de sangue vermelho são condenados à servidão.

Mare Barrow é a heroína da narrativa; uma jovem de 17 anos que foi condenada a uma vida miserável ao nascer com sangue vermelho.

Por um acaso do destino, Mare conseguiu uma oportunidade de trabalhar no Palácio Real que mudou completamente o seu destino. Lá, ela passa a interagir com os prateados e descobre que também possui alguns poderes. A partir desse momento, a vida de Mare nunca mais foi a mesma.

Romances para Leitores Iniciantes

A Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos

O meu pé de laranja lima

O clássico da literatura brasileira, O meu pé de laranja lima, de 1968, foi adaptado para a televisão e o cinema, além de ter sido traduzido para mais de cinquenta línguas e constar na lista de títulos mais famosos.

Zezé, um alegre menino de cinco anos que vive na periferia do Rio de Janeiro, é o protagonista desta história com forte inspiração autobiográfica. Peralta e cheia de vida, ele enfrenta com frequência a incompreensão e o desconhecimento de quem está a sua volta.

Após o pai ser despedido e a mãe começar a trabalhar fora, a vida do menino sofreu uma grande mudança. Acompanhamos as mudanças ocorridas na casa dele, junto à Glória, Totoca e Luís, seus três irmãos.

O livro intitulado Pé de Laranja Lima, traz à tona a bem humorada amizade entre Zezé e seu melhor amigo – um pé de laranja lima. Ao contar essa história, ensina-nos ao mesmo tempo sobre a nossa condição humana e a importância da amizade.

John Boyne e o Menino do Pijama Listrado

O menino do pijama listrado

John Boyne nos mostra que a afirmação de que o holocausto não deve ser abordado com leitores iniciantes é completamente errada. Porém, é importante ter cuidado ao tratar do tema.

O conmovedor Menino do Pijama Listrado nos apresenta a história de duas crianças, Shmuel e Bruno, que, apesar de viverem em mundos totalmente diferentes, conseguem encontrar um laço de amizade. Shmuel é um garoto judeu aprisionado em um campo de concentração, enquanto que Bruno é o filho de um oficial nazista.

Dois garotos de nove anos, nascidos no mesmo dia, criaram uma linda e inocente amizade, apesar de haver uma cerca que os separava.

Essa narrativa, que nos dá a oportunidade de visualizar o mundo sob o olhar ingênuo das crianças, foi inicialmente dirigida ao público infantil e juvenil, mas não demorou muito para conquistar múltiplos públicos.

A história de uma menina que roubava livros, por Markus Zusak

A menina que roubava livros

Publicado em 2005, o sucesso escrito por Markus Zusak foi tão grande que, em 2013, foi adaptado para o cinema. Com uma história que prende o leitor, é impossível não ficar preso às páginas desse livro.

A escolha da personagem principal é talvez o segredo para ficar cativado em A menina que roubava livros. Esta personagem é a Morte, que tem como missão levar a alma dos que deixam o mundo terreno para a jornada eterna.

A Morte, aqui, é descrita como uma personagem dotada de grande habilidade para lidar com sua ingrata tarefa, sendo ao mesmo tempo bem humorada, esperta e, as vezes, até cínica.

No entanto, a rotina de Rosa é interrompida quando Liesel surge. Ela deveria ter sido levada por Rosa, mas consegue escapar três vezes de seu destino.

A Segunda Guerra Mundial é o cenário da história, que prende o leitor e desperta sua curiosidade para descobrir o destino de Liesel, uma personagem de destino incerto, e também do próprio personagem da Morte.

Introdução à Poesia para Iniciantes

O Mundo em Perspectiva: Carlos Drummond de Andrade

Sentimento do mundo

Em 1940, Carlos Drummond de Andrade publicou seu terceiro livro de poemas, que reúne poesias escritas entre 1935 e o ano da publicação.

Na sequência da Primeira Guerra Mundial, podemos ver através dos poemas a mistura entre esperança e desapontamento com relação ao conflito. Esta percepção reflete bem os tempos sombrios que nos foram oferecidos.

A obra Sentimento do Mundo, do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, é recheada de ironia e trata de temas cotidianos. Esta é uma excelente oportunidade para quem não conhece a produção literária do autor conhecer um dos maiores poetas do Brasil.

Escolhendo Entre Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles

Ou Isto Ou Aquilo

Cecília Meireles escreveu uma obra-prima destinada ao público infantil, mas que pode ser desfrutada por leitores de todas as idades. Especialmente para os leitores iniciantes, esse poema pode acabar sendo muito agradável.

Os versos são repletos de musicalidade e, apesar de aparentemente simples, abordam questões fundamentais sobre a importância de fazer boas escolhas e de lidar de forma correta com os dilemas que nos são apresentados ao longo da vida.

A obra lírica de Cecília nos ensina que a escolha é necessária e que qualquer decisão traz consequências. Seus versos nos oferecem recursos para lidarmos com esse dilema e compreendermos o nosso limite diante deste universo de oportunidades.

Quer saber mais? Veja

Contos para Iniciantes: Uma Coleção de Livros

Clarice Lispector e sua Felicidade Clandestina

Felicidade Clandestina

Nosso querido livro de contos de Clarice Lispector é uma ótima forma de introdutório para os novos leitores à obra da grande autora.

Lançado em 1971, Felicidade Clandestina reúne 25 contos que abordam o cotidiano de 1950 a 1960, principalmente no Rio de Janeiro e Recife. Esta obra possui forte teor autobiográfico e, mesmo após várias décadas, continua sendo uma leitura atual e relevante.

Ao longo das páginas, Clarice nos convida para uma reflexão sobre a infância, a solidão e os desafios existenciais. Estes temas são típicos da sua escrita.

Para aqueles que desejam conhecer melhor a obra da escritora, Felicidade Clandestina é uma excelente opção para começar. Esta obra pode oferecer as ferramentas básicas necessárias para quem deseja se aprofundar em seus romances.

Um Céu Azul de Ideias, de Marina Colasanti

Uma ideia toda azul

Em 1979, Marina Colasanti lançou um livro que se tornou um clássico da literatura infantil. Nele são reunidas dez breves histórias que se passam em diferentes mundos paralelos, como castelos, bosques e palácios distantes.

Uma entrada para o mundo criativo de Marina é oferecida por Uma idéia toda azul, que nos instiga a imaginar situações mágicas e oníricas, repletas de reis, gnomos e fadas.

A leitura da obra pode ser um ótimo recurso para incentivar leitores de início a explorarem a sua criatividade.

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.