17 Documentários Incríveis Disponíveis na Netflix


Escrito por Laura Aidar

Atualmente, documentários estão cada vez mais interessantes, tanto em formatos de longa-metragem quanto em séries.

Os excelentes documentários cativam o público com suas abordagens inovadoras. Estes filmes são excelentes para ampliar o conhecimento, pois normalmente tratam de assuntos que são importantes na nossa sociedade e contam histórias reais.

1. A Décima Terceira Emenda (2016)

Ava DuVernay como Diretora

O tema abordado nesse filme é o sistema carcerário dos Estados Unidos, incluindo a exploração do trabalho, o racismo e a criminalidade.

A Lei Estadunidense que regula o sistema carcerário no país teve uma alteração recentemente, permitindo que presos executem trabalhos sem receber qualquer remuneração. Esta mudança foi alvo de referência através do título da lei.

A produção trouxe um debate extremamente importante sobre as desigualdades sociais e como a Constituição é utilizada para perpetuar a opressão, especialmente contra a população negra.

Entender o impacto da realidade norte-americana no sistema brasileiro requer a assistência a um filme essencial.

O filme recebeu excelentes críticas e foi laureado com o prêmio de melhor documentário no BAFTA awards.

2. O Professor Polvo: Uma Aventura em 2020

Pippa Ehrlich e James Reed são os diretores deste projeto. Eles têm mais de 20 anos de experiência em produção de documentários e trabalho de conscientização da mídia. Seu trabalho conjunto tem sido reconhecido e premiado internacionalmente. Pippa Ehrlich e James Reed são os diretores deste projeto. Suas extensas experiências em produção de documentários e trabalho de conscientização da mídia somam mais de vinte anos. O empreendimento conjunto dos dois tem recebido reconhecimento e premiações a nível mundial.

O cinema de Craig Foster, Professor Polvo, é uma profunda homenagem à natureza e à vida selvagem. Acompanhamos o cineasta em sua aventura marinha na Cidade do Cabo, na África do Sul, e somos apresentados aos encantos do mundo natural.

Todos os dias, Craig mergulhava no mesmo lugar e, com o passar do tempo, começou a se aproximar de um polvo, acompanhando a todo momento a vida desta interessante criatura.

O filme obteve reconhecimento ao participar de vários festivais, acumulando prêmios em suas diferentes categorias.

3. O Cameraman na Cuba (2017)

Jon Alpert como Diretor

O longa foi muito elogiado pela crítica, sendo considerado um dos mais importantes documentos da história de Cuba desde a revolução de 1959 até o falecimento do líder Fidel Castro, em 2016.

Durante quatro décadas, o documentarista norte-americano Jon Alpert visitou a pequena ilha em sua jornada de descoberta. Ao longo deste tempo, ele conheceu pessoas comuns, bem como personalidades influentes, e capturou um retrato autêntico e fascinante da ilha.

4. Experimente Laerte

Eliane Brum - Diretora

Nesta produção dirigida pela jornalista e escritora Eliane Brum, é contada a história da cartunista brasileira Laerte.

Laerte é uma mulher trans que se tornou uma personalidade de destaque no país. Após uma longa carreira como desenhista, ela assumiu sua identidade aos 57 anos.

Neste documentário, Laerte discute questões pessoais e reflete sobre o preconceito, a transfobia e o processo de se tornar mulher.

5. É Tudo Pra Ontem: AmarElo (2020)

. Fred Ouro Preto é o diretor.

No Theatro Municipal de São Paulo, Emicida apresentou seu álbum AmarElo e aproveitou a chance única para gravar um documentário.

Produzida pela Netflix, a série revela os bastidores do show, contando com entrevistas e efeitos de animação que mostram a evolução da música negra no Brasil.

Este documentário vai além da mera música, abordando temas fundamentais como o racismo, a transfobia e a cultura, de forma ampla.

6. O Desafio das Redes Sociais (2020)

Jeff Orlowski como Diretor

O filme O dilema das redes foi um sucesso em 2020, despertando grande interesse por sua temática. Ele trata das consequências que o uso das redes sociais trazem para a vida das pessoas e da sociedade.

Nesse longo filme de 89 minutos, os espectadores têm a chance de escutar a opinião de especialistas, professores e ex-funcionários das maiores plataformas de redes sociais, como o Facebook e Instagram.

A enorme quantidade de informações presentes nas redes sociais pode gerar ansiedade. Se você sente esse efeito, este documentário será essencial para entender como elas podem realmente afetar nossa vida cotidiana.

Conteúdo similar

7. Preparando-me Para o Carnaval de 2019

Marcelo Gomes - Diretor

"Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar" traz à tona a realidade econômica e social de Toritama, cidade localizada no interior de Pernambuco.

A cidade é famosa como "capital nacional do jeans", com cerca de 20 milhões de peças sendo produzidas anualmente. Trabalhadores autônomos passam por longas jornadas de trabalho para produzir esses jeans.

Eles esperam ansiosamente pela chegada do carnaval, pois é a época do ano onde podem finalmente se divertir e descansar.

Marcelo Gomes, o diretor, comenta sobre sua obra cinematográfica: "Trata-se de um filme que expõe a falsidade do neoliberalismo. Mostra um Brasil que poucos conhecem. Toritama é como se fosse a China, com um Carnaval no meio."

O filme recebeu uma menção honrosa no festival brasileiro É tudo verdade.

8. Vertigem Democrática (2019)

Petra Costa - Diretora

A jovem cineasta Petra Costa assina essa produção de 2019, que nos proporciona um olhar sobre os acontecimentos políticos no Brasil que culminaram na saída da presidenta Dilma Roussef, em 2016, e na eleição do candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro.

Esta produção da Netflix foi indicada ao Oscar de melhor documentário.

9. O Que Aconteceu Com Miss Simone? (2015)

Liz Garbus como Diretora

O documentário da Netflix de 100 minutos sobre a trajetória de sucesso de Nina Simone, cantora negra norte-americana no jazz, apresenta a vida e a obra desta artista de grande importância.

O filme mostra imagens de arquivo, documentos, cartas e entrevistas com aqueles que tiveram contato próximo com a ativista e artista do movimento negro nos Estados Unidos.

O documentário, exibido no Festival Sundance e no Cinema, recebeu uma indicação ao Oscar de melhor documentário em 2016.

10. País Selvagem Selvagem

Maclain Way e Chapman Way são os diretores desta produção.

Wild Wild Country é uma série documental que provoca inquietação enquanto trata da criação de Rajneeshpuram, um retiro espiritual liderado pelo guru indiano Osho.

Uma comunidade foi estabelecida em um imenso terreno próximo a uma aldeia nos Estados Unidos.

Uma grande quantidade de pessoas se tornou seguidora de Osho, e os costumes da sua comunidade acabaram sendo questionados com isso gerando enormes conflitos.

O documentário mostra também a ligação existente entre o guru e sua ajudante Ma Anand Sheela, assim como as ações controversas dos dois.

É preciso ver para acreditar nesta história incrível.

11. Redescobrindo a África: Uma Viagem ao Sankofa (2020)

Rozane Braga a Diretora

Imagem do documentário Sankofa retrata mulheres africanas

César Fraga, o fotógrafo, e Maurício Barros, o historiador, embarcaram em uma jornada por 10 países africanos que foi documentada em 10 episódios.

Eles fizeram uma viagem pelo continente com o intuito de aprofundar o seu conhecimento sobre a cultura e os hábitos dos locais de onde os negros escravizados foram originários no Brasil.

O objetivo era investigar as associações entre as culturas brasileira e africana, bem como realçar elementos pouco abordados sobre o terrível tráfico negreiro, o racismo e a luta dos negros.

Em 2013, uma viagem permitiu que fosse produzida uma exposição fotográfica e um livro.

12. Tigre Rei (2020)

. O documentário de dez episódios conta a história de um dos mais notáveis zoológicos americanos. Eric Goode e Rebecca Chaiklin são os diretores deste documentário de dez episódios, que narra a história de um dos mais icônicos zoológicos dos Estados Unidos.

Uma história tão improvável que parece ficção: é assim que se pode descrever a série documental Tiger King.

No ano de 2020, o mundo foi tomado pela série Tiger King. Esta série conta a história de Joe Exotic, um colecionador de felinos extravagante. Além disso, mostra as pessoas que o cercam e suas relações conflituosas.

A série teve tanta repercussão que se tornou o título de maior audiência na Netflix em março de 2020.

13. Vida e Morte de Marsha P.

David Grance é o Diretor

O documentário produzido pela Netflix aborda a vida, morte e legado da ativista LGBT Marsha P. Johnson. Ele mostra a luta de Marsha para defender os direitos da comunidade LGBTQ e a sua dedicação à causa durante toda a vida. Além disso, mostra como ela tornou-se um símbolo do movimento por direitos civis e como ela continua a inspirar futuras gerações de activistas hoje em dia.

Marsha P. Johnson foi uma líder icônica na luta pelos direitos da comunidade LGBTQ+ na década de 60. Ela foi uma das fundadoras da Transvestites Action Revolutionaries e era conhecida como a "Rosa Parks LGBT". Marsha era uma mulher transgênero negra que morava em Nova York e se tornou uma figura fundamental na luta contra a transfobia.

O filme investiga a morte controversa de alguém, que é considerada suicídio, mas incorpora evidências que sugerem que foi realmente um assassinato. Ele inclui também entrevistas sobre o assunto.

14. Compreendendo (2018)”

Ezra Klein é o Diretor

Explicando é uma produção de 10 episódios que aborda temas diversos, desde alimentação saudável até investimentos no mercado de ações ou como lidar com relacionamentos amorosos.

Os episódios de 20 minutos tratam de temas de maneira leve, didática e interessante. Usando uma linguagem contemporânea e recursos de animação, eles conseguem explicar conteúdos complexos de forma acessível.

Para aqueles que são curiosos, é uma boa opção.

15. Desafiando o Tabu (2019)

Rayka Zehtabchi é a Diretora

documentário absorvendo o tabu

O documentário indiano que recebeu o Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 2019 retrata o processo de produção e distribuição de absorventes descartáveis em um país onde o assunto menstruação ainda é um assunto tabu.

Há muita vergonha na Índia ao se tratar do sangramento mensal das mulheres, visto que ainda há a crença de que é algo impuro. Isto acaba prejudicando o acesso das mulheres a produtos específicos de higiene para esse período.

Inspiradas por essa necessidade, algumas mulheres criaram uma alternativa de baixo custo na produção de absorventes que, posteriormente, foram comercializados em vilarejos. Isso não só aumentou sua renda, como contribuiu para a naturalização do assunto naquelas sociedades.

16. O Pensamento das Feministas: Um Olhar para 2018

Johanna Demetrakas - Diretora

O livro de fotografias serviu como referência para o documentário, que retratou feministas entre 1974 e 1977.

Revisitando as imagens do movimento feminista dos anos 70, a diretora buscou entrevistar as mulheres cujos rostos estavam ali retratados, para entender detalhes de suas trajetórias e de como foi o movimento feminista daquela época.

O movimento das mulheres conhecido como a 2ª onda feminista é particularmente interessante.

18. A Vida de Gabriel García Márquez: Gabo (2015)

Justin Webster é o Diretor

No longa-metragem do britânico Justin Webster, a vida do escritor colombiano Gabriel García Márquez é retratada.

Nascido em 1927, Márquez nasceu em Aracataca, uma pequena comunidade, e, desde então, seu nome se tornou sinônimo de sucesso. Seu estilo literário, que mistura o real e o fantástico, o tornou reconhecido em todo o mundo.

As narrativas estranhas e impressionantes de seu povo ofereceram uma visão profunda da cultura, revelando também os altos e baixos comuns a todas as culturas.

Em 2016, o filme foi indicado ao Emmy internacional de melhor documentário.

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.