Análise dos 12 Personagens de Matrix e seu Significado


Escrito por Carolina Marcello

A saga Matrix é uma das mais notáveis obras de ficção-científica e ação dos últimos anos, tendo quatro filmes em sua composição: Matrix (1999), Matrix Reloaded (2003), Matrix Revolutions (2003) e Matrix Resurrections (2021).

O último lançamento da franquia trouxe de volta a aventura de Neo e seus amigos à memória de todos. Confira abaixo alguns dos personagens mais emblemáticos da saga e aprenda mais sobre suas simbologias subjacentes.

Cuidado: a partir deste ponto podem haver spoilers!

1. Keanu Reeves como Neo

Homem vestido de preto, usando óculos escuros.

O nome do protagonista da saga, Neo, possui um significado profundo. Além de ser seu alias de hacker, pode ser interpretado de duas maneiras, indicando que carrega consigo uma mensagem importante.

Considerando que a palavra "renascimento" vem do grego e significa "novo", através de suas ações, o Renascimento permitiu à humanidade vencer as máquinas e inaugurar um novo tempo.

Entre as muitas alegorias cristãs da franquia, a mais óbvia é a relação entre Neo e Jesus. "One" ou "The One" são anagramas para descrever alguém escolhido como um salvador. Neo, assim, representa o Cristo de uma maneira sutil.

O herói, além de se tornar um Messias para a Resistência, morre e volta à vida, um fenômeno remetente à ressurreição de Jesus. Seu caráter é dual, pois na Matrix é como um deus, mas no mundo real é somente um ser humano frágil.

2. Carrie-Anne Moss em Trinity

Mulher de cabelos curtos e olhos azuis.

Trinity é a maior aliada de Morpheus e é ela que dá o primeiro passo para que Neo se una à Resistência. Seu nome de hacker, Trinity, é uma referência à Santíssima Trindade do Cristianismo, constituída pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Por um lado, Trinity é um símbolo de versatilidade. Possui inúmeros talentos e parece estar em vários lugares ao mesmo tempo: é uma lutadora habilidosa, uma mulher estratégica e a paixão de Neo. O primeiro filme da série mostra que ela consegue realizar grandes feitos, como por exemplo, reviver o amado.

Pode ser visto como uma metáfora para a ligação entre Trinity, Neo e Morpheus: trabalhando como um só, eles são essenciais para a luta que enfrentam.

3. Laurence Fishburne como Morpheus

Homem careca, de óculos escuros.

Morfeu, o líder do movimento da Resistência, recebeu seu nome inspirado no deus grego do sono e dos sonhos. Até os dias de hoje, a expressão popular "cair nos braços de Morfeu" é utilizada como uma maneira de se referir ao ato de "adormecer".

No enredo, Morpheus tem uma importante função: acordar os humanos para a verdadeira realidade - além da Matrix. Para isso, ele recruta membros para lutar em favor da humanidade e para que os conduza ao autêntico conhecimento.

Morpheus é reconhecido por seu grande poder de fé e sua capacidade de inspirar os outros a seguir em frente. Ele é o mentor de Neo, sendo o único que compartilha a profecia e acredita incondicionalmente que o protagonista é o messias esperado. Comparado a João Batista, o pregador que anunciou a vinda de Jesus, Morpheus é o precursor do Mestre.

4. Joe Pantoliano como Cypher

Homem careca, de óculos escuros e casaco preto.

Cypher é comparável a Judas, pois ele traiu Neo e a Resistência, optando pelo falso conforto da Matrix. Esta analogia remonta à figura bíblica de Judas, que entregou Jesus aos seus inimigos.

Um humano frágil, cuja integridade é questionável, decide abdicar da responsabilidade de salvar a sua espécie, em troca de ser devolvido à ilusão de antes.

Em inglês, o nome "código secreto" é um sinônimo para o grupo da Resistência. Era o seu papel como espião no universo dos espiões.

O nome Morpheus, em árabe, significa "zero". Há teorias que sugerem que o nome, em conjunto com o de Neo (One), estaria referenciando a linguagem binária dos computadores, baseada nos números 0 e 1.

Saiba mais

5. Gloria Foster, a Oráculo

Mulher de meia idade com cabelos cacheados.

O Oráculo é um programa criado na Matrix desde seus primórdios, que toma a forma de uma mulher de meia-idade. Ele foi construído com o propósito de estudar a natureza humana, a fim de melhorar o entendimento das máquinas a respeito dela.

Contudo, a ligação dele à humanidade ficou tão forte que optou por ajudar a Resistência. O que o diferenciava era sua capacidade de prever o futuro: foi ela que profetizou, muito tempo antes, a chegada de um salvador. Era vista como uma grande fonte de sabedoria, aconselhando os humanos através de enigmas e pistas, dando indícios e não diretrizes.

Referindo-se aos tempos da Antiguidade Clássica, o nome deles trazia à memória os oráculos, que eram consultados previamente à tomadas de decisões relevantes, tais como casamentos e guerras. Estes eram venerados por sua capacidade de enxergar "além do presente".

6. Jada Pinkett Smith como Niobe

Mulher negra de óculos escuros e casaco de couro vermelho.

De acordo com a Ilíada, de Homero, Niobe era uma mortal que teve 12 filhos. Devido ao seu orgulho excessivo, ela se vangloriava disso, o que acabou ofendendo os deuses. Dessa forma, o nome de Niobe ficou ligado ao imaginário clássico.

Niobe, motivada por sua arrogância ou sentimento de superioridade (hubris, em grego antigo), foi punida por Apolo e Ártemis, que mataram seus filhos.

A protagonista do filme é uma mulher forte, dotada de impressionantes habilidades de liderança. Ela faz todo o possível para proteger a humanidade, comandando a nave Logos e sua equipe. Dentro da Matrix, ela também impressiona com suas habilidades de combate de artes marciais.

7. Lambert Wilson como Merovingian

Homem de camisa e gravata vermelha.

A saga conta a história de um vilão cujo nome foi inspirado na antiga dinastia merovíngia. Essa linhagem, responsável por grandes governantes, era cercada por um mito: acreditava-se que possuía ascendência divina e habilidades mágicas.

Desde que a Matrix foi criada, ela vem acompanhada de um programa. No começo, ele a controlava, mas com o passar do tempo foi se tornando obsoleto, pois não conseguia acompanhar as nuances e características do comportamento humano mais complexas.

Após isso, ele começou a se envolver com a criminalidade organizada, nomeando-se como "traficante de informações". Ele buscava obter o máximo de dados possíveis e também transportava itens entre a realidade virtual e o mundo real com a ajuda do Maquinista.

8. A Rainha Persephone Interpretada por Monica Bellucci

Mulher de cabelos pretos e vestido dourado.

Perséfone, da mitologia grega, era filha de Deméter, deusa da Terra, e de Zeus, o deus supremo. No mito, Perséfone foi raptada por Hades, o deus do submundo, e obrigada a se casar com ele.

Persephone, o programa senciente muito antigo, é casada com Merovingian, que ela não ama. No final, ele a traiçoa e revela os segredos da Matrix que Persephone conhece tão bem.

Ela se sentia desanimada no mundo virtual em que vivia, com suas rotinas e repetições monótonas. Por isso, incentivava o marido a criar caos ao longo de suas andanças.

9. Randall Duk Kim como o Chaveiro

Homem mais velho numa sala cheia de chaves nas paredes.

O Chaveiro, um programa que se recusa a seguir o sistema, fornece uma útil ferramenta para gerar passwords seguras, algo que é cada vez mais necessário nos tempos atuais.

Gerando chaves para acessar tudo no mundo virtual, ele possui poder incalculável, o que o torna um alvo a ser abatido. Por muito tempo, foi forçado a trabalhar preso em um escritório, sob a liderança de Merovingian.

Depois, ele é solto pela Resistência, mas infelizmente é capturado novamente pelos agentes da Matrix.

10. Helmut Bakaitis - O Arquiteto

Homem de cabelo e barba branca, com várias televisões atrás.

O maior inimigo da humanidade nesta narrativa é alegoricamente representado pelo Criador, o "grande arquiteto" de todos os seres e elementos.

Após a vitória das Máquinas na guerra, foi desenvolvido um programa com o objetivo de criar uma realidade virtual para prender os seres humanos. Esta foi a forma encontrada para subjugá-los.

O Arquiteto se sente em uma posição de poder, acreditando que tudo sabe. Esta condição lhe dá uma falsa sensação de invulnerabilidade, por isso negligencia o poder da Resistência.

11. Kevin Michael Richardson como Deus Ex Machina

Deus Ex Machina

A principal e amedrontadora força do enredo, Deus Ex Machina é uma inteligência artificial que rastreia e controla tudo. Na verdade, é um grupo de computadores que operam juntos, adotando a aparência de uma grande cabeça humana.

Essa expressão se originou em meio às tragédias gregas, quando um deus era suspenso nos céus (como se fosse em um guindaste) para resolver os problemas do modo mais rápido possível.

A Matrix é governada por uma poderosa entidade que é o maior adversário de Neo: "o deus surgido da máquina". Esta entidade é a criadora do Arquiteto e faz com que as regras da Matrix sejam seguidas. Neo deve derrotá-la para libertar os humanos da Matrix.

12. Bruce Spence como O Maquinista

Homem de cabelos compridos e dentes estragados.

O Maquinista vive em Mobil Avenue, um local que foi criado pela sua imaginação e que possui características de um limbo entre a realidade e a Matrix. Controlado por seu incrível poder de imaginação, tudo o que ocorre lá é guiado por ela.

Seu poder absoluto é algo surpreendente, já que a princípio ele aparenta ser um mendigo que vaga pelas ruas de Mobil Avenue. É praticamente impossível derrotá-lo devido à sua imponência.

Merovingian conta com a aliança de um dos seus súditos, permitindo assim o uso dos territórios controlados por ele como vias ilegais para entrar e sair do mundo virtual.

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.