Resumo e Interpretação do Filme Corra!


Escrito por Laura Aidar

Corra!, originalmente intitulado Get Out, é um filme de suspense e terror psicológico da direção do norte-americano Jordan Peele. Esta é a primeira longa-metragem dirigida por ele.

"Get Out", estrelado por Daniel Kaluuya e Allison Williams, foi lançado em 2017 e se tornou um grande fenômeno internacional. A obra conta a história de um jovem apaixonado que viaja para conhecer os pais da namorada. Desde o lançamento, o longa tem sido um dos filmes mais comentados e aclamados da história.

Aviso: Abaixo desta linha, há informações que podem revelar detalhes importantes da trama!

A Narrativa Completa do Enredo de Corra!

Ele caminhava pela rua deserta de um subúrbio repleto de mansões, sentindo-se desconfortável e isolado como o único afro-americano naquele lugar. Conversando ao telefone, comentava a situação a quem estava do outro lado da linha.

Ao ouvir Run Rabbit Run (Corra, Coelho, Corra), uma música lançada em 1939, ele ficou aterrorizado e começou a fugir. Infelizmente, um carro se aproximava cada vez mais e acabou por atacar e sequestrar o rapaz.

Chris Embarca em Uma Viagem para Visitar a Família de Rose

O fotógrafo Chris estava cheio de expectativas e misturando sentimentos ao arrumar sua mala para a viagem. Em seu apartamento, as paredes cheias de fotografias em preto e branco são testemunhas do romance que ele e Rose compartilham. No entanto, havia uma pequena tensão no ar, já que o protagonista estava se perguntando se os pais dela sabiam que ele era negro.

Casal no começo do filme

Com um tom de ironia, ele menciona que seria a primeira vez que a namorada dele teria uma relação inter-racial. Ele temia que os pais dela reagissem com armas, mas a Rose tranquilizou-o ao referir que eles votaram em Barack Obama nos dois mandatos.

Enquanto viajavam, a namorada de Chris se mostrou insatisfeita com o seu vício e jogou o cigarro dele fora. Ela o alertou que não seria permitido fumar na casa de seus pais. Para despedir-se, Chris chamou seu melhor amigo Rod para cuidar do seu cão.

Rod fica tomando conta do cachorro.

O agente da TSA (Transportation Security Administration) alertou Chris, brincando, que não deveria seguir viagem porque poderia ser perigoso. No entanto, pouco depois, um veado atravessou a estrada e Rose, infelizmente, acabou atropelando o animal, que não resistiu. Quando um policial chegou ao local, começou a implicar com Chris, que ficou visivelmente nervoso. Nesta hora, Rose veio em sua defesa.

Não permito que maltratem o meu homem!

O Reencontro Familiar com o Casal

Ao chegar na residência dos Armitage, Chris é recebido com carinho pelos pais de sua esposa - Missy, psiquiatra, e Dean, neurocirurgião. Ambos o abraçam com entusiasmo e Chris entende que estão muito felizes por conhecê-lo. A casa fica em um lugar isolado e não há sinais de movimento nas proximidades.

Pais da namorada

Georgina e Walter, a empregada e o jardineiro, são afro-americanos e têm comportamento peculiar e mecânico. Dean informa que foram contratados para atender aos seus pais idosos, e ainda permanecem trabalhando para a família após o falecimento destes.

Durante a conversa, o casal perguntou sobre a família do protagonista. Ele hesitou antes de revelar que foi criado somente pela mãe, que infelizmente falecera quando ele era criança, vítima de um atropelamento. Missy, então, se ofereceu para curar o hábito de fumar dele com hipnose, ao que ele recusou.

Quando Dean anunciou que no dia seguinte haveria uma festa em homenagem ao avô de Rose, Georgina ficou muito nervosa e acabou derrubando o copo do visitante quando estava servindo. Missy reagiu com uma postura brusca, mandando a funcionária descansar em seu quarto.

Chris lanchando com a família de Rose

Jeremy, filho do casal, surgiu repentinamente. Ele deseja seguir os passos de seu pai e está se formando na medicina. O comportamento dele era extremamente arrogante e ofensivo, ele tentou ofender seu cunhado e chegou a desafiá-lo para uma luta.

Rose pediu desculpas à família antes de se deitar, chocada com o seu comportamento. Chris a advertiu calmamente com um "eu te avisei...".

Chris é Hipnotizado por Missy na Madrugada

Sem conseguir dormir, o protagonista viu a porta entreaberta e decidiu sair para fumar um cigarro. No entanto, Walter veio correndo e quase o derrubou, por sorte, ele conseguiu desviar a tempo.

Depois de algum tempo, Georgina foi vista se olhando no espelho da janela, dando um sorriso misterioso. Missy avistou-o no corredor e o chamou para o seu gabinete, para uma conversa.

Descobre o plano

Enquanto conversam, a mulher hipnotiza-o, balançando a colher no chá. Incontrolável, ele é obrigado a falar sobre a trágica noite em que a sua mãe faleceu. Isso faz com que o jovem sinta-se culpado por não a ter ajudado depois do acidente.

Chorando, Chris se sente perdido, como se estivesse trancado dentro de si mesmo, enquanto observava o que acontecia ao longe. Na manhã seguinte, ele acorda ao lado da namorada, se perguntando se aquilo havia sido apenas um sonho.

No entanto, ao encontrar Walter, que se desculpou pela noite anterior e perguntou se a sessão de hipnose tinha sido boa, ele se deu conta de que tudo aquilo realmente aconteceu.

Uma Ocasião Especial para Celebrar o Avô e Seus Convidados Inusitados

Chris percebe que não é mais atraído pelo cigarro e fica enjoado só de ver um. Ele compartilha isso com a parceira, porém ela ignora o assunto, não se importando com a estranha postura de Walter.

a visita à família

Quando a festa começou, Rose instou o namorado a manter um sorriso no rosto. Os convidados, que eram predominantemente mais velhos, ricos e caucasianos, mostraram curiosidade pelo rapaz, mas infelizmente, suas palavras estavam cheias de estereótipos.

Ele se sentiu desconfortável com as perguntas cada vez mais invasivas e a objetificação do seu corpo, tendo uma das mulheres tocando-o sem qualquer pudor. Ao ver outro homem afro-americano ao fundo, ele se dirigiu a ele para conversar.

Logan King, que se apresenta com um tom muito formal e devagar, tem comportamento maduro para alguém tão jovem.

As pessoas do local

O fotógrafo fica desconfiado com a atitude de Logan e se questiona o que está acontecendo ali. Decidindo-se por se afastar da aglomeração, ele acaba se deparando com Jim Hudson, um homem cego e usuário de cadeira de rodas. Proprietário de uma galeria de arte, Jim conta ao fotógrafo que suas habilidades visuais e motoras foram se deteriorando ao longo dos anos.

Ansioso para contar o que acontecera, Chris ligou para Rod. O agente o alertou para tomar cuidado com a hipnose e indagou se Georgina, Walter e Logan não haviam sido dominados por aquelas pessoas.

Incompreensíveis Ações de Georgina e Logan

Chris retornou ao quarto e percebeu que alguém havia puxado o carregador do seu celular. Ele alertou Rose que Georgina provavelmente tinha mexido nas suas coisas. Mais tarde, a empregada apareceu para se desculpar. O protagonista tentou conversar com ela e admitiu que estava ansioso com as pessoas que estavam lá.

Georgina chorando.

Enquanto lágrimas escorrem pelo rosto de Georgina, ela mantém um sorriso e continua seu compromisso de defender os Armitage.

Essa não é a minha experiência. Eles nos tratam com família.

Quando Chris volta à festa, é cercado por inúmeras pessoas que o questionam sobre a vantagem ou desvantagem de ser negro na sociedade. Em busca de apoio, ele pergunta a Logan, que nega sentir-se prejudicado por qualquer tipo de preconceito.

Dre / Logan sangrando do nariz.

O visitante resolve tirar uma foto de King, mas quando o flash dispara, as palavras apaziguadoras foram interrompidas por um olhar cheio de sofrimento e um sangramento no nariz. O comportamento do Rei mudou imediatamente.

“Não me toque!” Chris foi empurrado por outra pessoa enquanto ela repetia, gritando: “Não me toque!”

Corra! Corra! Vá embora daqui!

Bingo Disfarçado e um Velho Amigo

Logan é hipnotizado por Missy e regressa à sua personalidade anterior, alegando que foi um ataque de epilepsia. Quando estão longe da família, Chris diz que ao ver Logan durante o episódio teve a sensação de que já o tinha visto antes.

Na festa, Dean estava conduzindo uma partida de bingo que, na verdade, era um leilão silencioso, e o vencedor foi Jim Hudson, o artista cego. O prêmio era um retrato do visitante.

Cena do leilão.

Chris está determinado a partir, mas lembra da sua culpa por não ter ido até sua mãe na noite de sua morte, e não consegue ter forças para deixar Rose sozinha.

Rod recebeu uma foto de Logan King horas depois, e reconheceu-o como Dre, alguém que tinha conhecido anos antes. Porém, Dre estava totalmente diferente.

Chris descobre o plano, mas é incapaz de escapar

Ao mexer nas coisas de Rose, Chris encontra dezenas de fotografias. Elas mostravam a namorada dele posando de forma apaixonada com homens e mulheres afro-americanos diferentes, sendo que numa delas ela estava com Georgina.

Ele descobre que é vítima de uma armadilha armada por Rose e sua família. Apesar do esforço para escapar, o fotógrafo é bloqueado e Missy é capaz de desmaiá-lo com um simples toque de colher na xícara de chá.

Missy hipnotizando com a xícara do chá

Ele sente um vazio profundo, caindo no abismo, sem conseguir ver o que está acontecendo. O seu corpo, contudo, está preso na cadeira, trancado numa sala de escritório.

Rod tentou ligar para Dre várias vezes, mas o celular estava desconectado. Decidiu então procurar o amigo na internet, e descobriu que ele havia desaparecido há alguns meses. Quando Chris acordou, foi obrigado a assistir a um anúncio narrado por Roman, o líder da família.

Chris preso.

Há anos, Rose e Jeremy eram filmados enquanto acompanhavam os pais e os avós. No vídeo, Roman falava entusiasticamente sobre ser "escolhido por causa das suas aptidões físicas".

Ele anuncia também que seu espectador se tornará parte de algo maior: o processo Coagula, criado pela família para a ordem secreta da qual eles são membros.

Durante esse período, Rod busca por seu amigo, alcançando a ajuda de alguns detetives. No entanto, estes acabam rindo da preocupação do rapaz, o que o deixa mais paranoico ainda. Então, após ligar para Rose, que confirma a partida do fotógrafo muito antes, Rod percebe que terá que seguir atrás do amigo.

A Fuga de Chris e o Processo Coagula

Ao acordar, em pânico, ele se depara com a figura de Jim Hudson, de quem tinha se encontrado algumas horas antes. Jim explica o que está acontecendo, informando que o processo será feito em três etapas: hipnose, preparação mental e, por último, transplante.

Assim, o cérebro de Jim será transferido para o corpo de Chris, no entanto, algumas partes da mente dele permanecerão atrás. Estas partes estarão incrustadas na base da sua consciência, sendo possível sentir e ouvir, mas não será possível tomar qualquer controle sobre si mesmo.

Chris hipnotizado,

A sua vida será como a de um passageiro. Uma audiência.

O protagonista fica em pânico ao perceber que o homem não está em busca de racismo, mas sim de adquirir o talento de Chris para fotografia. Como defesa, ele começa a desfazer os braços da cadeira, usando o algodão para tampar os ouvidos e se isolar da próxima sessão de hipnose.

Quando Jeremy veio buscar o protagonista para realizar a cirurgia, ele o derrubou e conseguiu fugir. Na tentativa de escapar, ele foi obrigado a matar Dean, Missy e o filho do casal. Quando tudo aconteceu, Rose estava com os fones de ouvido e, portanto, não conseguiu ouvir a confusão.

Rose procurando vítimas novas

Após pendurar as fotos de suas vítimas como se fossem troféus, Georgina usa a internet para escolher sua nova presa. Mas como ela não contava, quando o fotógrafo arranca com o carro, ela é atropelada. O barulho do acidente alerta a vilã, que sai de casa com uma arma na mão.

Rod chega para salvar Chris - Cenas finais do filme

Ele estava completamente atordoado pela morte traumática de sua mãe, mas mesmo assim não conseguia deixar a mulher ferida no chão. Ele a carregou para o banco de trás do carro e seguiu em frente. Horas mais tarde, ela acordou e o atacou, causando um acidente, enquanto gritava: "Você arruinou a minha casa".

Chris se encontrava parado na estrada, ferido, quando foi atacado por Rose e Walter, a quem ela se refere como avô. Os dois estavam lutando, e quando Walter estava quase vencendo, o fotógrafo conseguiu usar seu flash para cegar os olhos dos agressores, quebrando a hipnose. Neste momento, o jardineiro exigiu a arma de Rose e deu um tiro em si próprio, tirando sua vida.

Cena final do filme Corra!

O casal estava lutando quando caíram no chão. Eles tentavam alcançar a arma e Rose percebeu que não tinha como escapar. Ela pediu desculpas e disse que o amava. Mas quando o antigo namorado dela estava prestes a matá-la, ela ouviu sirenes da polícia e gritou por ajuda.

Chris para e levanta as mãos, mas o agente que aparece é Rod. Em estado de choque, o protagonista sobe no carro, vindo abalado por tudo o que aconteceu. Rod, por sua vez, completa dizendo: "Eu te avisei para não ir àquela casa...".

Análise das Ideias Centrais do Filme

O suspense de Jordan Peele conquistou as atenções do público, mantendo-os cativos enquanto a história avançava lentamente. Desde o início, Chris estava preocupado em fazer a viagem, sendo aconselhado por seu melhor amigo, Rod, a não partir.

Eles imaginam, em tom de brincadeira, cenários trágicos que, na realidade, estão perto demais da verdade. Por meio de indícios deixados ao longo da narrativa, somente mais tarde é que conseguimos entendê-los. Assim, assim como o protagonista, ficamos ansiosos para descobrir o grande segredo e acompanhamos preocupados toda a história.

As Vítimas da Família Armitage e Seu Plano

Após concluir a montagem das peças do quebra-cabeça, ficou evidente que o Sr. Roman Armitage era uma figura de grande influência e riqueza, pertencendo a um grupo secreto formado por indivíduos de mesma condição social. Com o auxílio de Dean e Missy, ele desenvolveu um método de ampliar a longevidade de quem tinha recursos suficientes para financiar a operação.

Rose é a responsável por descobrir as vítimas e trazê-las para a casa. Apesar de aparentar ser meiga e até mesmo ingênua, ela é calculista e sem empatia: ela só está focada em proteger sua família e seus interesses.

Após o falecimento de seus avós, Rose atraiu "Georgia" e "Walter", dois afro-americanos, para o local. Ali, a consciência deles foi transferida para outros corpos. Dre, que surge na abertura do filme, foi também raptado e subjugado às vontades de Logan King, um homem de idade avançada que estava sofrendo com o declínio de suas habilidades.

Uma Perspectiva Metafórica sobre o Racismo nos Estados Unidos

Embora muitas pessoas tenham desaparecido perto da ordem, ela ainda disfruta de impunidade e é vista como um grupo com cidadãos exemplares. Os medos de Rod e o sequestro possível do seu amigo, no entanto, são ignorados pelos outros membros da polícia, que consideram isso como um caso de paranóia ou teoria da conspiração.

A narrativa aborda a desigualdade social, destacando o quanto aqueles com privilégios não têm medo de explorar os desfavorecidos em seu próprio proveito.

Durante o surgimento do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), o filme Corra! foi criado para retratar de maneira crítica a realidade dos Estados Unidos, enfatizando as desigualdades socioeconômicas existentes.

Jordan Peele usa o gênero de terror para representar a ansiedade e os riscos enfrentados por afro-americanos nos Estados Unidos, onde o racismo, a desigualdade e a segregação racial, tão presentes na história do país, ainda são realidades cotidianas.

Ao observarmos a conduta dos Armitage, é possível perceber a hipocrisia de nossa sociedade, na qual aparências e falsas promessas de progresso escondem o preconceito e a opressão.

O diretor conseguiu contar uma história repleta de surpresas e momentos perturbadores, gerando uma sátira acertada que suscitou reflexões aos espectadores globais.

Artigos relacionados

Alternativas de Finalização para Corra!

O filme de Jordan Peele conclui de forma positiva: Rod, o parceiro fiel, chega para salvar Chris. Esta última cena foi intencionalmente escolhida em meio às manifestações em todo o país contra a brutalidade policial contra os cidadãos negros. Possivelmente, Peele queria deixar uma mensagem de esperança.

O diretor queria passar uma mensagem de coragem para quem assistia, diante das agitações sociais que estavam acontecendo. No entanto, ele também disponibilizou alguns finais alternativos mais trágicos e realistas no DVD do filme.

Final alternativo do filme Corra

Chris é preso por policiais que suspeitam que ele matou a família Armitage e seus funcionários. Quando Rod visita Chris na cadeia para descobrir a verdade, ele se recusa a falar e permanece calado.

Rod tenta desesperadamente salvar o seu amigo, mas chega tarde demais. Após passar pelo processo Coagula, o companheiro torna-se uma pessoa diferente: sua mente foi afetada pela "lavagem cerebral".

Ouça a Trilha Sonora no Spotify

Michael Abels criou a trilha sonora de Corra!, exaltando a diversidade da música afro-americana. Confira nossa recomendação de playlist para você:

Informações Técnicas do Filme

é um filme de suspense de 2017 escrito, produzido e dirigido por Jordan Peele. Corra! (no Brasil), um filme de suspense de 2017 escrito, produzido e dirigido por Jordan Peele, é popularmente conhecido como Get Out.

Suspense de Arrepiar

O elenco da famosa comédia "Get Out" conta com Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener e Bradley Whitford.

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.