A História e o Significado do Elevador Lacerda


Escrito por Carolina Marcello

Um dos mais importantes cartões-postais de Salvador, capital baiana, é o Elevador Lacerda. Ele oferece aos moradores e visitantes a possibilidade de conectar a parte alta e a parte baixa da cidade.

O Elevador Lacerda foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873 e se tornou o primeiro elevador a ser usado como transporte público no mundo. Até hoje, ele continua em perfeito estado de funcionamento.

Elevador Lacerda

A História do Elevador Lacerda

A cidade de Salvador conta com registros, na forma de gravuras holandesas, de um sistema de guindastes regulares para o transporte de mercadorias entre as partes alta e baixa, desde 1609.

Sem os guindastes operando ou sobrecarregados, o envio de mercadorias ficava prejudicado, pois era necessário carregá-las por ladeiras extremamente íngremes.

O Início de Tudo

Em 1869, a obra para construir o Elevador Lacerda teve início. Inicialmente, ela usava um sistema hidráulico, que foi substituído por um elétrico quase 40 anos depois, somente em 1906.

No dia 8 de dezembro de 1873, o Elevador Hydraulico da Conceição da Praia (ou Elevador do Parafuso) foi inaugurado, apresentando apenas uma torre. Essa construção foi batizada em homenagem à Nossa Senhora da Praia.

No primeiro dia do transporte, 24 mil usuários foram atendidos e o valor arrecadado foi destinado ao Asilo dos Expostos da Santa Casa da Miséria.

Ao ser inaugurado, o primeiro elevador urbano do mundo quebrou um recorde: com 63 metros de altura, era o elevador mais alto de todo o planeta naquela ocasião.

Renovações na Segunda Torre

Em setembro de 1930, a segunda torre do Elevador Lacerda foi inaugurada, trazendo consigo mais dois elevadores e elementos em estilo art déco. A construção foi assim enriquecida com detalhes modernos e elegantes.

Em 1896, o elevador foi reconhecido como Elevador Antônio de Lacerda.

Desde a sua inauguração, o Elevador Lacerda já foi objeto de quatro reformas e revisões significativas.

Quem foi o responsável pela construção do Elevador Lacerda?

O empresário e engenheiro baiano Antônio de Lacerda (1834-1885), foi o idealizador do projeto do elevador Lacerda, que leva o seu nome.

Antônio Carlos de Lacerda teve o apoio do irmão, Augusto Frederico de Lacerda, também engenheiro, para a realização de sua obra. Ambos, Antônio e Augusto, estudaram em Nova Iorque no Rensselaer Polytechnic Institute.

O patrocinador Antônio Francisco de Lacerda suportou os custos altos da construção faraônica para aquela época, que eram de seu filhos, os engenheiros.

Visão do Elevador Lacerda em Imagens

Elevador Lacerda

"Aumentar a Produtividade com Tecnologia

Elevador Lacerda

" "Gerenciando um Projeto de Sucesso

" "Os Benefícios da Alimentação Saudável

Informações Técnicas

O Elevador Lacerda é a ligação principal entre a Cidade Alta, que inclui a zona do Pelourinho e o centro histórico, e a Cidade Baixa, que abrange a região portuária. É o meio de transporte mais usado entre as duas localidades.

Com 73,5 metros de altura, o edifício é usado 24 horas por dia. O Elevador transporta cerca de 900 mil pessoas ao longo de um ano, o que equivale a 28 mil pessoas diariamente.

Custo

O gasto para essa viagem é de quinze centavos, e ela dura cerca de 30 segundos.

Organizando a Estrutura

As duas torres constituem a estrutura do Elevador, ligadas pela Plataforma de 71 metros que cruza a Ladeira da Montanha. Elas abrigam quatro cabines, que permitem o transporte entre os níveis da Montanha.

Com capacidade para transportar 128 pessoas, a construção foi erguida utilizando peças de aço importadas da Inglaterra, distribuídas entre suas quatro cabines.

Localização de...

Muitos brasileiros e estrangeiros são transportados pelo Elevador Lacerda entre a Praça Cairu, situada na parte baixa da cidade, e a Praça Tomé de Sousa, situada na parte alta.

Com uma vista privilegiada que abrange a Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo, o edifício está localizado nos três principais pontos da cidade.

Artigos semelhantes

A Estatização e o Tombamento do Elevador Lacerda

Em 1955, a Prefeitura estatizou o Elevador Lacerda. Em 2006, o IPHAN tombou o edifício.

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.