Os 5 Tipos de Dança de Salão Mais Populares no Brasil


Escrito por Sónia Cunha

Em escolas de dança, a modalidade da dança costuma ser praticada em casais: as danças de salão.

Muitos recorrem à dança como entretenimento, para socializar e como forma de exercício físico.

No mundo, existem inúmeros estilos e ritmos de dança, sendo que, aqui no Brasil, alguns deles possuem um destaque especial.

1. Dançando o Forró

A palavra "forró" é usada para descrever tanto uma dança quanto um ritmo musical que emergiu no nordeste brasileiro.

Casais se posicionam cara a cara e, seguindo o ritmo da música, executam movimentos que mantêm seus corpos em contato parcial ou total.

Forró é um estilo musical que reúne os gêneros xaxado, baião, xote e forró universitário.

Quer saber mais? Veja

2. Dançando Samba na Gafieira

A origem do samba de gafieira é um desdobramento do maxixe, um estilo brasileiro criado na primeira metade do século XX. Como resultado, acabou se tornando uma vertente do samba típica do país.

No tango, o casal realiza uma verdadeira performance: o homem lidera com desenvoltura e charme, enquanto a mulher mostra delicadeza e graça. A postura do homem é cheia de gentileza, ao mesmo tempo em que transmite proteção e segurança.

O samba de gafieira é uma dança que requer coordenação e sintonia dos participantes para seu bom desempenho. Seu ritmo acelerado torna a experiência estimulante e complexa.

3. Dançando o Tango

O tango não é de origem brasileira, mas é ensinado em muitas escolas de dança do país. Sua origem é Argentina e Uruguai, e é usado também para se referir a um gênero musical.

A dança, caracterizada pela sensualidade, aborda as relações amorosas. O tango, com seus movimentos complexos, requer dedicação e expressividade para transmitir sua carga dramática. Praticar o tango exige um grande esforço, mas o resultado compensa.

4. Saboreando a Salsa

Nascida em Cuba, a salsa foi influenciada por diferentes ritmos musicais de outros países, como o merengue, cumbia, jazz e samba.

A palavra "salsa" é de origem espanhola e significa "tempero", que é exatamente o que é a dança: envolvente e desinibida. Normalmente, é executada com passos circulares e muitos giros, o que a torna ainda mais sedutora.

5. Uma Viagem ao Ritmo do Zouk

O Zouk é uma dança criada na década de 80, nas ilhas caribenhas. O termo "Zouk" é uma mistura de línguas francesa e africana, e significa "festa". Esta dança tem sido muito apreciada no meio artístico.

A lambada e a modalidade em questão são bastante parecidas, pois ambas trabalham a sensualidade e os movimentos dinâmicos e sinuosos. Contudo, a modalidade é mais lenta.

No Brasil, a dança possui várias vertentes e é adaptada de acordo com as características locais.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.