Conhecendo o Taj Mahal, na Índia


Escrito por Carolina Marcello

O Taj Mahal, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo, fica em Agra, na Índia. Trata-se de um magnífico mausoléu em mármore branco.

O monumento impressiona pela sua beleza e simetria, além de representar uma história de amor, que se tornou eterna com a sua magnífica construção.

O Taj Mahal é o monumento nacional mais significativo, e em 1983 a UNESCO o incluiu na lista de Patrimônios da Humanidade.

Taj Mahal

Qual é a localização do Taj Mahal?

Também conhecido como a "Joia da Índia", o incomparável mausoléu encontra-se em Agra, uma cidade do estado indiano de Uttar Pradesh.

O rio Yamuna, também conhecido como Jamuna, é um dos principais rios da região norte da Índia, e foi no seu leito que foi construída a obra.

Taj Mahal, localizado na cidade de Agra.

Conteúdo similar

A Construção do Taj Mahal: Uma História

Após a morte de Aryumand Banu Begam, a sua esposa favorita, o imperador Shah Jahan sucumbiu à tristeza profunda. Como homenagem a ela, decidiu construir o Taj Mahal entre os anos de 1632 e 1653.

Aryumand, conhecida como "A joia do palácio", ou Mumtaz Mahal, era a grande amor e conselheira do marido. Lendas dizem que foi ela quem pediu que fosse construída uma homenagem a ela, enquanto estava em seu leito de morte.

Pintura de Shah Jahan e Mumtaz Mahal.

No entanto, a narrativa mais comum é a de que Shah Jahan quis homenagear sua amada, mandando construir o Taj Mahal para marcar o seu túmulo, como um último presente de amor.

O imperador foi famoso por sua generosa contribuição para a construção de vários palácios e jardins, usando os seus próprios recursos financeiros.

A grandiosidade do monumento torna-se ainda mais evidente quando descobrimos a sua história: é uma expressão de amor, um símbolo de um sentimento que transcende a morte.

A Arquitetura do Taj Mahal

Voltando à memória de muitos viajantes, o Taj Mahal é um dos principais destinos turísticos do mundo. Com seu edifício octogonal, a arquitetura desse monumento combina elementos islâmicos, persas e indianos.

Com 20 mil trabalhadores vindos de diferentes regiões do Oriente, levou cerca de 20 anos para a construção do Taj Mahal. Materiais foram trazidos de vários locais da Índia, assim como também do Tibet, do Egito e da Arábia Saudita.

Darwaza, o edifício de entrada do Taj Mahal.

A construção de monumentos fúnebres era comum na época, porém o memorial para Mumtaz Mahal se destacou sendo erguido em mármore branco e ornamentado com pedras preciosas.

A construção do edifício Darwaza, que é a entrada principal, bem como dos muros e dos mausoléus secundários, possui a presença da pedra vermelha.

O mausoléu principal é circundado por quatro minaretes, e tem duas mesquitas situadas em cada lado. Ambos os edifícios seguem o estilo arquitetônico típico da época, com suas paredes revestidas em pedra vermelha e três cúpulas no alto.

Detalhe: um dos minaretes do Taj Mahal.

Os minaretes são grandes torres de mármore branco de aproximadamente 40 metros de altura, que se completam com a simetria do mausoléu. Decorados com padrões que se repetem, eles dão um toque final ao edifício.

Principais Elementos do Taj Mahal

Beleza dos Jardins

O local onde se encontra o Taj Mahal é na margem do rio Yamuna; este é cercado por bonitos jardins que criam um efeito verde ao seu redor.

A tradição dos chahar bagh (jardins persas) se remonta aos jardins que tentavam replicar a descrição do Paraíso nos textos islâmicos.

Jardins do Taj Mahal

O jardim, com suas dimensões de 320m x 320m, é composto por abundantes árvores, arbustos e canteiros florais brilhantes. Possui também caminhos decorados com azulejos e mármores, que são explorados por pessoas visitantes de todas as partes do mundo.

A simetria do Taj Mahal é um dos seus aspetos mais notáveis. Esta característica é realçada pelo curso de água que cruza o seu jardim, criando um visual maravilhoso.

Reflexo do Taj Mahal nas águas.

Ao olhar para o lago que circunda o Taj Mahal, uma ilusão de ótica parece fazer surgir um segundo monumento, invertido nas águas. O reflexo do mausoléu brilha como sendo a sua imagem espelhada.

A Cúpula do Mausoléu: Uma Visão Impecável

A cúpula principal do Taj Mahal, cuja grandiosidade e riqueza não deixam dúvidas quanto à sua admiração, é, sem sombra de dúvidas, a parte mais notável deste monumento.

A amrud é um tipo de cúpula em forma de cebola, muito presente na arquitetura islâmica.

Detalhe: cúpula principal do Taj Mahal

A cúpula foi meticulosamente trabalhada, com flores de lótus esculpidas e enfeitada com fios de ouro. Representando elementos dos islamismo e hinduísmo, o cume é adornado com uma agulha que culmina numa lua crescente.

Decoração do Mausoléu

O Taj Mahal, um testemunho intemporal do amor de Shah Jahan por Aryumand Banu Begam, é marcado pelas suas decorações luxuosas.

Muitos elementos decorativos são destacados nas colunas, na cúpula e nas arcadas. Por exemplo, nas arcadas, há inúmeras inscrições do Corão.

Detalhe: inscrições do Corão

Mencionar também as inúmeras pedras semipreciosas que decoram o edifício, dispostas em desenhos florais.

O Taj Mahal é um verdadeiro espetáculo aos olhos, pois abriga lápis-lazúlis, ametistas, turquesas, ágatas e safiras, entre outras pedras, trabalhadas com detalhes tão minuciosos que são quase imperceptíveis.

Detalhe: padrões florais com pedras semipreciosas.

Visita ao Taj Mahal

A majestade e a riqueza do Taj Mahal permanecem no seu interior. A sala central chama a atenção pela sua decoração feita com ouro e pedras preciosas. Nessa área estão situados os cenotáfios (estruturas em memória ao falecido) do imperador e da sua esposa favorita.

Do centro da sala, o cenotáfio de Mumtaz Mahal chamava toda a atenção. Ao lado e um pouco mais alto ficava o cenotáfio de Shah Jahan.

O espaço possui uma única assimetria: os dois memoriais fúnebres, que estão ornamentados de forma igual, tendo padrões florais, incrustações e caligrafia. Estes representam a união eterna do casal.

Cenotáfios de Shah Jahan (à direita) e Mumtaz Mahal (à esquerda).

Fascinantes Fatos Sobre o Taj Mahal

Construída entre 1631 e 1648, o Taj Mahal é um dos monumentos mais famosos do mundo. Envolto em lendas e histórias, esta maravilha da arquitetura foi erguida pelo imperador Shah Jahan em homenagem à sua amada esposa, Mumtaz Mahal. A construção foi elaborada com diversos materiais trazidos de vários países, como jade e jasmins vindos da China, lapislázuli do Afeganistão e cristais de inúmeras partes do mundo. Além disso, milhares de artistas e trabalhadores trabalharam por 22 anos em sua construção. Este maravilhoso monumento, conhecido como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é um dos mais fascinantes e memoráveis exemplos da arquitetura islâmica.

  • Acredita-se que o imperador Shah Jahan planejava construir uma réplica do Taj Mahal, em mármore negro, na outra margem do rio Yamuna. O projeto ficou conhecido como o "Taj Mahal Negro". Conta-se ainda que ele mandou cortar as mãos dos artesãos que trabalharam no Taj Mahal, para que eles não pudessem recriar a obra noutro local.
  • A riqueza do edifício atraiu ladrões, que roubaram as portas de prata originais e algumas joias da câmara central.
  • O Taj Mahal apresenta variadas tonalidades ao longo do dia, passando do rosa ao dourado.
  • Infelizmente, o monumento tem sofrido com a poluição do ar, chuvas ácidas e resíduos químicos que têm escurecido o mármore. Por isso, o governo indiano decidiu limitar o número de visitas diárias ao mausoléu.
  • Jorge Ben Jor fez uma homenagem ao Taj Mahal intitulada música "Taj Mahal", que conta a linda história de amor que motivou a construção do monumento. Escute o som abaixo:

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.