Dark é uma série alemã produzida para a Netflix, escrita e dirigida por Baran bo Odar, com produção de Jantje Fiese. Lançada em dezembro de 2017, é um emocionante drama de suspense e ficção científica.
Em Winden, uma cidade alemã, quatro famílias estão envolvidas na investigação do desaparecimento misterioso de um garoto. O que eles descobrem é que os eventos bizarros estão interligados ao longo de várias gerações. Esta série é uma espécie de quebra-cabeça narrativo extremamente complexo.
Dark é uma obra de ficção que hipnotiza seu espectador, jogando-o em uma jornada de simbolismo e mistério. A narrativa estimula o público a refletir e procurar uma lógica para tudo o que está sendo contado.
Qual a conexão entre o passado, o presente e o futuro? Seriam eles unidades espaço-temporais autônomas, ou um influencia o outro?
Abaixo, vamos desvendar os mistérios da uma das séries mais complicadas do catálogo de Netflix.
Conhecendo a Série Dark
Em Winden, uma cidade fictícia da Alemanha, o desaparecimento de uma criança tem os moradores em estado de alerta. A polícia procura pelas respostas, mas, até o momento, sem sucesso.
Em Winden, o município onde vivem quatro famílias – Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann –, os eventos misteriosos unem todos. No entanto, tudo muda quando Mikkel, o filho mais novo da família Nielsen, desaparece sem deixar pista alguma.
Revisão da Temporada
A série Dark conta com 18 episódios distribuídos em duas temporadas. A primeira tem 10 capítulos e a segunda, 8.
Durante toda a série, o mistério iniciado no capítulo piloto foi mantido até o último episódio da segunda temporada.
O que há em Winden? Quem está envolvido nos desaparecimentos?
Aviso: Possíveis Spoilers!
Viagem no Tempo: o Desafio da Primeira Temporada
Michael Kahnwald, em 2019, chegou ao ponto de tirar a própria vida, deixando para trás uma carta endereçada para sua mãe, Inês.
Após o ocorrido, Jonas fica profundamente abalado e procura ajuda psicológica com Peter Doppler, seu psiquiatra.
Há lágrimas e preocupação em Winden, à medida que o povo lamenta o desaparecimento de Erik, um jovem cuja ausência permanece um mistério tanto para os habitantes quanto para a polícia.
Naquela noite, Jonas, Bartosz, Magnus e Martha, acompanhados por Mikkel, se aventuraram na floresta próxima de algumas cavernas misteriosas. Quando lá chegaram, eles foram recebidos por sons assustadores e as suas lanternas falharam. Após algum tempo, eles se deram conta que Mikkel havia sumido.
Ulrich Nielsen, o policial de Winden e pai de Mikkel, e Charlotte Doppler, a chefe de polícia, fizeram de tudo para encontrar o garoto vivo a partir desse momento.
No dia seguinte, Ulrich encontra o corpo de seu irmãozinho desaparecido em 1986 na floresta. Ele nota que seus olhos estão queimados.
Mikkel Nielsen sai das cavernas de Winden e volta para casa, só para descobrir que não está em 2019, mas sim em 1986.
Jonas tenta descobrir o motivo pelo qual seu pai cometeu suicídio e com a ajuda de um homem misterioso inicia uma pesquisa aprofundada, que o leva até Winden, em 1986. Seguindo o caminho das cavernas da cidade, ele se aproxima cada vez mais da verdade.
Ele descobre então que seu pai é, na verdade, Mikkel Nielsen, que cresceu com o nome de Michael Kahnwald e foi adotado por sua avó Ines.
Ulrich empreende uma jornada em busca de respostas sobre os acontecimentos estranhos, seguindo os passos de Helge Doppler. Após a sua viagem, ele é preso em 1953 por supostamente matar crianças.
Através de 1953, 1986 e 2019, os segredos das famílias vão sendo revelados. Cada um tem suas particularidades e segredos próprios. Noah reaparece como um padre misterioso, viajando através do tempo, atrasado em relação a essas linhas.
Ao chegar ao ano 2052, Jonas fica chocado ao ver Winden completamente devastado. Após a temporada acabar, ele faz uma viagem no tempo de volta ao futuro para descobrir o porquê da cidade estar destruída.
Caminhando para o Apocalipse: 2ª Temporada
Em 2052, Jonas é preso depois do apocalipse que ocorreu em 2020. Ele deseja voltar no tempo até 2019 para impedir as catástrofes, mas descobre que a viagem no tempo já não é possível mais.
No final, ele consegue escapar daquele tempo e é transportado para 1921. Lá ele conhece o padre Noah, uma figura misteriosa que parece não envelhecer nunca.
Nessa oportunidade, também se descobre a identidade dos membros da organização secreta Sic Mundus, comandada por Adam. Na realidade, Adam é o nome de guerra de Jonas, que está planejando um apocalipse para unir passado, presente e futuro de forma a vencer a batalha simultaneamente.
Claudia, chefe da Usina Nuclear de Winden em 1986, tenta impedir o desastre que ameaça o mundo. Ela conta com a ajuda de Jonas, do futuro, para impedir isso.
Alguns habitantes de Winden descobrem a habilidade de viajar no tempo, assim como a identidade dos "viajantes".
Jonas percebe que tudo que está acontecendo é uma consequência de suas atitudes. Torturado pela culpa, ele deseja evitar o apocalipse de 2020, tentando alterar o curso dos eventos e salvar Martha da morte.
Ao chegar o dia do apocalipse, Adam tem a missão de cumprir. Martha não sobrevive e poucos conseguem escapar da destruição da cidade.
No final desta temporada, surge um novo personagem enigmático, semelhante a Martha, vindo de outra dimensão com a intenção de salvar Jonas.
Compreendendo a Série Dark
Onde estamos vindo? Onde estamos indo? Existe algum tipo de ligação entre o passado, o presente e o futuro? Será que podemos alterar o rumo dos acontecimentos ou eles seguem rumo a um destino inalterável?
Dark é tido como uma das séries mais complexas e enigmáticas da Netflix. Seu conteúdo é tão misterioso, que atrai o telespectador e o mantém acordado com todas as reviravoltas e desdobramentos. A complexidade desta obra está ligada ao desenvolvimento dos personagens e, principalmente, a compreensão de como o presente, o passado e o futuro estão interligados.
Para desvendar as várias respostas que a série Dark nos oferta, podemos usar teorias científicas, filosofias, mitologias e até mesmo música. Estas características são cruciais para compreender o que se passa no enredo da série. Portanto, é preciso ter domínio de todas essas vertentes para que se possa entender a trama de Dark.
1. Explorando a Ponte Einstein-Rosen e os Buracos de Minhoca
A série se baseia na possibilidade de viagem no tempo através de buracos de minhoca como premissa.
Einstein e Rosen sugeriram uma hipótese teórica de que dois universos poderiam estar ligados entre si por meio do núcleo de um buraco negro, tornando possível a viagem no espaço-tempo.
Através da máquina do tempo e da Caverna de Winden, a série mostra como os personagens conseguem viajar entre várias eras diferentes.
A teoria dos buracos negros permite a estruturação da série em várias linhas narrativas estampadas em tempos e dimensões diferentes: 1921, 1953, 1986, 2019 e 2052.
Passar do tempo não deve ser avistado como algo linear; em vez disso, deve ser pensado de modo circular.
2. A Eterna Volta
Se você tivesse a oportunidade de reviver algo que já vivenciou antes, repetiria as mesmas ações? Executaria a experiência de maneira idêntica?
Nietzsche tratou da ideia do eterno retorno no seu trabalho Assim falou Zaratustra. O tempo é circular, não possuindo início ou fim, mas seguindo as leis da causalidade e repetindo ciclicamente os eventos da mesma forma que já ocorreram. Devido a isso, os fatos não são passíveis de alteração. Esta ideia é bem retratada na série.
"O começo é o fim e o fim é o começo": este é o tema principal da história. Apesar dos esforços de Jonas no futuro e de Claudia para evitar o apocalipse e salvar o pai, respectivamente, os eventos acabam se repetindo como um ciclo ininterrupto.
Meu eu adulto queria me dizer algo, mas não podia, porque se você soubesse o que eu sei agora, não faria o que deveria fazer para me levar a esse momento preciso. Eu não poderia existir como sou agora, se você não seguir o mesmo caminho que eu segui. Noah.
3. A História de Ariadne, Teseu e o Minotauro
A lenda grega de Ariadne, Teseu e o Minotauro também é mostrada na série.
De acordo com a sua lenda, Teseu entrou no labirinto com a intenção de derrotar o Minotauro. Ariadne, filha do rei Minos, deu-lhe um novelo de lã para ajudá-lo a sair do labirinto. Finalmente eles escaparam de Creta juntos, mas infelizmente Teseu acabou por deixá-la para trás.
Durante uma apresentação teatral feita na escola, Martha deu um monólogo que explicitou a história contada na série.
Desde aquele momento soube que nada muda, que tudo permanece. A roda gira e gira em círculos. Um destino está ligado ao outro por um fio vermelho como sangue que une todas as nossas ações. Nada pode desfazer esses nós. Eles só podem ser cortados. Ele cortou o nosso com uma faca afiada. Mas ainda há algo que não pode ser separado. Um link invisível.
Neste caso, a viagem no tempo é equivalente ao labirinto intrincado que Jonas de 2019 precisa percorrer por entre as cavernas.
Inicialmente, Jonas do futuro ajudou-o a tomar o caminho para o seu futuro eu, Adam. A guia foi representada por uma marca vermelha, como um fio, que lembrava o mito de Teseu e o Minotauro. Jonas, então, seria o personagem de Teseu, enquanto Adam era a figura de Minotauro ao leste que deveria ser superado.
4. A Beleza da Música
"Irgendwie, Irgendwo, Irgendwann", traduzido como "de alguma forma, em algum lugar, em algum momento", é o título da popular música da cantora Nena, lançada na Alemanha nos anos 80. Esta música é projetada na televisão na sala onde as crianças desaparecidas aparecem.
A música da série Dark mostra que nada é por acaso. É provável que haja pistas sobre a viagem no tempo presentes na música, pois esta contém mensagens que se relacionam diretamente ao enredo da série. É provável que a mensagem escondida seja relevante para o desenvolvimento da história.
No outono através do espaço e do tempo até o infinito (...) De alguma forma, começa em algum momento, em algum lugar no futuro, não vou esperar muito.
Significados Simbólicos na Série Dark
O Mistério do Número 33
O número 33 é cercado de enigmas e foi interpretado de várias maneiras ao longo do tempo. Por exemplo, para os cristãos, ele remete à idade de Jesus Cristo quando foi crucificado.
Na numerologia, o número 33 é considerado valioso e significa equilíbrio, amor e serenidade.
A série usa o número 33 para simbolizar a passagem do tempo e marcar momentos específicos. Isso é baseado no tempo médio para a órbita da lua coincidir com o sol. O número 33 é o responsável por unir as várias linhas do tempo da série, e os eventos são repetidos cada vez que um ciclo de 33 anos é completado (1953, 1986 e 2019).
Você já ouviu falar do ciclo de 33 anos? Nossos calendários estão errados. Um ano não tem 365 dias (...) A cada 33 anos, tudo volta ao que era. As estrelas, os planetas e o universo inteiro retornam à mesma posição. Charlotte Doppler.
A Marca da Triquetra
A árvore teve grande importância para os celtas, tendo origem indo-europeia. Eles a usavam como um símbolo dos ciclos de vida, morte e reencarnação.
A triquetra pode ser vista como um símbolo da divindade feminina em três dimensões. Na série, ela é apresentada no livro de viagem no tempo, nas portas dentro da caverna e na tatuagem de Noah.
Dark explora o conceito de um loop infinito entre os períodos de tempo de 1953, 1986 e 2019. Sugere que o passado, presente e futuro se relacionam entre si e estão sempre influenciando-se. O símbolo usado para representar isso é a roda do tempo.
Mesa Esmeralda
Tatuado nas costas do personagem Noah e na parede do hospital em 1986, há um texto curto, atribuído a Hermes Trismegisto. Ele traz trechos que tentam explicar a essência da matéria primordial e suas transmutações.
Uma mensagem obscura, que requer mais de uma leitura para ser compreendida. Expressões como "o que está abaixo é como o que está acima" parecem aludir ao tema do tempo, sugerindo que tudo está interligado - "o começo é o fim e o fim é o começo".
A Criação do Mundo
Esta é uma frase da etimologia latina cujo significado é "e assim o mundo foi criado". Ela é gravada nas portas da caverna, tanto na parte superior quanto na inferior do símbolo da Triquetra.
Em 1921, Adam estabeleceu a organização conhecida como "Viajantes do Tempo". Seu objetivo é iniciar uma guerra contra o tempo para produzir um apocalipse e gerar um novo ciclo marcado por devastação.
Narrativa da Série: Linhas de História
Qual é a ordem cronológica dos eventos na série Dark? Existe alguma seqüência específica a seguir?
Ao explorar os mistérios de Winden, o espectador terá como desafio entender o que está acontecendo em cada uma das tramas.
A série não possui uma ordem temporal, mas a seguir estão listados os eventos principais, organizados cronologicamente:
Junho de 1921 - Uma Revisão
- Jonas viaja desde 2052 e conhece o jovem Noah, que e o adulto Bartosz Tieddeman estão cavando o portal na caverna. Adam e Noah estão no rastro de algumas folhas do livro "Uma viagem pelo tempo" que foram perdidas e Adam pede a Noah para encontrá-los. O jovem Jonas tenta voltar ao seu tempo, mas quando vai às cavernas, descobre que o túnel ainda não foi construído. Então Adam explica a Jonas o que é o grupo “Sic Mundus” e o que eles pretendem, além de ensinar a máquina do tempo. O adulto Noah fala com seu jovem "eu" e sugere que ele volte no tempo, mas é então que Agnes mata Noah adulto. Por fim, Adam viaja para 2020.
Novidades de 1953: Novembro
- Os cadáveres de Erik e Yasin são descobertos por Egon em 2019, perto de obras de uma fábrica. Desde então, Ulrich tem seguido a pista do Helge Doppler, encontrando Helge quando criança, e tentando matá-lo. Por causa das mortes de várias crianças, Egon prende Ulrich, acreditando que ele seja o responsável. Claudia pede para o relojoeiro construir uma máquina do tempo, e o jovem Helge descobre o portal e viaja para 1986.
Mês de Junho de 1954
- A velha Claudia é morta por Noah.
- Egon descobre que a velha Claudia é na verdade sua filha.
- Claudia entrega ao relojoeiro o livro "Uma viagem no tempo", escrito por ele no futuro.
- Hannah viaja de 2020 para conhecer Ulrich.
- A jovem Claudia encontra a máquina do tempo escondida pela velha Claudia.
1986 - Novembro
- Mads Nielsen desaparece de Winden, deixando toda a cidade em choque. Mikkel chega em 2019 e busca por sua casa, mas descobre que seus pais se foram e que agora são adolescentes. A jovem Claudia assume a usina nuclear e descobre algo estranho relacionado às viagens no tempo. Ulrich e Katharina iniciam um relacionamento, enquanto Hannah se interessa por ele. Jonas viaja desde 2019 e descobre que Mikkel é seu pai, além de presenciar o encontro deles. Hannah acusa Ulrich de abusar de Katharina para a polícia, que acredita ser Regina e planeja se vingar dela. Jonas volta para 1986 para salvar Mikkel, mas acaba sendo sequestrado por Noah na sala de experimentos. Lá, ele e a criança Hegel tocam as mãos e isso acaba resultando em uma viagem para outra era.
1987 - Junho
- A jovem Claudia ouve a velha Claudia contar sobre a máquina do tempo e sugere que ela tente impedir Adam de realizar seu trabalho.
- O idoso Ulrich foge do hospital psiquiátrico para ter um encontro com seu filho Mikkel, porém, seus planos de trouxer o garoto para o futuro são frustrados.
- A jovem Claudia tenta salvar seu pai, mas acaba sendo a responsável por sua morte.
- Claudia idosa e Jonas viajam para 2020 com a máquina do tempo com o intuito de prevenir as ações de Adam.
Índices de desemprego aumentam Durante o período de junho a outubro de 2019, observou-se um aumento dos índices de desemprego.
- Ines recebe uma carta de Michael Kahnwarld que ela deve abrir em 4 de novembro. O desaparecimento de Erik causa preocupação na cidade de Winden. Mikkel também desaparece na floresta numa noite de tempestade. Ulrich, com a ajuda de Charlotte, encontra o corpo de seu irmão Mads na floresta, com a aparência de 1986. Jonas de 2052 viaja para 2019 e fica no hotel Regina. Outro garoto chamado Yasin também desaparece na floresta. Jonas de 2052 guia Jonas de 2019 para descobrir a viagem no tempo e descobrir que ele possui a habilidade de viajar no tempo. Noah recruta Bartosz para trabalhar para ele.
Mês de Junho de 2020
- Um novo comissário lidera uma investigação sobre as crianças desaparecidas.
- Katharina descobre a existência das viagens no tempo.
- Charlotte investiga o grupo "Sic Mundus" e descobre que seu avô adotivo está relacionado com essas viagens.
- Hannah adulta viaja para 1953 para se estabelecer lá.
- O adulto Jonas visita a jovem Martha e revela quem realmente é. Ele tenta salvá-la, mas é impossível devido à ação de Adam.
- Martha viaja de outra dimensão para salvar Jonas.
2052 de Junho
- Em 2019, Jonas aparece em Winden, que foi devastada como resultado do apocalipse. O grupo de sobreviventes é liderado por Elisabeth Doppler, adulta.
2053 Junho:
- Jonas está pesquisando maneiras de voltar no tempo após o apocalipse.
Explorando os Personagens da Série Dark
O elenco de Dark é um dos seus pontos mais marcantes. Os personagens principais são originários de quatro famílias: Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann.
A complexidade de ter que lidar com diferentes linhas do tempo nos apresenta um desafio: quem é Noah? Que relação Agnes tem com ele? E quem é Adam? Para complicar ainda mais, a maioria dos personagens é interpretada por atores diferentes.
O seguinte é uma visão geral de quem é cada personagem, qual é a sua família e quais os relacionamentos entre eles. Aqui, você encontrará informações sobre quem pertence à qual família e como as pessoas estão ligadas.
A Família Kahnwald
A família Kahnwald de Dark é composta por três membros: Inês, a avó, e o casal Hannah e Michael Kahnwald, que tem um filho, Jonas.
Jonas Kahnward e Adam
Louis Hofmann, Andreas Pietschmann e Dietrich Hollinderbäumer são os intérpretes de 2019, 2052 e Adam, respectivamente.
Jonas Kahnwald é o personagem central da série. É filho de Michael e Hannah Kahnwald e, após o trágico suicídio de seu pai, tenta se recuperar de uma forma psicológica. Nessa jornada, também ele se apaixona por Martha Nielsen.
Na segunda temporada de sua viagem no tempo, Jonas descobre que ele é, na verdade, Adam. Desse modo, ele busca dominar a guerra contra o tempo, provocando um apocalipse.
A História de Hannah Krüger
Maja Schöne e Ella Lee interpretam Hannah Krüger (Kahnwald), a mãe e viúva de Michael Kahnwald, pai de Jonas. Ela é fisioterapeuta na Usina Nuclear de Winden e desde a infância sempre sentiu uma atração intensa por Ulrich Nielsen, que mais tarde se tornou seu amante.
Michael Kahnwald e Mikkel Nielsen
Sebastian Rudolph interpreta Michael Kahnwald, pai de Jonas, marido de Hannah e filho adotivo de Ines. Ele é a peça chave da série, pois sua morte por suicídio provoca muitas incertezas. Além disso, deixa uma misteriosa carta para Jonas. O que dessa carta revela?
Daan Lennard interpreta Mikkel Nielsen, o filho mais novo de Ulrich e Katherina Nielsen. Ele desaparece no início da série, em 2019, em circunstâncias misteriosas, aparentemente viajando no tempo para 1986, quando seus pais eram adolescentes.
A História de Ines Kahnwald
Ines é o personagem dado vida por Lena Urzendowksky (1953), Anne Ratte-Polle (1986) e Angelas Winkler (2019). Em 1986, ela conheceu Mikkel Nielsen enquanto trabalhava como enfermeira e decidiu ficar com ele para que ele não tivesse que ir para um orfanato. No entanto, ela tem um relacionamento ruim com a sua nora Hannah.
A Família Nielsen
A família Nielsen é uma das mais complicadas da série. Em 2019, é formada pelo casal Ulrich e Katharina e seus três filhos: Martha, Magnus e Mikkel. Além disso, os pais de Ulrich, Jana e Tronte, também compõem o agregado familiar.
Outros membros da família que aparecem em tempos diferentes são Mads, Agnes e Noah.
Biografia de Ulrich Nielsen
Oliver Masucci (2019) e Ludger Bökelmann (1986) interpretam Ulrich, marido de Katharina Nielsen e pai de Mikkel, Magnus e Martha. Ele é um policial e está tendo um caso extraconjugal com Hannah. Quando seu filho desaparece, ele passa a investigar viagens no tempo e acaba viajando para 1953, onde é acusado de um crime e preso.
A Vida de Katharina Nielsen
Trebs (1986) e Jördis Triebel (em 2019) dão vida a Katharina, esposa de Ulrich e mãe de Mikkel Magnus e Martha. Ela é a diretora do Winden College, onde seus filhos estudam.
A Vida de Martha Nielsen
Lisa Vicari interpreta Martha Nielsen, a filha do meio de Katharina e Ulrich Nielsen. Ela é uma adolescente que adora atuar. Martha tem um envolvimento amoroso com Bartosz Tiedemann, mas é, na verdade, apaixonada por Jonas.
A Grandiosidade de Magnus Nielsen
Moritz Jahn (2019) e Wolfram Koch interpretam Magnus, o filho mais velho do casal Nielsen. Ele tem um romance com Franziska Doppler.
A Vida de Jana Nielsen
Mãe de Ulrich e sogra de Katharina, a personagem de Mikkel Nielsen é interpretada por três atrizes ao longo dos anos: Rike Sindler (1952), Anne Lebinsky (1986) e Tatja Seibt (2019). Ela está casada com Tronte Nielsen e, há anos, espera que seu filho mais novo, que desapareceu misteriosamente em 1986, ainda esteja vivo.
Trôn Nielsen
Joshio Marlon (1953), Felix Kramer (1986) e Walter Kreye (2019) interpretam o personagem do pai de Ulrich e Mads e do filho de Agnes Nielsen. Em 1986, ele é mostrado como um jornalista e um amigo próximo de Regina Tiedemann.
A História de Mads Nielsen
Jana e Tronte Nielsen são os pais de Mikkel Nielsen, que, sendo seu irmão mais novo, Ulrich é seu irmão mais velho. Em 1986, quando ainda era uma criança, Mikkel desapareceu misteriosamente. E em 2019, trágicamente, seu corpo foi encontrado, preservado com a mesma aparência de três décadas atrás.
A Vida de Agnes Nielsen
Helena Pieske (1921) e Anje Traue (1953) interpretam a mesma personagem. Ela conecta as famílias Kahnwald, Nielsen e Doppler. A personagem é avó de Ulrich Nielsen e bisavó de Jonas Kahnwald / Adam, além de ser irmã de Noah e tia de Charlotte Doppler.
O Arco de Noé
Descobrir a identidade de Noah é uma das grandes questões que permeiam boa parte da série. A volta deste personagem tem gerado uma série de conjecturas entre os fãs.
Mark Waschke interpreta um personagem que é extremamente importante para a compreensão da viagem no tempo. Na verdade, ele está encarnando um padre, fazendo parte da organização "Sic mundus", liderada por Adam.
Noah é um laço entre famílias, sendo irmão de Agnes Nielsen e pai de Charlotte Doppler, resultado de seu casamento com Elisabeth Doppler.
A Família Doppler
A família Doppler é um dos esquemas mais complexos de Dark. Formada pelo casal Peter e Charlotte, e suas duas filhas, Franziska e Elisabeth, a dinâmica familiar também abrange Charlotte sendo filha de Elisabeth e Noah.
Os ancestrais da família Winden são Helge, pai de Peter, e Greta, sua avó. Bernd, criador da célebre fábrica Winden, também integra essa linhagem.
A Vida de Charlotte Doppler
Stephanie Amarell (1986) e Karoline Eichhorn (2019) interpretam Charlotte, cujo casamento com seu marido Peter está quase ruim. Ela também é mãe de Franziska e Elisabeth e é chefe de polícia na delegacia de Winden, trabalhando ao lado de Ulrich Nielsen.
Charlotte passou a vida sem conhecer a identidade dos seus pais. Ela foi criada pelo seu avô adotivo, o relojoeiro que criou a máquina do tempo. Mas, depois de muito tempo, ela descobre que o seu verdadeiro pai é o misterioso Noah.
A História de Peter Doppler
Stephan Kampwirth dá vida ao marido de Charlotte, com quem tem duas filhas: Franziska e Elisabeth. Além disso, é o psicólogo de Jonas e filho de Helge Doppler. Ao longo da série, sua personagem descobre sua homossexualidade, o que causa abalos em seu casamento.
A Vida de Franziska Doppler
Gina Stiebitz (2019) é Franziska, a filha mais velha do casal Doppler e irmã de Elisabeth. Ela desenvolveu uma relação amorosa com Magnus Nielsen e é seu grande amigo.
A Vida de Elisabeth Doppler
Carlotta von Falkenhayn (2019) e Sandra Borgmann (2053) interpretam Elisabeth, mãe e filha de Charlote Doppler. Ela é uma das poucas a sobreviver ao apocalipse de 2020. Em 2052, Elisabeth quase matou Jonas.
A Vida de Helge Doppler
Tom Philipp (1952), interpreta o pai de Peter; Peter Schneider (1986) interpreta o sogro de Charlotte; e Herman Beyer (2019) é o filho de Greta Doppler.
Helge, que vive em um lar de idosos desde 2019, supostamente possui capacidades paranormais inerentes. O idoso frequentemente sai para as florestas para alertar as pessoas sobre seus experimentos de viagem no tempo, mas ninguém acredita nele. Quando criança, Helge foi recrutado por Noah, que o usou em seus experimentos de viagem no tempo.
O Dr. Bernd Doppler
Atuando como Bernd, o criador da Usina Nuclear Winden, estão Anatole Taubman (1952) e Michael Mendl (1986). Eles também interpretam o papel de pai de Helge.
A Doutora Greta Doppler
Cordelia Wege é a atriz responsável por dar vida à mulher de Bernd Doppler e mãe de Helge. Ela educa o filho com rigor, demonstrando ser um pouco desconfiada em relação a ele.
A Família Tiedemann
A família Tiedemann, assim como os Kahnwald, é um grupo simples de entender. Em 2019, conta com Regina, seu marido Alexander e o filho deles, Bartosz.
Além de Regina, outros membros do clã são Claudia, a mãe de Regina; Egon, o avô dela; e Doris, a mãe de Egon.
A Rainha Tiedemann
Regina, interpretada por Lydia Makrides (1986) e Deborah Kaufmann (2019), é filha de Claudia, neta de Egon, esposa de Alexander e mãe de Bartosz. Ela é responsável pelo único hotel na cidade de Winden. No entanto, desde o desaparecimento das crianças na cidade, ela se vê preocupada com a perda de todos os clientes do hotel.
Alexander Kohler da Família Tiedemann
Alexander Kohler é o marido de Regina e o pai de Bartosz. Em 1986, ele alterou sua identidade verdadeira, adotando um passaporte com o nome de Alexander Kohler. Além disso, ele é diretor da usina nuclear.
Uma Análise de Bartosz Tiedemann
Paul Lux é Bartosz, filho de Regina e Alexander, bem como o neto de Claudia Tiedemann. No início, ele era o melhor amigo de Jonas, mas assim que sua relação com Martha Nielsen começou, isso mudou. Por outro lado, Bartosz foi persuadido por Noah e acabou trabalhando para ele.
A História de Claudia Tiedemann
Gwendolyn Göbel (1952), Julika Jenkins (1986) e Lisa Krewzer representam Claudia, filha de Egon e Doris, bem como mãe de Regina.
Em 1986, a usina nuclear de Winden é assumida e a viagem no tempo é descoberta. A missão de Charlotte é salvar seu pai da morte, mesmo que isso signifique que ela se torne seu assassino. Ela luta para derrotar Adam na tentativa de evitar o apocalipse.
Biografia de Egon Tiedemann
Sebastian Hülk (1952) e Christian Pätzold (1986) interpretam respectivamente o pai de Claudia e o marido de Doris. Ele foi chefe de polícia de 1953 até sua aposentadoria da força policial, em 1986, ano em que faleceu. Seu principal caso foi o desaparecimento misterioso de Ulrich Nielsen, em 1953. Hülk ficou obcecado por entender o ocorrido e acreditava, por fim, que o homem teria a capacidade de viajar no tempo.
A Srta. Doris Tiedemann
A série conta com a presença de Luise Heyer, que interpreta Doris. É casada a Egon, com quem tem uma filha, Claudia, mas seu coração pertence a Agnes Nielsen, com quem mantém uma relação não revelada.
Veja os posts a seguir
- 32 Séries Incríveis para Assistir no Amazon Prime Video
- 18 Incríveis séries para assistir na Netflix em 2022
- Revisitando Stranger Things: Uma Retrospectiva dos Personagens e da História