Biografia e Principais Obras de Rafael Sanzio


Escrito por Rebeca Fuks

Seu trabalho culminou na beleza e na perfeição de suas obras, ajudando a estabelecer as bases do estilo renascentista. Rafael Sanzio, conhecido também como "Raffaello", foi um destacado pintor do período Renascentista italiano. Seu trabalho alcançou a beleza e o refinamento, o que contribuiu para a fundação dos princípios estilísticos do Renascimento (1483-1520).

O talento de Rafael foi destacado nas suas incríveis obras, algumas das quais entraram para a história da arte mundial. Conhecido como um dos maiores artistas do seu tempo, ele era um destacado pintor e arquiteto, além de mestre na escola de Florença. Suas criações são consideradas intemporais e têm desempenhado um papel fundamental na influência de outros artistas ao longo dos anos.

As Obras de Arte de Rafael Sanzio

Durante a adolescência, Rafael Sanzio começou sua jornada como pintor, alcançando grande êxito. Ele foi reconhecido como um dos três grandes mestres renascentistas junto a Leonardo da Vinci e Michelangelo, sendo denominados como a tríade dos grandes mestres.

As pinturas de artista possuem um foco principal na temática religiosa, mas também apresentam ideais de beleza clássicos. Para realçar esses elementos, o artista emprega técnicas estilísticas conhecidas da Renascença, como o efeito chiaroscuro e o sfumato.

Rafael se destacava dos outros artistas da época em suas representações da Madona e do seu filho Jesus. Ao invés de enfatizar o pathos das figuras, como fazia Michelangelo, ele optava por não transmitir dor ou sofrimento em suas obras.

As pinturas do artista têm ao mesmo tempo força e suavidade. São caracterizadas por perfeição, harmonia, clareza e amplidão dos espaços representados.

Os Grandes Trabalhos de Rafael Sanzio

Exploramos abaixo algumas das obras mais conhecidas de Rafael Sanzio, discutindo sobre o contexto de produção e salientando os elementos principais das pinturas:

Virgem de 1504 Se Casa

Quadro Casamento da Virgem

A obra "Casamento da Virgem", do pintor, evidência a influência de seu mestre Pietro Perugino, que por sua vez estava desenvolvendo um trabalho temático semelhante. O foco da pintura é a representação do casamento de Maria e José, que surgem no centro, sendo os principais personagens do quadro.

O trabalho do artista já indicava maturidade, embora ele ainda fosse jovem, quando a obra foi encomendada pela família Albizzini. Hoje, ela pode ser vista no Palazzo Brera, em Milão.

Retrato Autorreferente (1506)

Quadro Autorretrato (1506)

Acredita-se que o autorretrato de Rafael Sanzio foi produzido durante sua estadia em Florença, onde ele estudava sob a tutela de Perugino. É um dos poucos autorretratos do artista.

Esta obra de arte - pintada na cidade onde ainda se encontra - pode ser vista na Galleria degli Uffizi. O rosto jovem de seu autor parece irradiar melancolia.

A Jardineira Bela (1507)

Quadro A Bela Jardineira (1507)

A Bela Jardineira, que também é conhecida por Virgem com o Menino e São João Batista Criança, foi uma das Madonas criadas por Sanzio durante a sua estadia em Florença.

O Museu do Louvre, em Paris, atualmente apresenta a obra, que mostra um cenário natural com campos e paisagem ao fundo e reproduz uma estrutura geométrica, incluindo três figuras dispostas em uma composição piramidal.

A Escola de Atenas (1509-1511)

Escola de Atenas (1509–1511)

Rafael é considerado autor de uma das obras-primas mais importantes: a Academia de Atenas. Esta obra exalta e valoriza a vasta herança cultural da Grécia Antiga.

Platão fundou o Espaço, que se tornou uma importante escola da Grécia Antiga. Lá, os alunos aprendiam sobre diversas áreas do conhecimento, como a filosofia e as artes.

Localizada nas paredes da Stanza della Segnatura, do Vaticano, a obra de Rafael Sanzio que retratava Platão e Aristóteles caminhando lado a lado e conversando fez com que seu nome ficasse muito conhecido entre os habitantes de Roma.

Conflito (1510–1511)

A Disputa (1510)

Também conhecida como Disputa do Santíssimo Sacramento, esta obra de Rafael Sanzio está presente na Stanza della Segnatura, dentro do Palácio Apostólico do Vaticano.

Nesta obra, Deus Pai e Jesus Cristo encontram-se no centro, acompanhados pelos Seus apóstolos e seguidores. O quadro retrata ao mesmo tempo o céu e a terra.

No altar, havia vários teólogos, Papas e figuras importantes da Igreja discutindo temas como a verdade e a justiça religiosa.

A Sistina de Madona (1512)

Madona Sistina (1512)

Esta obra, conhecida como Madonna di San Sisto, é uma peça de altar e uma das últimas madonas pintadas pelo famoso artista Rafael.

Originalmente encomendada por Júlio II, para a igreja de São Sisto, a Madona Sistina realizou uma viagem pela Alemanha e Rússia. Atualmente, esta obra de arte está exposta na Pinacoteca dos Mestres Antigos, na cidade de Dresden.

A Virgem Maria segura o filho enquanto é rodeada por São Sisto e Santa Bárbara. Dois querubins, que são extremamente populares, estão abaixo e ainda são reproduzidos em muitos produtos artísticos ligados ao artista.

A Vitória de Galatéia (1514)

O Triunfo de Galatéia (1514)

Agostino C'higi, um importante banqueiro de Siena que era amigo do artista, encomendou O Triunfo de Galatéia, uma obra verdadeiramente arrebatadora.

No centro do quadro encontra-se Galatéia, personagem da mitologia grega que era uma das cinquenta nereidas, conduzindo uma carruagem puxada por golfinhos.

Ela era uma devota amorosa de Ácis, e a sua beleza atraiu a atenção do gigante Polifemo, que a desejava, mas ela recusou veementemente os seus avanços. A sua aparência foi dita ter sido baseada na de Catarina de Alexandria.

A Transfiguração de 1520

Transfiguração (1520).

A obra-prima de Rafael Sanzio, considerada sua última pintura, foi encomendada pelo Cardeal Giulio de Medici e está atualmente localizada nos Museus Vaticanos.

O Novo Testamento descreve a Transfiguração de Jesus, um importante episódio bíblico. Neste momento, Jesus sobe ao topo de uma montanha e revela sua glória divina, brilhando com uma luz intensa.

No quadro, podemos perceber algumas influências do Barroco, como o dinamismo que ele proporciona.

A Vida de Rafael Sanzio

Anos Iniciais

Nascido em 6 de abril de 1483 em Sanzio, localidade do Ducado de Urbino, o artista Rafael Santi foi fruto do casal Giovanni e ____. Como era usual naquela época, o artista veio a ser reconhecido pelo nome da sua origem.

Federico da Montefeltro, o duque, foi um grande incentivador e apreciador das artes. Ele fez de Urbino um centro cultural importante na Itália. O pai de Rafael, um humanista, poeta e pintor, foi o primeiro a notar o talento do garoto desde muito cedo e foi o seu primeiro professor.

Início da sua jornada profissional

Aos 12 anos, Rafael tornou-se discípulo de Pietro Perugino, um famoso artista de Perúgia. Com apenas 17, já era considerado uma autoridade no campo da pintura. A influência de Perugino é bem visível nos aspectos de perspectiva e proporção, bem como na pintura de afrescos.

Sanzio foi atraído para Florença pela vida artística da cidade. Após viajar para Siena, acompanhado de Pinturicchio, ele foi influenciado pelas referências renascentistas, principalmente pelo trabalho de Leonardo Da Vinci.

Visita à Roma e ao Vaticano

Aos 25 anos, ele foi recrutado pelo Papa Júlio II e logo se mudou para Roma. Durante sua estadia na cidade, que durou 12 anos, foi conhecido como "Príncipe dos Pintores". Lá, realizou grandes obras e afrescos no Vaticano, sendo contratado ainda pelo Papa Leão X, sucessor de Júlio II.

Na cidade de Roma, o pintor ganhou destaque e envolvimento em diversos trabalhos: a venda de itens decorativos, pinturas, postais e ainda pratos com ilustrações.

Fim da sua jornada

Após o falecimento de Donato Bramante, famoso arquiteto do Vaticano, as obras na Basílica de São Pedro passaram a ser de responsabilidade do artista.

No dia 6 de abril de 1520, o famoso pintor Rafael Sanzio completou 37 anos. Em reconhecimento a sua grande contribuição, ele foi homenageado com um funeral público e teve um lugar na eternidade no Panteão de Roma.

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Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).