Resumo, Personagens e Curiosidades do Filme "O Mágico de Oz"


Escrito por Carolina Marcello

Lançado pela produtora MGM em 1939, O Mágico de Oz se baseia na obra literária infanto-juvenil de L. Frank Baum, publicada em 1900. O filme é um musical comovente que marcou a história do cinema para sempre.

A história nos mostra as aventuras da Dorothy, cuja casa é carregada por um poderoso tornado e a leva para um mundo mágico e encantado conhecido como Oz.

A aventura de Dorothy começa quando ela é levada para o mundo mágico de Oz. Lá, ela e seus novos amigos, o Espantalho sem Cérebro, o Homem de Lata sem Coração e o Leão sem Coragem, embarcam em uma jornada para encontrar o Mágico de Oz. Juntos, eles esperam conseguir sua ajuda em retornar para casa, vivendo grandes peripécias no caminho.

Esta produção cinematográfica é vista como um clássico, dada a sua ousadia na utilização da Technicolor - uma técnica de coloração de imagens inovadora para a época.

Muita especulação acerca dos bastidores, elenco e produção, bem como algumas lendas urbanas, cercam o filme, fazendo dele uma referência na cultura ocidental.

Breve Visão Geral da História do Mágico de Oz

Antes do Ciclone Dorothy

Dorothy, uma garota de 11 anos, é a personagem principal desta história. Ela vive com seus tios em uma fazenda no Kansas, nos Estados Unidos.

Após uma intensa conversa entre a garota, seus parentes e uma vizinha, ela toma a decisão de partir, acompanhada de seu fiel cachorro Totó. Em seguida, ela chega ao lugar de um vidente que lhe prediz que sua tia não passa bem.

o magico de oz

A menina retornou para casa, mas estava prestes a se deparar com algo inusitado. O ciclone se intensificou e o vento era tão forte que seu lar foi erguido do chão e levado até Oz - um mundo mágico e repleto de seres encantadores.

Aventura na Terra de Oz

No filme, a cor muda drasticamente depois que Dorothy chega a Oz. Antes disso, as cenas na fazenda são em tons amarronzados, em sépia. Após a chegada de Dorothy, o filme se torna colorido, devido ao trabalho de cor feito após a gravação.

Ao chegar ao destino, a jovem descobre que seu foguete havia atingido a Bruxa Má do Leste, causando sua morte. A Bruxa Boa do Oeste, em agradecimento, oferece-lhe os sapatos de rubi da feiticeira falecida.

Logo, aos anciãos da localidade, foi oferecida uma grande gratidão por parte de Dorothy.

Anões em Mágico de Oz

A Ascensão da Vilã: A Bruxa Má do Oeste

A Bruxa Má do Oeste apareceu, exigindo saber quem matou sua irmã. Logo que ela conheceu Dorothy, tentou intimidá-la, e fazer com que entregasse os sapatos de rubi. No entanto, a jovem se manteve determinada a não ceder.

A Bruxa Boa do Oeste aconselhou a jovem a se aventurar pela procura do Mágico de Oz, pois ele era o único que poderá lhe oferecer a ajuda necessária para voltar para casa. Ela deve seguir pela trilha de tijolos amarelos para encontrar seu caminho.

A Aventura do Espantalho, o Homem de Lata e o Leão

Dorothy convida o espantalho a se unir à jornada para procurar o mágico. Ele aceita, pois deseja ter um cérebro. Assim, eles partem para realizar a tarefa.

O homem de lata, que lamentava não ter um coração, juntou-se a eles na sua jornada em busca do mago.

Por último vem o leão, que na teoria é temido, mas na história é bastante tímido e necessita de valentia. Ele se une aos outros três.

O mágico de Oz

As Esmeraldas da Cidade

Os quatro amigos empreendem sua jornada em busca da Cidade das Esmeraldas, onde vive o mágico. Porém, ao chegarem lá, eles são barrados pelo guarda. Apenas ao exibir os sapatos de rubi da menina é que conseguem passar. Assim, conseguem finalmente encontrar o mágico.

É dito que, para que seus pedidos sejam atendidos, é necessário trazer a vassoura da Bruxa Má do Oeste.

Enfrentando a Bruxa Má do Oeste

Os amigos partiram em direção à casa da bruxa. Ao chegarem lá, ela ameaçou magoar o cãozinho de Dorothy e colocar fogo no braço do espantalho. Sentindo-se responsável pela segurança de seu amigo, Dorothy pegou um balde de água e jogou nele, atingindo tanto a bruxa quanto o espantalho.

Quando os guardas do local descobriram que a bruxa não suportava água, começou a derreter até desaparecer. Eles agradeceram e deram a vassoura mágica para aquela garotinha.

O mágico de Oz

Um Encontro com o Mágico de Oz

Segurando a vassoura, os amigos dirigem-se mais uma vez para a Cidade das Esmeraldas.

O mágico chegou lá e presenteou o espantalho com um pergaminho que lhe dava um cérebro, e ao leão foi dada uma medalha que o certificava como possuidor de coragem.

O mágico entregou ao homem de lata um relógio em forma de coração e disse: "Lembre-se, o verdadeiro amor não está no quanto você o manifesta, mas no quanto é amado por aqueles ao seu redor."

A menina não pôde voltar para casa, pois se descobriu que o mágico não tinha nenhum poder mágico significativo.

A Volta da Bruxa Boa do Oeste

Dorothy volta a se encontrar com a Bruxa Boa do Oeste e ela lhe confessa que ela sempre possuía o poder para retornar para casa, contudo, precisava passar por todas as experiências para descobrir sua habilidade.

Após refletir sobre suas experiências, a garota batia seus tornozelos três vezes com seus sapatinhos vermelhos e exclamava: "Nada é melhor do que nossa casa".

o mágico de oz sapatinhos de rubi

Dorothy Volta para Casa

Dorothy despertou na sua cama na fazenda do Kansas, cercada pelos entes queridos e amigos.

A garota, ainda muito impactada, conta todas as experiências vivenciadas e expressa sua gratidão por finalmente estar em casa.

Veja também

Explorando as Motivações dos Personagens de O Mágico de Oz

Cada personagem na história tem uma razão clara para fazer o que faz. Eles estão tentando encontrar algo que possa preencher os vazios da sua vida e lhes traga alegria.

Figuras que auxiliam ou dificultam a jornada de Dorothy e seus companheiros também existem.

No começo e no fim da história, a bruxa bondosa surge para ajudar a menina.

A vilã maior da história é a Bruxa Má. Ela tem como objetivo vingar a morte de sua irmã (a Bruxa Má do Leste) e, para isso, precisa eliminar Dorothy.

O espantalho deseja ardentemente obter um cérebro de verdade, pois o seu é feito de palha.

O homem de lata queria ter sentimentos verdadeiros, então, ele desejava ter um coração.

O Leão busca a coragem, pois, apesar de ser considerado o "rei da selva", o animal é muito medroso.

O Mágico de Oz, fonte inspiradora da história, aparece somente no último ato. Sua missão é despertar no Dorothy e seus amigos o entendimento de que o poder para realizar seus desejos reside dentro deles mesmos.

Reflexões a respeito do filme

A trama da história estabelece um paralelo entre o mundo real e a fantasia ao unir personagens do Kansas e seus correspondentes no mundo de Oz, todos interpretados pelo mesmo ator. Por exemplo, na realidade, os vizinhos da menina são o Espantalho, o Leão e o Homem de Lata, enquanto na fantasia a vizinha malvada é a Bruxa Má do Oeste.

A menina, ao chegar à Oz, foi venerada pelo povo, mesmo que não tivesse agido de maneira intencional ao matar as duas bruxas más - uma no início e a outra ao final de sua jornada. Ela foi considerada uma salvadora e aclamada por isso.

A busca pela figura do mágico revelou-se infrutífera, pois não era um mágico verdadeiro, mas sim uma esperteza.

Ele deu aos personagens a chance de descobrir seus próprios talentos, força e emoções. Por meio dos objetos e certificados, eles foram lembrados de que possuem inteligência, coragem e sentimentos dentro de si mesmos.

Depois de várias aventuras, a menina não conseguiu a ajuda do "mago", mas foi informada pela Bruxa Boa do Oeste de que, para voltar para casa, bastava bater os sapatinhos 3 vezes. Assim, após este conselho, a jornada chegou ao fim.

Indagando-se por que a Bruxa Boa omitiu a informação da pobre Dorothy, talvez ela tenha utilizado a garota como meio para derrotar a Bruxa Má.

A ambientação da Terra Encantada é um dos seus elementos principais. A Cidade das Esmeraldas foi construída com base na arte modernista do período, combinando elementos futuristas e industriais. Essa cidade contrasta com a vida rural de Dorothy.

Esse famoso filme de cinema é semelhante a um conto de fada, embora sua mensagem seja debatida. O lugar mágico e bonito que é retratado na história possui personagens bobos e tutores enganosos.

Fatos Interessantes Sobre O Mágico de Oz

Uma das primeiras mega produções de todos os tempos, O mágico de Oz desperta uma grande curiosidade sobre o que aconteceu nos bastidores durante sua gravação. Além disso, muitas histórias interessantes foram criadas a partir da trama do filme.

Produção e Adaptação do Livro: Aprendendo os Detalhes

O custo de produção do filme na época foi estimado em aproximadamente 2,7 milhões de dólares, porém, não obteve um grande retorno financeiro.

No livro original, a estrada amarela que Dorothy precisa seguir era verde. No entanto, para usar as técnicas de colorização da época, a estrada foi mudada para amarelo. O sapatinho prateado também foi alterado para vermelho.

Essa informação é relevante para o longa. Apesar de ter Victor Fleming como diretor, outros 4 também assinaram o trabalho. Além disso, 14 roteiristas também contribuíram para a trama.

Problemas com os Figurinos e Acidentes durante as Filmagens

Inicialmente, Buddy Ebsen foi escolhido para interpretar o homem de lata, mas precisou ser substituído por Jack Haley, pois a tinta utilizada para caracterizar o personagem continha alumínio, intoxicando o primeiro ator. Por sorte, Haley também teve complicações com a tinta, mas não foi acometido de cegueira.

Durante as gravações da cena em que a Bruxa Má do Oeste desaparece, Margaret Hamilton sofreu um acidente grave, que resultou em queimaduras. Por conta disso, ela precisou ser afastada por alguns dias.

Bert Lahr foi um dos atores que se deparou com problemas ao usar um figurino: sua roupa de Leão Covarde. Era extremamente quente e pesada, pois era confeccionada com o couro de um animal de verdade. O peso total chegava a 90 quilos.

Dorothy Interpretada por Judy Garland

Judy Garland, a atriz que interpretou a jovem Dorothy, tinha 16 anos durante as gravações. No entanto, como sua personagem era uma menina de cerca de 11 anos, ela foi obrigada a usar espartilhos e tomar remédios para emagrecer para parecer mais jovem.

De acordo com um livro escrito por seu companheiro, a atriz sofreu horríveis abusos por parte dos anões no teatro, que levantavam seu vestido e passavam as mãos nos seus membros.

O set de filmagem foi extremamente desgastante para a atriz, que desenvolveu uma dependência por medicamentos. Sua saúde mental foi abalada e ela tentou o suicídio diversas vezes. Infelizmente, em 1969, ela faleceu aos 47 anos, vítima de uma overdose.

A Magia de Pink Floyd e O Mágico de Oz

Apesar da lenda sobre The Dark Side of the Moon ser criado para acompanhar o filme The Wizard of Oz, a banda Pink Floyd nega categoricamente esta afirmação.

Informações Técnicas e Cartaz do Filme

Cartaz de O mágico de Oz

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.