"Garota de Ipanema" - Tom Jobim e Vinicius de Moraes


Escrito por Carolina Marcello

A música Garota de Ipanema, resultado da parceria entre os grandes amigos Vinicius de Moraes (1913-1980) e Tom Jobim (1927-1994), foi lançada em 1962.

A Bossa Nova ganhou um hino não oficial em homenagem à Helô Pinheiro, o famoso clássico da Música Popular Brasileira.

Um ano após seu lançamento,a música foi adaptada para o inglês,nomeada "The Girl From Ipanema", e cantada por Astrud Gilberto. O sucesso foi instantâneo e,em 1964,ela recebeu o prêmio Grammy de Gravação do Ano. Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Nat King Cole e Cher foram alguns dos nomes que regravaram o clássico,que foi reinterpretado em inúmeros gêneros musicais.

De acordo com a editora do grupo Universal, que tem a responsabilidade de divulgar a música, Garota de Ipanema é a segunda faixa mais ouvida da história, ficando atrás apenas de Yesterday, dos Beatles, lançada em 1965. É realmente impressionante o sucesso que essa canção obteve.

Escrevendo uma Letra

Olha que coisa mais linda

Mais cheia de graça

É ela, menina

Que vem e que passa

Num doce balanço

A caminho do mar

Moça do corpo dourado

Do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?

Ah, por que tudo é tão triste?

Ah, a beleza que existe

A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor

Interpretação da letra

Nos seis primeiros versos da canção, uma musa inspiradora passa mansamente despreocupada, sendo deslumbrada por olhares e em meio às preocupações mundanas. Uma bela jovem que deixa a todos os seus admiradores maravilhados.

O caminhar dela é tão encantador que os compositores ficam hipnotizados pela tamanha beleza. É como se fosse um feitiço que os deixa paralisados diante das curvas suaves e movimentos graciosos.

Olha que coisa mais linda

Mais cheia de graça

É ela, menina

Que vem e que passa

Num doce balanço

A caminho do mar

A adoração da amada, sem ser identificada ou descrita em detalhes, é o típico amor platônico, sem contato físico ou intenções românticas.

A doçura e a harmonia que exala a moça são sublinhadas pelo seu suave balanço, como se ela desfilasse com toda a tranquilidade em sua própria pele.

Helô Pinheiro, que serviu de inspiração para a canção, tinha apenas 17 anos quando caminhava pelas ruas do bairro. Ao se referir à jovem como uma menina, a letra da música estava de acordo com a realidade.

A canção permanece no mesmo ritmo louvável nos versos seguintes, colocando a musa no espaço.

Moça do corpo dourado

Do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

A jovem tem a pele bronzeada, decorrente do sol de Ipanema, bairro situado na Zona Sul do Rio de Janeiro, ao qual a canção se refere.

Tom e Vinicius, vindos da Zona Sul do Rio de Janeiro, são fãs de um estilo de vida marcado por um ritmo único. Em Garota de Ipanema, eles exaltam a beleza da cidade, representada pelo luxuoso bairro à beira-mar, que atingiu seu ponto alto durante a década de 1950 e 1960.

O caminhar e as curvas da mulher são vistos como uma obra de arte pelo poeta, que admira tudo o que há de mais belo na moça.

Ao observar as ruas de Ipanema durante um momento de ócio, o eu-lírico é surpreendido por aquela que passa e é instantaneamente encantado.

No trecho a seguir da canção, a mensagem se concentra no emissor, em vez de se focar na jovem.

Ah, por que estou tão sozinho?

Ah, por que tudo é tão triste?

Ah, a beleza que existe

A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha

Aqui há uma paradoxal coexistência de sentimentos: ao observar a passagem de sua musa, o poeta é inundado por uma onda de alegria, mas também é atormentado pela tristeza e solidão.

Através das duas únicas perguntas presentes na letra, fica claro que o poeta se encontra sozinho, triste e sem vida; enquanto que a figura a quem ele se refere é bela, vivaz e hipnotizante. Esta dualidade é realçada ao longo do poema.

Em um determinado momento, a beleza da jovem é mostrada de forma solitária e o narrador se identifica com a condição isolada da garota (A beleza que não pertence apenas a mim / Que também passa sozinha).

No último verso da canção, é revelado que o sentimento de admiração pela jovem que anda é quase um segredo.

Ah, se ela soubesse

Que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo

Por causa do amor

A moça da letra é absolutamente incrível e exerce um grande poder de encantamento sobre os homens. Ela não tem consciência do efeito que causa.

A personagem principal de uma das canções mais famosas da MPB não tem ideia da admiração que a composição desperta. A jovem toma seu rumo, desconhecendo o destacado lugar que ocupa na obra.

A rua fica inundada de vida com a presença dela, que traz sentido ao cenário, porém a musa não percebe o seu poder extraordinário.

O poeta conclui como o carinho torna tudo mais encantador e como o amor transforma o cenário.

A Arte de Criar

Em homenagem à Helô Pinheiro, que tinha 17 anos na época, foi composta a canção "Garota de Ipanema".

A musa da canção: Helô Pinheiro.

A lenda conta que Tom e Vinícius estavam no Bar Veloso, próximo à praia de Ipanema, quando viram a bela jovem Helô. O primeiro teria se referido à ela como "a coisa mais linda" e o segundo respondeu "cheia de graça". Essas expressões foram notadas e anotadas em um guardanapo, o que serviu de inspiração para o duo compor uma canção em homenagem à musa.

Após o grande êxito, o famoso Bar Veloso, local tradicional da boemia da zona sul do Rio de Janeiro, mudou seu nome para Bar Garota de Ipanema.

O que mais tarde se tornou o hino da Bossa Nova foi, inicialmente, denominado como Menina que passa.

Vinicius de Moraes, anos após o lançamento de sua criação, confessou que Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto (mais conhecida como Helô Pinheiro) foi a inspiração para ele e Tom.

“Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou em todas as manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica aos ouvidos estrangeiros. Ela foi e é para nós o paradigma do broto carioca; a moça dourada, misto de flor e sereia, cheia de luz e de graça mas cuja visão é também triste, pois carrega consigo, a caminho do mar, o sentimento da mocidade que passa, da beleza que não é só nossa - é um dom da vida em seu lindo e melancólico fluir e refluir constante."

Helo Pinheiro e Vinicius de Moraes.

Helô somente se deu conta da homenagem feita a ela na forma de uma canção cerca de três anos após a música ser reconhecida como consagrada.

"Foi como receber um grande prêmio. Levou três anos para que eu fosse informada pelo próprio Vinicius de Moraes, que escreveu um depoimento para uma revista a explicar quem era a verdadeira Garota de Ipanema."

Tom confessou à verdade: naquele dia, Helô não seguia em direção ao mar, mas ao quiosque para comprar cigarros para o pai militar. Porém, o poeta Vinicius de Moraes teceu uma narrativa mais poética, transformando sua jornada em um caminho até as ondas.

Após a composição da canção, Tom Jobim fez o pedido de casamento a Helô, mas ela já estava comprometida com Fernando Pinheiro e, consequentemente, recusou.

Helô Pinheiro e Tom Jobim.

Análise Histórica

Garota de Ipanema foi lançada em 1962, dois anos antes da implementação da ditadura militar em 1964.

No dia 2 de agosto de 1962, a canção que homenageava a jovem Helô, com 17 anos de idade, foi interpretada pela primeira vez no musical O Encontro, que aconteceu na boate Au Bon Gourmet, localizada na famosa Copacabana.

Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto e Os Cariocas (com Milton Banana na bateria e Otávio Bailly no contrabaixo) se reuniram para uma apresentação inesquecível.

Vinicius precisou obter autorização do Itamaraty para se apresentar. Contudo, estava proibido de receber qualquer tipo de pagamento. A autorização foi concedida.

A peça ficou em cartaz por 40 noites e, por noite, 300 pessoas foram assistir. Assim, foram os primeiros a ver o sucesso de Garota de Ipanema.

Tom Jobim lançou seu primeiro álbum nos Estados Unidos em 1963, intitulado The Composer of Desafinado Plays. O álbum incluiu uma versão instrumental do famoso clássico da Bossa Nova.

Capa de The composer of ‘Desafinado’ plays, disco de Tom Jobim, onde se encontra The Girl From Ipanema.

Em março de 1963, durante o período da ditadura no Brasil, The Girl From Ipanema se tornou conhecida mundialmente pela voz de Astrud Gilberto, na época esposa do brasileiro João Gilberto.

Em 1967, a versão icônica de The Girl From Ipanema, cantada por Frank Sinatra, emergiu.

A música tem passado por um período extremamente produtivo e inspirador na história.

Os preços dos discos long-play sofreram uma significativa redução entre a década de cinquenta e o princípio da década de sessenta, decorrente da revolução eletrônica pós-guerra. Isto também possibilitou que a música se tornasse uma forma de expressão mais acessível ao grande público.

A Bossa Nova Musical

No final da década de cinquenta, o Brasil viu surgir a Bossa Nova, um estilo musical que contou com Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, João Gilberto e Nara Leão entre os seus principais nomes.

O grupo queria mudar o que já existia e romper com o que se tornara costume. Não se identificavam com as músicas que eram tendência, com diversos instrumentos, figurinos extravagantes e tons dramáticos. Aos olhos dos artistas, o ideal era adotar um estilo mais íntimo, com poucos instrumentos, como violão, piano e vozes suaves.

"Chega de Saudade", de João Gilberto, é considerado como o disco que deu início à Bossa Nova, lançado em 1958.

Durante a década de 1955-1960, o Brasil viveu um período de desenvolvimento político liderado pelo presidente Juscelino Kubitscheck.

Capa do LP Chega de Saudade, que marcou o início da Bossa Nova.

Pela primeira vez em 1962, o show no Carnegie Hall, em Nova Iorque, trouxe a Bossa Nova para o cenário musical dos Estados Unidos. Tom Jobim, João Gilberto, Carlos Lyra e Roberto Menescal, todos grandes nomes da música brasileira, participaram do espetáculo.

O crescente interesse na música brasileira levou o cantor Frank Sinatra a convidar o compositor Tom Jobim para uma colaboração, que resultou no lançamento do álbum Albert Francis Sinatra & Antonio Carlos Jobim, em 1967. O álbum contou com a famosa canção The Girl From Ipanema.

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Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.