Uma Olhada Nostálgica em Don't Look Back in Anger, da Oasis


Escrito por Sónia Cunha

No dia 19 de fevereiro de 1996, o Oasis lançou a música "Don't look back in anger", que alcançou o topo das paradas de sucesso na Inglaterra.

Noel Gallagher, guitarrista, estreou como vocalista na canção que é a quarta faixa do álbum (What's the Story) Morning Glory?.

Composição de Letras

Slip inside the eye of your mind

Don't you know you might find

A better place to play

You said that you'd never been

But all the things that you've seen

Will slowly fade away

So I start a revolution from my bed

'Cause you said the brains I had went to my head.

Step outside, summertime's in bloom

Stand up beside the fireplace

Take that look from off your face

You ain't ever gonna burn my heart out

And so Sally can wait, she knows it's too late as we're walking on by

Her soul slides away, but don't look back in anger I heard you say

Take me to the place where you go

Where nobody knows if it's night or day

But please don't put your life in the hands

Of a Rock n Roll band

Who'll throw it all away

I'm gonna start a revolution from my bed

'Cause you said the brains I had went to my head

Step outside 'cause summertime's in bloom

Stand up beside the fireplace

Take that look from off your face

'Cause you ain't ever gonna burn my heart out

So Sally can wait, she knows it's too late as she's walking on by

My soul slides away, but don't look back in anger I heard you say

So Sally can wait, she knows it's too late as we're walking on by

Her soul slides away, but don't look back in anger I heard you say

So Sally can wait

She knows it's too late as she's walking on by

My soul slides away

But don't look back in anger

Don't look back in anger

I heard you say

At least not today

A balada Don't look back in anger trata sobre o complexo vínculo entre raiva, perdão, arrependimento e rancor que o ser humano tem com o passado.

O famoso "e se" tem sido fonte de muita frustração para muitas pessoas. Mas a letra de Noel Gallagher nos ensina a não ficar presos a nosso passado, mas sim olhar para frente. É importante refletir sobre o que nos passou, mas é ainda mais fundamental não se arrepender ou entristecer-se com o que não podemos mais modificar. Assim, a mensagem desta composição é manter o foco no presente e no futuro, em vez de se apegar ao passado.

A criação se torna parte de diversos momentos significativos da vida. Por exemplo, quando um ex-parceiro incentiva a ex-namorada a seguir em frente, quando alguém é despedido do trabalho ou quando um ente querido se vai. Assim, ela se torna a trilha sonora destes acontecimentos, servindo de catalisadora para mudanças que precisam ocorrer.

Gallagher incentiva cada um de nós a encontrar o prazer em cada momento.

Step outside the summertime's in bloom

da música mencionam essas fotos e dizem: "Quando eu olho para trás, para aquelas fotografias / com todos ao redor da lareira, com um ar emburrado." A canção fala sobre transformar momentos difíceis em momentos de alegria. Uma curiosidade interessante sobre a música é que, quando Noel e Liam eram crianças, a mãe deles (Peggy) costumava tirar fotos deles ao lado da lareira. Nas fotos, os rapazes estavam sempre com um semblante sério. Os versos da música referenciam essas fotografias, dizendo: "Quando eu olho para trás, para aquelas fotografias / com todos ao redor da lareira, com um ar emburrado".

Stand up beside the fireplace,

take that look from off your face

A letra da música dos irmãos Gallagher serve para nos lembrar das lições que aprendemos de nossa mãe: devemos colocar um sorriso no rosto, mesmo quando estamos fazendo algo que nos desagrada.

Nomeando a música “Sally” não foi inspirado em nenhuma mulher em particular. Na realidade, queria chamar a atenção para a esperança e a tristeza que acompanham a vida de todos nós. O nome "Sally" mencionado na letra não faz referência a ninguém de forma específica, como confirmou o próprio compositor em uma entrevista à Reuters em 2006. Ele explicou que seu intuito era chamar a atenção para a esperança e o sofrimento que todos nós experimentamos na vida.

"Eu ainda não sei quem é essa garota Sally. Eu escrevi aquilo e não sei o que significa, mas por alguma razão, para os fãs isso significa muito."

Sally pode esperar, tendo em mente o conselho que a música de Noel sugeria: "não olhe para trás com raiva". Talvez o nome tenha sido meramente escolhido por causa da sonoridade que combinasse com a canção.

Noel Gallagher, o criador da música, confessou já ter estado sob a influência de drogas quando a escreveu, e até hoje ele não tem certeza do que alguns trechos significam.

O grupo britânico Oasis é profundamente influenciado pelo conjunto Beatles. A prova disso está na introdução de sua canção "Don't look back in anger", que contém um piano bem semelhante ao de "Imagine", de John Lennon.

do Bloco K, do qual o auto-governo é a característica mais notável. O trecho do Bloco K é notável por seu auto-governo, o que o influencia de maneira significativa.

So I start a revolution from my bed

"Bed-In for Peace" foi uma iniciativa pioneira - desenvolvida por John Lennon e Yoko Ono - que sugeria que a mudança comece em nós mesmos, que seja traçada dentro do quarto de cada um. A letra de John Lennon nos ensina que a revolução começa dentro de cada um antes de ter qualquer forma de manifestação coletiva. Essa lição foi retirada de uma fita cassete que contava com as memórias e canções do cantor.

"The brains I had went to my head" é uma referência à criação de John Lennon, pois se trata de uma frase retirada de uma das suas gravações.

A Arte da Tradução

Deslize para dentro do olho da sua mente

Você não sabia que poderia encontrar

Um lugar melhor para brincar?

Você disse que nunca esteve

Mas todas as coisas que você já viu

Irão lentamente desaparecer

Então eu começo uma revolução da minha cama

Pois você disse que a minha esperteza havia subido à minha cabeça

Pise do lado de fora o verão esta florescendo

Fique ao lado da lareira

Tire esse olhar da sua cara

Você nunca irá queimar meu coração

Então Sally pode esperar

Ela sabe que é tarde demais

Enquanto caminhamos

A alma dela se afasta

Mas não olhe para trás com raiva

Eu ouvi você dizer

Me leve ao lugar que você vai

Onde ninguém sabe se é noite ou dia

por favor não ponha a sua vida nas mãos

De uma banda de rock n'roll

Que jogará tudo fora

Então eu começo uma revolução da minha cama

Pois você disse que minha esperteza havia subido à minha cabeça

Pise do lado de fora o verão esta florescendo

Fique ao lado da lareira

Tire esse olhar da sua cara

Pois você nunca irá queimar meu coração

Então Sally pode esperar

Ela sabe que é tarde demais

Enquanto ela caminha

Minha alma se afasta

Mas não olhe para trás com raiva

Eu ouvi você dizer

Então Sally pode esperar

Ela sabe que é tarde demais

Enquanto caminhamos

A alma dela se afasta

Mas não olhe para trás com raiva

Eu ouvi você dizer

Então Sally pode esperar

Ela sabe que é tarde demais

Enquanto ela caminha

Minha alma se afasta

Mas não olhe para trás com raiva

Não olhe para trás com raiva

Eu ouvi você dizer

Pelo menos não hoje

Fatos Interessantes e Por Trás das Cenas

Geralmente, Liam Gallagher é o vocalista da banda Oasis, mas é Noel Gallagher, o irmão mais velho, quem faz a voz na música "Don't look back in anger".

Havia incerteza entre os irmãos sobre quem cantaria "Wonderwall" e quem cantaria "Don't look back in anger". Por fim, Liam selecionou a primeira e Noel a segunda.

"Gravar foi uma experiência única". O compositor recorda sua experiência de gravar com nostalgia: "Foi único".

Nós estávamos em Paris tocando com os The Verve. Eu tinha os acordes para essa música e comecei a escrevê-la. Nós deveríamos tocar 2 dias depois. Era o nosso primeiro grande show de arena, chama-se Sheffield Arena agora. Na passagem de som, eu estava dedilhando o violão, e Liam disse: "O que é que você está cantando?" Eu não estava cantando de qualquer maneira, eu estava inventando. "Você está cantando: 'Então Sally pode esperar'?" E eu estava tipo - isso é genial! Então eu comecei a cantar, "Então Sally pode esperar."

Lembro-me de voltar ao camarim e escrever. Tudo veio muito rapidamente depois disso. O título "Don't Look Back In Anger" acabou por aparecer. Nós escrevemos as palavras no camarim, e nós realmente tocamos naquela noite, em frente a 18 mil pessoas. No violão. Sentado em um banquinho. Como um idiota. Eu nunca faria isso agora.

No show realizado em 22 de abril de 1995, na capital francesa, a música "Don't Look Back in Anger" foi apresentada ao público.

A canção obteve uma grande visibilidade após ter sido apresentada nos créditos finais da série de TV "Our Friends In The North", da BBC. O fato de ter sido exibida no programa deu a ela ainda maior notoriedade.

Ao finalizar a música, escolheu-se o título "Look Back in Anger" para referir-se à canção de mesmo nome (1979), presente no álbum Lodger, de David Bowie.

O Atentado de Manchester e a Música "Don't Look Back in Anger

"Não olhe para trás com raiva" se tornou um canto de união após o ataque terrorista acontecido em Manchester.

No dia 25 de maio de 2017, três dias após o trágico atentado na arena de Manchester, que causou a morte de 22 pessoas, anônimos sensíveis à causa se reuniram no centro da cidade para prestar uma homenagem às vítimas por meio de um minuto de silêncio.

Depois de um instante de quietude, Lydia Bernsmeier-Rullow, da Grã-Bretanha, iniciou uma performance espontânea de “Don't Look Back in Anger” que foi acompanhada por toda a multidão. A cena memorável foi gravada neste vídeo:

No concerto realizado no LCCC Old Trafford, em Manchester, a banda inglesa The Courteeners prestaram homenagem às vítimas do atentado, cantando o tema da banda Oasis.

Aprenda mais

Vídeo da canção

Nigel Andrew Robertson Dick, mais conhecido no meio artístico como Nigel Dick, foi o diretor escolhido pela banda Oasis para gravar o videoclipe de seu segundo maior sucesso. Anteriormente, ele já havia dirigido o videoclipe de "Wonderwall", maior sucesso da banda.

Na canção "Don't look back in anger" há uma participação especial do ator Patrick Macnee, conhecido por interpretar o personagem John Steed no famoso seriado de televisão The Avengers na década de 60.

Durante as gravações, Alan Whitemet, baterista do Oasis, teve a oportunidade de conhecer Liz Atkins, modelo que viria a se tornar sua esposa, nos bastidores.

Noel Gallagher veio a público em 2014 criticando as escolhas do diretor do videoclipe de "Don't Look Back in Anger". O irmão mais velho do Oasis expressou sua insatisfação, afirmando que não estava completamente satisfeito com o resultado final.

"Até hoje não entendo o que o diretor quis fazer ali. 'Você quer que eu te olhe como se fosse um serial killer?'”, ironizou ele sobre conflitos com as instruções do diretor.

O Que a História Conta? Glory Morning

Em outubro de 1995, Oasis lançou seu mais bem-sucedido trabalho: (What's the Story) Morning Glory?. Esse foi o segundo álbum da banda britânica de rock, contendo sucessos como "Wonderwall" e "Don't get back in anger".

O Oásis alcançou um sucesso comercial excepcional na Inglaterra e no mundo. Somente no Reino Unido, foram vendidas 4,8 milhões de unidades e, em escala global, foram 23 milhões de cópias.

O álbum contém doze canções compostas pelo guitarrista Noel Gallagher.

(What's the Story) Morning Glory?

Você está pronto para explorar a história por trás de (What's the Story) Morning Glory? Esta coleção de canções do Oasis é uma verdadeira obra-prima! Mergulhe no álbum e desfrute de hits clássicos como "Wonderwall", "Don't Look Back in Anger" e "Champagne Supernova".

Olá! Vamos nessa! Maravilha! Não olhe para trás em raiva. Ei agora! Excertos da canção do pântano, 1. Alguns podem dizer. Não deixe sombra. Ela é elétrica. Glória da manhã. Excertos da canção do pântano, 2. Champanhe Supernova.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.