Análise do Filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças


Escrito por Rebeca Fuks

Será que seria possível apagar aqueles que mais amamos da nossa memória? Esta ideia é assustadora, mas pode ser atrativa em momentos de muita tristeza ou saudade. Esta é a mensagem por trás de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, um dos filmes mais aclamados sobre amor dos anos 2000.

Em 2004, o diretor Michel Gondry lançou um longa-metragem de romance e ficção cientifica que rapidamente se tornou um clássico moderno de amor. Confira nossa análise detalhada sobre o filme e sinta as emoções também.

Aviso: este artigo contém informações confidenciais!

Visão Geral e Prévisualização do Filme

Explorando a maneira como lidamos com nossas memórias, a trama mistura a modernidade das tecnologias à velha "dor de cotovelo".

Com o título original "Eternal Sunshine of the Spotless Mind", o filme acompanha o triste desfecho de um relacionamento. Joel e Clementine são os protagonistas da narrativa que examina os esforços que tomamos para deixar para trás um antigo amor. A jornada do casal através do tempo reflete sobre as dificuldades que temos para superar um término amoroso.

Elenco e Personagens

Jim Carrey como Joel Barrish

Joel

Joel é extremamente reservado e prefere expressar seus sentimentos desenhando e anotando em seu diário; isso contrasta com a personalidade de sua ex-namorada.

Quando Joel descobre que havia pago para ter suas memórias de sua antiga namorada deletadas, isso afeta drasticamente sua vida. Sua depressão e confusão o leva a tomar a decisão de se submeter ao mesmo processo para esquecê-la também. No entanto, durante sua jornada de memórias, ele muda de ideia e tenta desistir.

Kate Winslet como Clementine Kruczynski

Clementine

Clementine é uma mulher cativante, com cabelos coloridos que destacam seu espírito rebelde. Ela é uma pessoa muito franca e extrovertida, que não tem medo de se expressar e dizer o que pensa.

Após a separação, ela sente-se ferida e raivosa com Joel. Parece que decidiu "eliminá-lo" de forma impulsiva, na desesperança de conseguir afastar-se do relacionamento.

Kirsten Dunst como Mary Svevo

Mary

Mary é a recepcionista da clínica Lacuna. Ela está profundamente admirada com o trabalho realizado lá, especialmente pelo seu chefe. Ao longo do filme, esse sentimento de admiração é visível.

Quando Mary descobre que ela também foi paciente da clínica, sua opinião muda drasticamente. Ela expõe a verdade a todos os clientes ao enviar as respectivas fitas dos tratamentos.

Tom Wilkinson como Howard Mierzwiak

Dr. Howard

Howard é o proprietário e responsável pela administração da clínica. Ele acredita que seu trabalho é de grande ajuda para as pessoas, pois oferece a oportunidade de se recomeçar.

Howard tem sido alvo de muitas críticas devido ao seu comportamento moral e profissional. Ele não só pode causar danos cerebrais através de seu trabalho, mas também foi descoberto traindo a sua esposa com a recepcionista, apagando a memória dela e depois voltando a se envolver com ela.

Elijah Wood como Patrick

Patrick

Patrick é um dos técnicos da empresa Lacuna que vai às casas dos pacientes para apagar suas lembranças enquanto estes estão dormindo. Ao executar o seu trabalho, ele vê Clementine adormecida e se apaixona por ela imediatamente.

Ao ser convocado para a intervenção de Joel, aproveitou a oportunidade para furtar seus diários, com a esperança de que isso a ajudaria a recuperar seu antigo relacionamento.

Examinando Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças é uma história contada de forma não cronológica. Como se fosse um quebra-cabeça, o filme nos apresenta as peças que precisamos juntar à medida que vamos assistindo.

O filme é recheado de flashbacks e monólogos internos do protagonista, permitindo que o público entenda o que aconteceu até o momento. Esses elementos ajudam a misturar passado, presente e futuro.

A forma do filme parece ser uma metáfora para a própria memória: lá surge de forma aleatória, desordenada e caótica. Ao recordarmos, essa é a sensação que temos, como se as lembranças fossem lançadas ao ar, sem muita ordem.

Análise da citação do poema de Alexander Pope

O filme intitulado de Eloísa para Abelardo, é baseado no poema do escritor inglês Alexander Pope publicado em 1717. Esta obra foi inspirada na história real dos amantes franceses Pedro Abelardo e Heloísa de Paráclito.

Heloísa e Abelardo eram figuras importantes da sociedade daquele tempo. Porém, quando descoberto o romance proibido entre eles, ambos foram punidos severamente: ela trancada num convento e ele castrado. Apesar disso, o amor deles gerou um filho.

Como é imensa a felicidade da virgem sem culpa.

Esquecendo o mundo e o mundo esquecendo-a.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças!

O poema transmite o conflito entre a recordação dolorosa e a esperança de alívio que o esquecimento pode oferecer. A lembrança torna-se uma causa de tristeza, enquanto o esquecimento é visto como uma possível liberdade.

Mary leu a seguinte citação para Howard: "Não há nenhuma outra vida, a não ser aquela que nós criamos para nós mesmos". Mary compartilhou uma citação significativa com Howard: "Não há nenhuma outra vida, a não ser aquela que nós criamos para nós mesmos". Ela leu essa passagem durante um momento importante do filme.

Joel Ficou Esquecido

O protagonista, Joel, está despedaçado. Na véspera do Dia dos Namorados, ele se dirige à procura de Clementine, desejando restaurar seu romance.

Joel encontrou-se em choque quando, na livraria onde ela trabalha, notou que a companhia dela era um homem mais jovem. Como se ela não o tivesse reconhecido como seu antigo amante, Joel foi a procura de seus amigos para desabafar o ocorrido.

joel chorando

Com tristeza e remorso, o amigo decidiu revelar o segredo. Para acabar com a incerteza, ele mostrou a correspondência que havia recebido da companhia Lacuna, avisando que Clementine havia apagado Joel da memória e que eles não deveriam tentar encontrá-la.

Encontrando o Esquecimento

Joel se dirigiu ao edifício da clínica repleto de desespero, raiva e tristeza. Exigiu que falasse com Howard, na busca de alguma explicação. O médico apenas lhe disse que Clementine "não estava feliz e queria seguir em frente".

Howard explica que a única forma de superar a perda é criando um mapa mental de lembranças através de objetos, e que essas lembranças serão apagadas mediante o tratamento. O protagonista entende que só assim conseguirá sobreviver à perda.

Joel sentia claramente a dor, mas o médico lhe disse que era uma chance de recomeçar: "Aqui está sua oportunidade de começar de novo".

joel tratamento

Quando Stan chega em casa, uma van está estacionada lá fora e ele sente que está sendo espionado. Decidindo descansar, Stan toma compridos e adormece. Logo em seguida, dois homens, Stan e Patrick - os técnicos - entram na casa e começam a instalar seus equipamentos.

A partir desta etapa, a maior parte da trama se desenrola na mente do protagonista. Doutor Howard criou um mapa que permite ao protagonista observar suas memórias e interagir com elas para modificá-las.

No filme, as lembranças são narradas a partir do final para o início. Contudo, neste artigo decidimos organizar os acontecimentos de acordo com o seu momento cronológico para facilitar a compreensão da história.

Começo de um Romance

Ele foi levado para uma festa na praia de Montauk, e ali encontrou alguém vestindo uma blusa laranja. Estava deslocado e olhou ao longe para essa pessoa, que acabou por ser seu futuro parceiro.

Clementine se aproxima e aborda o tímido e calmo rapaz. Ela revela que se sente desconfortável em eventos sociais, e pede um pedaço da comida que ele está comendo. Uma grande diferença pode ser notada entre eles: ela é extrovertida e aventureira, enquanto ele é mais reservado e tranquilo.

Ao longo dos meses, Joel tinha estabelecido uma relação com Naomi. No entanto, quando a desconhecida o convidou para invadir uma casa vazia e passar a noite em Mountauk, ele ficou assustado e fugiu.

Joel convida Clementine para sair

Agora, Joel se arrependeu e foi até ao trabalho dela para a convidar para sair. No entanto, ela percebeu a expectativa e a ilusão no seu olhar, e aclarou-lhe que não estava ali para lhe dar charme ou tornar a vida dele mais divertida.

Muitos caras pensam que eu sou um conceito, ou que eu vou completá-los ou fazê-los sentir vivos...

Clementine está em busca de sua própria tranquilidade e não se sente habilitada a ser a responsável pela alegria de outras pessoas.

Ele aceitou a paixão, mas logo confessou que esperava que ela salvasse sua vida. Isso praticamente condenou o relacionamento desde o começo.

Organizar a Rotina e Fazer a Separação

À medida que o tempo passa, as diferenças entre o casal tornam-se cada vez mais perceptíveis. Com a rotina, eles vão ficando cada vez mais descontentes e as brigas se tornam cada vez mais frequentes.

Durante um jantar a dois, Joel se depara com uma situação constrangedora: eles se tornaram "um daqueles casais entediados" que não se falam nas mesas dos restaurantes. A tensão entre eles vai aumentando cada vez mais, culminando em discussões sobre tópicos triviais e sobre a questão de ter filhos.

joel e clementine

Partilhando as memórias mais difíceis de seu passado com o parceiro, ela sente que o conhece pouco, pois ele é tão reservado, ficando longe da intimidade.

Joel sente-se incomodado com as suas perguntas, pois acredita que:

Falar constantemente não é necessariamente se comunicar.

Sem conversar, eles começam a se afastar lentamente e se sentem frustrados. Seus padrões de vida e seus hábitos são incompatíveis, o que desencadeia discórdia entre o casal.

Clementine chegou de madrugada naquela noite de separação, dizendo que havia ingerido álcool e batera o carro. Ela e ele imediatamente se envolveram em uma troca acalorada de acusações: ele considerava que ela era imatura e ela achava que ele vivia como se já fosse velho. Ela furiosa, saiu.

O cabelo como símbolo do relacionamento: quando se conheceram estava verde, simbolizando a esperança do encontro. No começo, vermelho vivo, como o fogo da paixão. Ao longo do tempo, foi desbotando.

Revivendo as Memórias

Stan e Patrick, os técnicos, discutem enquanto o protagonista descansa. Stan revela que está saindo com Mary, a recepcionista, e Patrick admite que está namorando Clementine.

Durante o procedimento, o jovem ficou obcecado e, sem pensar nas conseqüências, roubou uma das calcinhas dela. Embora Joel esteja adormecido, o ocorrido o deixa enraivecido assim que ouve a história.

Ele tem a oportunidade de rever a mulher que ama e relembrar os momentos mais felizes ao percorrer o mapa de lembranças que pouco a pouco vão se desvanecendo. Reviver as declarações, palavras de afeto e momentos de ternura são uma forma de nutrir novamente o amor.

memória do lago

Eu nunca tinha sentido isso antes. Eu estou exatamente onde quero estar.

Joel percebeu que havia cometido um erro ao se encontrarem no lago gelado. A harmonia plena que sentiam anteriormente desapareceu e ele se sentia incapaz de experimentar felicidade sem a mulher que amava. A partir desse momento, começou a entrar em desespero.

Patrick decidiu desistir do tratamento, tentando chamar a atenção dos técnicos e acordar. Isso, porém, resultou em complicações para o processo, enquanto Stan se distraiu com Mary.

mary, stan e joel

Na mente de Joel, as memórias começam a desaparecer e o mundo com Clementine se desmorona. Como última esperança, ele tenta guardar a amada em recordações humildes de sua infância.

Apesar de funcionar por algum tempo, o processo é interrompido e Dr. Howard é chamado para solucionar o problema. Quando se olha com atenção, nota-se que o paciente chora com os olhos abertos.

Você está apagando ela de mim. Você está me apagando dela.

No inevitável adeus, o casal se compromete a mudar tudo, se tiverem a chance. Clementine implora a Joel para não a esquecer: "Encontre-me em Montauk".

O Ladrão de Memórias: Patrick

Enquanto Patrick acompanha o tratamento de Joel, ele recebe uma ligação de Clementine. Ela parece confusa e está chorando, relatando que está passando por uma crise e se sentindo como se estivesse desaparecendo.

Era evidente que apagar o antigo amor a havia deixado num estado de depressão, num buraco existencial, refletido na transformação da cor do seu cabelo para azul. Tentando acalmar e conquistar a jovem, o rapaz se serviu das palavras que havia lido no diário de Joel.

Patrick e Clementine no gelo

Tudo parece deslocado e não condizente: por exemplo, Patrick a chama de "Tangerina", como o antigo namorado a chamava quando ela tinha o cabelo de cor laranja. Sem perceber, Clementine está tentando recuperar a memória do passado e, por isso, a leva para o lago gelado.

Eles se deitam no gelo. Ele repete as palavras do seu rival, mas isso não agrada à sua namorada. Ela se levanta, visivelmente incomodada, e diz que quer ir embora.

Embora Patrick esteja reproduzindo o discurso de Joel, isso não é suficiente para agradar a amada. É claro que não se pode reviver ou repetir um romance.

Dra. Mary e o Dr. Howard

Mary demonstra profunda admiração pelo chefe e pelo trabalho desenvolvido. Ao conversar com Stan, ela revela total confiança no tratamento, acreditando que é uma oportunidade de mudar de vida.

"Quem olha para o mar, sonha; quem olha para si, acorda". A recepcionista, entusiasmada para o procedimento, brinda falando a frase célebre de Friedrich Nietzsche: "Quem olha para o mar sonha; quem se olha no espelho, desperta".

Abençoados sejam os esquecidos, pois tiram o melhor dos seus equívocos.

Quando Howard é convocado para lidar com o desafio, Mary aproveita a oportunidade para se aproximar e acabam se beijando. Ela então revela que está apaixonada por ele há algum tempo.

A princípio, ele tentou se afastar, alegando ter mulher e filhos, mas acabou se correspondendo com Mary. Quando a esposa dele chegou inesperadamente, eles ficaram surpresos. Irada, ela revelou para a moça que já tivera um relacionamento com seu patrão anteriormente.

mary e howard

Mary ficou chocada ao ouvir o discurso de Howard sobre o porquê de ela ter escolhido a clínica para apagar as memórias da separação. Apesar de incrédula e revoltada, ela se dirigiu até o consultório, onde, para seu próprio espanto, ouviu a fita com as memórias que ela pensava que havia apagado.

Decidindo expor a verdade, ela percebeu que havia sido manipulada. Acreditando que cada um deles merece conhecer seu próprio passado, ela enviou as fitas para todos os pacientes que passaram pela clínica.

Reunião de Clementine e Joel

Joel acordou extremamente confuso no dia seguinte à intervenção. Ao conferir o seu carro, verificou que ele estava arranhado. É Dia dos Namorados e, de alguma forma, ele tomou a decisão de não comparecer ao trabalho e embarcar no trem para Montauk.

Refletindo sobre sua solidão na praia, ele esperava conhecer alguém novo. Clementine, com sua blusa laranja, estava entre as pessoas na praia. Eles se encontraram novamente no restaurante e olhares se cruzaram, mas só se falaram no trem de volta.

Ele e ela não se lembravam um do outro. Então, Joel desenhou a antiga namorada e, de longe, ela se aproximou, querendo saber: "Você me conhece?". Ao fim da viagem, Joel ofereceu carona a ela e Clementine o convidou a conhecer seu apartamento.

de volta ao lago

Naquela noite, ela propôs que ele fosse com ela até o lago gelado. Joel ficou assustado, mas ela riu, fazendo-o sentir-se melhor. No entanto, ela acabou escorregando e caindo. Aquela situação divertida fez com que os dois se abraçassem, sentados no gelo quebrado.

Como se estivessem de volta nos braços um do outro, algo não é mais o mesmo; alguns elementos foram perdidos. É como se esta fosse uma metáfora para o momento atual.

Fim da Película

Clementine e seu parceiro voltaram alegres do lago, e no correio, ela encontrou uma carta de Mary. Junto vinha uma fita na qual ela apontara todos os motivos pelos quais queria esquecer o seu ex.

Eles escutam a fita juntos, ambos em choque. A voz da mulher transborda de fúria e tristeza, dizendo que mudou completamente por ele. Após alguns minutos de silêncio, Clementine se levanta e vai atrás de Joel.

Ele está ouvindo sua gravação, que é sombria. Ele diz que ela não é educada, o deixa envergonhado e não tem os mesmos interesses.

Você passa tanto tempo com uma pessoa e depois descobre que ela é uma estranha.

Visivelmente decepcionados, eles lamentam as coisas ruins que disseram um ao outro. À medida que têm a chance de recomeçar, ela reforça um discurso conhecido, enfatizando que não é perfeita, mas está repleta de falhas.

cena final

Joel adivinha que não vai gostar de algumas coisas que encontrará nela, isso a deixa incomodada e sufocada, mas ele só diz "tudo bem" e os dois começam a rir.

No final da trama, o casal é visto aproveitando a praia, mesmo durante o frio inverno. Apesar dos percalços enfrentados ao longo da história, eles ainda acreditam no conto de fadas e perseguem sua felicidade final.

Explicando o Filme 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças'

Neste filme, temos uma jornada profunda através de um amor que falhou. A mente do protagonista é o palco principal da narrativa, enquanto ele tenta decifrar o que não deu certo e lida com o seu próprio passado. É uma possibilidade que muitos desejaram, a de poder esquecer um outro. Uma emocionante e cativante análise de um amor que falhou, com o qual nos identificamos profundamente.

No entanto, a história também aborda as consequências e nuances do esquecimento. Apesar de usar a ciência ficção, o filme consegue criar uma atmosfera de realismo, ao mostrar situações comuns e diálogos triviais.

Em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, a dicotomia da memória e seu peso é posta em evidência. Embora as lembranças possam ser dolorosas, elas também nos ensinam lições preciosas.

O final do filme é deliciosamente ambíguo: pode ser triste ou feliz, dependendo da perspectiva de quem observa. No entanto, há quem acredite que, por muito que se amem, Clementine e Joel são incompatíveis e vão persistir nas mesmas falhas.

Eles têm agora a segunda chance de que tanto anseavam. Antes, não havia um diálogo aberto e honesto: ele era muito distante e ela tinha dificuldade em ouvir. As fitas proporcionaram a oportunidade de se expressarem livremente, aprenderem com o passado e criarem um futuro melhor para ambos.

Informações Técnicas do Filme

Artigos relacionados

Descubra a Cultura Genial no Spotify

É um grande fã de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças? Se sim, aproveite para ouvir a maravilhosa trilha sonora do filme!

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).