Resumo e Explicação do Filme As Aventuras de Pi


Escrito por Carolina Marcello

Lançado em 2012, o filme As aventuras de Pi é baseado no livro homônimo de Yann Martel, publicado em 2001.

Esta produção foi um sucesso tanto de público quanto de crítica, com onze nomeações ao Óscar. Considerado o grande destaque da noite, o longa levou para casa quatro estatuetas: melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor fotografia e melhores efeitos visuais.

Descubra a fascinante história de um jovem náufrago e seu tigre.

Explorando o Significado do Filme As Aventuras de Pi

O jovem náufrago da história As Aventuras de Pi precisa sobreviver milagrosamente compartilhando um bote salva-vidas com um tigre de bengala.

A vida e as adversidades que ela oferece são explorados no filme de forma a proporcionar maior entendimento ao personagem principal, Pi, que busca respostas através da religião. A fé é um tema recorrente ao longo da trama.

Uma grande parte do filme acompanha a interação entre Pi Patel e o tigre de bengala, desde o naufrágio do navio em que se encontravam. Esta narrativa é contada pelo Pi Patel mais velho, que está revelando sua história para um escritor que deseja escrever um livro a respeito de sua vida e das aventuras que viveu.

Artigos relacionados

Uma Análise das Aventuras de Pi

Inspirado na história de seu pai, Pi Patel resolveu embarcar numa jornada para dar uma vida melhor para a sua família. No entanto, o destino tinha outros planos: durante a longa viagem marítima, uma terrível tempestade destruiu o navio onde Pi estava, levando consigo sua família, os animais e a tripulação.

Com grande surpresa, Pi Patel é o único sobrevivente de um naufrágio que se encontrava em um bote salva-vidas, que também servia de abrigo para uma zebra ferida, um orangotango e uma hiena. Infelizmente a hiena mata e devora os outros dois animais, mas é ela mesmo quem tem sua sorte selada ao ser depredada por Richard Parker, um tigre bengala que estava também dentro do bote. Assim, Pi Patel e Richard Parker se tornam os únicos ocupantes remanescentes do bote.

Após diversas jornadas e estar à deriva por muito tempo, Pi foi salvo em uma ilha, onde ele e o tigre se despediram.

Dois funcionários da agência de seguros pedem para o jovem Pi Patel contar o que aconteceu para apurar os fatos. Na conversa, Pi revela o que aconteceu de verdade, que é mostrado mais tarde na interpretação do filme (atenção: contém spoilers).

Cartaz do filme As aventuras de Pi.

Análise das Aventuras de Pi

Neste filme, duas versões da mesma história são contadas: uma representada por metáforas e outra que mostra o desenrolar original dos acontecimentos.

No final do filme, temos uma versão alternativa da história contada por Pi Patel. Neste novo relato, os animais representam as pessoas que sobreviveram ao naufrágio junto dele. O orangotango é a mãe de Pi, a zebra é o marinheiro, a hiena o cozinheiro e o tigre, o próprio Pi. Esta versão sugere que algo terrível aconteceu no bote salva-vidas: o cozinheiro matou a mãe de Pi e o marinheiro antes de ser morto por Pi.

O jovem indiano reformulou as circunstâncias da realidade de forma a torná-la mais palatável para a mídia, e esta passou a ser aceita como a versão verdadeira dos acontecimentos.

Pi Patel, um adulto, questiona ao escritor qual das duas versões da história ele prefere. A resposta é que a segunda é a preferida. Dessa forma, percebemos que somos nós mesmos que escolhemos aquilo em que acreditamos, e essa escolha influencia como veremos nosso futuro.

Onde Tudo Começou: Uma Análise do Filme

O livro de Yann Martel de 2001 deu origem ao longa-metragem As Aventuras de Pi.

Yann Martel foi rejeitado por diversas editoras antes de Life of Pi finalmente conseguir ser lançado. Na Inglaterra, inclusive a grande Penguin, cinco das maiores editoras foram as que disseram "não" à publicação.

Um editor de Edimburgo aceitou o projeto de Yann Martel, Life of Pi. No ano seguinte, o livro foi agraciado com o importante prêmio Man Booker.

Em 2003, o romance de Yann Martel foi lançado, sendo que, nove anos depois, em 2012, David Magee o adaptou para o cinema. O filme obteve imenso sucesso, recebendo indicações a 11 categorias da premiação Óscar.

Veja o trailer oficial!

Explorando a Inspiração de Moacyr Scliar nas Aventuras de Pi

O conto de Moacyr Scliar tirou inspiração para a publicação de Yann Martel intitulada "Max e os felinos". O escritor brasileiro foi o autor do livro de que a obra foi baseada.

Yann Martel inicialmente não revelou a sua influência, mas, depois, assumiu publicamente a inspiração do autor brasileiro e agradeceu-lhe com uma nota na primeira página do livro.

Fatos Interessantes Sobre o Filme

Suraj Sharma se recusou a estrelar no filme inicialmente

Suraj Sharma não participava dos planos para ocupar o papel principal. Ele foi ao estúdio acompanhando seu irmão, que faria um teste para o cargo. No entanto, a equipe notou a presença de Suraj e,sem hesitar, pediu que ele também fizesse o teste. Assim, Sharma acabou sendo o escolhido para o papel principal.

Suraj, o protagonista de As aventuras de Pi.

O tigre do filme era de verdade?

Aproximadamente 86% das cenas do filme Life of Pi que mostram o tigre foram criadas com a tecnologia CGI. Bill Westenhofer, o supervisor de efeitos visuais, afirmou que o animal não é real. Porém, em algumas situações foi necessário utilizar tigres reais.

A excepcional dedicação da equipe para criar o tigre mais realista já visto no cinema foi reconhecida com o prêmio do Óscar de Melhores Efeitos Visuais.

"A inspiração vem de muitos lugares!" Bill Westenhofer disse que sua inspiração provém de "muitos lugares" durante uma entrevista a respeito do seu processo de criação.

"Usamos tigres reais para tiros individuais, onde era apenas o tigre no quadro, e eles estão fazendo algo que não precisa ser tão específico na ação que estávamos buscando (...) As cenas mais difíceis para filmar eram quando o tigre estava na água e, especialmente, na tempestade, quando o barco estava chapinhado (...) O trabalho da água e ter que ter água interagindo com o pelo e vice-versa foi, do ponto de vista da ciência, esse canal cíclico de cada um afeta o outro. E o tigre está sendo feito em um pacote de software, a água está sendo feita com outro. Temos que fazer com que todos softwares comuniquem entre si e interajam. Esses foram, de longe, os momentos de produção mais difíceis que tivemos "

O tigre de bengala utilizado em praticamente todas as cenas foi gerado por computador.

Informações Técnicas

Ang Lee foi premiado com o Óscar de Melhor Diretor, Mychael Danna com o Óscar de Melhor Trilha Sonora Original, Claudio Miranda com o Óscar de Melhor Fotografia e Erik-Jan de Boer, Donald R. Elliott, Guillaume Rocheron e Bill Westenhofer com o Óscar de Melhores Efeitos Visuais.

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.