Os 11 Melhores Filmes da HBO Max para Serem Vistos em 2022


Escrito por Carolina Marcello

A disputa entre os serviços de streaming tem aumentado cada vez mais, permitindo que os usuários desfrutem de uma variedade de conteúdos cinematográficos em diferentes plataformas.

Às vezes a quantidade de escolhas pode nos deixar confusos. Para te ajudar, listamos alguns dos melhores filmes premiados, que foram elogiados pela crítica, disponíveis na HBO Max.

1. Duna - Ano 2021

Duna, dirigida pelo francês-canadense Denis Villeneuve e lançada nos cinemas em 2021, é uma adaptação do clássico romance de ficção científica de Frank Herbert, de mesmo nome, publicado em 1965.

O filme tem gerado grande interesse no público e na crítica, contando com um elenco de peso, incluindo os nomes de Timothée Chalamet, Javier Bardem e Zendaya.

A história de Paul Atreides, um jovem de uma família governante de um planeta desértico, Duna, gira em torno de uma luta contra os Harkonnens, uma família rival que deseja o controle de tamanha riqueza. Duna, apesar de ser um território árido, possui um elemento extremamente precioso, o "melange", que os Harkonnens buscam acumular. Paul terá que vencer a rivalidade se quiser preservar a herança de sua família.

Em 2022, o grande vencedor do Oscar levou para casa 6 estatuetas, recebendo também elogios em outros festivais importantes como o Globo de Ouro. O filme ganhador foi também muito bem recebido pelos críticos, tendo uma nota de 83% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

2. O Deserto Particular de 2021

Lançado em 2021, o filme brasileiro Desert Particular dirigido por Aly Muritiba recebeu incontáveis elogios da crítica e chegou a ser uma das principais apostas brasileiras para concorrer ao Oscar.

A história de Daniel é contada através da narrativa. Ex-policial, ele foi expulso da corporação e acabou conhecendo Sara, uma mulher misteriosa pela internet. Ao descobrir sobre o sumiço dela, ele decide embarcar em uma jornada de autoconhecimento para encontrá-la.

Deserto Particular é um dos filmes mais elogiados dos últimos tempos. Foi aclamado no Festival de Veneza e recebeu o prêmio de melhor filme pelo juri popular. Além disso, a produção alcançou uma aprovação impressionante de 100% no Rotten Tomatoes. É uma preciosidade no catálogo da HBO que você não pode perder!

3. Beleza em 'Biutiful' (2010)

Javier Bardem estrela este drama hispano-mexicano, dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, que também foi o responsável pelos elogiados filmes Amores Brutos, 21 gramas e Babel.

Uxbal é o protagonista desta história, um homem de personalidade complexa e cheia de contradições. Apesar de conseguir empregos ilegais para imigrantes em Barcelona, ele ainda assim tem um bom coração. Devastado pela doença grave da sua esposa bipolar, diagnosticada recentemente com um câncer agressivo, Uxbal luta para ser um bom pai de família.

A atuação de Bardem foi tão excepcional que lhe proporcionou uma indicação ao Oscar de melhor ator, além de um prêmio no Festival de Cannes. Além disso, o filme em questão também foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Veja também

4. Luz do Luar - A Magia de Moonlight (2017)

Barry Jenkins dirige um longa-metragem que conta uma narrativa cativante de autodescobrimento.

Seguimos a trajetória de Chiron, um adolescente negro que enfrenta muitos desafios enquanto exploram sua sexualidade e seus anseios.

Moonlight foi bastante elogiado no Globo de Ouro de 2017, vencendo o prêmio de Melhor Filme. Além disso, o filme foi indicado ao Oscar, sendo premiado como Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante.

5. A Arte do Artista (2012)

O filme de 2012 teve um grande êxito ao ser lançado. Recebeu 10 indicações aos Oscar e ganhou 3 Globos de Ouro.

O filme intitulado "The Artist", realizado por Michel Hazanavicius, tem como tema o ambiente de Hollywood nos anos 20, sendo totalmente em preto e branco.

O ator do cinema mudo se sente angustiado com a transição para o cinema falado. Ele também tem um intenso sentimento por uma bela dançarina que é convidada a participar desse novo gênero. A história gira em torno dos dilemas e dúvidas que o ator enfrenta.

6. A Volta (2015)

Em 1823, O Regresso traz Leonardo DiCaprio como protagonista, dirigido por Alejandro González Iñárritu. O ambiente desta produção é o Velho Oeste dos Estados Unidos.

Inspirado no livro de Michael Punke, o filme mostra a jornada de Hugh Glass num território gelado e inexplorado. Embora seja traído por um companheiro de viagem, Hugh suporta diversos desafios e volta para buscar vingança.

Em 2016, o filme de grande sucesso ganhou o Oscar de melhor ator, melhor diretor e melhor fotografia. Além disso, foi bem reconhecido no Globo de Ouro e BAFTA, recebendo diversos prêmios.

7. O Grande Gatsby de 2013

Na HBO, O grande Gatsby, dirigido por Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio no elenco, é outra obra de sucesso. Esta, ambientada nos anos 20, narra a história de Jay Gatsby, um bilionário americano e seu vizinho Nick Carraway, que se veem envoltos em situações problemáticas.

Produções anteriores já exploraram essa narrativa, e quando foi lançada em 2013, recebeu diversos elogios. Por sua excelência, em 2014 saiu vencedora do Oscar de melhor figurino e melhor design de produção.

8. A Luta do Clube (1999)

O filme norte-americano de 1999 foi extremamente bem-sucedido ao chegar aos cinemas, ganhando o coração do público e mantendo até os dias de hoje uma grande legião de fãs.

A direção é assinada por David Fincher e a atuação fica por conta de Brad Pitt e Edward Norton nos papéis principais.

Jack, um homem bem-sucedido, mas infeliz pela angústia que sente, devido a insônia, procura meios para aliviá-la. Ele, então, passa a frequentar grupos de auto-ajuda, onde acaba conhecendo Marla, uma jovem que enfrenta vários problemas.

Durante esse momento, ele conheceu Tyler, que logo se tornou seu amigo. Tyler o convidou para participar de encontros com lutas, oferecendo uma forma diferente de aliviar o estresse.

Com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes, Clube da Luta foi indicado e premiado em festivais importantes.

9. Ficção Científica (1994)

O icônico filme dos anos 90 de Quentin Tarantino é um dos maiores sucessos. Três tramas diferentes se encontram em um ponto em comum em meio ao drama policial.

A trama dos filmes de Tarantino, que são marcados por pitadas bem humoradas, mas também por muita violência, é contada de forma não-linear e conta com elementos da cultura pop.

O filme foi indicado a sete Oscars e venceu na categoria de melhor roteiro original. Além disso, teve seu trabalho reconhecido e premiado no Festival de Cannes.

10. A Iluminação (1980)

cena do filme O iluminado

Adaptado do livro homônimo de Stephen King, lançado na década de 70, O iluminado é um dos clássicos do suspense e terror.

O lendário Stanley Kubrick foi o diretor deste clássico filme que contou com Jack Nicholson como protagonista.

Jack Torrence, um homem casado e pai de um filho, consegue um emprego como zelador de um hotel remoto e afastado durante os meses de baixa temporada. Ele muda junto com sua família para o local, e começa a exibir comportamento hostil e perigoso, colocando sua mulher e filho em perigo.

11. Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982)

cena do filme Blade Runner

Blade Runner, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford, estreou em 1882 como uma adaptação do livro Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick. É a primeira versão do filme.

Neste futuro distópico de Los Angeles, a escravidão de andróides é praticada. Eles são produzidos com o propósito de servir em outro planeta, e a cidade está em um estado de grande decadência.

Rick Deckard, um ex-oficial da lei, foi chamado para caçar e destruir os andróides que escaparam de seu mundo natal e buscam justiça aqui na Terra.

Blade Runner foi um sucesso nos anos 80 e sua continuidade foi lançada em 2017, intitulada Blade Runner 2049.

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.