Análise e Resumo do Livro A Metamorfose de Franz Kafka


Escrito por Laura Aidar

O livro A Metamorfose, de autoria do escritor austro-húngaro Franz Kafka, foi escrito em 1912 e concluído em 20 dias, entretanto, só foi publicado em 1915.

A novela originalmente escrita em alemão narra a história de Gregor, um caixeiro-viajante, que acordou certo dia transformado em uma grande criatura insetóide.

Examinando a obra A Metamorfose

A Metamorfose, considerada como uma das obras mais notáveis e memoráveis da literatura mundial, continua a cativar leitores de todas as idades. Apesar de não dar uma explicação completa da história, ela contém diversas reflexões filosóficas e sociais.

Papéis Principais e Secundários de Personagens

O protagonista se vê numa situação terrível quando acorda transformado em inseto gigante. Apesar de não gostar do trabalho como caixeiro-viajante, ele é a sua única fonte de sustento para sua família e, portanto, é seu maior medo perdê-lo.

A família de Gregor tem uma grande dívida e depende economicamente do seu filho. No entanto, após a sua metamorfose, eles o abandonam no seu quarto e buscam alternativas para suportar-se.

A irmã de Gregor começa a odiá-lo quando assusta os novos inquilinos. Ela, que anteriormente se importava com o inseto gigante e tentava cuidar dele, passa a ser a antagonista.

. Caricaturizando o mundo do trabalho, o personagem-tipo representa a necessidade fundamental de dinheiro para se sobreviver na nossa sociedade.

Assemblando a Realidade da Aparência

Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.

A novela de Kafka começa de maneira direta: o clímax de sua trama é apresentado logo de início. A partir daí, todos os outros acontecimentos relatados formam um desdobramento deste primeiro evento. A ausência de uma explicação mais aprofundada não diminui a credibilidade da narrativa.

O fato de Gregor se transformar em um inseto já é dado a priori, e não temos escolha senão aceitá-lo. A Metamorfose é um dos maiores méritos do autor, pois consegue tornar crível uma mudança tão radical já desde a primeira cena. Todos os fatos que se seguem estão de acordo com essa transformação.

O estilo narrativo de Kafka contribui para que o enredo seja plausível. Sua estrutura de frases é muito cuidadosa, sem muitos adornos desnecessários, o que confere certo tom burocrático ao relato.

A literatura de Kafka destaca acontecimentos extraordinários, sem nenhuma razão aparente, e que são encaixados na narrativa. Tanto o estilo literário quanto a própria trama abraçam esses fatos incomuns.

A Metamorfose nos leva a aceitar mais facilmente que Gregor se transformou em um inseto gigante, pois ele continua agindo como sempre, demonstrando preocupação com seu trabalho e família.

A ameaça de perder o emprego preocupa o protagonista mais do que qualquer outra coisa no momento. Isso ajuda a amenizar a sua transformação em inseto, pois a preocupação de se manter financeiramente é comum a qualquer pessoa "normal".

Transformações na Família e na Casa

Partindo da metamorfose de Gregor, a obra de Kafka aborda diversas transformações. O emprego desempenhado por ele era a fonte de renda da família, mas agora, face à nova realidade, eles se veem forçados a arranjar trabalho.

Ao longo do tempo, o espaço familiar foi modificado, e o jovem acabou se confinando em seu quarto. Inicialmente, ele ficou completamente isolado, sem nenhum contato com os parentes. No entanto, ao passar do tempo, eles começaram a permitir que ele participasse dos rituais de longe, deixando a porta aberta.

Os rituais desempenham um papel importante na narrativa, e a maneira como eles permanecem com algumas modificações reforça a credibilidade da obra. A família ainda se reúne para o jantar todos os dias, embora agora seja realizado de forma mais reservada.

Com o passar do tempo, o quarto de Gregor ficava cada vez mais imundo, pois seu pai passava seu tempo em casa sentado e dormindo com seu uniforme do trabalho. A responsabilidade de mantê-lo limpo ficava por conta da irmã de Gregor, que, no início, tinha satisfação em limpar seu ambiente, mas que, gradativamente, aquela tarefa se tornava um pesado trabalho.

Com o aluguel de um quarto para três inquilinos, os rituais familiares da família Samsa sofrem grandes alterações. O protagonista é novamente trancado em seu quarto, e todos passam a se restringir às áreas próprias; enquanto os inquilinos ocupam a sala, a família passa a realizar suas refeições na cozinha.

À medida que a família de Gregor é excluída dos ambientes comuns da sua casa, ele vai sendo tratado cada vez mais como um animal. O seu processo de desumanização tem ligação direta com o movimento da família. O ponto culminante desse processo acontece quando os inquilinos pedem para que a sua irmã toque violino na sala de estar para eles, transformando assim uma atividade íntima da irmã em um entretenimento público.

Gregor avança para a sala de estar, atraído pela música, mas a imagem de um inseto gigante ocasiona choque nos inquilinos. Estes resolvem romper o contrato e processar a família. O ambiente doméstico sofreu mudanças consideráveis desde a chegada de Gregor e dos inquilinos. Quando a ligação entre as partes é interrompida, o pai tem a intenção de recuperar o controle do seu espaço.

Depois que Gregor se transforma em inseto, seu pai o trata como um animal. A metamorfose é completa, e ele não é mais visto como filho. Infelizmente, ele acaba morrendo de inanição, e assim a família decide mudar de apartamento.

Análise Semântica e Simbólica da Obra

A novela é considerada um grande clássico da literatura, pois é frequentemente analisada por leitores e estudiosos, que geram diversas teorias e interpretações. A história geralmente se concentra no desenvolvimento do protagonista, fazendo com que os leitores reflitam sobre sua identidade.

Gregor era uma pessoa infeliz e insatisfeita com a vida que levava. Ele não tinha tempo para descobrir quem era ou o que o faria feliz, pois seu dia a dia se limitava ao trabalho e à obrigação de ganhar dinheiro. Ele não gostava do ofício que possuía.

A Metamorfose, ao descrever a transformação do protagonista e sua preocupação de não perder o emprego, ilustra de forma poética a condição humana, bem como os modos como vivemos e nos organizamos. Esta obra traz o leitor para perto do absurdo desta realidade, estabelecendo um vínculo entre o protagonista e o leitor comum.

Apesar da insegurança e desumanização sentidas entre seus familiares, o protagonista mostra-se aliviado de sua nova condição de forma gigante. Esta transformação permite-lhe afastar-se das obrigações sociais que o limitavam previamente, oferecendo-lhe a liberdade e a chance de encontrar si mesmo.

Análise do Livro A Metamorfose

Gregor, um caixeiro-viajante, não gostava nem um pouco do seu trabalho e muito menos do seu chefe. Porém, devido a uma dívida familiar, ele se sentia obrigado a manter o trabalho e sustentar os pais e a irmã mais nova. Até que, certo dia, Gregor acordou mais tarde que o normal para pegar o trem e teve a surpreendente experiência de se transformar em um inseto gigante.

A luta para sair da cama é angustiante para ele devido à sua nova forma. O pior é que quando o gerente da firma vai até a sua casa devido ao atraso, a sua preocupação aumenta ainda mais.

Ele tenta acalmar o gerente e sua família ao levantar-se da cama e abrir a porta do quarto. Seu objetivo é fazer com que eles entendam que teve um contratempo, mas que já está pronto para ir ao trabalho. Enquanto isso, sua voz se transforma em estranhos ruídos.

A família, preocupada ao não conseguir estabelecer comunicação com o protagonista, acionou um médico e um marceneiro para destrancar o quarto. O protagonista conseguiu, então, abrir a porta e, sem prestar atenção à sua aparência estranha, se dirigiu diretamente ao gerente para se desculpar pelo atraso.

capa metamorfose

O gerente, aterrorizado, saiu correndo, sua mãe quase desmaiou. Mas seu pai foi quem tomou a atitude certa, sacudindo a bengala e expulsando o inseto para o quarto de Gregor. Assim, a vida do rapaz passou a ficar somente ali, com sua irmã cuidando dele, mantendo o quarto limpo.

Ele começa ouvindo as conversas da família, principalmente sobre sua situação financeira, o que o preocupa. No entanto, ele se acalma ao perceber que o pai ainda tem algumas economias, pois havia sido ele quem os mantinha.

Com o passar do tempo, o personagem principal melhora na arte de andar com as suas novas pernas finas e começa a andar pelo quarto. Sua irmã nota o seu progresso e decide mexer no quarto para que ele possa se locomover de forma mais livre. No entanto, ele se recusa a deixar que ela remova os móveis, pois isso significaria o fim da sua última parte de humanidade.

Com poucos recursos financeiros, a família decidiu alugar um dos quartos. Assim, três inquilinos passaram a viver na casa e a "dominar" o ambiente doméstico. Um dia, enquanto a irmã praticava violino, ele foi atraído pela música e seguiu em direção à sala de estar, onde os inquilinos o avistaram.

Depois que o contrato de aluguel é rompido, a irmã de Gregor passa a atacá-lo e sugere que a família considere se livrar dele. Infelizmente, Gregor acaba morrendo de inanição.

Está gostando? Leia também

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.