Biografia e Músicas de Caetano Veloso


Escrito por Carolina Marcello

Caetano Veloso é considerado como um dos maiores expoentes da música popular brasileira, sendo um dos pioneiros na cena do Tropicalismo.

Suas criações não saem do nosso pensamento; elas estão firmes na nossa memória, mesmo que não queiramos. Estão gravadas no nosso imaginário coletivo.

Você quer conhecer mais sobre o cantor baiano e relembrar as suas músicas mais famosas? Venha descobrir mais sobre a vida desse artista e ouça suas melhores canções!

Os Sons da Música

Celebração de Alegria

Na ocasião, em 1967, Caetano Veloso tinha 25 anos e sua canção Alegria, Alegria se destacou e ficou em quarto lugar no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.

O jovem artista, muito polêmico, contou com a companhia dos Beat Boys, uma banda de rock formada por músicos argentinos, trazendo consigo as temidas guitarras elétricas.

A letra da música tem um estilo cosmopolita e faz referências à cultura pop e ao que é contemporâneo. Ela conta a história de um jovem anônimo que está passeando pela grande cidade e que é atingido por várias imagens que possuem significado em relação ao seu contexto.

"um canto de encanto" Caetano descreve sua canção como "um canto encantador".

um retrato, na primeira pessoa, de um jovem típico da época andando pelas ruas da cidade com fortes sugestões visuais, criadas, se possível pela simples menção de nomes de produtos, personalidades lugares e funções

Proibição Proibida

Ao ser cantada no III Festival Internacional da Canção da TV Globo, em 1968, É proibido proibir se transformou em um manifesto que sentava posição em relação aos costumes da época.

Na ocasião, ao ser apresentada pelo cantor e compositor baiano, ela recebeu inúmeras vaias sendo que a rejeição foi a primeira reação do público.

A música tornou-se um símbolo de resistência à censura e aos anos de chumbo, retratando de forma eloquente a triste realidade da nossa história durante esse período.

Solitário

O hino escrito por Peninha em 1995 e gravado em 1998 foi o vencedor do Prêmio Sharp de melhor canção do ano. A canção foi primeiramente interpretada por Sandra de Sá, e posteriormente consagrada na voz de Caetano Veloso.

A canção de 'Prenda Minha' foi adaptada pelo cantor, alterando o gênero nas palavras da letra, que originalmente eram todas em feminino.

Nesta canção, o eu-lírico expressa o seu sentimento de desolação, ao perceber que a relação de amor em que estava envolvido não está sendo correspondida de forma idêntica. Ele acredita que não é amado o bastante pelo seu parceiro, o que lhe causa profunda solidão.

Ele questiona-se ao longo dos versos sobre o passado, o presente e o futuro da frágil relação.

Você é Incrível

Composta por Caetano Veloso em 1983, "Você é linda" é uma linda homenagem àquela que ele ama.

No texto, o eu-lírico expressa seu amor pelo objeto de sua devoção, enaltecendo principalmente a beleza física da pessoa amada.

Ele a elogia pelo seu físico, mas também pela sua maneira de viver a vida que o faz sentir completo e feliz.

O Pequeno Leão

Em 1977, Caetano compôs O Leãozinho como uma forma de homenagear o baixista Dadi Carvalho, que fazia parte dos Novos Baianos na época.

A canção presente no disco Bicho conquistou a fama e se tornou um sucesso não só de Caetano, mas também na música popular brasileira. Com uma pegada suave, inspirada em temáticas infantis, o êxito veio em seguida.

Oração ao Tempo

Em 1979, Caetano escreveu a música Oração ao tempo, que aparece como a segunda faixa no álbum Cinema Transcendental.

A letra é uma manifestação da consciência do tempo que passa e, ao mesmo tempo, uma invocação à proteção para os momentos de dificuldade.

Com consciência da própria insignificância em comparação à passagem irrevogável do tempo, o eu-lírico faz um canto de louvor e suplica por socorro nos momentos de adversidade.

A letra descreve a vida como um ciclo, passando por fases distintas - algumas boas e outras não tão agradáveis.

Uma Vida Dedicada a Caetano Veloso

Descobrindo a Origem

Nascido no dia 7 de agosto de 1942, Caetano Emanuel Vianna Telles Velloso é originário de Santo Amaro da Purificação - um lugar até então pouco difundido no Recôncavo Baiano.

José Telles Velloso, funcionário público e empregado dos Correios e Telégrafos, e Claudionor Vianna Telles Velloso, dona de casa, eram os pais de sete filhos, sendo o menino o quinto.

Desde a infância, Caetano já mostrava muito interesse por música e artes visuais. Quando tinha 14 anos, sua família se mudou para o Rio de Janeiro, o que lhe permitiu aprimorar ainda mais seus talentos.

Caetano Veloso

Voltando para a Bahia

Em 1960, a família Veloso deixou o Rio de Janeiro e se mudou para Salvador. Caetano, que retornou ao seu Estado natal, foi para a universidade estudar filosofia.

O cantor Caetano Veloso, irmão da Maria Bethânia, realizou atividades musicais paralelas às performances com sua irmã. Além disso, entre 1960 e 1962, redigiu uma série de críticas de cinema para o Diário de Notícias.

Começo da Jornada Musical

Em 1961, Catano criou sua primeira trilha sonora para uma peça de Nelson Rodrigues, intitulada Boca de Ouro.

Caetano Veloso, Bethânia e outros artistas como Gilberto Gil, Tom Zé e Gal Costa tiveram a honra de se apresentar no show Nós, por exemplo, realizado na inauguração do Teatro Vila Velha em 1964.

Em 1965, Caetano e Bethânia mudaram-se para o Rio de Janeiro para desenvolver suas carreiras. Nessa ocasião, Bethânia foi convidada para substituir Nara Leão no show Opinião.

Em 1967, Caetano Veloso e seu irmão Gal começaram a participar do Festival da Canção e, como resultado, Caetano gravou seu primeiro álbum, intitulado Domingo.

Explorando o Tropicalismo

Caetano, junto com os demais tropicalistas, participou do memorável álbum Tropicália ou Panis et Circensis, lançado em 1968.

A geração que contou com grandes artistas, como Rita Lee, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Rogério Duprat, é lembrada pela sua postura contestadora e pelo desejo de promover a transformação.

Regime Militar de Ditadura

Durante os anos de chumbo, Caetano e muitos outros sofreram intensa repressão e censura. Ele foi preso e acusado de desrespeitar o hino e a bandeira nacional.

Em 1969, o cantor teve que se exilar e foi para Londres, onde passou três anos até poder voltar ao Brasil.

Ser Pais

O cantor e compositor é pai de três filhos: Moreno Veloso (de seu relacionamento com Andréa Gadelha), Zeca e Tom Veloso (frutos de sua união com Paula Lavigne, que durou 19 anos).

Caetano Veloso

Veja os posts a seguir

Escute Caetano Veloso no Spotify

Aqui está uma seleção dos melhores hits do Caetano para você! Não perca essa lista especialmente preparada para você!

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.