A Mitologia e o Significado de Ártemis, a Deusa


Escrito por Rebeca Fuks

Na mitologia grega, Ártemis é venerada como a deusa da caça, dos animais, da Lua e dos nascimentos. Ela desempenha um papel importante como protetora das crianças e das mulheres.

Na mitologia romana, o culto a Diana foi mantido e ela ganhou esse nome. Ela continua sendo reverenciada até hoje.

Onde a simbologia da independência e da castidade é aplicada, a necessidade de outro para atingir a totalidade e a integridade é desprezada. Essa característica é a marca de alguém que não necessita de outro para ser completo.

A Lenda de Ártemis

Ártemis, filha do deus Zeus com a titânide Leto, foi a primeira a nascer, presenciando as dores do parto de sua mãe. Com sua esperteza e independência, ela auxiliou Leto na chegada de seu irmão gêmeo, Apolo, deus do Sol, tornando-se sua tutora.

Pintura grega representando Apolo e Ártemis

Ainda na juventude, a deusa encontrou-se com seu pai, Zeus, e ele garantiu-lhe a promessa de que ela manteria sua virgindade ao longo da vida. A virgindade aqui é sinal de pureza e autonomia, não de ingênua ou tímida ingenuidade.

Ele solicitou que fosse permitido viver na floresta com um grupo de ninfas, bem como ter direito a múltiplos apelidos.

A deusa é mostrada com uma túnica, segurando um arco e flechas, e é acompanhada por animais.

Ártemis é caracterizada por sua amorosidade e proteção às crianças e mulheres, especialmente aquelas que estão prontas para se casar. Por outro lado, ela também pode ser intolerante e vingativa.

A mitologia narra que os que se atreveram a abusar da deusa foram severamente punidos. Um deles foi Actaeon, um excelente caçador que a flagrou desnuda e a assediou. Como punição, foi transformado em um cervo e sendo caçado por seus próprios companheiros.

Explorando o Significado de Ártemis

A Deusa Ártemis (ou Diana) representa valores como a individualidade, autonomia e independência, que levam à satisfação pessoal. Ela remete à capacidade de "se bastar" para se sentir completa.

O arquétipo da deusa está estreitamente relacionado com a liberdade, a coragem e a independência. Além disso, ela também é um símbolo da cumplicidade e da união entre as mulheres (que é conhecida hoje como sororidade).

Escultura representando a deusa Ártemis (ou Diana)

Veja também

Homenagem a Ártemis

Em Jônia, antiga cidade grega, foi construído um local sagrado em homenagem à deusa cultuada na antiguidade, chamado Templo de Ártemis. A construção foi erguida em Éfeso.

O Templo de Júpiter em Olimpia, erigido no século VI a.C., era considerado um dos maiores da Antiguidade e fazia parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Para testemunhar a veneração às divindades e figuras mitológicas gregas, foram organizadas muitas celebrações e festas.

Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks

É graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Estudos de Cultura pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).