12 Melhores Livros de Stephen King para Descobrir o Autor


Escrito por Laura Aidar

Stephen King (1947 -), um escritor norte-americano renomado a nível mundial, ficou conhecido por seus romances e contos de gêneros como terror, fantasia, mistério e ficção científica.

Aqueles que nunca tiveram o prazer de conhecer as obras do autor provavelmente já viram, em algum momento, algum clássico do cinema ou seriado de sucesso que foi inspirado em suas narrativas. Veja abaixo alguns dos maiores sucessos da carreira desse autor:

1. A Estranha Carrie (1974)

Carrie, a Estranha (1974)

Carrie White, adolescente solitária e rejeitada por seus colegas do ensino médio, é o personagem principal do primeiro romance de terror publicado por Stephen King. A história é contada através de cartas e notícias de jornal, e narra a vida de uma garota muito diferente das demais.

Sua vida em casa é bastante controlada pela mãe, que é extremamente religiosa. No entanto, tudo muda quando ela descobre seus super-poderes e encontra a chance de se vingar de quem a machucou.

O livro foi bem recebido pelo público, o que o levou a ser adaptado para o cinema em duas ocasiões, sendo Brian De Palma o responsável pela versão de 1976 e Kimberly Peirce a diretora por trás da edição de 2013.

2. A Torre Negra de 2004

A Torre Negra (2004)

A série literária da Torre Negra, criada pelo autor, é um marco na literatura. Composta por oito livros, a saga abrange vários estilos como fantasia, faroeste e ficção científica. Esta obra-prima foi lançada em 1982 e sua conclusão só foi anunciada em 2012.

Neste sétimo volume da saga, intitulado de maneira homônima, acompanhamos o destino solitário de um pistoleiro que viaja por um deserto em direção a uma torre poderosa. É neste capítulo que se percebem as fortes influências de terror presentes na narrativa.

O jovem Jake Chambers, filho do protagonista, precisa da assistência do Padre Callahan para desafiar um bando de vampiros que está causando tumultos e destruição.

3. A Iluminação (1977)

O Iluminado (1977)

O terceiro livro de King catapultou seu trabalho para a fama internacional. A trama segue a jornada de Jack, um escritor em crise e lutando contra o vício do álcool. Quando Jack aceita o emprego em um hotel isolado nas montanhas e muda-se para lá com a família, ele vê a chance de recomeçar.

À medida que o tempo passa, o local passa a afetar a mente do protagonista, levando a comportamentos cada vez mais arriscados e imprevisíveis, gerando riscos para todos os envolvidos.

Em 1980, o diretor Stanley Kubrick capturou a história em um dos seus mais icônicos filmes de todos os tempos.

4. It: O Medo (1986)

It: a Coisa (1986)

A Coisa é um clássico do terror que conquistou o imaginário coletivo. No filme, um grupo de crianças começa a se sentir perseguido por uma assustadora criatura que deseja devorá-las. O medo de palhaços é algo bem comum, e é este temor que fortemente é explorado na narrativa.

O icônico e apavorante Pennywise, que assume a forma de um palhaço aterrador, é um ser alienígena que busca suas vítimas para leva-las para os esgotos da cidade, alimentando-se do medo que elas sentem e do seu corpo. O temido vilão rapidamente se tornou um dos mais famosos e assustadores de todos os tempos.

As obras de Stephen King têm recebido diversas adaptações, especialmente o seu clássico "It - A Coisa". Tommy Lee Wallace abordou a história em um telefilme de 1990 e as versões cinematográficas de 2017 e 2019, dirigidas por Andy Muschietti, também tiveram um grande destaque, contribuindo para a divulgação da trama junto às gerações mais jovens.

5. Obsessão Louca: Misery (1987)

Misery: Louca Obsessão (1987)

Paul Sheldon, escritor de romances vitorianos, está no meio de uma viagem solitária quando sofre um acidente de carro. Antes de embarcar nessa jornada, ele publicou o livro que encerra a sua saga literária mais famosa, Misery, uma obra de terror psicológico.

Annie Wilkes, uma antiga enfermeira, salvou o homem da morte após o desastre. Como grande fã dos seus trabalhos, ela o levou para casa, oferecendo seus cuidados. Durante a recuperação, ela lhe fazia inúmeras perguntas sobre a sua escrita.

Ao longo do tempo, o caso se transforma em algo semelhante a um sequestro e a mulher desenvolve um obcecado interesse pelo escritor, que se encontra numa posição frágil. Em 1990, Rob Reiner adaptou essa história para o cinema.

6. Área Desolada (1979)

Zona Morta (1979)

O livro de ficção científica narra a história de Johnny Smith, um homem que ficou cinco anos em coma. Quando desperta, ele descobre que possui habilidades psíquicas inexplicáveis, tais como prever o futuro e ter visão além do normal, armazenadas num compartimento de sua mente a qual denomina "zona morta".

A partir daí, ele tem que empregar seus recém-descobertos poderes para enfrentar o mal que surge em seu caminho, como um serial killer e o político Greg Stillson, em ascensão.

O livro teve um grande sucesso comercial no ano de seu lançamento, bater recordes de vendas. Sua adaptação para o cinema foi dirigida por David Cronenberg e lançada em 1983, com o título Na Hora da Zona Morta.

7. A Morte Dança (1978)

A Dança da Morte (1978)

Na década de 80, uma tragédia de proporções bíblicas abala a humanidade: uma doença devastadora se espalha por todos os continentes. O governo é responsável por essa tragédia, pois uma arma biológica foi liberada acidentalmente. Apesar dos esforços para conter e erradicar a doença, apenas uma pequena percentagem de pessoas consegue sobreviver à catástrofe.

Desde então, esses indivíduos se separam e começam a lutar uns contra os outros. Eles têm os mesmos sonhos recorrentes. Em um deles, eles são chamados por uma mulher idosa, Mãe Abagail, para se juntarem a ela e à sua fazenda. No outro, eles são chamados por Randall Flagg, uma figura sombria.

Em 1994, a ABC produziu uma minissérie norte-americana baseada na obra.

8. Esperando um Milagre (1999)

À Espera de um Milagre (1999)

"O Corredor da Morte" foi publicado originalmente em seis volumes. A história é narrada em primeira pessoa por Paul Edgecombe, um homem idoso que se encontra num asilo e que está a registrar as suas memórias durante a sua estadia.

Durante a Grande Depressão, grande parte da trama se passa no passado. Ele era o guarda prisional nessa época e interagia com aqueles condenados à morte.

Durante essa época, o protagonista estabeleceu uma amizade com John Coffey, um detento que parecia possuir habilidades extraordinárias. Esta narrativa emocionante foi adaptada para o cinema diretamente pelo diretor Frank Darabont, em 1999.

Veja os posts a seguir

9. Perigo em Jogo (1992)

Jogo Perigoso (1992)

Jessie e Gerald embarcam em uma viagem romântica para um local remoto para descansar e desfrutar de momentos íntimos juntos. A obra de suspense psicológico acompanha essa jornada, onde eles se encontram imersos em um cenário cada vez mais sinistro.

Perto do lago, havia uma cabana onde o casal buscava reacender a chama do amor. Infelizmente, ao sentir-se mal, o marido acabou sucumbindo e deixando a esposa presa na cama.

A mulher está desesperada, enfrentando lembranças de seu passado e sofrendo a consequência de traumas antigos. Com a chegada de uma figura tenebrosa e ameaçadora, seu temor só aumenta, fazendo-a sentir ainda mais desamparada.

10. A Beleza Adormecida (2017)

Belas Adormecidas (2017)

Esta obra de fantasia e terror, escrita em parceria com o seu filho Owen King, é a mais recente a integrar a nossa seleção. Nesta trama, um surto epidémico coloca as mulheres no mundo num sono profundo e intrigante.

O livro "Aurora" aborda um evento peculiar: uma estranha doença que faz com que as pacientes entrem em uma fúria intensa ao serem despertadas. Além de trazer esse elemento fantástico, ele também busca compor reflexões a respeito do papel das mulheres na sociedade atual.

11. Cemitério (1983)

O Cemitério (1983)

Um dos romances mais assustadores de Stephen King, a história acompanha os passos de Louis Creed e sua família, que buscam tranquilidade ao mudarem para uma região rural.

Depois do conforto inicial e da paz que sentiram ao mudarem-se para aquela casa, eles são surpreendidos com vários contratempos desagradáveis. É então que descobrem que, nos arredores, há um cemitério improvisado onde as crianças do bairro enterram seus animais de estimação que morreram.

retratando a lenda de crianças e adultos sendo possuídos por demônios. No ano de 2019, Kevin Kölsch e Dennis Widmyer dirigiram o filme Cemitério Maldito, que retrata a lenda de pessoas sendo possuídas por demônios tanto adultos, quanto crianças.

12. Vampiros à Meia-Noite (1975)

A Hora do Vampiro (1975)

Depois de muitos anos afastado, Ben Mears decide regressar à sua cidade-natal. Esta é a premissa de A Hora do Vampiro, também conhecido por Salem, o segundo livro da carreira de Stephen King que o escritor afirmou ser um dos seus favoritos.

Enquanto estava em Jerusalem's Lot, Ben começou a notar eventos estranhos. Após algumas investigações, descobriu que alguns dos seus habitantes haviam se tornado vampiros. Com a ajuda de Susan e Mark, que ele conheceu nessa ocasião, buscou uma solução para deter e reverter a maldição.

A obra foi representada na televisão norte-americana sob as formas de série, minissérie (1979) e telefilme (2004).

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar

É arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.