15 Livros Para Expandir Sua Mente em 2022


Escrito por Carolina Marcello

Esta vez aceitamos o desafio de criar uma lista de obras que nos trouxessem fora do nosso estado normal! Aqui você encontrará trabalhos científicos, romances e até mesmo diários.

Temos a intenção de apresentar uma compilação de títulos que possam fazer com que as pessoas repensem sobre os seus valores, reflitam sobre as suas vidas e ampliem seus horizontes.

1. Acertando na Solidão ao Mirar no Amor - Ana Suy (2022)

capa do livro A gente mira no amor e acerta na solidão

A psicanalista e professora Ana Suy lançou, em 2022, um livro com 160 páginas, abordando inúmeras perspectivas da complexa e muitas vezes penosa jornada de se estabelecer um relacionamento amoroso com alguém.

Baseando-se no que viu em seu consultório e em seus próprios processos psicanalíticos, Ana formulou algumas ideias fortes a respeito do amor, da solidão e do quanto é importante olhar para o passado com benevolência e simpatia.

2. Manifesto do Sonho, de Sidarta Ribeiro (2022)

capa do livro Sonho Manifesto, de Sidarta Ribeiro

Em 2022, Sidarta Ribeiro, renomado neurocientista e autor de Oráculo da Noite, estará lançando seu novo trabalho, o Sonho Manifesto. Uma obra em que o autor busca estabelecer paralelos entre a história da humanidade e os rumos que estamos dando, abordando assuntos como a crise ambiental e a profunda desigualdade social.

Ele defende que devemos ter consciência das oportunidades que temos para expandir nossos horizontes e encontrar maneiras de lidar com questões globais. Ele acredita que isso permitirá que a humanidade se mova em direção a um futuro melhor.

3. Orçamento Perfeito da Nath Finanças (2021)

capa do livro orçamento sem falhas

A Nath Finanças é uma referência para jovens interessados em educação financeira. Tornou-se conhecida na internet por abordar assuntos relacionados ao dinheiro e a como administrá-lo de forma eficaz.

Em 2021, o livro Orçamento sem falhas foi lançado. Ele trata com humor e simplicidade dos problemas financeiros que afetam a população e oferece soluções para elas.

Ela compartilha conselhos úteis que podem ajudá-lo a ter uma visão mais ampla e desenvolver táticas para administrar suas finanças.

4. Explorando a Amazônia Centro do Mundo com Eliane Brum (2021): Uma Jornada ao Banzeiro Òkòtó

Capa do livro Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo, de Eliane Brum

Em outubro de 2021, Eliane Brum, jornalista e escritora brasileira, lançou um relato sobre sua estadia na Amazônia e a destruição que ameaça a região. Ela retrata em suas palavras a devastação e o efeito que tem na população local.

Em 2017, Eliane mudou-se para Altamira, no Pará. Assim, ela teve a oportunidade de testemunhar o progresso da devastação das florestas e a resistência das comunidades locais para preservar esses ecossistemas e sobreviver à barbárie.

A autora mistura uma narrativa pessoal com a cobertura jornalística, criando assim uma escrita cativante que torna evidente a preocupante situação ambiental brasileira.

5. Soluções de Ailton Krenak (2019) para Prolongar a Existência do Mundo

capa do livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak

Ailton Krenak, da etnia Crenaque, é um dos mais proeminentes pensadores indígenas do Brasil na atualidade. Ele luta pelo meio ambiente e pelos direitos dos povos das florestas.

No livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton (2019), a cosmovisão do autor mostra o ser humano em conexão direta com a natureza.

Ele defende uma visão mais abrangente e sensível sobre o assunto, acentuando a importância de preservar a vida em todos os níveis, para que todos possam usufruir de uma existência mais digna.

6. Grandes Questões Recebem Breves Respostas de Stephen Hawking (2018)

capa do livro Breves respostas para grandes questões

A obra final de Stephen Hawking, físico e cosmólogo britânico, foi publicada pouco depois de sua partida, em 2018.

Neste trabalho, Stephen Hawking trata de questões complexas e oferece respostas simples, baseadas em suas pesquisas científicas de toda a sua vida.

Este é um livro maravilhoso para ampliar nossa compreensão. Oferece respostas para perguntas que intrigam a humanidade, como: Deus existe?, A Terra pode ser mantida? O que está presente dentro de um buraco negro? e assim por diante.

7. A Arte de Criar: Um Guia para Artistas de Julia Cameron (1992)

capa do livro O caminho do artista

O Caminho de Artista é muito recomendado quando o assunto são livros que possam despertar a criatividade.

O livro "O Artist Way", de Julia Cameron, lançado em 1992, foi um divisor de águas para aqueles que desejam aumentar sua capacidade criativa. Com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, tornou-se um best-seller mundial.

Esse livro possui exercícios práticos e reflexões capazes de nos ajudar a sair da inércia e colocar nossas ideias no mundo de forma objetiva. É uma ótima opção para desbloquear nossa imaginação e inventividade, não somente para artistas, mas para todos.

8. A Procura do Tempo Perdido, de Proust (1913-1927)

Em busca do tempo perdido

Proust criou um clássico que ocupa bem o seu espaço na estante. Tendo essa obra em mãos, você não poderá deixar que sua relação com o passado seja tratada com descaso; ela te fará refletir.

Através da história contada pelo escritor francês, somos transportados através do tempo e conseguimos refletir sobre experiências passadas que julgávamos haver esquecido.

Ao percorrermos os vários volumes, descobrimos como funcionam os mecanismos da memória consciente e inconsciente, e isso altera a nossa abordagem aos tempos passados.

9. A Andança do Embriagado: Uma Perspectiva de Leonard Mlodinow (2008)

"Uma Visão Global das Novas Tecnologias

Não tratando-se de um mito, o andar de bêbado é uma manifestação científica fundamentada na física, matemática, economia e psicologia.

O autor Leonard Mlodinow se esforça para compreender a influência do acaso na nossa rotina diária, e de que modo a ciência pode explicar os êxitos alcançados em diversas áreas.

Lendo O andar do bêbado, é possível compreender como muitas vezes aquilo que pensamos ser totalmente controlado, na verdade, está fora de nosso alcance. Ao auxílio do autor, conseguimos entender os fundamentos de probabilidade, acaso, estatística, sorte, padrão e aleatoriedade.

10. Investigando o Motivo das Nossas Ações: Um Estudo de Mario Sergio Cortella (2016)

Conteúdo interessante

Qual é o significado da literatura?

O professor e filósofo Mario Sergio Cortella escreveu o livro Por que fazemos o que fazemos? com o intuito de provocar uma reflexão sobre a nossa relação com o trabalho, que é a maior parte de nossa rotina.

Muitas vezes, nos vemos escolhendo uma carreira devido a influência de uma família querida ou dos amigos, mas, à medida que os anos passam, percebemos que não estávamos tão interessados assim nessa opção.

É hora de refletir: por que escolhemos fazer o que fazemos? Será que estamos realmente felizes com nossas escolhas? A nossa rotina nos dá prazer? É possível fazer a diferença? Esta é a hora para parar e considerar as respostas para essas perguntas.

11. Cristóvão Tezza: O Filho Eterno (2016)

O filho eterno

Classificado como romance, O filho eterno é, ainda assim, profundamente autobiográfico. O livro conta a história de alguém que descobre ter um filho com a síndrome de Down.

Com sinceridade e transparência, observamos os tormentos que afligem o espírito do homem que inicialmente se encontrava repleto de julgamentos pré-concebidos.

12. George Orwell's 1984 (1949)

1984

Em 1949, George Orwell escreveu uma distopia que descreveu um futuro terrível sob o controle de um regime totalitário. Nesta visão, todos estavam sendo vigiados pelas câmeras de segurança, criando uma atmosfera de medo e desespero.

Winston Smith é o protagonista da história. Ele trabalha no Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, tendo como função a reescrita do passado. Esta tarefa consiste no ajuste de documentos antigos com o objetivo de sustentar as ações do Partido no poder.

A obra do britânico não é desconectada da realidade, e ao lermos o romance, conseguimos ter uma melhor compreensão dos limites do nosso mundo.

13. Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, de Yuval Noah Harari (2015)

Homo Deus

O best-seller contemporâneo de Yuval Noah Harari, israelense, foi dividido em três partes e se propõe a investigar sobre nossa origem, quem somos e qual o nosso destino.

Ao tentar abranger o passado, o presente e o futuro, é necessário recorrer a conhecimentos científicos, filosóficos e históricos.

Harari busca desvendar o caminho percorrido na história da humanidade e prever o que possivelmente vai acontecer no futuro. Ele busca compreender as origens dos seres humanos e descobrir para onde estamos se dirigindo.

14. Uma Chamada à Ação para a Igualdade de Gênero: Sejamos Todos Feministas, por Chimamanda Ngozi Adichie (2014)

sejamos-todos-feministas

A obra de Chimamanda Ngozi Adichie, uma escritora nigeriana, não apoia o feminismo radical ou é uma forma de compilar teorias sobre o assunto.

Chimamanda usa a sua experiência como mulher negra para expressar o que precisa ser feito para que a desigualdade de gênero seja abordada. Ela mostra o quanto ainda é preciso caminhar para que as mulheres sejam tratadas com o devido respeito e igualdade.

Como construir o mundo que queremos para nossos descendentes? É o que o livro procura propôr como olhar para o futuro.

A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente.

15. A Vida de Primo Levi: É Isto um Homem?

É isto um homem

O livro de Primo Levi, um criador judeu, vem como um alerta para os limites da humanidade. Supervivente do holocausto, Levi escreveu como uma forma de homenagear as suas experiências ruins e pedir para que estes horrores nunca mais voltem a acontecer.

Embora não seja o que desejávamos, o preconceito, a intolerância e o ódio ainda são fortemente presentes nos dias atuais. Por isso, é fundamental ler o ensaio e refletir sobre a nossa capacidade de manifestar empatia e solidariedade.

Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello

Formou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma instituição. Durante os estudos universitários, foi co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos da faculdade e uma das editoras da revista da mesma, que se dedica às literaturas de língua portuguesa.