13 Obras Indispensáveis para Entender Pablo Picasso


Escrito por Sónia Cunha

Pablo Picasso, artista espanhol, desenvolveu suas habilidades na pintura, escultura, poesia, cerâmica, dramaturgia e cenografia. Durante a maior parte de sua vida adulta, ele viveu em Paris, onde estabeleceu amizades com outros artistas.

Pablo Picasso foi pioneiro na arte moderna, um dos fundadores do cubismo e um dos principais responsáveis por revolucionar o mundo da arte no início do século XX.

. Essas treze obras são cruciais para se entender o trabalho e as diversas etapas da carreira do pintor.

1. Primeira Comunhão (1896) - Até 1900

Primeira comunhão

Antes de 1900, Picasso pintou diversas obras, como esta tela a óleo feita enquanto frequentava a Escola de Artes La Lonja. Esta primeira fase da carreira do artista é conhecida como o período inicial de Picasso.

A obra, realizada de acordo com os ideais do realismo do final do século XIX, foi apresentada em Barcelona e despertou grande interesse da mídia regional.

Aqui está Lola na sua primeira comunhão, marcando a passagem da infância para a vida adulta. O quadro retrata um momento solene e significativo desta transição.

2. Fase Azul da Vida (1903)

A Vida

Durante a chamada fase azul de Picasso, entre 1901 a 1904, ele destacou-se ao produzir obras de tom predominantemente azul, com temáticas como prostitutas e bêbados. A Vida é um dos trabalhos mais significativos desta fase.

Durante este período, Picasso enfrentou problemas financeiros, passando pelas cidades de Paris e Madrid alternadamente. Isso foi influenciado por uma viagem que ele fez pela Espanha, e pelo suicídio de seu amigo Carlos Casagemas, que foi homenageado com o quadro pintado após sua morte.

3. Garçon à la Pipe (1905) - Etapa Rosa

Garçon à la pipe

Durante o período entre 1904 e 1906, Picasso viveu em Montmartre, Paris, caracterizando-se pela utilização de tons mais claros e leves, particularmente rosa. Esta fase do artista é conhecida como fase rosa.

A região que Picasso viveu contribuiu para sua arte, a qual abordava muitos artistas de circo, tais como acrobatas, bailarinas e arlequins. Foi durante esse período que ele conheceu Gertrude Stein, que viria a se tornar uma de suas principais patrocinadoras.

4. Gertrude Stein e o Primitivismo Rosa (1905)

Gertrude Stein

Gertude Stein foi mais que apenas amiga próxima de Picasso - ela também foi uma das mais importantes financiadoras das suas obras. Como prova de sua amizade, Stein encomendou um retrato por Picasso.

Ao olharmos para o retrato de Gertude, percebemos a passagem de Pablo Picasso da fase rosa para o primitivismo. O rosto da personagem é caracterizado pelas influências das máscaras africanas que indicam o seu próximo caminho artístico.

Artigos relacionados

5. Les Demoiselles d'Avignon (1907): Uma Abordagem Primitiva e Africana

Les Demoiselles d'Avignon

Picasso começou a sentir a influência das artes africanas em 1907 e essa fase durou até 1909. O quadro em questão marca o início dessa jornada.

O quadro apresenta influências das artes ibéricas, porém isso não se torna menos visível as referências da África, especialmente nas faces das duas mulheres do lado direito, que se assemelham a máscaras africanas.

Em 1916, Picasso finalmente expôs o quadro que havia pintado anteriormente.

6. O Cubismo Analítico Retratado em Daniel-Henry Kahnweiler (1910)

Retrato de Daniel-Henry Kahnweiler

Picasso e Georges Braque criaram um novo estilo de pintura, o cubismo analítico (1909-1912). Com esse estilo, os artistas buscavam compreender os objetos e as suas formas por meio da análise.

Nesta obra, Picasso retratou Daniel-Henry Kahnweiler, dono de uma galeria de arte em Paris, usando uma paleta monocromática e neutra como preferência.

Picasso revolucionou a maneira de se fazer retratos, abalando a tradição de mais de dois mil anos, através de seu quadro.

7. Tetê (1913-14) - Cubismo Sintético

Cabeça (Tetê)

O cubismo sintético (1912-1919) foi uma evolução do estilo cubista. Picasso foi inovador ao incorporar elementos como papel de parede e jornais a suas obras, sendo assim o pioneiro na utilização da técnica da colagem na arte.

Durante esta época, Picasso teve contato com artistas diversos em Paris, incluindo André Breton e o poeta Apollinaire. Quando a Primeira Guerra Mundial terminou, ele conheceu outras pessoas, tais como Jean Cocteau, cineasta, e Ígor Stravinsky, compositor.

Picasso foi influenciado por muitos artistas de áreas variadas durante sua vida. Isso o levou a experimentar com diversos estilos, o que pode ser visto em suas obras ao longo dos anos.

8. Paulo como Arlequim: Uma Exploração do Neoclassicismo e do Surrealismo (1924)”

Paulo como Arlequim

A produção de Picasso foi muito vasta. Esse retrato de seu filho como arlequim é parte de sua fase neoclássica e surrealista, que vai de 1919 a 1929.

Após o término da guerra, os artistas europeus recorreram ao neoclassicismo para restaurar a tranquilidade. No entanto, as principais tendências artísticas ainda exerciam sua influência sobre suas obras.

9. Neoclassicismo e Surrealismo em Natureza Morta (1924)

Natureza morta

Nessa natureza morta, que foi pintada no mesmo ano da obra "Paulo como Arlequim", mostra-se a versatilidade do artista.

10. Neoclassicismo e Surrealismo em "O Artista e sua Modelo

O Artista e a sua modelo

Em 1925, o escritor André Breton proclamou Picasso como um dos grandes teóricos do surrealismo.

Picasso esteve presente na primeira exposição do grupo surrealista em 1925, apesar de não ter seguido necessariamente as orientações do estilo, apresentando obras cubistas.

11. Guernica (1937) - O Impacto da Grande Depressão no MoMA

Guernica

Entre 1930 e 1939, o Arlequim deixou de aparecer na obra de Picasso, sendo substituído pelo minotauro. Nesta época, os quadros do artista passaram a ter um tom mais sombrio, com a utilização de tons pastéis.

12. A Segunda Guerra Mundial Capturada em um Busto de Mulher com Chapéu de Flores (1942)

Busto de mulher com chapéu com flores

Durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, Picasso permaneceu em Paris, sem participar de muitas exposições e recebendo visitas da polícia política do regime fascista.

Na década de 1940, Picasso tornou-se uma figura pública e sua arte e vida pessoal estavam no centro das atenções.

13. Obras Tardias de Jaqueline com Mãos Cruzadas (1954)

Jaqueline de mãos cruzadas

De 1949 a 1973, Picasso já havia alcançado a consagração, tendo pintado muitos dos retratos da sua esposa, Jaqueline, durante esse período. Estas obras foram parte dos seus trabalhos finais e tardios.

Picasso também se destacou como escultor, criando uma estrutura grandiosa conhecida como Picasso de Chicago. Em 1955, ele foi homenageado com um filme biográfico dirigido por Henri-Georges Clouzot: O mistério de Picasso.

A Vida e a Obra de Pablo Picasso

Nascido em 1881 em Málaga, Andaluzia, Picasso viveu na cidade por dez anos. Seu pai, professor de desenho na Escuela de San Telmo, influenciou seu interesse pela arte.

Aos sete anos, Picasso começou a receber aulas de seu pai, que acreditava que a técnica era fundamental para alcançar o sucesso como artista. Após alcançar um nível elevado, aos treze anos, seu pai descobriu que Picasso o tinha superado. Nesta mesma idade, ele foi admitido na Escola de Artes de La Lonja, em Barcelona.

Pablo Picasso

Com 16 anos, Picasso foi mandado para a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, em Madrid. Em vez de participar das aulas, o jovem pintor passava a maior parte do seu tempo no Museu do Prado, reproduzindo obras famosas de arte.

Aos 19 anos, Picasso foi pela primeira vez para Paris, onde passou a maior parte de sua vida. Embora lá, ele estabeleceu contato com artistas como André Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein.

Sónia Cunha
Escrito por Sónia Cunha

É licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2003) e em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (2006). Ao longo da carreira profissional, exerceu vários cargos em diferentes áreas, como técnico superior de Conservação e Restauro, assistente a tempo parcial na UPT e professora de História do 3º ciclo e ensino secundário. A arte e as letras sempre foram a sua grande paixão.